Atuação:
Consultoria multidisciplinar, onde desenvolvemos trabalhos nas seguintes áreas: fusão e aquisição e internacionalização de empresas, tributária, linhas de crédito nacionais e internacionais, inclusive para as áreas culturais e políticas públicas.
Nem mesmo a queda do barril do petróleo, verificada nos últimos meses,
seguraram os investimentos para geração de energia limpa no ano passado
que cresceram 16% em relação a 2013, somando US$ 310 bilhões no todo o
mundo. O total ainda é menor que o registrado em 2011, de US$ 318
bilhões, mas é a primeira vez em três anos que o setor volta a crescer.
Os dados são de relatório anual da Bloomberg New Energy Finance
divulgado hoje.
A China puxou a expansão, com investimentos de US$ 89,5 bilhões, 32%
mais do que o país havia investido em 2013. Mas foi o Brasil que
registrou uma das maiores variações, de 88%, chegando a US$ 7,9 bilhões.
Em parte, isso pode ser explicado pelos baixos investimentos de 2013
nesse tipo de energia no Brasil, mas há também uma tendência de que os
recursos em fontes de energia limpa voltem a ganhar corpo. Em novembro, o
Brasil realizou seu primeiro leilão de energia solar, comprando 890 MW
para serem entregues nos próximos anos. A iniciativa pode dar segurança
para que novos projetos e investimentos surjam.
De acordo com o relatório da Bloomberg New Energy Finance, globalmente,
os grandes projetos para geração de energia solar foram o grande
destaque de 2014, com um incremento de 25% em relação a 2013. Somente no
desenvolvimento de plantas, equipamentos e desenvolvimento de novas
tecnologias foram gastos US$ 150 bilhões – é o maior investimento já
registrado para a categoria.
Costurar a criação da Ambev, adquirir o Burger King e
a Heinz foram bons treinos. O desafio que Lemann se impôs agora é
consertar o ensino público brasileiro
Esta matéria foi originalmente publicada na edição de agosto de 2014 de Época NEGÓCIOS
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Falar sobre a educação brasileira é repetir as mesmas reclamações
feitas há décadas: limitado orçamento, professores mal pagos, conteúdos
defasados, instalações públicas aos cacos e falta de interesse dos
alunos, entre tantos outros. Paradas no tempo, as escolas não conseguem
acompanhar a evolução pedagógica e tecnológica dos colégios privados de
elite. Mesmo no universo de colégios particulares como um todo, o número
de alunos ainda é restrito – são 8,6 milhões, pelas contas do Instituto
Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A
maior parte dos alunos brasileiros, mais de 41,4 milhões, frequenta
cursos do ensino fundamental à universidade em instituições públicas. O
número já foi maior – ao fim da década de 90, eram mais de 45 milhões. O
gap de qualidade vem desengatilhando uma migração em direção ao ensino
privado. De 2010 a 2013, o número de matriculados em escolas privadas
subiu 14%. Não à toa, o mercado educacional privado vive um momento
dourado, nos últimos anos, com a consolidação de diversas empresas
menores em grandes players com ambições globais.
[O melhor exemplo é a Kroton. Ao se fundir com a Anhanguera, em
2013, a empresa se tornou o maior grupo de educação do mundo em valor de
mercado, próximo dos US$ 8 bilhões. É mais de 1,5 milhão de alunos no
ensino superior, e com tanto potencial para crescer mais que suas ações
são as que mais se valorizaram na bolsa de valores nos últimos dois anos
e meio. Parece um contras-senso: a educação brasileira está mais rica,
mas o ensino público está encolhendo.]
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Lemann não é o primeiro empresário a se preocupar com a educação. Há
exemplos como a Fundação Bradesco, que atende mais de 100 mil alunos por
ano em colégios próprios (só para funcionários), ou a Fundação Roberto
Marinho (parte do Grupo Globo, que edita NEGÓCIOS), com conteúdo
educacional pela TV que já atingiu mais de 6 milhões de alunos. Há
instituições que contam com o apoio de empresários para criar modelos
pedagógicos a serem disseminados pelo Brasil, como é o caso do Instituto
Ayrton Senna, cujas metodologias atingem 2 milhões de alunos por ano.
O projeto de Lemann, porém, tem um escopo muito maior, na esteira do
seu mantra de que “sonhar grande custa o mesmo que sonhar pequeno”. E o
ritmo do sonho aumentou nos últimos anos. Todos os entrevistados
próximos a Lemann citam a pressa do empresário para levar uma qualidade
de ensino melhor ao maior número de brasileiros. Fala-se em 50 milhões
de pessoas impactadas, sendo um bom naco disto de estudantes. São
números audaciosos, não apenas porque a atual estatística é muito abaixo
disto, mas por se tratar de um quarto de toda a população brasileira,
algo que nem fundações com décadas de estrada conseguiram fazer. Os
métodos são os mais diversos: plataformas de ensino adaptado, algoritmos
para vestibular, aulas em vídeo, bolsas de pesquisa para educadores,
formações para professores e até inserções em novelas. Além disso,
Lemann tem dinheiro, tecnologia, profissionais gabaritados na área e,
talvez o mais importante, a admiração de todos os setores para conseguir
costurar acordos entre esferas e entidades tão distintas.
O investimento em educação é feito por diferentes institutos que
conversam entre si, numa malha encabeçada por Lemann que envolve
empreendedores, estudantes, executivos, professores, algumas das
universidades mais respeitadas do mundo e outras fundações que tentam
melhorar a educação no Brasil. São quatro os pilares com funções mais ou
menos definidas: a Fundação Estudar custeia bolsas de estudo para
graduação e pós-graduação e oferece treinamentos; a Fundação Lemann
testa tecnologias para melhorar em massa a qualidade da educação e
também distribui bolsas, mas apenas para pós-graduação; o gestor Gera
Venture investe em startups e compra operações educacionais que não têm
dinheiro para crescer; e o centro de estudos Lemann Center, em Stanford,
na Califórnia, incentiva pesquisas sobre alguns dos principais
problemas do setor no Brasil. As ações abarcam ensino básico,
fundamental, vestibular, graduação, pós-graduação, concursos públicos e
novos métodos de ensino. Também não é preciso estar dentro da sala de
aula: tecnologias para melhorar a gestão dos colégios e formar diretores
ou secretários de educação fazem parte do pacote.
Cada um dos quatro pilares segue à risca a mesma filosofia agressiva
criada por Lemann para transformar empresas em apuros em queridinhas da
bolsa de valores. Não é porque trabalham com algo intangível e tantas
vezes subjetivo como educação que os executivos da Fundação Lemann, por
exemplo, não têm metas agressivas, prazos que soam irreais – e bônus
polpudos caso o trabalho seja benfeito. Nos próximos cinco anos, todas
as iniciativas educacionais do projeto devem atingir mais de 30 milhões
de brasileiros. Mais da metade disto será de alunos do ensino básico.
O assunto se tornou tão relevante para Lemann que ocupa parte
considerável da sua atual rotina de trabalho. Sua presença é constante,
mesmo que passe a maior parte do ano em sua casa na Suíça. Ele participa
de reuniões de conselho das fundações, faz visitas ocasionais a
startups investidas, dá palestras para bolsistas das suas duas
fundações, organiza e participa de viagens para centros de excelência em
educação e conecta figuras que, no seu entender, podem contribuir de
alguma maneira com o projeto. “Uma coisa que ele diz muito é: ‘olha, tem
um cara que se formou com algum tipo de apoio, então fala com ele’”,
diz Paulo Blikstein, diretor do centro de pesquisa em educação Lemann
Center, na prestigiosa Universidade Stanford, na Califórnia. Tal qual
suas apostas em áreas onde não tinha tanta familiaridade no Banco
Garantia (a primeira de suas investidas no mundo dos negócios), Lemann
se cerca de técnicos que entendem de educação. É para eles que o
empresário explica suas ideias e como enxerga a evolução da educação no
país. “A grande inteligência do Jorge Paulo é que ele sabe que não é
educador, mas se cerca das pessoas que mais entendem disso”, diz
Blikstein.
Todas as ações da iniciativa educacional do empresário podem ser
divididas em quatro grupos: a base da pirâmide; as bolsas de estudo; a
pesquisa; e os investimentos.
Para comemorar seus 75 anos, em agosto, Lemann convidou
amigos como Bill Gates e Warren Buffett para um seminário de dois dias
em Harvard, no qual discutiu negócios
A base da pirâmide
A espinha dorsal é a Fundação Lemann, que se aventura pelos quatro
grupos, embora gaste “90% do seu tempo” na sua missão de melhorar a
qualidade da educação básica no Brasil, como afirma o diretor-geral da
fundação, Denis Mizne. Em 2002, Jorge Paulo já era um executivo
reconhecido e rico, ainda que estivesse longe das principais tacadas da
sua carreira. A cultura de meritocracia gerida no banco Garantia já
tinha virado um modelo de gestão. A fundação, então, nasce do desejo do
empresário de promover uma mudança aos moldes da deixada na história da
administração privada, mas na educação brasileira. “Se a educação é a
melhor maneira de uma pessoa atingir seu potencial individual, para o
Brasil atingir seu potencial como país a educação pública precisa
funcionar”, diz Mizne. Nos primeiros anos, a fundação tinha como foco
ajudar a formar diretores e traduzir livros com conceitos pedagógicos
interessantes. Era uma abordagem limitada. Ao fim da primeira década,
Mizne se sentou para conversar com um Lemann decidido a mudar o escopo
da sua fundação.
Até então, o advogado Mizne não tinha planos de trabalhar com educação.
Sua especialidade era a violência. Em 1997, fundou o Instituto Sou da
Paz, responsável por uma campanha popular na década de 90 contra a
violência, que usava celebridades posando com os polegares unidos em
frente ao rosto de forma que as mãos imitassem uma pomba de asas
abertas. Ao voltar ao Brasil, em 2010, após estudar nas universidades de
Yale e Columbia, Mizne buscava investidores para viabilizar novos
projetos dentro do instituto. Uma amiga lhe contou que Jorge Paulo
Lemann buscava alguém para liderar a fundação que levava seu nome. “Fui
lá conversar achando que ia tomar um dinheiro para o Sou da Paz”, diz
ele.
Mizne é um executivo cordial e astuto, capaz de conduzir uma conversa
sem perder por um minuto a atenção do interlocutor. Fisicamente, parece
uma versão menos histriônica de Steve Ballmer, o ex-executivo da
Microsoft conhecido pelos arroubos emocionais. Assumiu o posto cheio de
ideias e recebeu um conselho inesperado de Lemann: “Arrume a casa.
Deixe a gestão perfeita para crescer, mude de escritório e organize o
jurídico. Nos primeiros seis meses não quero saber de ideia”. Elas
viriam com o tempo, defendia Lemann. Para ter inspirações de como
deveria ser seu trabalho, Mizne apelou para outra das estratégias
conhecidas do empresário. Quando o Garantia comprou a Lojas Americanas,
em 1982, os donos do banco, sem saber patavina sobre varejo, escreveram
para um sujeito que conhecia muito o setor: Sam Walton, o mítico
fundador do Walmart. Walton não só respondeu à carta como aceitou
receber Sicupira e Lemann na sede da empresa, em Bentonville, nos EUA.
Mizne também fez seus contatos pelo mundo. Foi visitar países como
Cingapura e Coreia, ter reuniões com ministros da educação, conhecer
escolas com propostas modernas e fundações de bilionários que, tal qual
Lemann, vinham apostando em educação, como a Bill & Melinda Gates
Foundation e a Open Society, do megainvestidor George Soros.
De volta ao Brasil, Mizne começou sua gestão com uma pegada mais Vale
do Silício do que Oxford. Lemann tinha lhe deixado claro que o objetivo
do impacto em larga escala só seria alcançado com a introdução da
tecnologia na educação. Em vez de construir escolas ou criar métodos de
ensino próprio, um software online de qualidade pode ser traduzido para o
português e distribuído para milhares de escolas em segundos. Mizne
mapeou e entrou em contato com diversas startups e fundações
responsáveis por plataformas digitais de educação. Quando fazia sentido
(o que significa dizer que tem qualidade e consegue ter escala rápido), a
Fundação Lemann traduzia para o português e ajudava a disseminar. Hoje,
o principal exemplo é a Khan Academy, plataforma de educação digital
nascida das aulas de matemática que o americano Salman Khan dava à prima
pelo YouTube. Após atrair a atenção (e milhões de dólares em doações)
de gente como Bill Gates e Carlos Slim, Khan montou uma tecnologia que
ensina matemática, ciências e economia, entre outras áreas, com aulas
gravadas e exercícios na tela do computador. Conforme o aluno vai
acertando ou errando, a tecnologia identifica as áreas que ele domina e o
que ele precisa estudar mais. A dificuldade dos exercícios é
determinada pelo conhecimento do aluno, e não pelo ritmo de aprendizado
da classe. Por isso, mesmo dentro de uma mesma sala de aula, a Kahn
Academy mostra diferentes exercícios para diferentes alunos. Para
professores, a tecnologia compila um relatório com as notas e o
desempenho de cada aluno.
Em 2012, a Fundação Lemann fechou acordo com a Khan Academy para
traduzir e aplicar a tecnologia em escolas públicas pelo Brasil. Há dois
anos, eram 210 alunos na periferia de São Paulo com aulas apenas de
matemática. Hoje, são mais de 70 mil, nos estados de São Paulo, Paraná,
Ceará, Bahia, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Os colégios que
aderiram contam com carrinhos com laptops que percorrem as salas onde a
Khan será usada em aula. Quem compra o hardware é a escola.
A fundação
banca a plataforma, a formação do professor e o acompanhamento. “Hoje
tem fila de escola” esperando para participar, diz Mizne. Aberta para o
público em geral no começo do ano, a Khan Academy em português já atraiu
mais de 700 mil usuários. Após a Khan, a Fundação Lemann foi atrás de
outros projetos com escala. Em agosto de 2013, traduziu para o
português dois cursos da plataforma Coursera, que agrega material de
universidades como Stanford e Princeton. Com tradutores voluntários,
mais 26 cursos estarão em português em setembro. Também em setembro,
deve lançar o Programaê!, plataforma para ensino de programação a jovens
usando conteúdos do site americano Codeacademy, da própria Khan Academy
e do projeto Scratch, criado pelo Massachusetts Institute of Technology
(MIT) para crianças. Em novembro, fechou acordo com o Google para
produzir um canal de conteúdo educacional para o ensino médio no YouTube
chamado YouTube Edu.
[Fica claro que a Fundação Lemann, em vez de ter uma fórmula clara,
vai tateando para tentar encontrar o melhor jeito de aplicar essas
tecnologias ao atual currículo escolar, com a anuência de professores e
sem apelar para a falha estratégica de achar que colocar um laptop em
sala de aula já resolve todo o problema.]
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Só aulas de matemática usam a Khan Academy, por exemplo. Como fazer com
que a tecnologia impacte também aulas de geografia, história e
português sem atrapalhar o processo de ensino? É um dos principais
desafios de Mizne.
Para fazer o meio de campo
Até pelo interesse na área, a Fundação Lemann se tornou um ponto de
contato entre startups que misturam tecnologia e educação. Em algumas, a
fundação investiu, como é o caso da Geekie, dona de uma tecnologia de
aprendizado adaptativo. Em outras, financiou os testes da ferramenta de
gestão educacional criada pela startup WPensar em escolas públicas de
Niterói, como parte do concurso Start-Ed. Para outras, a fundação
encomenda projetos, como é o caso da plataforma de cursos Veduca. Na
primeira semana de setembro, Mizne estará à frente de uma excursão para o
Vale do Silício com dez empreendedores, como Carlos Souza, da Veduca, e
Claudio Sassaki, da Geekie. Na pauta, reuniões com investidores,
escolas e startups semelhantes. Não é a primeira: há dois anos, Mizne
liderou outra viagem para Califórnia e Nova York, desta vez com gente de
outras fundações e do governo.
Em alguns casos, este apoio é decisivo na formação da empresa. Foi o
que aconteceu com Thiago Feijão. No dormitório do Instituto Tecnológico
de Aeronáutica (ITA), onde estudava, Feijão criou uma plataforma para
professores acompanharem o desenvolvimento dos alunos em sala de aula,
chamada QMágico. Sem nenhuma experiência em educação, Feijão bateu na
porta da Fundação Lemann, que financiou o teste da tecnologia em quatro
escolas públicas em São José dos Campos, em 2012, com profissionais
próprios destacados para acompanhá-los. A equipe ainda ajudou Feijão a
definir o foco da startup e como montar a equipe. Sem este empurrão, não
haveria startup, diz Feijão. Pode parecer uma estratégia para “guardar
lugar” na hora de investir. Não foi o caso: quando abriu para
investidores, a QMágico não captou dinheiro nem da Fundação Lemann nem
do Gera.
Os exemplos mostram outra faceta da Fundação Lemann, além da de
financiadora que investe em diferentes plataformas: a de agregadora.
Converse com qualquer fundador de startup ou executivo de ONG do setor e
todos, em algum momento, vão mencionar que já se sentaram para
conversar com Mizne. No papel de articulador (facilitado pela rica
agenda de telefones de Lemann), a fundação se aproxima dos reguladores
por trás de políticas públicas que poderiam ajudar a resolver problemas
vistos de perto nas escolas apoiadas pela fundação. Por exemplo: no
papel, 84% das escolas brasileiras têm internet. Na realidade, a conexão
serve, em muitos casos, apenas a funções burocráticas. “Estamos
pensando no que precisamos para conseguir, em cinco anos, que todos os
alunos e professores do Brasil tenham internet de altíssima velocidade”,
diz. É uma meta privada, com impacto e exigência de envolvimento
públicos, o que obriga a fundação a se aventurar no nem sempre amigável
ambiente do governo. Como “desatadora de nós”, ela se junta à discussão
e, nas palavras de Mizne, cria condições (como levantar dados e conectar
profissionais de diferentes perfis) para agilizar a tomada de decisão.
Outra discussão é a envolvendo a Base Nacional Comum de Educação,
currículo nacional a ser cobrado dos alunos no ensino fundamental. São
casos onde a tríade prazo/meta/bônus, mágica no ambiente privado, pode
não ser tão eficiente.
As viagens para os EUA organizadas pela Fundação Lemann
incluem também outras ONGs de educação bancadas por empresas, como a
Inspirare, da família Gradin
As bolsas de estudos
A investida educacional mais popular de Jorge Paulo Lemann são as
bolsas distribuídas pela Fundação Estudar. Historicamente, a primeira
vez que o empresário pagou para que um jovem no qual via potencial
estudasse fora foi na década de 80, quando um sujeito chamado Carlos
Brito bateu à porta do banco Garantia pedindo dinheiro para um MBA em
Stanford. Tudo era feito informalmente até 1991, quando o empresário
oficializou a prática ao fundar a Fundação Estudar, com Telles e
Sicupira. Nos primeiros anos, a fundação ocupava uma mesa e, quando as
entrevistas precisavam ser feitas, salas de reunião dentro do Garantia.
Em 23 anos, a Fundação Estudar pagou pelos estudos de mais de 570
estudantes, dentro e fora do Brasil. Trata-se de um clubinho de entrada
limitada. Em 2013, mais de 31 mil inscritos enfrentaram seis etapas de
seleção, de provas à temida entrevista final com o conselho, até que
fossem definidos os 28 bolsistas.
O hábito de pagar bolsas de estudos surgiu da dificuldade de Lemann de
encontrar gente qualificada o suficiente para tocar alguns dos negócios
nos quais o Garantia e o 3G se aventuravam. A ideia era custear os
estudos dos executivos e aproveitá-los assim que voltassem, algo copiado
até hoje por consultorias. “Naquele momento, para um brasileiro ir para
o exterior era superdifícil”, diz Lemann, em vídeo, para comemorar os
20 anos do grupo. Como um banco de investimento vive de fazer negócios
no Brasil, melhorar a formação de executivos era bom para o mercado e,
consequentemente, para o Garantia. Não há obrigação de que os
beneficiados trabalhem em algumas das empresas de Lemann. Ainda assim,
ali é o destino de muitos. Basta olhar o topo do organograma de Heinz,
Ambev e AB InBev: Bernardo Hees, João Castro Neves e Brito, o precursor,
foram bolsistas da Estudar.
Em 20 anos, a Fundação Estudar já deu 500 bolsas. Para Lemann, “é um
número pequeno”. Há um ano, o grupo está ampliando seu alcance com
cursos de preparação
Há uma obrigação (mais moral que formal) do estudante pagar as bolsas
em até oito anos. Houve calotes, mas foram poucos. A devolução do
dinheiro, em parcelas, é parte de um movimento maior que implica no
reembolso por parte dos bolsistas. Não à toa, duas das etapas de seleção
para a Estudar envolvem os ex-bolsistas. Na primeira, eles entrevistam
os candidatos. Logo depois, se reúnem para trocar impressões sobre eles e
eliminar os que não acham aptos. Aí está outro dos mantras de Lemann em
ação: gente boa atrai gente boa. O contato entre quem procura e quem já
ganhou uma bolsa também forma uma rede de contatos que extrapola áreas
de estudo, profissões e idade. Bolsistas, ex-bolsistas, empresários e
membros do conselho da Fundação Estudar se encontram anualmente. Nos
primeiros anos, uma sala de reuniões do Garantia era suficiente. No
início do mês passado, 350 pessoas se reuniram no hotel Unique, na Zona
Sul de São Paulo. Ali, conhecidos se reveem, novas relações
profissionais são formadas, quem ganhou bolsa se apresenta e quem já
pagou a sua diz o que tem feito da vida. “É fenomenal o calibre das
pessoas. Só tem gente interessante e apaixonada”, diz Gabriel Benarrós,
manauara de 25 anos que terminou a gradução em Stanford com bolsa da
fundação. Na entrevista final, ele e mais cinco pessoas passaram uma
hora sendo avaliados pelo conselho da fundação – Jorge Paulo Lemann,
inclusive. Passou, foi para Stanford e, no último ano da graduação,
emendou um mestrado. Em uma das aulas, bolou um sistema de venda de
ingressos. Voltou ao Brasil com um investimento do professor e lançou o
Ingresse em março de 2012. Hoje, com mais de R$ 10 milhões recebido de
investidores, a startup já vendeu mais de 200 mil ingressos para mais de
2 mil eventos. No mercado, a Ingresse é vista como uma potencial
ameaça à dominação de Ingresso Fácil, Tickets For Fun e Ingresso.com.
Três anos após receber a bolsa, Benarrós era um dos palestrantes no
encontro deste ano, falando sobre empreendedorismo a quem queria entrar.
O ciclo, então, recomeça.
Lemann não é o único do 3G a investir em educação. Marcel
Telles fundou o Ismart em 1999 para oferecer bolsas de estudo a jovens
pobres com alto potencial no ensino fundamental. Hoje, são 924 bolsistas
em colégios como o Bandeirantes (SP)
Para as massas
O limitado grupo cresce ao ritmo de mais ou menos 30 novos bolsistas
por ano. “É um número pequeno em relação ao tamanho do país. Porque 500
jovens, em 20 anos, é nada”, diz Lemann, no vídeo. Há três anos, a
Fundação Estudar tomou um novo caminho. A dupla Rodrigo Teles e Fabio
Tran, dividindo a liderança a partir de janeiro de 2013, traçou um
modelo para atingir mais estudantes, enquanto achava uma fonte de
receita própria. Hoje, o dinheiro vem de reembolso e doações dos
ex-bolsistas, dos três mantenedores (Ambev, o banco BTG Pactual e a
Falconi Consultores de Resultados) e de empresas como a Cosan e o
Itaú-Unibanco. “Temos buscado construir produtos que tenham receita
própria e recorrente”, diz Tran. “A fórmula encontrada foram
treinamentos pagos”, diz, no segundo andar do sobrado que a Fundação
Estudar ocupa na Vila Madalena, em São Paulo. O modelo é parecido com o
das bolsas tradicionais, com uma diferença: quem não passa na seleção
paga para entrar.
