segunda-feira, 19 de setembro de 2022

Importação chinesa de soja cai 24,5% em agosto e a de milho recua 44,4%




A 'inimiga' China garantiu 70% do saldo comercial brasileiro - Brasil 247



São Paulo, 19 – As importações chinesas de soja totalizaram 7,17 milhões de toneladas em agosto deste ano, recuo de 24,5% ante igual período do ano passado, de acordo com dados divulgados pelo Departamento de Alfândegas da China nesta segunda-feira (Gacc, na sigla em inglês). No acumulado do ano, o país asiático importou 61,33 milhões de toneladas da oleaginosa.

Dentre os derivados da oleaginosa, a China adquiriu 30 mil toneladas de óleo de soja em agosto deste ano, queda de 76% em relação ao volume registrado um ano antes. De janeiro a agosto de 2022, a importação da commodity totalizou 210 mil toneladas.

As importações chinesas de milho chegaram a 1,8 milhão de toneladas em agosto, volume 44,4% inferior ante o registrado em agosto de 2021. No acumulado do ano, o país importou 16,93 milhões de toneladas do cereal.

De trigo, os chineses importaram 530 mil toneladas no mês passado, queda de 25,4% na comparação anual. No acumulado do ano, as importações do cereal pelo país asiático totalizaram 6,25 milhões de toneladas.

A China importou 110 mil toneladas de algodão no mês passado, avanço de 24,9% ante igual intervalo de 2021. A importação da fibra natural totalizou 1,37 milhão de toneladas entre janeiro e julho deste ano.

As compras chinesas de óleo de palma atingiram 300 mil toneladas em agosto, volume 36,1% menor que o importado um ano antes. No acumulado do ano, a importação da commodity atingiu 1,616 milhão de toneladas.

De lácteos, 260 mil toneladas foram importadas pela China em agosto, 25,9% a menos do que em igual período do ano anterior. Entre janeiro e agosto, o país comprou 2,29 milhões de toneladas de produtos lácteos do mercado externo.

As importações chinesas de açúcar somaram 680 mil toneladas em agosto, aumento de 35,8% ante igual mês do ano anterior. No acumulado do ano, as importações do adoçante alcançaram 2,73 milhões de toneladas.

As compras de fertilizantes foram de 950 mil toneladas, aumento de 88% ante agosto do ano passado. De janeiro a agosto, a China importou 6,28 milhões de toneladas.




 

Banco Mundial vê pior cenário desde os anos 1970

 


Crédito: Pixabay

Banco Mundial: estudo adverte para o crescente risco de crises financeiras em economias emergentes e em desenvolvimento (Crédito: Pixabay)

O aperto monetário colocado em marcha pelos principais bancos centrais para tentar controlar a alta da inflação pode deflagrar um cenário de recessão global em 2023, alertou o Banco Mundial em relatório divulgado na semana passada. O estudo adverte para o crescente risco de crises financeiras em economias emergentes e em desenvolvimento.

Segundo estimativas da entidade, para controlar a escalada dos preços, os BCs ao redor do mundo terão que subir juros em uma média de 2 pontos porcentuais. Se acompanhado por estresse nos mercados financeiros, esse ritmo desaceleraria o crescimento do PIB do planeta a 0,5% em 2023 e de 0,4% em termos per capita.

Esse resultado cumpriria os critérios técnicos para definir uma recessão. O documento destaca ainda uma série de evidências que apontariam para um quadro recessivo no horizonte. Segundo a análise, a economia global registra a mais acentuada desaceleração desde os anos 1970.


As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Meus dados vazaram. E agora?


A vítima pode buscar os responsáveis para reparação de danos 
 
Troque todas as suas senhas e de preferência para opções com mais de um fator de autenticação para evitar problemas futuros

 

Iniciemos esse post imaginando que todas as suas medidas de segurança falharam e seus dados foram vazados na internet. E agora? O primeiro passo é averiguar se é possível saber quais informações foram vazadas e se elas representam algum risco físico ou financeiro para você. Recentemente, por exemplo, uma gigante japonesa teve mais de 300 mil registros de cartão de crédito vazados na internet, o que pode apresentar um enorme risco financeiro para diversas pessoas. Do outro lado do mundo, algumas companhias no setor de convênios de saúde nos Estados Unidos estavam disponibilizando o endereço de seus clientes por meio de buscas simples em seus websites, o que fez com que diversas pessoas, vítimas de violência doméstica, fossem encontradas por seus agressores.

Se esse tipo de informação sensível foi vazado, é essencial que você possa alterá-las com grande urgência, entrando em contato com as instituições financeiras competentes. Em caso de informações que não possam ser modificadas e possam apresentar riscos físicos para a integridade da pessoa, é importante comunicar a polícia sobre qualquer pessoa que possa representar perigo e contar com a ajuda de amigos e familiares. Esses dois casos, é claro, representam extremos e não são os únicos problemas que podem ocorrer. No caso de números de documentos vazados, é necessário fazer um boletim de ocorrência para evitar que fraudes sejam realizadas em seu nome.

Medidas emergenciais tomadas, a vítima pode buscar os responsáveis pelo vazamento de dados para reparação de danos resultantes da divulgação não autorizada de dados sensíveis. Esse tópico envolve a LGPD e é necessário o auxílio de profissionais especializados para que se possa prosseguir. As violações das disposições da LGPD podem acarretar multas e sanções pesadas para uma empresa.

Com os fatores mais sensíveis resolvidos, também é preciso sanar o problema com a sua vida virtual. Primeiro, é essencial utilizar um computador limpo, por isso, escolha uma máquina diferente ou formate sua máquina regular. Feito isso, troque todas as suas senhas e de preferência para opções com mais de um fator de autenticação para evitar problemas futuros. No caso das redes sociais, procure informar qualquer pessoa que possa ter recebido mensagens ou links suspeitos partindo das suas contas, uma vez que eles também possam ser vítimas de ataques virtuais por parte de alguém que tenha conseguido acesso aos seus dados.

 

Contenção e prevenção

 
É complexo prever se uma empresa terá suas informações vazadas na rede, o que torna muito difícil uma reação imediata ao incidente, uma vez que só vamos descobrir que somos vítimas quando algum dano já tiver sido causado. Nesse caso, as medidas de contenção que abordamos aqui tornam-se essenciais para evitar que os problemas se espalhem.

Existe também a possibilidade de que suas informações sejam vazadas por você mesmo! Isso ocorre quando você voluntariamente passa seus dados para fontes duvidosas, como um cadastro online ou uma chamada telefônica. É importante ressaltar que a maioria dos roubos de informação é feita com técnicas de persuasão e não com tecnologia. Por isso, é importante ter consciência de onde você está preenchendo esses dados.

 

 https://amanha.com.br/categoria/tecnologia/meus-dados-vazaram-e-agora?utm_campaign=NEWS+DI%C3%81RIA+PORTAL+AMANH%C3%83&utm_content=Meus+dados+vazaram.+E+agora%3F+-+Grupo+Amanh%C3%A3+%285%29&utm_medium=email&utm_source=EmailMarketing&utm_term=News+Amanh%C3%A3+19_09_2022

Piccadilly chega ao sudeste com primeira franquia em São Paulo


Até 2025, a gaúcha pretende inaugurar mais 100 unidades em todo o Brasil 
 
Com a produção de 32 mil pares de sapatos por dia, a Piccadilly tem investido no franchising com o objetivo de aumentar a visibilidade da marca

 

A gaúcha Piccadilly, uma das maiores calçadistas feminina do país, deu mais um passo em direção à expansão da marca dentro do franchising e está prestes a inaugurar sua primeira unidade na região Sudeste do país, no estado de São Paulo. A loja, localizada no Shopping Ibirapuera, faz parte do plano agressivo da calçadista, que visa a abertura de 15 franquias em diferentes regiões do país até o final de 2022; até 2025, serão mais 100 inaugurações. A marca já tem próximos destinos no Sudeste e irá inaugurar, em breve, unidades no Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Com a produção de 32 mil pares de sapatos por dia, a Piccadilly tem investido no franchising com o objetivo de aumentar a visibilidade da marca, melhorar a experiência das consumidoras, conhecer mais seu público-alvo e oferecer um grande mix de produtos em um único lugar. "As franquias são uma oportunidade de nos aproximarmos ainda mais de nossas consumidoras locais, atendendo suas necessidades e oferecendo um atendimento personalizado", comenta Marcos Finokiet, head de franquias da empresa. Com foco na omnicanalidade, a empresa atua em vários canais de distribuição, além das franquias, como o e-commerce e lojas multimarcas, em que está presente em mais de 14 mil pontos de venda.

Em 2021, a rede de franquias da Piccadilly dobrou de tamanho e ocupou importantes territórios. Atualmente, a marca possui 16 unidades espalhadas em todo o país e já conta com lojas em estados como o Rio Grande do Sul, Maranhão, Ceará, Pernambuco, Pará, Paraíba, Piauí e Distrito Federal.

