segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

Aurora amplia participação no mercado externo em 2023 Estadão Conteúdoi 26/02/2024 - 12:22 Para compartilhar: O crescimento da presença da Aurora Coop, considerada terceiro maior grupo brasileiro de proteína animal, no mercado mundial nos últimos 10 anos foi superior a 700%. Há uma década atrás, em 2013, as exportações representavam 18,6% da receita operacional bruta e contribuíam com R$ 1,055 bilhão no caixa da empresa. Em 2023, um terço das receitas vieram das vendas externas. Para o mercado internacional foram direcionados 36,3% dos volumes produzidos, ou seja, 678,5 mil toneladas. A cooperativa está presente em 80 países. O balanço e o relatório foram apresentados na semana passada, na sede de Chapecó (SC), pelo presidente Neivor Canton e vice-presidente Marcos Antônio Zordan. A Aurora Coop obteve no mercado interno em 2023 65,5% de suas receitas (R$ 14,6 bilhões) e, no mercado externo, 34,5% (R$ 7,5 bilhões). O maior volume da produção (63,7%) foi absorvida pelo mercado doméstico, o que corresponde a 1,045 milhão de toneladas, informou a cooperativa em comunicado. Segundo a cooperativa, os resultados do exercício de 2023 “refletem o quadro geral de dificuldades e se expressam em uma receita operacional bruta de R$ 21,7 bilhões e um resultado negativo de 0,63% (R$ 137,9 milhões), integralmente absorvido pelo Fundo de Reservas”. Outro ponto relevante foi o quadro geral de colaboradores da Aurora Coop que cresceu 9,7% em 2023 em decorrência da abertura de 3.938 novas vagas, totalizando, 44.336 empregos diretos. Em outubro passado, a Aurora Coop assumiu as operações da unidade industrial de carnes da marca Alegra, localizada em Castro (PR), que pertencia às cooperativas Frísia, Capal e Castrolanda. Com isso, a Aurora Coop ampliou em 12% sua capacidade industrial de abate. Agora, as oito plantas têm uma capacidade de abate e processamento de 32.092 suínos por dia. Com o ingresso das três novas cooperativas paranaenses, em 2023, o Sistema Aurora Coop passa a contar com 14 filiadas: Cooperalfa, Caslo, Coopervil, Coolacer, Copérdia, Cooperitaipu, Cooasgo, Auriverde, Cooper A1, Copercampos, Cocari, Castrolanda, Capal e Frísia. O conjunto das 15 sociedades cooperativas – Aurora Coop e suas filiadas – representa uma receita operacional bruta de R$ 68,7 bilhões e um quadro associativo de 85.629 cooperados que sustentam 63.057 empregos diretos. A estrutura do segmento suínos da Aurora Coop tem atualmente 3.625 produtores rurais (cooperados) integrados no campo, onde estão alojadas 300 mil matrizes produtivas. Nas UDGs (unidades disseminadoras de gens), 1.147 machos reprodutores garantem o fornecimento de 1,7 milhão de doses de sêmen por ano. As unidades industriais de suínos instaladas em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul abateram 7,376 milhões de suínos em 2023, volume 3,2% superior ao ano anterior. A produção in natura evoluiu 2,9% para 705,9 mil toneladas e a industrialização de carnes suínas cresceu 6%, fechando o ano em 428,4 mil toneladas. Lácteos O volume de leite captado das cooperativas do Sistema Aurora Coop atingiu 472,3 milhões de litros em 2023 gerados por uma qualificada base produtiva no campo, formada por 2.998 produtores cooperados. A industrialização de lácteos registrou discreta variação de volume com a geração de 203.181 toneladas em bebida láctea, leite UHT, leite em pó, creme de leite, queijo em barra, queijo fatiado, requeijão e soro em pó. Avicultura As nove plantas de abate e processamento de aves, juntas, têm capacidade instalada para o abate de 1,607 milhão de frangos por dia. Fato relevante foi a conquista da habilitação para o mercado do Reino Unido na unidade avícola de Xaxim (SC). A avicultura industrial de corte da Aurora Coop tem uma base produtiva, a campo, formada por 2.236 propriedades de avicultores cooperados localizados em Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. Em 2023, as nove plantas industriais de aves abateram 320,8 milhões de cabeças de frangos, registrando um incremento de 11% em relação à totalidade de aves abatidas em 2022. Esse incremento decorre, principalmente, do reinício das operações da nova unidade frigorífica de Guatambu (SC), submetida a um grande programa de ampliação e modernização que elevou sua capacidade de abate de 115 mil aves/dia para 414,8 mil aves/dia. No ano passado, a produção in natura de carnes de aves aumentou 3,2% para 665,9 mil toneladas e a industrialização se manteve em 58,3 mil toneladas. Na busca por autossuficiência, a Aurora Coop atende com produção própria 90% de suas necessidades de pintainhos, adquirindo de terceiros apenas 10%. Durante o ano de 2023 foram produzidos 436,6 milhões de ovos, 95% dos quais aproveitados no incubatório. Na área de nutrição animal, as sete fábricas da Aurora Coop trabalharam em regime de capacidade plena e produziram 2,1 milhões de toneladas de rações para aves de corte, aves matrizes e suínos, além de núcleos e concentrados. A produção total de rações obteve um incremento de 4,88%, resultante basicamente do aumento do volume das rações para aves. Os dirigentes reforçaram que, para 2024, uma ampla gama de ações será desenvolvida, entre elas, a ampliação do Frigorífico Aurora São Gabriel do Oeste (MS), o atendimento à rampa de crescimento de abate do Frigorífico Aurora Guatambu (SC) cuja ampliação foi concluída, a reavaliação do mix produzido em cada planta industrial com foco em otimização e maximização de resultados e a otimização das linhas do recém-adquirido Frigorífico Aurora Castro (PR). Simultaneamente, entrará em produção a Unidade Industrial Aurora Chapecó II para a produção de empanados, peito cozido e peito desfiado.

 Aurora Coop | Industrial Company


O crescimento da presença da Aurora Coop, considerada terceiro maior grupo brasileiro de proteína animal, no mercado mundial nos últimos 10 anos foi superior a 700%. Há uma década atrás, em 2013, as exportações representavam 18,6% da receita operacional bruta e contribuíam com R$ 1,055 bilhão no caixa da empresa.

Em 2023, um terço das receitas vieram das vendas externas. Para o mercado internacional foram direcionados 36,3% dos volumes produzidos, ou seja, 678,5 mil toneladas. A cooperativa está presente em 80 países.

O balanço e o relatório foram apresentados na semana passada, na sede de Chapecó (SC), pelo presidente Neivor Canton e vice-presidente Marcos Antônio Zordan.

A Aurora Coop obteve no mercado interno em 2023 65,5% de suas receitas (R$ 14,6 bilhões) e, no mercado externo, 34,5% (R$ 7,5 bilhões). O maior volume da produção (63,7%) foi absorvida pelo mercado doméstico, o que corresponde a 1,045 milhão de toneladas, informou a cooperativa em comunicado.

Segundo a cooperativa, os resultados do exercício de 2023 “refletem o quadro geral de dificuldades e se expressam em uma receita operacional bruta de R$ 21,7 bilhões e um resultado negativo de 0,63% (R$ 137,9 milhões), integralmente absorvido pelo Fundo de Reservas”. Outro ponto relevante foi o quadro geral de colaboradores da Aurora Coop que cresceu 9,7% em 2023 em decorrência da abertura de 3.938 novas vagas, totalizando, 44.336 empregos diretos.

Em outubro passado, a Aurora Coop assumiu as operações da unidade industrial de carnes da marca Alegra, localizada em Castro (PR), que pertencia às cooperativas Frísia, Capal e Castrolanda. Com isso, a Aurora Coop ampliou em 12% sua capacidade industrial de abate. Agora, as oito plantas têm uma capacidade de abate e processamento de 32.092 suínos por dia.

Com o ingresso das três novas cooperativas paranaenses, em 2023, o Sistema Aurora Coop passa a contar com 14 filiadas: Cooperalfa, Caslo, Coopervil, Coolacer, Copérdia, Cooperitaipu, Cooasgo, Auriverde, Cooper A1, Copercampos, Cocari, Castrolanda, Capal e Frísia. O conjunto das 15 sociedades cooperativas – Aurora Coop e suas filiadas – representa uma receita operacional bruta de R$ 68,7 bilhões e um quadro associativo de 85.629 cooperados que sustentam 63.057 empregos diretos.

A estrutura do segmento suínos da Aurora Coop tem atualmente 3.625 produtores rurais (cooperados) integrados no campo, onde estão alojadas 300 mil matrizes produtivas. Nas UDGs (unidades disseminadoras de gens), 1.147 machos reprodutores garantem o fornecimento de 1,7 milhão de doses de sêmen por ano.

As unidades industriais de suínos instaladas em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul abateram 7,376 milhões de suínos em 2023, volume 3,2% superior ao ano anterior. A produção in natura evoluiu 2,9% para 705,9 mil toneladas e a industrialização de carnes suínas cresceu 6%, fechando o ano em 428,4 mil toneladas.

Lácteos

O volume de leite captado das cooperativas do Sistema Aurora Coop atingiu 472,3 milhões de litros em 2023 gerados por uma qualificada base produtiva no campo, formada por 2.998 produtores cooperados.

A industrialização de lácteos registrou discreta variação de volume com a geração de 203.181 toneladas em bebida láctea, leite UHT, leite em pó, creme de leite, queijo em barra, queijo fatiado, requeijão e soro em pó.

Avicultura

As nove plantas de abate e processamento de aves, juntas, têm capacidade instalada para o abate de 1,607 milhão de frangos por dia. Fato relevante foi a conquista da habilitação para o mercado do Reino Unido na unidade avícola de Xaxim (SC).

A avicultura industrial de corte da Aurora Coop tem uma base produtiva, a campo, formada por 2.236 propriedades de avicultores cooperados localizados em Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná.

Em 2023, as nove plantas industriais de aves abateram 320,8 milhões de cabeças de frangos, registrando um incremento de 11% em relação à totalidade de aves abatidas em 2022.

Esse incremento decorre, principalmente, do reinício das operações da nova unidade frigorífica de Guatambu (SC), submetida a um grande programa de ampliação e modernização que elevou sua capacidade de abate de 115 mil aves/dia para 414,8 mil aves/dia. No ano passado, a produção in natura de carnes de aves aumentou 3,2% para 665,9 mil toneladas e a industrialização se manteve em 58,3 mil toneladas.

Na busca por autossuficiência, a Aurora Coop atende com produção própria 90% de suas necessidades de pintainhos, adquirindo de terceiros apenas 10%. Durante o ano de 2023 foram produzidos 436,6 milhões de ovos, 95% dos quais aproveitados no incubatório.

Na área de nutrição animal, as sete fábricas da Aurora Coop trabalharam em regime de capacidade plena e produziram 2,1 milhões de toneladas de rações para aves de corte, aves matrizes e suínos, além de núcleos e concentrados. A produção total de rações obteve um incremento de 4,88%, resultante basicamente do aumento do volume das rações para aves.

Os dirigentes reforçaram que, para 2024, uma ampla gama de ações será desenvolvida, entre elas, a ampliação do Frigorífico Aurora São Gabriel do Oeste (MS), o atendimento à rampa de crescimento de abate do Frigorífico Aurora Guatambu (SC) cuja ampliação foi concluída, a reavaliação do mix produzido em cada planta industrial com foco em otimização e maximização de resultados e a otimização das linhas do recém-adquirido Frigorífico Aurora Castro (PR).

Simultaneamente, entrará em produção a Unidade Industrial Aurora Chapecó II para a produção de empanados, peito cozido e peito desfiado.

 


Balança comercial tem superávit de US$ 1,484 bi na 4ª semana de fevereiro

 

logo mdic.jpg — Ministério do Desenvolvimento, Indústria ...

A balança comercial brasileira teve superávit de US$ 1,484 bilhão na quarta semana de fevereiro (dias 19 a 25). De acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) divulgados nesta segunda-feira, 26, o valor foi alcançado com exportações de US$ 6,293 bilhões e importações de US$ 4,808 bilhões. No mês, o superávit acumulado é de US$ 4,571 bilhões e, no ano, de US$ 11,097 bilhões.

Até a quarta semana do mês, a média diária das exportações cresceu 14,2% na comparação com a média diária do período em 2023, com crescimento de US$ 14,14 milhões (5,8%) em agropecuária; alta de US$ 145,55 milhões (74,5%) em indústria extrativa; e avanço de US$ 3,77 milhões (0,6%) em produtos da indústria de transformação

Já as importações caíram 0,2% no período, também na comparação pela média diária, com crescimento de US$ 430 mil (2,0%) em agropecuária; recuo de US$ 5,49 milhões (-7,7%) em indústria extrativa; e alta de US$ 7,73 milhões (0,9%) em produtos da indústria de transformação.

Após balanço, analista vê ambiente favorável para recuperação da Americanas

 


Segundo dados divulgados nesta segunda-feira, 26, pela Americanas, a varejista registrou um prejuízo de R$ 4,6 bilhões entre janeiro e setembro de 2023, O dado reflete uma redução de 23,5% em relação ao prejuízo líquido registrado nos nove primeiros meses de 2022, quando as perdas foram de R$ 6,02 bilhões. Para um analista de negócios consultado pela Istoé Dinheiro, a divulgação traz mais confiança à uma possível recuperação da empresa, mas não em 2024.

Cabe ressaltar que a companhia divulgou seu balanço financeiro de forma atrasada, já que balanços foram suspensos após o escândalo contábil que envolveu a empresa no início em 2023, quando a Americanas entrou com pedido de recuperação judicial por conta de um déficit contábil de mais de R$ 20 bilhões.

Nos três primeiros trimestres do ano passado, a receita líquida da empresa caiu 45%, ficando em R$ 10,3 bilhões. A principal razão para a baixa na receita foi a forte diminuição nas vendas realizadas pelos canais digitais da companhia, que caíram 77% em relação aos nove primeiros meses de 2022.

“No digital, onde se concentram as vendas de tickets mais altos, houve um abalo de confiança. Os clientes tinham preocupação em relação às entregas dos produtos e os sellers (vendedores) ficaram temerosos de não receber os repasses pelas vendas realizadas” , comunicou a empresa em relatório.

Ao divulgar seu balanço, a Americanas afirmou também que houve uma mudança de estratégia de negócios, visando aumentar sua rentabilidade. A varejista diz ter reduzido vendas da categoria 1P, quando o comerciante vende o seu produto pelo marketplace e é a Americanas quem fica responsável por todo o processo de venda e entrega, migrando algumas categorias de produtos para a categoria 3P, quando é a empresa que realiza processos de venda e entrega.

Na avaliação da companhia, a estratégia prioriza as operações de maior rentabilidade e a redução de queima de caixa operacional. Dessa maneira, essa categoria aumentou para 65% sua participação no total de vendas, contra 51% em 2022.

Dívidas da Americanas

No encerramento do terceiro trimestre de 2023, as dívidas líquidas da Americanas eram de R$ 33,4 bilhões, um aumento de 10,6% em relação a setembro de 2022.

A dívida bruta divulgada foi de R$ 38 bilhões. Para a Americanas, o endividamento em tendência de redução relevante com o andamento do Plano de Recuperação Judicial, homologado pela Justiça do Rio de Janeiro nesta segunda-feira, 26.

A Americanas pode se recuperar?

Na opinião do especialista em investimento em startups e Ceo da FHE Ventures e da Health Angels Venture Builder, Rafael Kenji, é improvável que a Americanas se recupere totalmente em 2024. No entanto, o relatório apresentado pela companhia, que apresentou redução do prejuízo, apresenta um maior grau de confiança devido ao aumento do critério de fiscalização e reajustes realizados pela empresa após as inconsistências contábeis.

“A recuperação da Americanas não é dependente apenas da gestão e governança dos controladores da empresa, mas do mercado e estratégias de digitalização, marketing e experiência do usuário”, avalia Kenji.

No relatório apresentado, a empresa cita desafios na retomada das vendas digitais, onde se concentram as vendas de tíquetes mais altos, segundo Kenji. O problema, diz o analista, é que o escândalo contábil abalou também a confiança do consumidor.

“Uma estratégia de reconquista da confiança do cliente com foco na usabilidade e facilidade de compra e recebimento da mercadoria é primordial para a retomada da empresa”, opina.