Um bom exemplo é o Personal Prep, curso que ajuda estudantes do ensino
médio a preparar os documentos para tentar entrar em faculdades fora do
país, lançado em 2013. Ele é composto por aulas gravadas em vídeo e
orientações presenciais por quem já passou pelo processo. Os mais bem
posicionados na seleção feita pela Fundação Estudar fazem de graça. Quem
não passou paga entre R$ 1,5 mil e R$ 20 mil. Parte da margem vai para a
fundação, parte para financiar os custos de quem passou por mérito. O
nível de sucesso é alto: metade dos alunos aprovados nas dez melhores
universidades americanas neste ano saiu do curso, diz Tran. É o tipo de
estatística que todo colégio adoraria trompetear para atrair mais
alunos. Outros dois treinamentos são o LabX, curso de formação de
liderança que dura dois fins de semana e custa até R$ 570 por pessoa, e a
conferência de carreira Ene, onde empresas pagam para que estudantes
selecionados façam um “pitch” (uma apresentação falada das próprias
qualificações) de si mesmo. Somadas, as três iniciativas devem atingir
quase 3 mil alunos em um ano, cem vezes mais que o número de bolsas. Não
é a mesma coisa que estudar em Stanford, por exemplo, mas aumenta o
alcance da Fundação Estudar, como Lemann quer. Espera-se também outra
consequência dos treinamentos: com mais procura, a Fundação Estudar
deverá crescer de tamanho, abrindo espaço para outros jovens em
ascensão. “Para viver a meritocracia, devemos ter uma organização
crescendo. Se não cresce, não tem como promover as pessoas”, diz Tran.
De novo, é a cartilha de Lemann em ação.
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[No LabX, a Fundação Estudar também treina quem possa replicar o
conteúdo por conta própria. Além dos 23 estados brasileiros, o evento já
tem datas marcadas em Nova York e Boston.]
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As bolsas da Estudar não são as únicas financiadas pelo executivo.
Desde 1999, a Fundação Lemann distribuía bolsas exclusivamente para
pós-graduações em Harvard. Nos anos seguintes, estudantes foram mandados
para outras faculdades respeitadas, como Columbia, Yale e Stanford, mas
ainda de forma fragmentada. Em 2011, uma das ações de Mizne foi juntar
todas as bolsas sob um mesmo projeto, chamado Lemann Fellowship. Há uma
sobreposição: a Fundação Estudar também distribui bolsas de pós, mas a
tendência é que acabe ficando apenas com a graduação, segundo Tran. E
ainda que se trate do mesmo produto – financiamento estudantil –, a
Lemann Fellowship tem suas particularidades. Só ganha gente mais
avançada na carreira, que esteja disposta a “dedicar suas vidas a
enfrentar os principais problemas sociais brasileiros”, na definição de
Mizne. Chamados de Lemann Fellows, eles vão fazer mestrados e doutorados
em sete faculdades prestigiosas (Harvard, Stanford, Columbia, Oxford,
Illinois, Ucla e Yale). É gente que, de volta ao Brasil, trabalhará, em
sua maioria, em qualquer esfera do governo. Não à toa, mais de 60% dos
Felllows estudam gestão e políticas públicas. Eles incorporam a aposta
da fundação em destravar, dentro do governo, alguns dos nós observados
nas escolas. Ao contrário da política de reembolso da Estudar, os Lemann
Fellows não precisam pagar a bolsa. O retorno ao Brasil, porém, é quase
inegociável.
“Moralmente, eles têm de voltar. Por enquanto, estamos indo pela
cenoura. Se precisar, vamos pelo porrete (risos)”, diz Mizne. Em vez da
violência da piada, a fundação apelou para a agenda telefônica de
Lemann. Para facilitar este retorno, Mizne organiza encontros nos quais
os bolsistas recém-chegados se encontram com figuras de projeção do
cenário político e econômico brasileiro. Nos últimos anos, Lemann
Felllows se sentaram para conversar com o ex-ministro do Supremo
Tribunal Federal Joaquim Barbosa, o ex-presidente Fernando Henrique
Cardoso, o empresário Guilherme Leal e o presidente do Banco Central
Alexandre Tombini, entre outros. Não é difícil acomodá-los na mesma
sala: trata-se de um grupo ainda menor que o da Fundação Estudar. No
total, são cerca de 200, com quase 50 novos por ano. O plano de Mizne é
formar 500 nos próximos cinco anos, sendo que 50 farão parte de uma
elite ainda mais limitada: seja no setor público ou privado, eles terão a
responsabilidade de encarar um problema de altíssimo impacto. É gente
como o economista Leandro Costa. No começo de 2013, ele foi aceito como
pesquisador convidado no Lemann Center, em Stanford. Lá, conduziu uma
pesquisa para medir o impacto que o Programa de Alfabetização na Idade
Certa (PAIC), criado pelo governo do Ceará, teve no desempenho dos
alunos. Ao fim da bolsa, voltou ao Brasil como funcionário do Banco
Mundial (antes, era um prestador de serviços), onde atua como consultor
de projetos educacionais com tecnologia. Quando governos têm projetos
educacionais, mas não a verba para fazê-los, recorrem ao Banco Mundial,
que lhes empresta dinheiro e ajuda no planejamento técnico. Entre as
referências que Costa usa ao dar esta consultoria estão não apenas as
pesquisas do Lemann Center mas também algumas das iniciativas da
Fundação Lemann.
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[Tal qual bolsistas da Fundação Estudar, os Lemann Fellows também
se reúnem uma vez por ano. Em 2014, o encontro foi em um sítio em Itu
(SP), com a presença de Jorge Paulo Lemann.]
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A pesquisa em Stanford
Alguns dos Lemann Fellows têm um destino especial durante a pesquisa.
Em 2011, o Lemann Center foi fundado em Stanford por uma parceria entre o
empresário e quatro professores de educação especializados em Brasil.
Único brasileiro entre os professores, Paulo Blikstein é um sujeito
magro de olhos claros e calvície pronunciada. Com os americanos Eric
Bettinger, David Plank e Martin Carnoy, ele lidera estudos, organiza
eventos e orienta brasileiros interessados no assunto. Cada um deles
ganha uma bolsa de até US$ 70 mil. Durante os dez anos que estão
previstos no contrato que fundou o Lemann Center, 150 brasileiros
passarão por lá, entre mestres, doutores, formadores de educadores e
empreendedores.
Além de fortalecer seu currículo, os bolsistas desenvolvem pesquisas
que, entregues aos tomadores de decisão, ajudarão na definição de
políticas públicas. É o caso da cientista social Luana Marotta, bolsista
por duas vezes. No mestrado, estudou o impacto da separação entre os
melhores e os piores alunos no colégio. A sala de aula dos melhores
tende a ter melhor desempenho, mas a qualidade na sala dos piores também
cai. Luana descobriu que misturar alunos aleatoriamente faz mais bem ao
desempenho geral da escola que separar os melhores dos piores. Já
Tassia Cruz estuda no seu doutorado como a distribuição do Fundo de
Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do
Magistério (Fundef) beneficia e prejudica os estados brasileiros. Para
não ficar só na teoria, o centro de estudo paga para que os bolsistas
voltem ao Brasil durante as férias para trabalhar dentro de órgãos
educacionais.
O centro de estudos, na sua visão, é uma ponte que mantém aberta a
comunicação entre o Brasil e um dos polos de inovação em tecnologia
educacional. Os Lemann Fellows que por lá passam também são “moralmente
obrigados” a voltar ao Brasil. Na cabeça de Blikstein, o momento que o
Brasil atravessa na educação lembra dois marcos da história recente: o
plano Real e a bossa nova. Em ambos, argumenta ele durante um café nos
Jardins, Zona Sul de São Paulo, o cenário estava preparado com uma massa
crítica de economistas e músicos, respectivamente, com formações
acadêmica sólidas. Bastava uma fagulha para que, juntos, algo que soava
impossível conseguisse ser realizado. “Às vezes, esta fagulha acontece
no vácuo. Inspiração acontece o tempo todo, mas para virar um movimento,
precisa ter pessoas que saibam”, diz. Seu temor era que a fagulha
viesse, mas o Brasil a perdesse por falta de preparo. O Lemann Center,
os Lemann Fellows e a Fundação Estudar ajudariam a evitar este vácuo.
Além das matérias tradicionais, a plataforma de ensino do
Eleva também ensinará às crianças “habilidades da vida”, como
comunicação e perseverança
Os investimentos
Desengatilhar negócios não passa apenas pelas cabeças, mas também pelo
dinheiro necessário para fazê-los. É onde entra o Gera Venture, braço da
estratégia educacional de Lemann que mais lembra os negócios que
fizeram seu nome. O gestor nasceu em 2010, pela vontade das fundadoras,
Duda Falcão e Rafaela Vilella, ambas com experiência no mercado
financeiro, de investir em educação. Um dia, quando já tinha saído do
Pactual e trabalhava na Secretaria de Educação do Rio de Janeiro, Duda
conheceu Ana Vitória, filha de Jorge Paulo, que deu a dica: “Meu pai
quer fazer algumas coisas de educação, bate um papo com ele”. Ela foi, o
plano caiu nas graças de Lemann e as duas fundaram a única organização
educacional de Lemann com fim lucrativo. Não que eventuais ganhos voltem
ao bolso de Lemann: todos os lucros do Gera são repassados à Fundação
Lemann. Como a fundação financia quase todos os outros projetos,
espera-se que a estratégia educacional pare de pé sozinha. Aí está outro
dos mantras de Lemann: se o negócio é bom mesmo, você consegue dinheiro
com outras pessoas. No molde da criação da Fundação Lemann, o primeiro
ano do Gera foi de estudo e viagens.
Após rodar o mundo, Duda e Rafaela
definiram duas atuações claras do gestor em 2011: fazer aportes em
startups de tecnologia educacional e comprar operações educacionais para
acelerar seu crescimento, ambas restritas ao ensino básico. Pelo
primeiro, o Gera investiu em seis startups, sendo quatro delas
brasileiras: a já citada Geekie (junto à Fundação Lemann), a Rota dos
Concursos, especializada em estudos para concursos públicos, a Starline,
responsável por um sistema que torna a correção de provas 50% mais
rápida e barata, e a MindLab, sistema de aprendizado usando jogos de
tabuleiro. Nesta última, o gestor vendeu sua participação. As outras
duas startups são estrangeiras: a plataforma de vídeos Kaltura e o
estúdio de games educativos Mangahigh. Em todas, o Gera é minoritário.
É o modelo contrário à outra divisão. Tal qual as investidas do 3G, a
parte de growth do Gera só entra em negócios quando é majoritário, e
para influenciar diretamente na administração. Desde 2011, a companhia
comprou dois tradicionais colégios de ensino básico do Rio de Janeiro, o
Elite e o Ponto de Encontro. Ambos serviram de base para a criação da
Eleva, uma holding de escolas que deverá ter “cinco ou seis espalhadas
pelo Brasil” e “um número relevante de alunos”, segundo Rafaela. Faz
parte do plano também desenvolver uma nova plataforma de ensino única a
ser usada em todos os colégios da Eleva nos próximos anos, nos moldes de
outras plataformas, como o Sistema Anglo de Ensino. “Temos uma
estrutura interna que só estuda modelos pedagógicos e acadêmicos pelo
mundo que estão dando certo”, diz ela. Algumas das tecnologias
investidas serão acopladas à plataforma, como os algoritmos da Geekie e
os games educativos da Mangahigh. Além da capital carioca, fontes
próximas à operação dizem que o Gera vem negociando com colégios no
Nordeste, Norte e Centro-Oeste, onde a concorrência é menor. O Gera não
confirma a informação. Quando os negócios forem fechados, porém, o
modelo tende a se repetir: 100% do capital é comprado e a administração
ficará a cargo de um time de gestão montado pelo Gera. Duda, uma das
fundadoras, virou coCEO da Eleva com Bruno Elias, executivo com
experiência nos mercados educacional e financeiro. “Nosso foco é escola
para classe B e C. Hoje, elas competem em termos de aprovação no IME e
no ITA com qualquer escola do Brasil, mas estamos perdendo para escolas
da classe A”, diz Rafaela. O objetivo final é levar qualidade de ensino
da classe A com um boleto da classe C.
De todas as iniciativas, a única criada para dar lucro é o Gera. Não
que Lemann queira ficar ainda mais rico: todos os ganhos vão direto para
a Fundação Lemann
A holding ainda terá um alcance limitado em termos de número de alunos.
