A
nova edição do “Relatório Setores do E-commerce no Brasil”, produzido
pela empresa Conversion e que será divulgado nesta quarta-feira, 18,
indica que a Temu teve 107.241.708 acessos em novembro, e foi a quinta
mais acessada no ranking de plataformas e aplicativos de compras mais
visitadas do País, superando nomes já tradicionais neste mercado, tais
como OLX, Magazine Luiza (Magalu), Shein, AliExpress e iFood.
A
Temu é ligada à gigante chinesa PPD Holding, criada pelo bilionário
chinês Colin Huang, o terceiro mais rico do seu país. Ela começou suas
operações no Brasil em junho deste ano, muito depois de nomes que já
estão no mercado há muito mais tempo, tais como as suas concorrentes
diretas, a Shopee, Shein e Aliexpress.
Os
dados do relatório são referentes a acessos, e não ao total de vendas
ou participação no mercado da empresa no setor de e-commerce no Brasil,
dados que não são monitorados pela Conversion, uma agência de otimização
de mecanismos de busca, mais conhecidas pela sigla em inglês SEO. Eles
mostram que, juntas, as dez maiores lojas do Brasil detêm 50,2% de toda a
audiência do e-commerce no país.
Segundo a tabulação da empresa, a
Temu teve 107.241.708 acessos em novembro, número muito superior ao
registrado no seu primeiro mês de funcionamento, em junho, quando
registrou 9.821.383 acessos.
O
número chegou a 55.775.127 no mês seguinte, e, em agosto, quase dobrou,
chegando a 106.259.467 acessos, a maior evolução deste ano entre os dez
sites e aplicativos mais visitados.
Pela pesquisa da Conversion, quem lidera o ranking com folga é o Mercado Livre, com 369.051.063 no mês de novembro.
Números de junho a novembro
Quando
são considerados apenas os números de junho a novembro, a Temu ocupa a
oitava posição no ranking, com 483.257.981 de acessos, número superior
ao da nona colocada, a AliExpress, com 462.889.571 acessos, e bem
próximo da Shein, a sétima colocada, com 483.257.981.
Mais uma vez, quem lidera o ranking é o Mercado Livre, com 2 bilhões de acessos.
Compras na palma da mão
Para
fazer o levantamento, a Conversion analisa o tráfego dos 2.000 maiores
sites do Brasil, em 18 categorias. A fonte dos dados tabulados pela
agência de SEO provém da SimilarWeb, uma ferramenta de análise de site e
aplicativos.
Os dados indicam que mais de três quartos (76,5%)
dos acessos a e-commeces são feitos a partir de celulares, sendo 21,7%
por meio de aplicativos das empresas instalados nos celulares. Apenas
23,5% são por computadores pessoais.
Quem mais usa os celulares
para pesquisar nas plataformas de e-commerce são pessoas interessadas em
itens infantis, 82,2%, seguido por aqueles que procuram joias e
relógios (80,2%), e calçados (75,3%).
Quando a análise é feita
levando em conta apenas os aplicativos, as comidas e as bebidas lideram o
ranking, com 40,3%, seguidas por importados em geral, com 35%.
Já
as pesquisas de livros, papelaria e itens de educação são as mais
recorrentes quando os computadores pessoais são usados, com 53,2%. Em
segundo lugar aparecem ferramentas e acessórios (37,8%).
Setores
No
total, os sites de e-commerce do Brasil tiveram cerca de 3 bilhões de
acessos em novembro, alta de 10% em relação a outubro, aumento motivado
pela Black Friday. No acumulado dos últimos 12 meses, a soma chega a 32
bilhões de acessos.
A sondagem do relatório avalia o desempenho de 18 setores. Destes, 16 apresentaram alta de acessos no acumulado do ano.
Para fazer esse cálculo, os autores agrupam as empresas de e-commerce pelo segmento em que atuam.
Os dados estão dispostos pela parcela de participação de cada um deles em relação ao todo de cada segmento.
Confira abaixo os principais.
Marketplace
1 – Mercado Livre 31,3%
2 – Shopee 20,4%
3 – Amazon 19,5%
Moda e acessórios
1 – Lojas Renner 15,2%
2 – Dafiti 10,6%
3 – C&A 9,1%
Eletrônicos e eletrodomésticos
1 – Samsung 44,8%
2 – Kabum 10,2%
3 – Apple 8,2%
Cosméticos
1 – O Boticário 22,7%
2 – Natura 16,7%
3 – Beleza na Web 10,1%
Casa e móveis
1 – Madeira & Madeira 21,5%
2 – Leroy Merlin 19,5%
3 – Ferreira Costa 4,2%
Esportes
1 – Netshoes 36,2%
2 – Centauro 17,5%
3 – Nike 12,4%
Comidas e bebidas
1 – iFood 46,4%
2 – Carrefour 11,6%
3 – Zé Delivery 4,5%
Calçados
1 – Arezzo 15,3%
2 – Havaianas 8,3%
3 – Usaflex 4,9%