terça-feira, 21 de março de 2023

O enriquecimento do Nordeste está à mão

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Políticas regionais de estímulo econômico precisam ser combinadas a aperfeiçoamentos na educação, nas instituições e em políticas nacionais que beneficiarão regiões mais pobres
 
 
Por Notas & Informações/Estadão
O Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre) anunciou a inauguração neste semestre do Centro de Desenvolvimento do Nordeste. Essa bem-vinda iniciativa suscita oportunidades de relembrar as riquezas nordestinas, diagnosticar as razões de seu desperdício e investigar remédios para corrigi-lo.
Os nove Estados do Nordeste cobrem 18% do território nacional e abrigam 28% dos brasileiros. Entre 2002 e 2020, o PIB nordestino respondeu por 13,6% do PIB nacional. Nesse período, a economia teve um desempenho comparativamente bom, sobretudo em razão do setor de serviços. Enquanto o PIB nacional cresceu, em média, 2% ao ano, o do Nordeste cresceu 2,2%.
Mas isso não foi suficiente para superar uma defasagem histórica. O PIB per capita nordestino ainda é o menor do País. Todos os nove Estados figuram entre os dez menores níveis do Brasil. A pandemia expôs fragilidades estruturais. No biênio 2021-22, enquanto o Brasil cresceu 8%, o Nordeste cresceu só 7%, sobretudo pelo baixo desempenho da indústria de transformação, particularmente afetada pelo fechamento da fábrica da Ford em Camaçari, na Bahia.
O desafio do desenvolvimento do Nordeste exige ponderar suas diversidades. Bahia, Pernambuco e Ceará concentram 62% do PIB. “Temos o Semiárido, a Caatinga, a Zona da Mata, o Recôncavo Baiano”, lembrou o pesquisador do Ibre Flávio Ataliba. Entre as vantagens comparativas da região, ele aponta a geração de energia eólica, além de potencialidades locais, como a agropecuária no Maranhão e no Piauí, serviços no Ceará ou a indústria na Bahia e em Pernambuco. Sem dúvida, como disse Ataliba, “qualquer estratégia de desenvolvimento precisa ser pensada examinando todas essas características”. Mas nesse exame é crucial tirar as lições da história.
“Desde meados do século 20, o governo federal executa políticas de desenvolvimento regional voltadas a elevar a renda per capita do Norte e Nordeste e também do Centro-Oeste”, apontou o economista do Insper Marcos Mendes em um estudo sobre a desigualdade regional. “O custo dessas políticas é alto e os resultados pouco expressivos. Por outro lado, há políticas públicas não relacionadas à questão regional que atuam na direção contrária, concentrando benefícios no Sul e Sudeste, ou impondo custos ao N e NE.”
Com base no diagnóstico de que a causa do atraso estaria na falta de condições para a industrialização, as políticas regionais focaram majoritariamente em subsídios e incentivos fiscais para a indústria. Os custos foram elevados – somadas as três regiões, Norte, Nordeste e Centro-Oeste, da ordem de 0,5% do PIB ao ano, o equivalente a R$ 50 bilhões hoje –, mas o efeito para a convergência da renda per capita aos níveis do Sul e Sudeste foram, como se sabe, pífios.
O problema não está tanto nessa política em si, mas na negligência de outras que lhe dariam condições de sustentabilidade. Quanto desse dinheiro não teria produzido resultados mais robustos em termos de geração de empregos e renda se tivesse sido investido diretamente nas pessoas, ou seja, em educação e capital humano? Quanto não teria sido mais bem empregado se condicionado a reformas de máquinas públicas regionais ineficientes e sujeitas à captura de interesses privados e corrupção, herança dos latifúndios escravocratas e sua cultura de privilégios?
O estudo de Mendes analisa – além da educação pública, prioritária – seis casos de políticas “não regionais” que poderiam ser aprimoradas: reformas da Previdência (para melhor incluir os informais e mais pobres), do Fundo de Participação dos Municípios (para corrigir o subfinanciamento das cidades médias e periferias), da tributação do consumo (para aumentar a arrecadação dos Estados menos industrializados), das políticas sociais (para conter o vazamento de recursos para famílias de renda média e alta) e redução de benefícios tributários e de proteções comerciais (para eliminar privilégios corporativos). Aperfeiçoamentos como esses trariam o duplo bônus de melhorar as perspectivas para todo o País e de reduzir desigualdades regionais.
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Precisamos de um plano estratégico para reindustrializar o país, diz Robson Andrade

 


Em entrevista às páginas amarelas da revista VEJA, presidente da CNI defende que governo priorize a reforma tributária e a implementação de uma política industrial



Engenheiro e empresário na área de fornecimento de energia, o mineiro Robson Braga de Andrade, 75 anos, se vale de seu posto à frente da Confederação Nacional da Indústria (CNI) para combater uma das mazelas brasileiras: o desmonte do setor fabril nacional.

Frente à diminuição da atividade industrial desde a década de 90, fenômeno refletido na participação da indústria no PIB do país, ele defende um empenho maior do governo no assunto, que em sua opinião foi abandonado na gestão de Jair Bolsonaro.


"A indústria não quer subsídio, ela quer política e incentivo. Quando falamos em incentivo para a indústria, existem diversas ações além do subsídio que o governo pode realizar", disse Andrade em entrevista a VEJA.


Para ele, apesar das dificuldades, a nomeação do vice-presidente Geraldo Alckmin como ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) foi uma medida positiva e pode mudar um cenário, até agora, desalentador. A seguir, os principais trechos da conversa.

REVISTA VEJA - O governo do presidente Lula fala muito sobre a necessidade de reindustrialização do país. Por que a indústria perdeu tanto espaço?

ROBSON BRAGA DE ANDRADE - Desde o final dos anos 1990 os governos não têm planos de longo prazo. Temos discutido a necessidade da retomada de um planejamento que faça a indústria brasileira dar um salto de competitividade, de produtividade, de participação no mercado internacional e nunca conseguimos.

O governo de Fernando Henrique Cardoso considerava que a política industrial não era importante, tinha a visão de que se uma indústria morre, vem outra depois. Algo que não ocorre em nenhum lugar do mundo. Nas grandes economias, planos industriais são política de Estado e ultrapassam a gestão de governos.

Um exemplo claro disso é a China. Na década de 70, Deng Xiaoping fez um planejamento do país com pilares de desenvolvimento industrial, ciência, tecnologia e economia de mercado. Isso continua até hoje. Enquanto isso, o Brasil veio capengando.

REVISTA VEJA - Qual o principal problema da indústria nacional?

ROBSON BRAGA DE ANDRADE - A falta de competitividade. Isso foi se agravando por problemas internos brasileiros, como infraestrutura deficiente e a complexidade do sistema tributário. Além das questões domésticas, a globalização fez com que as nossas empresas competissem com rivais muito mais preparados, um grande fator de desindustrialização. Na década de 80, a indústria chegou a ter participação de até 48% do PIB. Hoje é de 24%.

REVISTA VEJA - O senhor citou a globalização, mas hoje vemos um processo contrário, em que as grandes economias estão trazendo de volta setores produtivos que haviam sido repassados a outros países. Como o Brasil está inserido nesse contexto?

ROBSON BRAGA DE ANDRADE - Isso é a decorrência direta da Covid-19 e da guerra na Ucrânia. A pandemia desestruturou as cadeias globais e o conflito no Leste Europeu piorou a situação. A China fechou completamente. Ficamos sem componentes importantes, como os chips, tivemos redução de insumos farmacêuticos.

Essa desorganização fez com que vários países enfrentassem o problema do desemprego e da inflação. A solução vislumbrada pelas grandes economias foi voltar a investir na indústria. A Alemanha tem um programa de desenvolvimento monstruoso, os Estados Unidos começaram a estimular suas empresas a não ser tão dependentes da China.

Esse movimento ocorre porque é a indústria que paga os melhores salários, que desenvolve tecnologia e inovação. No Brasil, as pessoas começam a perceber que, se o país não focar no setor, não vai ter como competir no mundo.

REVISTA VEJA - E como o país pode se preparar para essa transição?

ROBSON BRAGA DE ANDRADE - Nós temos uma oportunidade única nesse momento. O problema é que o Brasil é campeão em perder oportunidades. Tomara que isso não aconteça desta vez. Temos caminhos para atrair capital em diversos setores, como no complexo da saúde, na indústria da defesa, em tecnologia da informação, inteligência artificial, em infraestrutura, economia de baixo carbono.

O que separa essas oportunidades da realidade é que quem investe sempre estima o risco que corre. Há muita insegurança jurídica no país, mudanças de posicionamentos e prioridades, e isso assusta o investidor. Precisamos ter segurança e equilíbrio para trazer esse capital.

REVISTA VEJA - Como é possível melhorar esse cenário a curto prazo?

ROBSON BRAGA DE ANDRADE - As reformas são fundamentais. A mudança na legislação tributária é urgente. No ano passado, por exemplo, a CNI teve a oportunidade de fazer um encontro com empresários japoneses.

Mas como é que se explica para um japonês o funcionamento do sistema tributário brasileiro? É impossível. Não há uma lógica. Precisamos fazer algumas mudanças, e de forma rápida, porque nosso cenário é complicado.

REVISTA VEJA - O governo Lula recriou o Ministério do Desenvolvimento e Indústria, e nomeou o vice-presidente Geraldo Alckmin. Como tem sido o diálogo com o novo ministro?

ROBSON BRAGA DE ANDRADE - A CNI sempre foi contra a postura do governo do presidente Bolsonaro de ter acabado com o Ministério do Desenvolvimento e Indústria. O ministro Paulo Guedes criou um monstro e acabou engolido por ele, porque não conseguia dar conta de todas as áreas.

Antes disso, nós tivemos bons ministros do Desenvolvimento, mas a pasta sempre teve pouca autonomia, tendo de passar muito pela Casa Civil, Fazenda, Planejamento. Nesse sentido, a nomeação de Alckmin é muito positiva. Por ser vicepresidente, ele não precisa ficar pedindo amém a outros ministros. É uma vantagem fantástica, ele pode endereçar os assuntos. Além disso, o Alckmin entende a raiz do desenvolvimento.

É claro que nós temos no país problemas sociais enormes que precisamos superar. Mas temos de fazer duas coisas: combater os problemas sociais e estimular o desenvolvimento econômico. A única forma de resolver os problemas sociais é gerando emprego e renda. É isso que dá dignidade às pessoas.

REVISTA VEJA - E como estão as conversas do setor com o Alckmin?

ROBSON BRAGA DE ANDRADE - O vice-presidente está empenhado em analisar e aprofundar questões como a reforma tributária, regulamentação, inovação, tecnologia. Há a visão da importância dos acordos internacionais para que o Brasil participe muito mais do comércio global.

O Alckmin tem defendido uma política industrial de longo prazo, que foque no futuro de maneira consistente. A indústria não quer subsídio, ela quer política e incentivo. Quando falamos em incentivo para a indústria, existem diversas ações além do subsídio.

O Brasil investe muito pouco em inovação e tecnologia, e quase 70% dos investimentos nessa área são privados. É preciso que se tenha financiamento para esses investimentos.

REVISTA VEJA - O que pode melhorar a partir da estrutura e dos mecanismos que já existem?

ROBSON BRAGA DE ANDRADE - É preciso fazer com que a inovação seja estratégia de desenvolvimento de qualquer empresa, seja ela pequena ou grande, mas é algo que precisa estar na ponta desse planejamento.

Nós temos, por exemplo, a Embrapii, empresa pública de fomento à inovação industrial inspirada na Embrapa, um dos pilares da evolução agrícola do país. Ela foi criada com o apoio do então presidente do BNDES, Luciano Coutinho, e do ministro da Ciência e Tecnologia na época, Aloizio Mercadante, hoje à frente do BNDES.

Uma das propostas que fiz ao presidente Lula é a de que a Embrapii fique no Ministério do Desenvolvimento, da mesma forma que a Embrapa atua junto com o da Agricultura. Não conseguimos, mas esperamos que a ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, tenha a visão de que a Embrapii precisa de recursos e batalhe por eles.

O que não pode é acontecer como no ano passado, em que, do orçamento previsto para a inovação de 9 bilhões de reais, foram liberados 5,5 bilhões.

REVISTA VEJA - Nas gestões anteriores do PT, houve equívocos como a política de campeões nacionais. Qual é o papel de instituições como o BNDES na indústria?

ROBSON BRAGA DE ANDRADE - O BNDES é importantíssimo, e não estou falando do financiamento de infraestrutura. Me refiro ao financiamento dos investimentos em ciência e tecnologia. Não temos no Brasil políticas de financiamento de longo prazo para investimento, tanto que, dos investimentos empresariais no país, quase 80% são feitos com recursos do investidor.

E se não tiver esse investimento, dificulta. Porque aí você começa a tomar financiamento a juros elevados para financiar o seu capital de giro e torna os custos muito mais altos. O BNDES precisa financiar os investimentos produtivos no Brasil. Tenho certeza de que o presidente Mercadante entende essa necessidade.

REVISTA VEJA - O que seriam esses investimentos produtivos a que o senhor se refere?

ROBSON BRAGA DE ANDRADE - A tecnologia, a inovação, a ciência. E também o financiamento de exportações. Nos governos do presidente Lula, houve muitos investimentos para as exportações, algo que foi muito questionado. É claro, pode-se ter cometido excessos, mas a inadimplência dos países que foram financiados é muito pequena.

Quando converso com empresários e autoridades chineses, eles falam que, se o Brasil não financiar a exportação de produtos manufaturados, não vai ter exportação desses itens. O país não tem um sistema garantidor de exportações para micros e pequenas empresas. O BNDES tem mecanismos para isso, e não seria colocando recursos do Tesouro.

REVISTA VEJA - Qual é a escala de prioridades para o setor industrial?

ROBSON BRAGA DE ANDRADE - A reforma tributária é fundamental porque ela é peça-chave para trazer investimentos ao Brasil. O vice-presidente Alckmin tem quatro mandatos como governador de São Paulo, você olha a infraestrutura de São Paulo e compara com a de qualquer outro estado, a de São Paulo é muito melhor.

O vice-presidente fez as mudanças no estado via concessões e parcerias público-privadas, e esse é um caminho que precisamos perseguir. O governo investe cerca de 0,6% do PIB em infraestrutura. Para recuperar nossa infraestrutura seria preciso investir algo em torno de 4%, se formos considerar apenas recursos públicos.

A União não tem isso. Por outro lado, há muito recurso disponível no mundo em busca de infraestrutura. Precisamos de bons projetos para atrair o capital estrangeiro necessário, e para isso é preciso ter esse arcabouço.

REVISTA VEJA - Em 2022, a indústria cresceu 1,6%, porém no último trimestre do ano passado recuou 0,3%. Essa tendência também é vista no resultado geral do PIB. Como o senhor projeta o comportamento da economia brasileira neste ano?

ROBSON BRAGA DE ANDRADE - Acho que o Brasil vai ter dificuldades de crescimento. Apesar de termos uma superprodução de produtos agrícolas, o peso do agro nas exportações é de cerca de 20%. Então, por nossas contas o PIB ficará abaixo de 2%. Os juros são exorbitantes. Com inflação em cerca de 6%, temos a Selic em 13,75%, sem contar que o juro da indústria chega a quase 20%. Assim fica muito difícil produzir. 

sexta-feira, 17 de março de 2023

Amazônia terá veículo sustentável, mais rápido e barato, um "barco voador"


Startup testa o equipamento em lagoa do Instituto Tecnológico Aeronáutica (ITA) no interior de SP

 

O Volitan será seis vezes maior do que o protótipo | Divulgação / ITA

O Volitan será seis vezes maior do que o protótipo | Divulgação / ITA

O desafio de se locomover pela região Norte do país, que tem poucas estradas e muitos rios, pode ter uma nova era. Em vez dos moradores dependerem apenas das balsas, catamarãs e barcos, que são lentos e oferecem poucas opções de horário, ou dos aviões, com passagens caras, podem ter a opção de um "barco voador".

Com casco de lancha e asa de avião, o Volitan é uma aposta da startup AeroRiver, incubada no Instituto Tecnológico Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos (SP). É lá que, inclusive, testes já estão sendo feitos -- como mostra a foto com o equipamento na lagoa no ITA.

O ecranoplano, como é chamado tecnicamente, tem crédito com os cientistas por oferecer, exatamente, as soluções necessárias àqueles problemas. É rápido tanto na água quanto no ar. Também tem maior capacidade de carga e consome 40% menos energia em comparação a um avião comercial.

O teste é feito com um veículo seis vezes menos que o projetado. O oficial terá 18 metros de comprimento. Para construí-lo, a AeroDriver captou R$ 2 milhões de investidores-anjo. O objetivo é conquistar R$ 10 milhões para preparar o lançamento até dezembro desse ano.

