segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

As 10 empresas mais inovadoras da América do Sul




Na lista elaborada pela Fast Company há desde empresas que revolucionaram mercados a companhias que criaram produtos inusitados. Entre elas, seis são brasileiras


Luísa Melo, de  Exame




Dreamstime.com

 Lâmpadas e ideia

As 10 empresas mais inovadoras da América do Sul, segundo a Fast Company

São Paulo - Durante  mais  de  seis  meses,   a equipe da   Fast Company  analisou dados para reunir as 50 empresas que mais inovam no mundo.

De todo o material, foram recortadas as dez companhias mais inovadoras da América do  Sul, das quais seis são  brasileiras.   Os  motivos  que  as  colocam  na  lista  vão   desde   o   desenvolvimento    de   produtos revolucionários até a criação de sistemas para diminuir a burocracia.
Confira:

1. Braskem

 Fábrica da Braskem

País: Brasil 



Por que está na lista:  em vez de petróleo, a petroquímica começou a usar a cana de açúcar na produção de plástico. Em 2013, a empresa desenvolveu uma linha de plástico renovável de baixa densidade para sacolas de compras.

2. BCMF Arquitetos

Estádio Mineirão, em Belo Horizonte

País: Brasil

Por que está na lista:  o  escritório  desenhou o  primeiro  estádio  de  futebol totalmente movido a energia solar,  o  Mineirão.          Responsável pela reforma da arena, a empresa aproveitou a estrutura original, mas acrescentou um novo teto com painéis solares. O estádio também reaproveitará a água da chuva.  

3. Magazine Luiza

 Campanha da Magazine Luiza

País: Brasil

Por que está na lista: a companhia foi pioneira no conceito de "loja virtual", lançado nos anos 90, pelo qual o cliente pode testar o produto em uma loja física e fazer a compra online.          No ano passado, a rede de varejo abriu uma loja virtual na favela de Heliópolis, onde também oferece cursos e eventos à comunidade.

4. Wayra

Logo da Wayra

País: Colômbia

Por que está na lista:  criada  por  José  María  Álvares-Pallete,  diretor  de  operações  da  Telefónica,  a organização fornece ferramentas tecnológicas, espaços de trabalho e mentores  qualificados a  startups  com foco internet e tecnologia da comunicação. O objetivo é dar suporte para que empreendores talentosos  não precisem  deixar  a  América  Latina  para  tocar  seus  projetos.     As operações da Wayra começaram na Colômbia  e  hoje  estão  presentes  no  México,  Peru,  Argentina,  Venezuela,  Chile  e  no México,   Peru, Argentina, Venezuela, Chile e no Brasil.

5. Monte Alto Renovable

 Hotel chileno The Singular Patagonia


País: Chile

Porque está na lista: a empresa ajuda hotéis e comunidades a adotarem serviços de energia de biomassa. Ela  administra  gastos  iniciais  com  a  energia  renovável,  financia  compras de  equipamentos, instalação e manutenção em troca de contratos de abastecimento de combustível de longo prazo.  A companhia lançou o seu  primeiro  projeto  comercial  no  ano  passado  e  espera  substituir   aproximadamente   1   milhão    de quilowatts-hora  (Kwh)  de  energia  produzida  por  diesel  por  energia  de  biomassa, o que significa a não emissão  de  até  8  mil  toneladas  de  dióxido  de    carbono ao ano e uma economia de 50 mil dólares com combustíveis anualmente.

6. Globant

Escritório da Globant em Buenos Aires

País: Argentina

Por que está na lista: ela pode ser a primeira empresa argentina listada na Bolsa de Nova York, caso lance sua   IPO   registrada   em  86  bilhões  de   dólares  esse ano.           Com clientes como Google e Zynga, a desenvolvedora  de  software  coloca  seus  2,8 mil  funcionários  para trabalhar em módulos de criação que passam por games, computação em nuvem e experiência do consumidor.

7. ContaAzul

Equipe da startup ContaAzul

País: Brasil

Por que está na lista: a  companhia  oferece  um  sistema  online que  gerencia  questões  como  o fluxo de caixa, vendas, clientes e documentos, ajudando principalmente pequenas empresas a lidar com a burocracia. Em 2011, a ContaAzul lançou também um programa para certificar consultores de negócios no Brasil.

8. Samba Tech

Gustavo Caetano, CEO da Samba Tech

País: Brasil

Por que está na lista:  a  empresa  é a  maior  plataforma  de  vídeos online  da América Latina e gerencia conteúdo de nomes como Samsung e Playboy. É focada em transmissão ao vivo,  ensino à  distância e web TV. No ano passado, a companhia se tornou uma holding que fornece tecnologia para desenvolver soluções internas para startups e outras empresas. Nesta segunda-feira, a Samba Tech anunciou uma parceria com a Amazon Web Services que permitirá que a  plataforma  suporte até 300 milhões de vídeos visualizados por mês.

9. Tátil Design

 Embalagem Natura Sou

 


País: Brasil

Por que está na lista: no ano passado, a empresa desenvolveu as embalagens da linha de produtos "Sou", da Natura. O novo design, com 70% a menos de plástico, é flexível e permite que o produto seja extraído até a última gota. A Tátil Design também foi a responsável por elaborar os logos para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016.

10. Advanced Innovation Center

Torneira

País: Chile

Por que está na lista:  o  centro  desenvolve  soluções  para  problemas  em  escala  mundial  usando  uma combinação de ciência avançada com indústria e matemática. Um de seus maiores produtos é o Plasma, um sistema  de  saneamento  de  água  que  envolve  oxidação,   ionização  e  raios   ultra-violeta  para eliminar micróbios. Com a tecnologia, é possível purificar 35 litros de água em cinco minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário