Os planos vão do rápido pagamento do tíquete
do metrô em Nova York à tecnologia que sugere o que a pessoa quer comer
quando vai ao McDonald’s. (Crédito: Divulgação )
A Mastercard
movimentou US$ 8 trilhões em seus cartões em 2022 em um cenário de taxas
de juros crescentes para combater a inflação nas alturas. É como se
cada uma das cerca de 8 bilhões de pessoas no mundo tivesse gastado US$ 1
mil (cerca de R$ 5 mil) com os “plásticos” estampados pelos círculos
vermelho e amarelo da marca. Mas, apesar de o cartão originar o seu nome
– e seu principal sustento -, o conglomerado americano se prepara para
ir além dele.Os planos vão do rápido pagamento do tíquete do metrô em Nova York à
tecnologia que sugere o que a pessoa quer comer quando vai ao
McDonald’s. Ou visa aproveitar o potencial dos consumidores incluídos
financeiramente no Brasil por meio do Pix e aqueles que virão da sua
versão americana, o FedNow – ainda que ambos aqueçam a disputa no
segmento.
“A Mastercard não precisa estar apenas onde os
consumidores estão hoje. Precisamos estar onde eles estarão presentes no
futuro, além dos cartões. E é exatamente nisso que estamos focados”,
resumiu a presidente da Mastercard para a América do Norte, Linda
Kirkpatrick, a jornalistas, no “Innovation Day”, em seu hub de
tecnologia, em Nova York, recentemente.
Para isso, o conglomerado tem se debruçado em uma estratégia orgânica
e de aquisições. Nos últimos anos, investiu mais de US$ 5 bilhões na
compra de empresas e participações minoritárias em negócios diferentes.
Há dois anos, no mesmo prédio, a Mastercard anunciava a sua nova
estratégia para ir além dos cartões. É lá onde a discussão sobre o
futuro dos pagamentos acontece. Iguais ao da Big Apple, há outros seis
hubs de tecnologia da companhia no mundo, sendo mais dois nos EUA e os
demais no Canadá, na Irlanda, na Índia e na Austrália. Só na unidade de
Nova York, trabalham mil pessoas. Os hubs concentram cerca de 40% da
força de trabalho global de empresa.
De débito, crédito, pré-pagamento, com ou sem contato, os plásticos
continuam sendo o principal negócio da Mastercard. Mas, em sua ambição
de ir além, o grupo traçou uma estratégia baseada em três pilares:
pagamentos, serviços e novas redes. Em comum, está o foco em atacar
novas áreas de fluxo de negócios e reforçar a vertente de prevenção à
fraude e segurança de dados. A área chamada de “serviços e soluções de
valor agregado” representa cerca de 36% de suas receitas globais.
“Os consumidores estão usando os produtos de maneiras diferentes. As
preferências do consumidor mudaram de coisas para experiências, as
tendências de consumo consciente estão absolutamente em ascensão”,
destacou Kirkpatrick. Por isso a Mastercard tem ampliado a oferta de
produtos como uma calculadora que ajuda os consumidores a medir as suas
emissões de CO22e como compensá-las.
“A Mastercard está criando mais valor nos pagamentos e nas soluções
de cartão que oferece aos clientes por meio de serviços de valor
agregado mencionados, tornando-se uma alavanca importante para melhorias
de preços”, escreveu James Faucette, analista do Morgan Stanley, em
recente relatório.
Brasil
Mencionado algumas vezes no “Innovation Day”, o Brasil é parte
importante da estratégia da Mastercard para ir além do cartão no futuro.
O País é o segundo maior mercado da companhia no mundo, atrás, somente
dos EUA.
Uma das oportunidades domésticas está no open banking, que permitiu o
compartilhamento dos dados financeiros dos consumidores mundo afora. “O
Brasil é obviamente um mercado muito grande”, disse a vice-presidente
executiva global da Mastercard para as divisões de open banking e API,
Jess Turner. “É um grande exemplo de inovação e do valor que estão
querendo criar [NO BRASIL]por meio de diferentes regulamentações”,
reforçou Amir Wain, CEO da i2c, empresa focada em tecnologia bancária e
pagamento digital.
Turner vê no aprimoramento do uso do histórico de crédito uma
oportunidade para o País no open banking. Agregar valor às informações,
fazendo com que dados sem padrão sejam categorizados para o seu melhor
uso por parte dos consumidores é “muito importante”, disse.
No mês passado, o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos
Neto, esteve no hub de tecnologia da Mastercard, em Nova York, onde se
reuniu com a liderança global da companhia, incluindo a presidente para a
América do Norte. Fechado, o encontro teve como pauta as tendências de
pagamentos em tempo real apoiadas pelo governo brasileiro. O Pix foi um
deles. Ao fim de abril, a chaves ativas, segundo o BC.
Kirkpatrick admitiu que o concorrente Pix é um “tremendo sucesso” à
medida que inclui financeiramente consumidores até então não atendidos,
mas destacou a importância de soluções de pagamentos que sejam seguras e
que protejam os dados pessoais. O tema preocupa no Brasil e tem levado o
BC a estabelecer novas regulamentações. A mais recente é a obrigação
de, a partir de novembro, bancos e demais instituições financeiras
compartilharem dados de fraudes.
“Há a oportunidade de aumentar o poder de segurança e proteção e
inovação neste ambiente”, avaliou a presidente da Mastercard para a
América do Norte. Ela também vê oportunidades nos novos entrantes. “O
Pix é uma outra forma de pagar, de incluir consumidores financeiramente
não atendidos para o nosso ecossistema e, que podem, no fim das contas,
evoluir para o uso de outros produtos e serviços.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo