quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

ABERTA A PARTICIPAÇÃO ONLINE DA 1ª CONFERÊNCIA VIRTUAL DA COMIGRAR



Para comentar e votar, é necessário estar autenticado na comunidade Comigrar.  São dois pontos:  crie uma conta no Participa.br e entre na comunidade Comigrar.

Está aberta a 1ª Conferência Virtual da Comigrar. Neste espaço, os participantes poderão apresentar propostas à etapa nacional da Comigrar, no âmbito dos cinco eixos temáticos, independente de onde estejam no país ou no mundo.

A 1ª Conferência Virtual será realizada em três grandes momentos nos quais as pessoas poderão participar virtualmente, por meio desta plataforma:
  • 1º Passo – Debates abertos, em fóruns virtuais, sobre as temáticas dos cinco eixos. De 10 a 20 de fevereiro de 2014.
  • 2º Passo – Formulação das propostas como subsídios à Política e ao Plano Nacionais. De 21 de fevereiro a 6 de março de 2014.
  • 3º Passo – Priorização de propostas através de votação virtual. De 10 a 14 de março de 2014.
A Coordenação Executiva Nacional (CEN) será a facilitadora desta conferência virtual.
Todo o processo será realizado entre os dias 10 de fevereiro e 14 de março. Participe!
Obs.: Na Conferência Virtual não haverá indicação de delegados.

Passos

  • 1
    de 10 até 20 de Fevereiro de 2014
    Participe!
    Debate Aberto
    Aqui vamos conversar sobre o texto-base da 1ª Comigrar. Um texto-base é um documento que contém alguns dos principais tópicos relacionados a um tema a ser discutido em um fórum, conferência ou outro contexto específico.
    O Texto-Base da 1ª Comigrar reúne informações para embasar nosso debate sobre migrações e refúgio incluindo uma contextualização histórica das temáticas no país e do instrumento Conferência Nacional, que vem sendo usado desde 1940 para estimular a ampla participação social e a apropriação das discussões sobre rumos de temáticas de interesse popular.
    Extraímos a parte do texto que fala um pouco de cada um dos cinco eixos temáticos da Comigrar, que serão aplicados como marcos dos debates e disparadores das discussões. Você pode comentar cada parágrafo que estiver marcado clicando no balãozinho azul.
    Se você quiser comentar algo mais que não está marcado, utilize o último parágrafo, para “outras considerações”.
     
  • 2
    de 22 de Fevereiro até 6 de Março de 2014
    Em breve
    Formulação das propostas
    Após o período de debates, as temáticas abordadas deverão derivar em propostas de subsídios para a Política e/ou Plano Nacionais. Qualquer pessoa participante desta conferencia livre pode, nesta fase, propor um texto de proposta.
    Quando encerrado o período de Formulação de Propostas, a organização vai sistematizá-las e disponibilizá-las para priorização no próximo passo.
    Tudo o que for produzido servirá como material consultivo e fonte de referência para a formulação, condução e avaliação das políticas públicas e dos planos que afetam direta ou indiretamente as pessoas migrantes. Além disso, esse material aprofundará a compreensão sobre como novas políticas devem ser desenhadas para abarcar a diversidade dos cenários migratórios vividos pelo Brasil no presente e no futuro.
     
  • 3
    de 10 até 16 de Março de 2014
    Em breve
    Priorização de Propostas
    Agora é hora de votar nas propostas que você considera mais relevantes. Todas as propostas serão incluídas no Caderno de Propostas, que será o documento norteador da etapa nacional.
    A votação nas propostas será um importante sinalizador para estabelecer o cronograma das ações a serem previstas no Plano Nacional de Migrações e Refugio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário