segunda-feira, 8 de maio de 2023

Haddad confirma Galípolo para diretoria de Política Monetária do BC, cita sugestão de Campos Neto


Crédito: REUTERS/Ueslei Marcelino

Ministro afirmou que partiu do próprio presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, a primeira sugestão que colocava o nome de Galípolo como uma opção para ocupar vaga na diretoria da autarquia (Crédito: REUTERS/Ueslei Marcelino)

 

(Reuters) – O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou nesta segunda-feira que seu secretário-executivo, Gabriel Galípolo, será indicado para a secretaria de Política Monetária do Banco Central.

Haddad afirmou que Ailton de Aquino Santos, servidor de carreira do BC, será indicado para a diretoria de Fiscalização da autarquia. Os nomes ainda precisarão passar pela aprovação do Senado.

Em entrevista a jornalistas em São Paulo, o ministro afirmou que partiu do próprio presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, a primeira sugestão que colocava o nome de Galípolo como uma opção para ocupar vaga na diretoria da autarquia.

“O Galípolo foi presidente de banco, é conhecido dos economistas, é coautor de todas as políticas públicas que estão sendo endereçadas ao Congresso Nacional”, disse, acrescentando que o indicado tem a confiança e o aval do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Ele voltou a defender que haja um afinamento entre as conduções das políticas econômica e monetária.

“Estamos procurando o entrosamento. Todo mundo aqui é testemunha do esforço que está sendo feito, de parte a parte, no sentido de permitir uma coordenação maior das políticas fiscal e monetária, no sentido de integrar mais, de dar uma perspectiva uniforme para o país, um direcionamento único”, disse.

Número dois de Haddad no Ministério da Fazenda, o ex-presidente do Banco Fator conta com a confiança de Lula e é presença recorrente em agendas com o mandatário no Palácio do Planalto. Também tem contato frequente com Campos Neto.

Entre as negociações feitas ativamente pelo secretário estão o novo marco legal das parcerias público-privadas, o arcabouço fiscal e a medida para fechar o cerco a sites chineses de comércio eletrônico –esta última acabou descartada pelo governo após pressão contrária política por se tratar de uma medida impopular.

“Penso que a coordenação (das políticas monetária e fiscal) vai ser favorecida por essa indicação”, disse Haddad.

Ailton de Aquino Santos, por sua vez, é servidor do Banco Central, com atuação como chefe do departamento de Contabilidade, Orçamento e Execução Financeira da Autarquia. Será o único negro da atual diretoria do banco.

 

(Por Bernardo Caram)

 

Qualcomm comprará fabricante israelense de chips automotivos Autotalks


Qualcomm comprará fabricante israelense de chips automotivos Autotalks

Logotipo da Qualcomm

(Reuters) – A Qualcomm disse nesta segunda-feira que comprará a israelense Autotalks, que fabrica chips usados em tecnologia destinada a prevenir acidentes de veículos, enquanto a empresa norte-americana busca aprofundar seus negócios automotivos.

Com o aumento de veículos elétricos e recursos automáticos em carros, o número de chips usados pelas montadoras está aumentando, tornando o mercado automotivo uma área de crescimento importante para o setor.

A Autotalks produz chips dedicados usados na tecnologia de comunicação “veículo para tudo” (V2X) para veículos tripulados e sem motorista para melhorar a segurança nas estradas.

A empresa disse no ano passado que seu “pipeline” de negócios automotivos aumentou para 30 bilhões de dólares, mais de 10 bilhões de dólares desde um anúncio no final de julho.

A empresa creditou o salto ao seu produto Snapdragon Digital Chassis usado por montadoras e seus fornecedores, que pode fornecer tecnologia de direção assistida e autônoma, bem como infoentretenimento no carro e conectividade em nuvem.

A Qualcomm disse nesta segunda-feira que irá incorporar as soluções da Autotalks ao portfólio de produtos Snapdragon Digital Chassis, mas não deu detalhes financeiros do acordo.

A aquisição será feita por meio da unidade Qualcomm Technologies, acrescentou a Qualcomm.

“Temos investido em pesquisa, desenvolvimento e implantação do V2X desde 2017 e acreditamos que, à medida que o mercado automotivo amadurece, uma arquitetura de segurança V2X autônoma será necessária para melhorar a segurança do usuário nas estradas, bem como sistemas de transporte inteligentes”, disse Nakul Duggal, vice-presidente sênior do setor automotivo da Qualcomm Technologies, em um comunicado.

(Por Sheena K Thomas e Shubham Kalia)

 

Mercado Livre tem lucro três vezes maior no 1º trimestre


Crédito: Nacho Doce/Reuters

O Mercado Livre teve lucro líquido de 201,4 milhões de dólares de janeiro ao final de março (Crédito: Nacho Doce/Reuters)

Por Andre Romani

 

SÃO PAULO (Reuters) – O Mercado Livre teve um salto de 208,5% no lucro líquido no primeiro trimestre frente a igual período do ano passado, com avanço de receitas apesar de maiores custos, em especial com tecnologia, informou a companhia nesta quarta-feira.

O Mercado Livre, que opera um marketplace de mesmo nome e uma fintech, o Mercado Pago, teve lucro líquido de 201,4 milhões de dólares de janeiro ao final de março, contra expectativa média de analistas de lucro de 161 milhões, segundo dados compilados pela Refinitiv.

“Foi um resultado muito bem equilibrado”, disse à Reuters o vice-presidente sênior de estratégia, desenvolvimento corporativo, André Chaves. Ele destacou avanços de receita em dólar no Brasil, que representa mais de metade do faturamento da empresa, Argentina e México, bem como entre as divisões financeira e de comércio eletrônico.

O resultado operacional medido pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) foi de 340 milhões de dólares, crescimento de 145% contra igual etapa de 2022. Analistas, em média, esperavam 397,8 milhões de dólares de Ebitda, de acordo com a Refinitv. A margem Ebitda foi de 11,2% no trimestre, ante 6,2% um ano antes.

A receita total da companhia ficou em 3 bilhões de dólares, uma alta 35,1% (58,4% em moeda constante) na base anual. Analistas, em média, projetavam receita de 2,87 bilhões de dólares.

No negócio de comércio eletrônico, a receita teve alta de 31,2% (53,9% em moeda constante), a 1,68 bilhão de dólares, diante de um volume de vendas medido pelo conceito GMV de 9,4 bilhões de dólares, aumento de 23,1% ano a ano.

Enquanto isso, a unidade de serviços financeiros da companhia viu a receita crescer 40,1% (64,3% em moeda local), para quase 1,36 bilhão de dólares. O volume total de pagamentos (TPV) via Mercado Pago foi de 37 bilhões de dólares no trimestre, alta de 46% frente a um ano antes.

A carteira de crédito da companhia atingiu 3 bilhões de dólares, leve alta ante os 2,8 bilhões de dólares no quarto trimestre de 2022, com a inadimplência de até 90 dias caindo de 10,3% para 9,5%.

“Temos continuado a melhorar os modelos de risco e crédito, e elevamos o foco em segmento de menor risco”, disse Chaves. Ele acrescentou que o Mercado Livre manteve uma postura conservadora em relação à originação de crédito, o que impactou o crescimento da empresa, embora tenha voltado a acelerar emissões de cartão de crédito “em algumas partes do negócio”. Março foi o mês de maior emissão em 14 meses.

A alta de lucro veio apesar de aumento dos custos. As despesas com desenvolvimento de produtos e tecnologia foram a 381 milhões de dólares, alta de 62,8% anualmente.

A empresa anunciou investimentos totais de 19 bilhões de reais no Brasil em 2023, alta de 11,5% anualmente, e contratações de cerca de 5,7 mil funcionários, sendo aproximadamente 400 na área de tecnologia e produtos.

As despesas gerais e administrativas subiram cerca de 13,2% em 12 meses, a 180 milhões de dólares.

COMPETIÇÃO

O setor de comércio eletrônico no Brasil ganhou os holofotes no último mês, após o governo federal estudar, e depois voltar atrás, o fim da isenção de impostos sobre remessas de encomendas de até 50 dólares entre pessoas físicas. O movimento mirava varejistas internacionais, em especial asiáticas, que supostamente estavam se beneficiando ilegalmente do benefício para vender produtos mais baratos.

Após a repercussão, a varejista de moda Shein, inclusive, anunciou planos para produzir no Brasil, com um investimento de 750 milhões de reais no país nos próximos anos.

Questionado sobre como o Mercado Livre viu essa discussão e se há temor de um maior cenário competitivo, Chaves disse que a partir do momento que se tem uma logística própria no país, “você consegue garantir que todo os produtos que estão rodando em sua logística própria são itens como nota fiscal”.

“Os jogadores tem que jogar de acordo com as regras. A grande questão aqui no fim das contas é, sendo a regra de 2022 ou de 2023, se outros agentes estavam jogando dentro das regras.”

A companhia disse que menos de 5% de suas vendas no Brasil são “realizadas por pessoas físicas, isentas de pagar tributos de acordo com o Código Tributário Nacional, ou por grandes redes que possuem seu próprio sistema automático de emissão de nota fiscal”. A China representa 0,5% do GMV do Mercado Livre no Brasil, de acordo com Chaves.


 

Ambev e PretaHub vão destinar R$7 milhões a empreendedores negros


Crédito: Ambev / Divulgação

Serão destinados R$ 7 milhões para capacitação, emprego e renda, que fazem parte do foco da empresa cervejeira (Crédito: Ambev / Divulgação)

 

A Ambev, em parceria com a PretaHub, abre inscrições para o Fundo Bora Cultura Preta para incentivar projetos de empreendedores e artistas negros. Serão destinados R$7 milhões para capacitação, emprego e renda, que fazem parte do foco da empresa cervejeira.

Interessados podem se inscrever até o dia 26 de maio. O edital completo e link de cadastro pode ser feito no site do Prosas. Serão contemplados projetos de artes, artes visuais, gastronomia, produção e difusão de conteúdo digital, negócios de impacto nas indústrias criativas, turismo, festivais, moda e literatura.

SPerifas Feira Preta – Evensen Photography

Os projetos serão avaliados por uma banca de profissionais externos e também de colaboradores e representantes do BOCK (Building Opportunities for Colleagues of all Kinds)  – grupo de afinidade racial da Ambev, composto por funcionários de todo o Brasil.

O Fundo Bora Cultura Preta conta com o apoio do Comitê Externo de Diversidade da companhia e da Adriana Barbosa, fundadora da Feira Preta e idealizadora da PretaHub.

O Fundo de Cultura Preta não é só sobre valorizar o potencial criativo da população negra, é também reconhecer o protagonismo intelectual e criativo. Com essa iniciativa, espero que os departamentos de marketing de outras empresas se inspirem e invistam financeiramente em proponentes negros, não apenas pelo cunho social, mas por entender o potencial de consumo de mais da metade da população do país”, afirma Adriana.

O objetivo é contemplar projetos de diversos setores da economia criativa que sejam liderados por pessoas negras, e puxar outras empresas para a pauta – mostrando que estimular a cadeia produtiva também é uma oportunidade para a área de marketing de experiência e de negócios.

“Queremos continuar movimentando o mercado e fomentar iniciativas que vão além de impacto social com recorte racial, mas que estejam focadas na inclusão produtiva e trazem experiências em que as pessoas se tornam protagonistas. Ao conectar essa iniciativa ao Bora, também vamos facilitar o acesso para centenas de brasileiros”, afirma Felipe Santiago, diretor de Patrocínios e Marketing de Experiência da Ambev.

Além do apoio financeiro, a Ambev também deseja impulsionar os produtores em uma jornada de longo prazo. Por isso, os selecionados participarão de um programa de conhecimento da PretaHub, o Afrolab, onde terão acompanhamento, suporte e capacitação.

 

 https://www.istoedinheiro.com.br/ambev-e-pretahub-vao-destinar-r7-milhoes-a-empreendedores-negros/


sexta-feira, 5 de maio de 2023

Renner prevê abrir até 20 novas lojas no ano


De acordo com o planejamento da companhia, 75% delas ficarão em localidades que ainda não possuem unidades 
 
 
O cenário macroeconômico ainda desafiador tem afetado o poder de compra e hábito dos consumidores, nota a Renner

 

A Lojas Renner viu suas vendas obterem leve alta no primeiro trimestre enquanto o lucro despencou 75,6% em relação ao mesmo período de 2022 (veja os principais indicadores da varejista ao final desta reportagem). Segundo a companhia, a performance do varejo entre janeiro e março apresentou leve melhora em comparação com o mesmo intervalo do ano passado. O cenário macroeconômico ainda desafiador [com pressão inflacionária acumulada, além do endividamento das famílias em patamares recordes] tem afetado o poder de compra e hábito dos consumidores, segundo a Renner.

A Renner explica que as vendas foram impactadas por temperaturas médias ainda em patamares elevados e superiores ao esperado, especialmente no mês de março, período em que a coleção de outono-inverno já estava disponível nas lojas. "Neste mesmo período do ano passado, as temperaturas estavam baixas, que somadas à retomada de atividades sociais pós-pandemia, favoreceram as vendas, gerando uma base de comparação mais forte", compara a empresa, que também é dona das marcas YouCom, Ashua e Camicado.

Ainda em função das menores vendas do quarto trimestre de 2022 e o receio de atrasos na cadeia de fornecimento, a companhia decidiu reduzir a coleção de transição com itens de meia estação e antecipar a entrada de itens de inverno, buscando um melhor equilíbrio de estoque. "Esse ajuste acabou afetando ainda mais as vendas, pela falta dos produtos de meia estação, que tiveram demanda maior no período, dada a extensão das temperaturas mais elevadas ao longo de todo o mês de março", detalha a Renner. O lucro líquido até março foi inferior ao primeiro trimestre de 2022, em função da menor geração operacional dos segmentos de varejo e serviços financeiros. As despesas adicionais de baixa de ativos de R$ 16 milhões também impactaram esse resultado.

