quinta-feira, 23 de novembro de 2023

Lula instala Comissão Nacional do G20 em cerimônia em Brasília

Candidate of Worker’s Party Luiz Inácio Lula Da Silva speaks during the first presidential debate ahead of October 02 elections at TV Bandeirantes...


SÃO PAULO, 23 NOV (ANSA) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva instalou nesta quinta-feira (23) uma comissão administrativa para a coordenação da presidência brasileira no G20, que começará a partir do dia 1° de dezembro.   

De acordo com o petista, este possivelmente é o mais importante evento internacional que o Brasil vai assumir a responsabilidade de coordenar.   

Durante cerimônia em Brasília, Lula destacou as prioridades da gestão brasileira, como o combate à desigualdade, à fome, à pobreza, além da luta contra as mudanças climáticas e a transição energética.   

Para o líder brasileiro, a “transição energética se apresenta para o Brasil como a oportunidade que nós não tivemos no século 20”.   

Em seu discurso, Lula também disse que quer fazer uma “grande discussão” sobre a governança mundial e o funcionamento das instituições multilaterais de crédito, como o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial.   

Segundo ele, é preciso que essas instituições deem prioridade às necessidades dos países em desenvolvimento e avaliem formas de renegociação de dívidas de nações em crise, como a Argentina.   

O presidente enfatizou que não é possível que as instituições “continuem funcionando como se nada tivesse acontecendo no mundo, como se tivesse tudo resolvido”.   

“Muitas vezes instituições que emprestam dinheiro, não com o objetivo de salvar o país que está tomando o dinheiro emprestado, mas para pagar dívida, e não para produzir um ativo produtivo, em uma demonstração que não há contribuição para salvar a vida dos países, estamos vendo o que aconteceu na Argentina, estamos vendo o continente africano com US$ 800 bi de dívida e que se não houver uma rediscussão de como fazer financiamento para países pobres a gente não vai ter solução”, explicou.   

A Comissão Nacional para a Coordenação da Presidência Brasileira do G20 será composta por 39 órgãos do governo, divididos em dois grupos.   

Conforme divulgado por Lula, o governo divulgará a partir de dezembro calendários e notas que vão orientar os trabalhos relacionados ao G20. Durante a cerimônia também eativeram presentes ministros do governo, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) e o presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso. (ANSA).  

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário