SÃO PAULO - O
Grupo Pão de Açúcar foi a rede varejista com maior número de
reclamações do ano passado, segundo o Procon-SP. De acordo com o ranking
geral de atendimento relacionados às empresas, a rede manteve a mesma
posição de 2012.
Formada pelos supermercados, hipermercados e lojas de
eletroeletrônicos, a varejista aparece em quinto lingar na lista, atrás
de Vivo, Itaú, Claro e Bradesco, com 4.914 atendimentos, e 86,7% das
questões esclarecidas.
Em 2012, o Pão de Açúcar ocupava a mesma quinta posição no ranking
(ao incluir a operação de Casas Bahia). Em 2011, a rede ocupava a
terceira posição para a mesma base de comparação - ao se somar os dados
das queixas nas áreas de supermercado, hipermercado e varejo
eletrônico.
O volume de queixas aumentou consideravelmente. Em 2011, foram 1.251
reclamações, no ano seguinte, 812, e em 2013, atingiu 4.914 reclamações.
Nesse caso, são considerados todos os negócios do grupo.
Em nota, o Pão de Açúcar informou que “pauta suas ações na excelência
do atendimento e na transparência no relacionamento com seus clientes”.
Ressalta ainda que suas empresas investem “continuamente em
treinamentos e ações de pós-venda com o objetivo de superar as
expectativas dos clientes, melhorar a qualidade dos serviços e aumentar
índices de satisfação”.
A segunda colocada em reclamações no varejo é o Carrefour, em 22ª
colocação. O GPA tem faturamento anual superior a R$ 50 bilhões e o
Carrefour, com operação restrita ao varejo alimentar, fatura cerca de R$
30 bilhões.
(Adriana Mattos | Valor)
Nenhum comentário:
Postar um comentário