É parte, porém, de uma estratégia que deverá ganhar corpo em médio
prazo e que, somadas às demais iniciativas, ajudará Lemann a chegar
àquele mágico e desejado número de 50 milhões de pessoas impactadas por
seus investimentos em educação. O empresário não descarta nenhuma
oportunidade de levar conhecimento em grande escala aos brasileiros. No
mês passado, durante a novela Geração Brasil, da Rede Globo, o ator
Murilo Benício, na pele do empresário Jonas Marra, passou mais de um
minuto explicando em cadeia nacional de TV o que é a Khan Academy. A
cena teve influência de Lemann – funcionários da sua fundação e
roteiristas da novela se reuniram para discutir o assunto. Fazer menção
na novela não é o que se espera quando se discute popularização da
educação. Pode até ser motivo de risada para pedagogos mais
tradicionais. Não seria uma reação inédita a algo que Lemann se propõe a
fazer. Muita gente também gargalhou ao ouvir do próprio Lemann, décadas
atrás, o seu sonho de virar o controlador de alguns gigantes do
capitalismo global.
Com o apoio de três pesquisadores americanos, Blikstein
sugeriu a Lemann um centro de estudo focado só na educação brasileira
dentro da prestigiosa Stanford. Em dez anos, o Lemann Center receberá
mais de 150 brasileiros
O
empresário Julio Gerin de Camargo pediu à Justiça Federal para receber
perdão judicial por ter apontado desvios de dinheiro ligados a contratos
na Petrobras, em um dos processos envolvendo a operação “lava jato”.
Depois de ter firmado delação premiada e assumido pagamento de propina
de US$ 30 milhões, ele disse que se encaixa nos critérios para ser
perdoado, conforme petição apresentada no último sábado (10/1).
A advogada Beatriz Catta Preta,
defensora de Camargo, reconhece no documento que é “escassa” a
jurisprudência nesse tipo de pedido, mas relata que o benefício tem sido
concedido “corriqueiramente” quando alcançado o principal objetivo: a
confissão e a identificação de outras pessoas.
O empresário
afirmou ter repassado o valor a Fernando Falcão Soares, o Fernando
Baiano, para que a Petrobras comprasse sondas de perfuração para águas
profundas. Baiano, segundo ele, “mantinha um compromisso de confiança”
com o ex-diretor da estatal Nestor Cerveró, responsável pela área
internacional. Camargo disse ainda que uma de suas empresas, a Piamonte,
fez o pagamento em contas bancárias, algumas delas movimentadas pelo
doleiro Alberto Youssef.
Todos os quatro viraram réus
em um dos processos da “lava jato”. De acordo com Julio Camargo,
“procedem por completo os fatos narrados na denúncia” oferecida pelo
Ministério Público Federal. Assim, ele alega que merece o perdão ao ter
ajudado a identificar participantes da ação criminosa, cumprindo ao
menos um dos critérios fixados na Lei 12.850/2013 — que trata sobre
organizações criminosas e aborda termos para colaboração.
Pela
lei, o perdão pode ser solicitado pelo réu, pelo Ministério Público
e pelo delegado de polícia. Caso o juiz federal Sergio Fernando Moro
negue o benefício, a alternativa apresentada pela defesa é que a pena
seja reduzida em dois terços ou substituída por restritiva de direitos.
“Obra de ficção”
Embora o doleiro Alberto Youssef também tenha firmado acordo de delação
premiada, sua defesa afirma que ele nunca teve relações com a área
internacional da Petrobras. De acordo com o advogado Antonio Figueiredo Basto, o cliente só assumiu contato com Paulo Roberto Costa, que comandava o setor de abastecimento.
A
defesa do ex-diretor Nestor Cerveró alega que as acusações do MPF são
“despidas de provas” e que a compra de sondas foi aprovada em colegiado
pela diretoria da Petrobras. O advogado Mário de Oliveira Filho,
que representa Fernando Baiano, define a denúncia como uma “peça de
ficção”. Segundo ele, Fernando tem duas empresas especializadas em
“detectar” negócios e intermediar a relação entre companhias, sem
“relação íntima” com diretores da Petrobras.
Clique aqui para ler a petição.
Processo: 5083838-59.2014.404.7000 *Texto alterado às 20h37 do dia 12 de janeiro de 2015 para correção.
Ao
dar poderes ao juiz para ponderar qual norma (e não princípio) deve
prevalecer em caso de conflito entre leis, o novo Código de Processo
Civil — que aguarda sanção da presidente Dilma Rousseff — dá margem a
abusos interpretativos e fundamenta uma ordem jurídica baseada na
subjetividade. Essa é a opinião de diversos advogados ouvidos pela
revista eletrônica Consultor Jurídico.
A regra
criticada está no artigo 486, parágrafo 2º, do projeto, que tem a
seguinte redação: “No caso de colisão entre normas, o juiz deve
justificar o objeto e os critérios gerais da ponderação efetuada,
enunciando as razões que autorizam a interferência na norma afastada e
as premissas fáticas que fundamentam a conclusão”.
As críticas ao dispositivo começaram a proliferar após o jurista Lenio Streck fazer uma análise detalhada da questão em sua coluna de 8 de janeiro na ConJur.
"O malsinado dispositivo servirá para que o juiz ou tribunal escolha,
de antemão, quem tem razão, ideológica-subjetivamente", escreveu. Na
conclusão, o colunista pede que Dilma vete essa norma.
O advogado e professor de Direito Processual Civil da Faculdade de Direito da USP Antônio Cláudio da Costa Machado
concorda com Streck. Ele explica que a ponderação só pode ser feita
quando há conflito entre princípios constitucionais ou direitos
fundamentais e ataca a generalização da técnica interpretativa.
“A
ponderação é um princípio que vem do Direito alemão para uma situação
muito específica, que é quando estão em rota de colisão princípios
constitucionais ou direitos fundamentais. Só para essa situação é que a
ponderação serve, porque, quando se trata de legislação
infraconstitucional, é o “tudo ou nada”: ou se aplica a norma X, ou se
aplica a norma Y. Não dá pra aplicar as duas ao mesmo tempo. (...) O
princípio da ponderação não permite ao juiz pegar dois dispositivos da
legislação infraconstitucional, fazer um meio-termo entre os dois e
aplicar, entende? Isso é um absurdo”, critica Costa Machado.
Para o
professor da USP, o dispositivo dá poderes excessivos ao juiz: “Isso é
uma abertura para uma discricionariedade judicial que não pode existir. O
juiz se pauta na lei, e ele interpreta a lei com as ideias de
razoabilidade e proporcionalidade. Mas tudo isso serve para o juiz
interpretar a lei, não para ele criar a lei. Esse dispositivo inteiro é
uma porta aberta à criação judicial. O juiz com base numa regra dessas
vai fazer o que quiser”.