No ano, a companhia tem prevista a inauguração de cerca de 15 a 20 lojas Renner, sendo 75% em novas praças, 10 a 15 Youcom e cinco Ashua. Além disso, passado o período da pandemia, que impactou o fluxo e custos de algumas localidades, a empresa retomou de forma mais dinâmica o processo de avaliação da rentabilidade das suas operações e decidiu fechar algumas unidades, principalmente aquelas que poderiam ser absorvidas pelo parque de lojas, resultando em maior eficiência e redução de custos. Com isso, foram fechadas 20 unidades no trimestre, das quais 13 da Camicado, quatro da Renner e três da Youcom.

A Lojas Renner é a 12ª maior empresa da região e também a quarta maior do Rio Grande do Sul, de acordo com o ranking 500 MAIORES DO SUL, publicado pelo Grupo AMANHÃ com o apoio técnico da PwC. 

 

Pluria, startup que une equipes em ambientes corporativos flexíveis, recebe aporte de US$ 2 milhões

Pluria startup que une equipes em ambientes corporativos flexíveis recebe aporte de US$ 2 milhões

 

A Pluria, startup que une equipes em um ambiente de trabalho redefinido, acaba de receber um aporte no valor de US$ 2 milhões em liderada pela Eleven Ventures, empresa de capital de risco em estágio inicial. A Phoenix Venture Fund (EUA), Croton Capital (sindicato internacional de investidores-anjo) e WIT Angels Club (Romênia) também contribuíram para a rodada.

“Com o recente investimento, o Brasil se mantém como ponto de destaque em nossos planos para consolidar a Pluria como uma SaaS inovadora no acesso a espaços flexíveis e no Futuro do Trabalho na América Latina e Europa. Nossa estratégia segue focada em apoiar nossos parceiros, bem como empresas locais e internacionais com equipes distribuídas em todo o Brasil.”, comentou Mircea Marza, Country Launcher.

A plataforma já foi adotada por 150 líderes do setor na América Latina e Europa. Desenvolvida para abordar os desafios do engajamento e produtividade em equipes distribuídas, a solução oferece acesso a uma rede criteriosamente selecionada de mais de 500 espaços flexíveis em 9 países e 2 continentes de espaços de trabalho, como espaços de coworking, lounges de hotéis e cafés, onde os funcionários podem se reunir e colaborar em ambientes agradáveis e estimulantes.

“Estamos entusiasmados em investir na Pluria, que está abordando uma questão urgente associada ao modelo de trabalho remoto em crescente popularidade. Acreditamos que sua abordagem única de fornecer acesso a espaços de coworking é perfeitamente sincronizada para atender às necessidades do mercado e transformar a forma como as empresas e os funcionários abordam o trabalho remoto”, diz Valeri Petrov, sócio da Eleven Ventures.

“Após a adaptação ao trabalho híbrido e remoto, as empresas têm identificado as atividades que podem ser feitas no home-office e as que precisam de interação presencial. O compromisso da Pluria é facilitar o acesso a espaços de coworking especialmente para atividades colaborativas como: onboarding, treinamentos, suporte técnico, reuniões e teambuilding’’, comenta Mircea Marza.

A projeção de crescimento da empresa no Brasil está focada em expandir para mais cidades nos próximos meses, proporcionando uma cobertura mais abrangente a todos os usuários, com acesso a escritórios individuais, privativos e salas de reuniões

Noodle, fintech voltada à indústria criativa, recebe aporte de R$ 18 milhões

Noodle fintech voltada à indústria criativa recebe aporte de R$ 18 milhões

A Noodle, startup que oferece soluções financeiras para negócios do setor criativo, recebeu um aporte de R$ 18 milhões. Do total, R$ 16 milhões foram investidos pela SRM Ventures. O restante veio de um grupo de sócios e investidores, entre eles a Honey Island Capital, braço de investimentos da Ebanx.

Os serviços da Noodle incluem a oferta de conta digital, linhas de crédito, pagamentos internacionais e split de royalties para empresas do ramo criativo, como gravadoras, selos, editoras, distribuidoras, produtoras e equipes de gamers. A empresa afirma impactar mensalmente um total de 50 mil criadores, incluindo nomes como KondZilla e PineappleStorm.

Com o capital recebido, a fintech pretende movimentar cerca de R$ 300 milhões neste ano, um aumento de 130% em relação ao valor do ano passado, que foi de R$ 130 milhões. Além disso, a Noodle pretende ampliar seu leque de atuação para influencers, youtubers e gamers.

“O mercado de entretenimento no Brasil tem um potencial grande a ser explorado. Por isso, ter uma startup que possa oferecer soluções para este segmento é muito engrandecedor. Queremos fazer parte dessa jornada para possibilitar que a Noodle cresça ainda mais com a nossa parceria”, afirma o Head da SRM, André Szapiro.