terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Brasil é referência mundial no combate à miséria, diz FAO


Diretor-geral da FAO, que é brasileiro, deu declarações em vídeo enviado para seminário organizado para marcar os dez anos do Programa de Aquisição de Alimentos

Mariana Branco, da
Antônio Cruz/ABr
Criança comendo merenda escolar

Criança comendo merenda escolar: no programa de Aquisição de Alimentos, criado em 2003, produção de pequenos agricultores é adquirida para merenda escolar

O diretor-geral da FAO, José Graziano da Silva, disse hoje (4) que os avanços brasileiros em políticas sociais e de combate à fome “não passaram desapercebidos para o resto do mundo”.

“Esse conjunto de políticas mudou o rosto do Brasil. Hoje, [o país] é referência mundial no combate à fome e à miséria. E o Brasil não tem se negado à responsabilidade de compartilhar seu conhecimento”, disse. 

Graziano, que é brasileiro, deu as declarações em vídeo enviado para um seminário organizado para marcar os dez anos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), criado em 2003, por meio do qual a produção de pequenos agricultores é adquirida para a merenda escolar.

Representantes de países que usaram a experiência brasileira comentaram a implementação de suas próprias versões do programa. 

Entre outras iniciativas, o PAA inspirou o Purchase from Africans for Africa (PAA Africa), que reúne a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), o Departamento do Reino Unido para o Desenvolvimento Internacional e especialistas brasileiros. 

O PAA Africa atende a cinco países em caráter experimental: Moçambique, Senegal, Nigéria, Malauí e Etiópia. Além de compras locais para merenda escolar, os agricultores podem vender o excedente ao Programa Mundial de Alimentos (PMA) da FAO.

Segundo o ministro Milton Rondó, coordenador de Ações de Combate à Fome do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, 5.187 agricultores, 125 mil estudantes e 434 escolas são beneficiadas pelo programa na África. 

“Tem se desenvolvido de forma diferente em cada país, de acordo com suas especificidades. Mas, nos cinco, a FAO organiza os produtores. É bom lembrar que parte da alimentação escolar [no Brasil] era feita pelo PMA até o início dos anos 1990. É um salto que os países também podem dar”, disse Rondó.

Alexandrer Wykeham Ellis, embaixador e representante do Ministério do Reino Unido para o Desenvolvimento Internacional, afirma que o país europeu investe no PAA Africa porque o programa funciona. “Meu país é capaz de aprender e não só ensinar. Posso ver uma coisa muito bem feita no Brasil e aprender como podemos fazer isso nos outros países”, disse.

Segundo Guidione Ezequiel Elias, da Associação Agropecuária Tilimbique, de Moçambique, o programa é útil em questões como a regularização e organização dos produtores, além de estrutura física e qualidade da produção.

“Estamos na fase inicial, mas está nos ajudando muito. As associações [de produtores] não estavam bem legalizadas. Para vendermos nossos produtos, também era preciso ter bons armazéns. Construímos celeiros e, no fim de tudo, conseguimos vender o nosso produto de boa qualidade”, declarou, em participação no seminário.

Vivo e Samsung homenageiam Raul Seixas em novo filme


O evento, organizado pela agência Innova – All Around The Brand, aconteceu em uma festa exclusiva

Reprodução/YouTube/Vivo
Vivo e Samsung homenageiam Raul Seixas em novo filme

Vivo e Samsung homenageiam Raul Seixas: filme mostra contexto que parece remeter a “Dez Mil anos atrás”, onde homens das cavernas se depararam com tecnologia e internet

São Paulo - Na noite de ontem (3), em parceria, Vivo e Samsung apresentaram o filme inédito “Metamorfose Ambulante”, uma homenagem especial aos 25 anos sem Raul Seixas, com criação da agência Africa.

O evento, organizado pela agência Innova – All Around The Brand, aconteceu em uma festa exclusiva para convidados, jornalistas, formadores de opinião e integrantes do fã-clube do roqueiro no Cine Joia, em São Paulo.

O filme mostra um contexto que parece remeter a “Dez Mil anos atrás”, onde os homens das cavernas se depararam com a tecnologia e a internet, duas palavras mágicas que mudaram a maneira de enxergar as coisas. A trilha é claro, é a clássica “Metamorfose Ambulante”.

Confira o filme:

 http://www.youtube.com/watch?v=SH7YS24rto8

Copa terá cartilha de direito do consumidor para turistas


A publicação terá informações em português, inglês e espanhol e ajudará o turista a se proteger, por exemplo, de preços abusivos cobrados durante o evento

Marcelo Brandão, da
Gregg Newton/Bloomberg
Placa em língua inglesa da Copa do Mundo em frente ao Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília

Placa em inglês da Copa do Mundo: para presidente da Embratur, cartilha servirá para que, ao chegar ao

Brasil, o turista estrangeiro saiba quais são os seus direitos
Os turistas que desembarcarem nos aeroportos brasileiros para a Copa do Mundo terão acesso a uma cartilha sobre os direitos do consumidor no país.

A publicação terá informações em português, inglês e espanhol e ajudará o turista a se proteger, por exemplo, de preços abusivos cobrados durante o evento.

A cartilha é fruto de um acordo de cooperação técnica firmado hoje (4), em Brasília, entre o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) e a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), vinculada ao Ministério da Justiça.

Segundo o presidente da Embratur, Flávio Dino, a cartilha servirá para que, ao chegar ao Brasil, o turista estrangeiro saiba quais são os seus direitos. 

“A cartilha é um instrumento de informação, porque ninguém pode exercer seus direitos sem antes conhecê-los. Vamos receber pessoas que estarão em um país totalmente estranho a elas, que não têm nenhuma referência do Brasil.”

Além da cartilha, que também será distribuída em outros países, a cooperação entre as duas entidades compreenderá o acompanhamento dos preços cobrados nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo. Em todas elas, a Embratur terá representantes que trabalharão em parceria com os órgãos locais de defesa do consumidor.

Para a titular da Senacon, Juliana Pereira, o tema deve ser acompanhado de perto pelas duas entidades. “Se determinado setor sobe os preços, isso afeta a imagem do Brasil lá fora. Por isso, a Embratur tem todo interesse de acompanhar esse efeito. E, para nós, é uma questão interna, porque, se o preço aumenta absurdamente, o consumidor brasileiro também é penalizado”, disse a secretária.

O acordo assinado hoje também prevê a realização de um seminário internacional sobre proteção do consumidor turista, em março. O objetivo é debater a proposta brasileira de tratamento único para turistas consumidores no mundo. Posteriormente, a proposta deverá ser levada à Conferência Internacional de Direito Privado da Haia.

Grupo Pão de Açúcar é a varejista com mais reclamações em 2013

Por Adriana Mattos | Valor
 
 
SÃO PAULO  -  O Grupo Pão de Açúcar foi a rede varejista com maior número de reclamações do ano passado, segundo o Procon-SP. De acordo com o ranking geral de atendimento relacionados às empresas, a rede manteve a mesma posição de 2012.


Divulgação/GPA


Formada pelos supermercados, hipermercados e lojas de eletroeletrônicos, a varejista aparece em quinto lingar na lista, atrás de Vivo, Itaú, Claro e Bradesco, com 4.914 atendimentos, e 86,7% das questões esclarecidas.

Em 2012, o Pão de Açúcar ocupava a mesma quinta posição no ranking (ao incluir a operação de Casas Bahia). Em 2011, a rede ocupava a terceira posição para a mesma base de comparação - ao se somar os dados das queixas nas áreas de supermercado, hipermercado e varejo eletrônico. 

O volume de queixas aumentou consideravelmente. Em 2011, foram 1.251 reclamações, no ano seguinte, 812, e em 2013, atingiu 4.914 reclamações. Nesse caso, são considerados todos os negócios do grupo.

Em nota, o Pão de Açúcar informou que “pauta suas ações na excelência do atendimento e na transparência no relacionamento com seus clientes”. Ressalta ainda que suas empresas investem “continuamente em treinamentos e ações de pós-venda com o objetivo de superar as expectativas dos clientes, melhorar a qualidade dos serviços e aumentar índices de satisfação”.

A segunda colocada em reclamações no varejo é o Carrefour, em 22ª colocação. O GPA tem faturamento anual superior a R$ 50 bilhões e o Carrefour, com operação restrita ao varejo alimentar, fatura cerca de R$ 30 bilhões. 

(Adriana Mattos | Valor)

Desembolsos do BNDES aumentam 22% em 2013, para R$ 190 bilhões

 Assinatura de contrato com o BID em 19 de março de 2009
 
 
Por Elisa Soares | Valor
 
 
RIO  -  (Atualizada às 13h09) Os desembolsos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) somaram R$ 190,4 bilhões  no ano passado. O valor é 22% maior na comparação com as liberações de 2012.

Todos os setores apoiados tiveram crescimento nas liberações. A maior parcela - 33% - foi liberada para infraestrutura, com R$ 62,2 bilhões, o que representa um avanço de 18% sobre 2012. Na sequência, apareceu a indústria, que respondeu por 30% do total liberado (R$ 58 bilhões), alta de 22% em relação ao desempenho de um ano antes. 

A maior expansão relativa ocorreu no setor agropecuário, com alta de 64% em 2013, na comparação com o exercício anterior, e com total de R$ 18,6 bilhões liberados, ou quase 10% do total desembolsado pelo banco de fomento. Esse desempenho reflete o forte volume de investimentos no campo, em função da safra recorde em 2013. 

O setor de comércio e serviços, por sua vez, teve liberações de  R$ 51,5 bilhões (27% do total), incremento de 17% em relação a 2012. 

O BNDES mostrou ainda que as consultas caíram 11%  no ano passado. Diminuíram também as aprovações de empréstimos do BNDES, em 8% na comparação com o exercício anterior, e os enquadramentos, com baixa de 7% em igual base de comparação.

Em 2013, as aprovações somaram R$ 239,6 bilhões, as consultas, R$ 277,4 bilhões e os enquadramentos, R$ 275,1 bilhões. O banco atribuiu esses recuos à alta base de comparação com 2012. 

Produção industrial recua em dezembro, mas fecha 2013 com alta de 1,2%


Por Marta Nogueira | Valor
Ty Wright/Bloomberg

RIO  -  (Atualizada às 9h36) A produção industrial brasileira caiu 3,5% em dezembro, na comparação com novembro, na série com ajustes sazonais, o pior resultado negativo desde dezembro de 2008, apontou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2013 como um todo, a indústria brasileira teve crescimento de 1,2%, após queda de 2,5% um ano antes (dado revisado).

A previsão de 20 consultorias e instituições financeiras consultadas pelo Valor Data apontava, em média, queda de 1,6% na produção industrial em dezembro. 

O recuo da indústria no último mês de 2013 foi fortemente influenciado pela queda de 17,5% na produção de veículos automotores, segundo o IBGE. No período, todas as categorias de uso e 22 dos 27 ramos pesquisados pela entidade apresentaram baixa.

Entre novembro e dezembro passado, bens de capital declinaram 11,6%, refletindo a menor produção de caminhões. Bens intermediários cederam 3,9% e bens duráveis diminuíram 3%. Bens semi e não duráveis tiveram queda de 2,5%.

Perante dezembro de 2012, a produção industrial brasileira declinou 2,3%, com 16 dos 27 ramos avaliados com recuo. Mais uma vez, veículos automotores se sobressaíram, com decréscimo de 16,3%. Indústria farmacêutica também foi destaque de baixa, com recuo de 22,7%.

Em 2013 completo, a expansão de 1,2% foi sustentada pelo avanço nos seis primeiros meses do ano, de 2,1%, em comparação com mesmo período do exercício anterior. Na segunda metade do calendário, a indústria apresentou pequeno avanço, de 0,3%.

No comparativo anual, veículos automotores chamaram a atenção positivamente, com crescimento de 7,2%, exercendo a maior influência positiva na formação da média da indústria, apontou o IBGE.


Desempenho da produção industrial

Fonte: IBGE
período variação (%)
dezembro 2013 / novembro 2013 -3,5
dezembro 2013 / dezembro 2012 -2,3
acumulado 2013 1,2
acumulado 2012 -2,5

(Marta Nogueira | Valor)

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

CEO mais sexy do mundo vendia roupas em brechó antes de ter império no e-commerce


Sophia Amoruso, fundadora da loja on-line Nasty Gal, deixou a casa dos pais e a faculdade aos 17 anos para empreender; conheça sua história
 
 
CEO mais sexy do mundo vendia roupas em brechó antes de ter império no e-commerce

SÃO PAULO - Sophia Amoruso estampou diversos tabloides pelo mundo ao ser nomeada pelo Business Insider a CEO mais sexy do mundo. Aos 28 anos de idade e fundadora da loja on-line Nasty Gal, que vende mais de US$ 100 milhões por ano, a executiva mostrou em seu livro recém-lançado “#GirlBoss” que vai muito além de apenas um "rostinho bonito".

No livro, que deve chegar às prateleiras norte-americanas em maio deste ano, a empresária conta um pouco sobre trajetória profissional e pessoal, relacionando-as com insights de empreendedorismo e sucesso profissional para as mulheres jovens. “O mais óbvio era fazer um livro sobre moda, mas eu estava muito animada para fazer um livro de empreendedorismo”, disse Sophia ao site WWD.

Com uma trajetória nada convencional das demais “It girls” - termo usado para jovens mulheres que criam tendências de moda -, a executiva afirma que saiu de casa dos pais aos 17 anos, abandonou a faculdade e começou um pequeno negócio em 2006, vendendo suas roupas em uma loja on-line no eBay, um "brechó" especializado em roupas vintages.

Segundo o Business Insider, a empreendedora chegou a vender roupas em lojas como o Exército da Salvação, recebendo uma grande margem de lucro. Tudo, porém, com poucas perspectivas.

A sorte de Sophia começou a mudar quando decidiu ter seu próprio domínio e lançou oficialmente a Nasty Gal. Em pouco tempo, o site ficou famoso pela constante presença da executiva nas redes sociais, como MySpace e o Facebook. Hoje, quase nove anos mais tarde, o site emprega mais de 350 pessoas e tem mais de 2,5 milhões de seguidores nas mídias sociais.

O site também vende coleções assinadas por estilistas famosos, como Sam Edelman e Jeffrey Campbell. “Eu fui das portas dos fundo a CEO da minha própria empresa”, disse ela. Recentemente, a marca Urban Outfitters manifestou interesse em adquirir a Nasty Gal. Questionada sobre um possível acordo, Amoruso não quis comentar sobre o assunto.