Um cenário positivo 

A Pesquisa Trimestral de Desempenho do setor de franquias referente a janeiro a março deste ano, realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), demonstra um comportamento de estabilidade e crescimento, já que as redes de franquias cresceram 8,8% em faturamento no 1º trimestre frente a igual período do ano passado, com uma receita que passou de R$ 39,881 bilhões para R$ 43,380 bilhões. Na comparação com o 1º tri de 2020, quando o faturamento registrado foi de R$ 41,537 bilhões, o avanço foi de 4,4%. Já quanto à receita das franquias no período acumulado de 12 meses, o crescimento foi ainda maior, com uma variação de 13,9% e um faturamento que avançou de R$ 165,5 bilhões para R$ 188,5 bilhões – um patamar equivalente ao período pré-pandemia. Inclusive, este é o quarto trimestre seguido de alta do setor.

Outro sinal positivo para o varejo são os dados da Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista do Estado de São Paulo (PCCV) e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP); de acordo com o levantamento, o faturamento do comércio varejista do estado de São Paulo teve um crescimento significativo, atingindo um valor de R$ 988,3 bilhões em 2021, um crescimento de 10,2% em comparação ao ano anterior.

 

 https://amanha.com.br/categoria/negocios-do-sul1/piccadilly-chega-ao-sudeste-com-primeira-franquia-em-sao-paulo?utm_campaign=NEWS+DI%C3%81RIA+PORTAL+AMANH%C3%83&utm_content=Piccadilly+chega+ao+sudeste+com+primeira+franquia+em+S%C3%A3o+Paulo+-+Grupo+Amanh%C3%A3+%283%29&utm_medium=email&utm_source=EmailMarketing&utm_term=News+Amanh%C3%A3+19_09_2022

 

Tesla conclui expansão da capacidade de produção na fábrica de Xangai


Tesla conclui expansão da capacidade de produção na fábrica de Xangai

Veículos Model 3 da Tesla fabricados localmente em um evento de entrega na fábrica da empresa em Xangai


XANGAI (Reuters) – A Tesla concluiu nesta segunda-feira um projeto de expansão da capacidade de produção em sua fábrica de Xangai, de acordo com um comunicado do governo de Xangai.

A montadora testará as linhas de produção para atualização de 19 de setembro a 30 de novembro, acrescentou o comunicado.

A Reuters havia informado que a empresa estava aumentando sua produção para atingir a meta de produzir cerca de 22 mil unidades de carros Model 3 e Model Y por semana em Xangai.

A Tesla não respondeu a um pedido de comentário da Reuters.

A montadora planejava investir até 1,2 bilhão de iuans (170 milhões de dólares) para expandir a capacidade de produção em sua fábrica de Xangai, o que permitiria empregar mais 4 mil pessoas, informou o jornal Beijing Daily em novembro passado.

O projeto estava originalmente previsto para ser concluído em abril, informou a mídia chinesa na época.

(Por Zhang Yan e Brenda Goh)

 

sexta-feira, 16 de setembro de 2022

Adobe negocia compra do Figma por US$ 20 bilhões e tenta eliminar um de seus maiores rivais

Adobe negocia compra do Figma por US$ 20 bilhões e tenta eliminar um de seus maiores rivais

Com tratativas em andamento, o acordo pode ser anunciado ainda nesta quinta-feira, 15
Dylan Field, cofundador e diretor executivo da Figma: serviço virou o principal meio para a criação de telas de aplicativos e desenvolvimento da 'experiência de usuário' (David Paul Morris/Getty Images)
Dylan Field, cofundador e diretor executivo da Figma: serviço virou o principal meio para a criação de telas de aplicativos e desenvolvimento da 'experiência de usuário' (David Paul Morris/Getty Images)
André Lopes

Publicado em 15/09/2022 às 10:08.

Última atualização em 16/09/2022 às 08:51.

A Adobe está próxima de adquirir a Figma, uma startup que produz a principal ferramenta de desenvolvimento visual de aplicativos, usada sobretudo para criar a experiência do usuário em serviços digitais.

A expectativa é que um acordo seja anunciado ainda nesta quinta-feira, 15, disseram fontes à Bloomberg. A avaliação do negócio circula acima de US$ 15 bilhões, podendo chegar em até US$ 20 bilhões.

A Figma ganhou o mercado ao disponibilizar sua ferramenta com muitos recursos gratuitos, de forma 

 Dylan Field, cofundador e diretor executivo da Figma: serviço virou o principal meio para a criação de telas de aplicativos e desenvolvimento da 'experiência de usuário' (David Paul Morris/Getty Images)

 

 A Adobe está próxima de adquirir a Figma, uma startup que produz a principal ferramenta de desenvolvimento visual de aplicativos, usada sobretudo para criar a experiência do usuário em serviços digitais.

A expectativa é que um acordo seja anunciado ainda nesta quinta-feira, 15, disseram fontes à Bloomberg. A avaliação do negócio circula acima de US$ 15 bilhões, podendo chegar em até US$ 20 bilhões.

A Figma ganhou o mercado ao disponibilizar sua ferramenta com muitos recursos gratuitos, de forma integrada e colaborativa com outras ferramentas, incluindo as que estão no conhecido 'pacote Adobe'.

A empresa, liderada pelo cofundador Dylan Field, viu a demanda saltar durante a pandemia, com o aumento do trabalho remoto. Hoje, entre os seus clientes estão o Airbnb, Google, Netflix e Twitter, de acordo com o site da Figma.

Entre os investidores da startup estão as empresas de capital de risco Kleiner Perkins, Index e Greylock.

A Adobe, favorita de Wall Street há mais de uma década, foi atingida pela crise tecnológica, com suas ações perdendo mais de um terço de valor desde o início do ano.

O modelo da empresa, que dominou o mercado de design digital praticamente sozinha por muitos anos, parece estar em desacordo com as demandas dos novos trabalhadores da indústria digital.

Hoje, o setor conta com uma leva de novos ingressantes e de pouco orçamento para gastar em softwares caros. A Figma entendeu isso e, pelo visto, a Adobe também.

 

 https://exame.com/tecnologia/adobe-negocia-compra-do-figma-por-us-20-bilhoes-e-tenta-eliminar-um-de-seus-maiores-rivais/

 

Ibovespa hoje: bolsa afunda 2,7% na semana – maior queda desde julho


FedEx anunciou cortes de custos "agressivos" e assustou mercados globais com possibilidade de recessão

 

 Painel de cotações da B3 (Germano Lüders/Exame)

 

 

 

 

 

 

 

Guilherme Guilherme e Beatriz Quesada

Em uma semana de fortes quedas para as bolsas globais, o mercado local não passou ileso. 

 Painel de cotações da B3 (Germano Lüders/Exame

 

 Em uma semana de fortes quedas para as bolsas globais, o mercado local não passou ileso.O Ibovespa, principal índice da B3, caiu 0,6% nesta sexta-feira, 16, e encerrou a semana acumulando queda de 2,7%, puxado para baixo pelo clima de aversão a risco que se instalou, principalmente, no mercado americano. 

Por lá, investidores vem reagindo negativamente na expectativa do aumento de juros e suas consequências para a economia. Nesta sexta, o maior pessimismo no exterior teve como pano de fundo os alertas emitidos, na última noite, pela americana FedEx, uma das maiores empresas de logística do mundo.

A companhia anunciou uma série de cortes de custos motivados pela piora da expectativa para a economia global. Entre as medidas, estiveram o fechamento de mais de 90 escritórios, adiamento de contratações e redução das operações aos domingos.

O plano de sobrevivência foi divulgado junto com os números preliminares do trimestre findo em agosto, classificados pela própria companhia como "decepcionantes". A FedEx ainda informou que, mesmo com "ações agressivas de corte de custos, espera que as condições de negócios se enfraqueçam ainda mais". As ações da FedEx desabaram 21,4% na bolsa americana NYSE.

A perspectiva negativa de uma das maiores empresas do setor logístico vai de encontro com os maiores temores do mercado financeiro: de que altas de juros para conter a inflação global provoquem danos significativos na economia.

O saldo foi uma queda generalizada nas bolsas americanas. No acumulado da semana, o índice Dow Jones, mais associado à economia tradicional, caiu 4,1%. O S&P 500, principal índice da bolsa americana, recuou 4,8%. E o mais prejudicado, o índice de tecnologia Nasdaq, desabou 5,5% em sua pior semana desde junho.

Duras perdas também foram sentidas pelos principais índices da Europa, após a divulgação da inflação ao consumidor da Zona do Euro, que subiu mais 0,6% para o mês de agosto, mantendo a alta de 9,1% no acumulado de 12 meses.

  • Dow Jones (Nova York): - 0,45%
  • S&P 500 (Nova York): - 0,72%
  • Nasdaq (Nova York): - 0,90%
  • Stoxx 600 (Europa): - 1,58%

Ações em destaque

A Natura (NTCO3), que esteve entre os destaques de alta nos últimos pregões com mudanças estratégicas no radar, hoje foi a ação que lidera as perdas do Ibovespa em um forte movimento de correção. 

Outro papel com recuo foi a Sabesp (SBSP3), que já havia desabado 4% na véspera após ter a recomendação rebaixada de compra para neutra pelo banco UBS. O banco reduziu o preço-alvo de R$ 60 para R$ 56 por ação. 

Entre as maiores quedas estiveram ainda as empresas de educação Cogna (COGN3) e Yduqs (YDUQ3), associadas à economia local e à dinâmica de juros. 

Apenas 15 das 91 ações fecharam o dia em alta. BB Seguridade (BBSE3), Fleury (FLRY3) e Magazine Luiza (MGLU3) lideraram os ganhos.

https://exame.com/invest/mercados/ibovespa-hoje-16-09-2022/