 

 https://www.sbtnews.com.br/noticia/brasil/241943-amazonia-tera-veiculo-sustentavel-mais-rapido-e-barato-um-barco-voador

Credit Suisse terá negociações no fim de semana sobre cenários para o banco, dizem fontes


Credit Suisse terá negociações no fim de semana sobre cenários para o banco, dizem fontes

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Por Stefania Spezzati e Oliver Hirt

LONDRES/ZURIQUE (Reuters) – O Credit Suisse realizará reuniões no fim de semana para avaliar cenários para o banco enquanto tentar recuperar a confiança do mercado, disseram pessoas com conhecimento do assunto à Reuters nesta sexta-feira.

As reuniões incluirão equipes do vice-presidente-financeiro do banco, disseram as fontes.

O Credit Suisse não respondeu imediatamente aos pedidos de comentários.

Na quinta-feira, o banco aproveitou a opção de um empréstimo de 54 bilhões de dólares do banco central da Suíça.

 

Executivos de bancos falidos devem ser multados, banidos e privados de remuneração, diz Biden

 


Executivos de bancos falidos devem ser multados, banidos e privados de remuneração, diz Biden

Presidente dos EUA, Joe Biden


WASHINGTON (Reuters) – O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pediu nesta sexta-feira ao Congresso norte-americano que dê aos reguladores maior poder sobre o setor bancário, inclusive o de aplicação de multas mais altas, recuperação de fundos e banir funcionários de bancos falidos, de acordo com um comunicado divulgado pela Casa Branca.

“Ninguém está acima da lei e fortalecer a responsabilidade é um fator importante para evitar má administração no futuro”, disse Biden em comunicado.

A lei atual “limita a autoridade do governo para responsabilizar os executivos”, afirmou ele.

Especificamente, Biden pede ao Congresso que dê ao FDIC (fundo federal garantidor de depósitos) maior autoridade para recuperar a remuneração, “incluindo ganhos com vendas de ações, de executivos de bancos falidos como o Silicon Valley Bank e o Signature Bank”, disse a Casa Branca em um segundo comunicado.

Biden também pede ao Congresso que dê ao FDIC mais autoridade para banir executivos do setor bancário quando suas instituições entrarem em concordata e multar gerentes cujos bancos falirem.

 

(Por Jeff Mason, Costas Pitas, Susan Heavey e Heather Timmons)

Wall St abre em baixa com temores de crise bancária


Wall St abre em baixa com temores de crise bancária

Placa em frente à Bolsa de Valores de Nova York sinaliza Wall Street

 

(Reuters) – Os principais índices de Wall Street abriram em baixa nesta sexta-feira, com os investidores permanecendo cautelosos com uma possível crise bancária, mesmo depois que os maiores bancos dos Estados Unidos auxiliaram o problemático First Republic Bank.

O Dow Jones caía 0,09% na abertura, para 32.217,32 pontos.

O S&P 500 tinha queda de 0,04%, a 3.958,69 pontos, enquanto o Nasdaq Composite caía 0,18%, para 11.696,35 pontos.

(Reportagem de Shristi Achar A em Bengaluru)

 

quinta-feira, 16 de março de 2023

Fleury divulga lucro líquido de R$308 mi em 2022


Como é trabalhar na empresa Grupo Fleury | 99jobs.com

SÃO PAULO (Reuters) – O grupo de medicina diagnóstica Fleury publicou, em movimento incomum, alguns resultados anuais na tarde desta quinta-feira, incluindo lucro líquido de 307,9 milhões de reais em 2022.

Em 2021, a empresa teve lucro líquido de 349,9 milhões de reais.

O Fleury também divulgou um Ebitda de 1,2 bilhão de reais, crescimento de 9,1% frente a 2021, e uma receita bruta de 4,8 bilhões de reais, avanço de 15,1%.

A companhia tem como previsão divulgar os resultados completos do quarto trimestre de 2022 e do ano nesta quinta-feira, após o fechamento do mercado.

A publicação de dados financeiros antecipadamente é algo incomum no mercado. Algumas companhias divulgam números operacionais semanas ou dias antes do balanço completo sair, como construtoras e operadoras de shoppings, mas não é algo costumeiro no Fleury.

As ações da empresa reduziram a alta logo após a publicação, mas o movimento foi devolvido depois. Perto do fim do pregão, os papéis subiam 2,13%, a 14,88 reais, enquanto o Ibovespa ganhava 0,97%.

(Por André Romani)