
Faixada do BTG PACTUAL (Crédito: Divulgação) (Crédito: Divulgação / BTG PACTUAL)
O banco BTG acertou a compra das fazendas agrícolas do Grupo Handz, pertencente ao empresário Washington Umberto Cinel, que também controla a Gocil, uma das maiores empresas de segurança privada do país.
Em março de 2025, o grupo controlado pelo empresário conseguiu a aprovação de seu pedido de recuperação judicial, iniciado em setembro de 2023. O plano prevê um desconto de 40% sobre um montante de dívidas que supera a casa dos R$ 1,7 bilhão.
Apesar da Gocil ser a empresa mais conhecida, o grupo mantinha forte atuação na área agrícola. Da dívida total apresentada no plano de recuperação, cerca de R$ 1 bilhão está em Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRAs) e Fiagros. Banco do Brasil, Banco do Nordeste e Caixa estão entre os maiores credores do grupo empresarial.
No processo, as fazendas foram reunidas sob a holding Brangus Nova Olinda Participações Societárias, foco da aquisição do BTG. Os ativos adquiridos pelo banco são fazendas voltadas à produção agrícola, em especial de cana-de-açúcar, arroz, soja e milho, localizadas nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Maranhão, além de atividades de criação de bovinos nas propriedades paulistas e gaúchas.
A venda das fazendas tem por objetivo viabilizar o cumprimento do plano de recuperação aprovado pelos credores, mediante a geração de recursos destinados ao pagamento de determinados créditos devidos pelo Grupo Handz. Após o pagamento dos débitos, os recursos serão direcionados para capital de giro ou realização de investimentos necessários para incremento de suas atividades.
Procurados, tanto o BTG quanto o empresário Washington Cinel informaram que não comentariam o assunto.
A aposta do BTG em terras agrícolas não é tão recente. Depois de amargar perdas com processos de recuperação judicial de produtores agrícolas desde 2021, o banco tem se esforçado para tentar recuperar os investimentos. As fazendas dadas como garantia estão sendo arrendadas e o valor pago pelos arrendatários tem sido usado para remunerar os cotitas dos fundos de terras agrícolas do BTG.
https://istoedinheiro.com.br/btg-fazendas-washington-cinel-gocil
Nenhum comentário:
Postar um comentário