Outro fator que pode contribuir com a recuperação da Americanas está no aquecimento da economia, mesmo que de forma tímida. Para Kenji, há clara tendência de queda dos juros no País e o mercado enxerga uma aceleração nas vendas do varejo.

“É difícil que o setor volte a ser como era antes, sendo o ano de 2024 um período de transição. Porém, a queda dos juros aumenta o poder de compra do consumidor e diminui custos para fornecedores, gerando esperança de melhora no setor”, complementa.

Empresa que fez auditoria da Americanas não opina sobre balanço

A BDO, empresa que fez a auditoria dos balanços da Americanas referentes aos nove primeiros meses do ano passado, se absteve de emitir opinião sobre a fidedignidade das informações. Segundo a empresa, a recuperação judicial da rede e as várias incertezas relativas ao processo não permitiram que a auditoria reunisse os elementos necessários para emitir uma opinião.

“Não nos foi possível reunir evidência de auditoria apropriada e suficiente para concluir se a utilização do pressuposto de continuidade operacional é apropriada, nem tampouco quais seriam os efeitos sobre os saldos (individuais e consolidados) dos ativos, passivos e elementos componentes das informações contábeis intermediárias, individuais e consolidadas, do resultado, dos resultados abrangentes, das mutações do patrimônio líquido, dos fluxos de caixa e do valor adicionado (informação suplementar), caso as informações contábeis intermediárias, individuais e consolidadas, não fossem preparadas considerando esse pressuposto”, diz o relatório da BDO, assinado por Robinson Meira.

Fórum do G20 para discutir Finanças Climáticas começa hoje

 


Começa nesta segunda-feira, 26, em São Paulo, o Fórum Brasileiro de Finanças Climáticas, evento oficial do G20 Social e que antecede a reunião de representantes do grupo das 20 maiores economias. Juntos, esses países representam 85% do PIB global e são responsáveis por mais de 80% das emissões relacionadas ao setor energético.

Segundo Maria Netto, diretora-executiva do Instituto Clima e Sociedade (iCS), o fórum vai discutir diferentes formas de financiar as iniciativas necessárias para fazer frente às mudanças climáticas.

Um estudo, realizado pelo Instituto AYA e Systemiq em 2023, estimou que o investimento anual necessário para financiar a transição energética no Brasil vai de US$ 130 bilhões a US$ 160 bilhões.

Um dos instrumentos para captar recursos e que será debatido no fórum, segundo Maria Netto, é o chamado blended finance.

Como o nome em inglês sugere, ele combina recursos com diferentes propósitos como, por exemplo, filantropia, investimento com retorno financeiro ou ainda financiamento de organismos multilaterais.

“Nossa meta é evidenciar os desafios para alavancar a disponibilidade de investimento e financiamento climáticos globais, incentivando a construção de um plano efetivo de ações com marcos até a COP30. Isso, em diálogo com o Plano de Transformação Ecológica do Ministério da Fazenda e outras frentes governamentais”, diz Patricia Ellen, cofundadora do Instituto AYA e presidente da Systemic Latam.

Hedge cambial

Por ter recebido diagnóstico de covid-19, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, cancelou mais cedo a presença no fórum, prevista para as 15h20. A participação era aguardada por ser o primeiro encontro público com o setor privado, terceiro setor e organizações multilaterais para discutir o hedge cambial, que será lançado nesta manhã.

Chamada de Programa de Mobilização de Capital Privado Externo e Proteção Cambial, a iniciativa é um esforço conjunto do Banco Central do Brasil, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Ministério do Meio Ambiente, Banco Mundial e Embaixada do Reino Unido. Na entrevista à imprensa, hoje às 11h, o secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, é quem vai substituir o ministro Haddad.

Participantes do fórum

Entre os painelistas do Fórum Brasileiro de Finanças Climáticas, estão Joseph Stiglitz, prêmio Nobel de Economia e professor na Universidade de Columbia; o embaixador Antônio Ricarte, Ministério das Relações Exteriores; José Pugas, da gestora JGP; Tatiana Schor, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID); Izabella Teixeira, ex-ministra do Meio Ambiente; Sérgio Suchodolski, Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri); Denis Minev, Bemol e Fundação Amazonas Sustentável; Nabil Kadri, BNDES.

O ICS e o Instituto Aya estão entre as sete organizações que organizaram o fórum, que vai até amanhã. Também promovem o evento: Instituto Arapyaú, Instituto Igarapé, Instituto Itaúsa, Open Society Foundations e Uma Concertação pela Amazônia.


sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

BTG vence categoria Plataformas em ranking sobre investimentos da FGV

 


Banco vence na categoria Plataformas (Varejo e Alta Renda) do ranking Melhor Banco e Plataforma para Investir (MBPI), da FGV

 

 

Marcelo Flora e a regra do sucesso: uma cultura reafirmada todos os dias e não deixar passar oportunidades (Crédito:Divulgação)

 

Existe uma forma indefectível de ter solidez e ser líder: dominar seu métier. Há mais de quatro décadas é essa a trajetória do BTG, vencedor na categoria Plataformas (Varejo e Alta Renda) do ranking Melhor Banco e Plataforma para Investir (MBPI), da FGV. O BTG não apenas está na vanguarda. Ele dita os caminhos nessa jornada. “A gente começou a pensar a estratégia de plataformas digitais em 2014, mas houve muito trabalho antes, por trás das cortinas, preparando o banco para que isso fosse algo bem recebido pelos clientes”, afirmou à DINHEIRO Marcelo Flora, sócio e o homem à frente dos canais digitais do BTG.

Essa atitude colaborou fortemente para a performance arrasadora do banco em 2023.
• Os ativos totais somaram R$ 493,2 bilhões (alta de 9,4% sobre 2022),
• o patrimônio líquido chegou a R$ 49,4 bilhões (+16,5%),
• as receitas cresceram para R$ 21,6 bilhões (+25,6%),
• e o lucro líquido ajustado foi de R$ 10,4 bilhões (+25,3%).

O ROAE (retorno sobre o patrimônio líquido) foi de 22,7% (contra 20,8% de 2022). A instituição é desde 2012 líder entre os bancos de investimento da América Latina, mas pode-se dizer que 2023 foi o ano em que se tornou um gigante.

Em lucro líquido, passou o Santander e está atrás apenas de Itaú e Bradesco entre os bancos privados brasileiros.

Perguntado se algo tira seu sono, a resposta de Flora embute tanto o risco quanto uma chance única. “Não perder tempo e não desperdiçar a oportunidade que se apresenta para nós no Brasil.”

E isso se combina em dois fatores.
• O primeiro tem a ver com a trajetória dos juros. Com Fernando Henrique Cardoso, o juro chegou a 45%. E a 26,5% no primeiro governo Lula. Até baixar para a casa de um dígito e voltar a subir. Um ziguezague que atrapalha qualquer operação. Mas a trajetória recente é novamente de queda. “Nosso negócio é muito sensível a juro”, disse Flora. “Com juro elevado é muito difícil você ter um negócio como o nosso se desenvolvendo na velocidade como alcançamos até aqui. Porque o cliente fica onde ele está, ele fica confortável ali naquele CDI”. Por isso, a Selic descendente como a projetada para este ano e 2025 significa uma imensa oportunidade.

• O outro fator é interno: a cultura BTG. O banco percebeu claramente, por exemplo, o quanto seria transformadora a chegada do iPhone, em 2007, e toda a popularização dos smartphones. Hoje é fácil enxergar essa jornada totalmente digital, mas antevê-la se tornou um diferencial. “Temos uma grande vantagem competitiva comparada aos grandes bancos e suas redes de agências físicas. E temos produtos de muita qualidade aliados a um atendimento de excelência.”

É desde sempre Mobile First. Tanto que a experiência do usuário no app será muito superior ao acesso via site. Inclusive por questões de segurança. Com tantos elementos na equação (olhar para UX, crescimento orgânico e por aquisições, atenção à taxa de juros…), Flora, que passou 25 anos de seus 48 no banco, busca em seu dia a dia algo que define como a única variável sob controle: o número de horas que você pode trabalhar. “Nada resiste ao trabalho.” E isso é decisivo.

Com produção de conteúdo, startup Curta cresce no mercado da economia criativa

 


Projetando receita de R$ 30 milhões em 2024, startup brasileira gerencia carreira de produtores de conteúdo e projeta alcance mundial por meio de inteligência artificial

 

 

Redes sociais viraram palcos de influência e expressão e se tornaram um mercado em rápido crescimento, com grandes nomes, cifras e espaço para quem quer apostar na economia criativa (Crédito:Unsplash | divulgação)

 

Segundo dados da consultoria independente Oxford Economics, o YouTube injetou um total de R$ 4,55 bilhões no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2022. Os números refletem a transformação das redes sociais em palcos de influência e expressão. Um mercado em rápido crescimento, com grandes nomes, cifras e espaço para aqueles que querem apostar na economia criativa.

Fundada em 2021 por Pedro Gelli, conhecido no YouTube pelo canal geek Gelli Clash, junto aos sócios Vitor Rabello e Lucas Continentino, a Curta é um dos exemplos de negócio que tem olhado para essa transformação.

Com foco na gestão de carreira de produtores de conteúdo, expandindo os horizontes e parcerias dentro desse novo modelo de negócio, a startup acumulou faturamento de R$ 18 milhões em 2023, número quatro vezes maior que o registrado em 2021, de R$ 4,5 milhões. “O mercado de influência é um mundo de possibilidades, mas ainda é muito marcado pelo amadorismo”, disse Pedro Gelli, sócio-fundador da Curta.

A startup agencia hoje 45 influenciadores que, juntos, atraem mais de 260 milhões de inscritos e 2 bilhões de visualizações mensais.

Em menos de um ano, a Curta reuniu grandes nomes do YouTube como Lipão Gamer, Jazzghost, Área Secreta, Skorpion, Cherryrar e Robin Hood Gamer, considerado o maior criador da plataforma no Brasil em 2021 e atualmente com 20,7 milhões de inscritos.

Como estratégia, a Curta funciona por meio do modelo partnership, em que os influenciadores que fazem parte do time tornam-se automaticamente sócios do hub. “Queremos que os produtores de conteúdo sejam protagonistas”, afirmou Gelli.

“O marketing de influência é um mundo de possibilidades, mas por ser incipiente, também é marcado pelo amadorismo.”
Pedro Gelli, sócio-fundador

Quanto à monetização, a empresa adota uma abordagem diversificada, com sete linhas de receita que funcionam em três P’s: publicidade, produtos e produção.

Embora a publicidade seja a principal fonte de receita, Gelli afirma que a startup está sempre focada em diversificar para garantir uma fonte de renda estável e fortalecer a marca dos produtores de conteúdo. Um exemplo é o licenciamento de produtos de influenciadores que são vendidos em marketplace próprio e em outros 1,5 mil pontos de venda físicos. “No ano passado, movimentamos mais de R$ 10 milhões só com a venda de bonecos personalizados”, disse Gelli.

A partir da esquerda, os sócios Vitor Rabello, Lucas Continentino e Pedro Gelli, da Curta. Estratégia baseada em três P‘s: publicidade, produtos e produção (Crédito:Divulgação )

Apesar do rápido crescimento da startup, o executivo acredita que o mercado brasileiro ainda engatinha com relação a compreensão sobre o potencial da “economia criativa” para alavancar publicidade. Ele ilustra essa afirmação com a discrepância entre o RPM (receita por mil visualizações monetizadas) no Brasil e nos Estados Unidos.

“Nos EUA, a média de RPM de games, que é a minha área de atuação, gira em torno de 4 a 5 dólares a cada 1 mil visualizações. No Brasil, o valor gira em torno de 70 a 80 centavos”, disse Gelli. Mesmo com a diferença, o influencer destaca a durabilidade do impacto gerado por criadores de conteúdo nesta rede social em comparação com outras, ponto que motivou a startup a focar na plataforma.

“Muitas marcas estrangeiras focam mais no YouTube, porque entendem que o nível de engajamento é mais perene.” Para 2024, o plano é alcançar os R$ 30 milhões em faturamento.

O caminho já vem sendo traçado e, de acordo com Gelli, inclui a inteligência artificial. O novo plano, que já está em ação, utiliza a tecnologia para realizar a dublagem dos vídeos produzidos pelos influenciadores em outros idiomas. Além de exportar o bom humor típico dos produtores de conteúdo brasileiros, a ideia é aumentar o número de possibilidades.

“É como se estivéssemos dobrando nosso time, mesmo permanecendo com a mesma equipe”, afirmou o sócio-fundador. A longo prazo, a ambição é que a Curta alcance o posto de unicórnio, empresas avaliadas em US$ 1 bilhão. Para isso, Gelli se mostra confiante com relação a mudança de percepção do mercado. “O marketing de influência não é o único que não é indispensável, mas definitivamente é uma ponta do marketing que não deve ser deixada para trás ou ser esquecida.”

Ocepar, Lactec e Ambiensys planejam produção de hidrogênio a partir do biogás

 

A intenção é participar do edital do programa de pesquisa e desenvolvimento da Aneel 
 
 
Ocepar possui um grupo técnico que estuda o biogás

 

A Ocepar recebeu, na quarta-feira (21), em Curitiba, representantes do Lactec e do Grupo Ambiensys para debater a viabilização de um projeto de produção de hidrogênio renovável, a partir do biogás. A intenção é firmar uma parceria entre as três organizações para participar do edital do programa de pesquisa e desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que prevê a implantação de uma planta piloto para produção de hidrogênio, com capacidade de produção entre 1 MW e 10 MW. Além disso, a parceria busca também a captação de recursos para o mesmo fim junto à Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

"O hidrogênio é uma aposta mundial na busca pela descarbonização", destacou William Padilha, diretor do Grupo Ambiensys, que atua na área de consultoria em ESG e em gestão de resíduos. "O biogás é gerado no agronegócio com os resíduos das atividades rurais, como a suinocultura, por exemplo", acrescenta ele, enfatizando que o foco do projeto que será apresentado à Aneel é a produção de energia limpa e descarbonizada. A proposta do projeto prevê a produção do hidrogênio turquesa. Enquanto o hidrogênio verde é produzido por meio da eletrólise da água, o hidrogênio turquesa é produzido via pirólise do biogás. O processo não emite CO2 na atmosfera e gera como subproduto o carbono sólido, que pode ser usado pelo setor industrial, na produção de borracha, plástico, tinta e revestimentos. Já o hidrogênio resultante do processo será utilizado na produção de fertilizante, o que interessa ao setor agropecuário, hoje dependente da importação do insumo. "O projeto se encaixa perfeitamente no edital que a Aneel lançou para a implantação da planta piloto de produção de hidrogênio e se adequa à realidade do Paraná pela grande disponibilidade de matéria-prima para a produção do biogás", reforçou Padilha.

"A participação da Ocepar traz um reforço importante para o projeto porque o biogás é gerado no agro e podemos aproveitar a estrutura das cooperativas para captar o produto", destacou José Roberto Borghetti, consultor da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e ex-diretor do Lactec, que articulou a reunião. "O foco do agro é o carbono turquesa porque a atividade gera o biogás, o que vai representar a geração de um produto de grande valor agregado na agropecuária", observou. Durante a reunião, o coordenador de desenvolvimento técnico e econômico do Sistema Ocepar, Silvio Krinski, informou que já existe na instituição um grupo técnico que estuda o biogás. "Nosso grupo tem dois focos principais: melhorar a eficiência dos biodigestores já implantados para melhorar a produção do biogás e a agregação de valor para que tenha uma viabilidade econômica melhor. Um projeto como este entra na linha de agregação de valor", ressaltou.

Ele sugeriu que o projeto seja apresentado ao grupo técnico para buscar viabilizar os arranjos de coleta de biogás. "Já há algumas iniciativas próprias das cooperativas e há muito potencial em novos projetos a serem implantados. Se o projeto já está instalado pode haver uma limitação. Se olharmos os novos, podemos trabalhar em conjunto", observou. Ao final da reunião, Robson Mafioletti, superintendentes da Ocepar, e Nelson Costa, da Fecoopar, propuseram a elaboração de um documento para formalizar a parceria entre as três organizações. "Temos potencial, no oeste e no centro-sul do Paraná, onde há uma concentração de suinocultura e pecuária leiteira [nos Campos Gerais], que são atividades grandes geradoras de biogás", pontuou Costa.

 

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