Trabalhadores inspecionam veículo em linha de produção da Nissan em Kaminokawa, Japão, em 8 de dezembro de 2023 - AFP
Da Redação - com informações da AFPi
Em
2023, a China ultrapassou o Japão como o maior exportador mundial de
veículos. O fato tem como base os resultados divulgados nesta
quarta-feira, 31, pela JAMA (Associação de Fabricantes de Automóveis)
nipônica.
O setor automobilístico chinês cresceu nos últimos anos
em grande parte devido investimentos em larga escala nos veículos
elétricos, uma área em que as empresas japonesas demonstram mais
cautela.
O
Japão exportou 4,42 milhões de carros em 2023, segundo JAMA, abaixo dos
4,91 milhões exportados pela China, de acordo com a Associação de
Fabricantes de Automóveis da China (CAAM).
O governo chinês calculou um número ainda maior, 5,22 milhões, o que representa uma alta expressiva de 57% em termos anuais.
Porém,
ao contrário das montadoras chinesas, as fabricantes japonesas de
automóveis, como a Toyota, produzem grandes volumes de carros em outros
países.
A Toyota confirmou na terça-feira sua posição como a líder mundial do setor em termos de unidades vendidas.
Em
2022, a produção de veículos no Japão, excluindo as motocicletas,
alcançou 7,84 milhões de unidades, mas sua produção no exterior atingiu
17 milhões de unidades.
Em vez dos modelos elétricos, as
montadoras japonesas optaram pelos híbridos, que combinam energia
elétrica com motores a combustão, nas quais foram pioneiras com modelos
como o Prius da Toyota.
As empresas japonesas se comprometeram a aumentar sua presença no mercado de carros elétricos.
A Toyota almeja vender 1,5 milhão de carros elétricos por ano até 2026, com o aumento do volume a 3,5 milhões até 2030.
– Produção de baterias –
A
empresa também investiu consideravelmente em tecnologia de baterias e
aposta na capacidade de produzir baterias de estado sólido.
Esta
tecnologia, que ainda não foi testada em larga escala, permite que as
baterias carreguem de maneira mais rápida e dá aos carros elétricos uma
autonomia maior que a proporcionada pela baterias convencionais.
A
empresa chinesa BYD superou este mês a Tesla como a maior vendedora de
veículos elétricos no mundo, graças em parte ao forte apoio do governo
ao setor.
O sucesso da China nos veículos elétricos deixou suas
empresas em uma situação incômoda com as agências reguladoras dos
mercados ocidentais, onde enfrentam acusações de práticas
anticompetitivas.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von
der Leyen, anunciou em setembro uma investigação sobre os subsídios
chineses aos carros elétricos.
A investigação pode resultar na
imposição de tarifas dentro da União Europeia sobre os automóveis
vendidos a preços artificialmente baixos, na visão do bloco, e que
afetam os concorrentes europeus.
“Lembra
um pouco que a aconteceu nos anos 1980 com o Japão, quando o país
começou a exportar muitos automóveis”, disse Christopher Richter,
analista da CLSA.
“Os japoneses resolveram questão quando
começaram a construir muitas fábricas no exterior (…) Fabricam no
exterior quatro vezes mais do que exportam”, recordou Richter em
outubro.
https://motorshow.com.br/china-ultrapassa-japao-como-maior-exportador-de-veiculos/