O processualista ainda afirma que o veto
ao parágrafo 2º do artigo 486 — tal como pedido por Streck — não seria
suficiente, uma vez que o código inteiro “dá margem a voos
interpretativos” dos magistrados.
De acordo com o advogado José Miguel Garcia Medina (foto),
sócio do Medina & Guimarães Advogados, a redação imprecisa põe nos
ombros dos doutrinadores a tarefa de delimitar os poderes
interpretativos do juiz.
“A 'ponderação', de fato, tem conduzido a
arbitrariedades. O uso da expressão, no texto do novo CPC, a meu ver,
não foi feliz. Cumpre a nós, na doutrina, explicar que 'ponderar' não
significa 'escolher arbitrariamente'. Trata-se de interpretar ao
aplicar, o que significa identificar de modo preciso os limites entre os
direitos em conflito, a fim de apresentar uma solução racional para a
questão levada ao Judiciário”, elucida Medina.
O especialista em Direito Processual Civil Eduardo Arruda Alvim, sócio do Arruda Alvim e Thereza Alvim Advocacia e Consultoria Jurídica, também se mostrou preocupado com a questão.
“Soa-me
preocupante a banalização do assunto, estampada em um preceito de lei
ordinária. É assunto que toca muito mais com a doutrina do que com o
legislador. Com relação às regras é ainda mais preocupante, porque não é
o caso de falar-se em ponderação quando estão em pauta regras, pois
estas aniquilam-se umas às outras. O dispositivo, portanto, além de
indevidamente abrangente, trata um assunto de extrema delicadeza, e que
não faz parte do cotidiano, como algo corriqueiro. Pode, portanto, dar
margem a desmandos e interpretações distorcidas, gerando muita
confusão”, opina Arruda Alvim.
Na visão de Arruda Alvim (foto),
o dispositivo deve ser vetado para não prejudicar a intenção do
legislador de que o juiz fundamente suas decisões, algo especificado,
principalmente, no parágrafo 1º do artigo 486. “Há — e isso é louvável —
uma preocupação do novo CPC no sentido de dirigir o juiz a fundamentar
adequadamente a decisão. Vários dispositivos foram redigidos nesse
sentido, sendo esse um deles. Mas, este, pelas razões apontadas, merece o
veto. O dispositivo realmente dá um poder desmesurado ao juiz, e desdiz
tudo o que o parágrafo 1º do artigo 486 especifica com muito cuidado”,
argumenta o advogado.
Membro da comissão de juristas que assessorou a Câmara dos Deputados na elaboração do novo CPC, Dierle Nunes,
sócio do Camara, Rodrigues, Oliveira & Nunes Advocacia, discorda
das avaliações de Lenio, Costa Machado, Medina e Arruda Alvim. Segundo
ele, a leitura isolada do dispositivo encobre o verdadeiro objetivo
dele, que é de evitar abusos interpretativos.
“O artigo 486 é um
dos dispositivos mais relevantes do Novo CPC, e seu objetivo é
exatamente o de tentar coibir abusos no momento da fundamentação. A
leitura do professor Lenio é uma das possíveis, uma vez que as premissas
do novo CPC coíbem o aludido aumento dos poderes judiciais. Porém, a
leitura do parágrafo 2º somente pode ser feita em conformidade com
premissas do contraditório dinâmico, que impede decisões de surpresa
(artigo 10), da teoria normativa da cooperação (artigo 6º) e do próprio
artigo 486, caput, e parágrafo 1º. Creio que a leitura isolada do
dispositivo deve ser abandonada, pois contrariaria os referidos comandos
da parte geral do código”, sustenta Nunes.
Clique aqui para ver todas as alterações feitas no projeto do Novo CPC.
GENEBRA - A
discussão sobre uma negociação de acordo comercial diretamente entre a
União Europeia e o Brasil depende basicamente de uma decisão política do
lado brasileiro, deixou claro a nova comissária europeia de comércio,
Cecilia Malmström nesta quinta-feira.
Recentemente, uma pesquisa mostrou que
várias empresas europeias e brasileiras consideram que, até pelo seu
atraso, as negociação birregionalUE-Mercosul
podem não ter êxito. E que vale tentar um acordo bilateral entre Brasil
e UE, que consideram como "menos pesado" e mais capaz de fornecer
resultados "em um futuro previsível".
Por sua vez, a comissária de comércio, ao
ser indagada sobre a questão, sorriu, balançou a cabeça e sinalizou que
depende de o Brasil tomar uma eventual iniciativa, para o tema ser
avaliado por Bruxelas. Ela lembrou que o mandato atual da UE é para
negociar com o Mercosul.
O diretor-geral da Comércio, Jean-Luc
Demarti, disse que não partiria de Bruxelas uma iniciativa de acordo
diretamente com o Brasil, para a 'UE não ser acusada de ter quebrado o
Mercosul'.
O fato, para importantes negociadores, é
que, apesar de acenos da presidente Dilma Rousseff de novo ao bloco do
Cone Sul, o sentimento é de que não dá para o Brasil esperar muito a
Argentina arrumar sua economia e um dia decidir avançar em acordo de
liberalização com outros parceiros importantes.
Alem disso, esses negociadores notam que a Tarifa Externa Comum(TEC)
do Mercosul hoje é uma fantasia, com 50% de exceções. O Uruguai é um
membro cada vez menos convencido de que faz bom negócio permanecendo no
bloco.
GENEBRA - A
comissária de comércio da União Europeia (UE), Cecilia Malmström,
chamou nesta quinta-feira a corrupção de 'uma doença' e sinalizou que
uma das prioridades de Bruxelas na negociação com o Mercosul será a
inclusão de regras nas licitações públicas,que são conhecidas como regras "anticorrupção".
Em sua primeira visita a Genebra, na sexta
semana no cargo, a nova negociadora comercial chefe europeia respondeu a
vontade sobre o impacto dos escândalos no Brasil na confiança de
investidores europeis e da própria Comissao Europeia.
Ela disse que não julgaria 'a natureza'
dos escândalos no Brasil, mas que em geral casos de corrupção 'não são
bons para a confiança e não só do Brasil, mas de todos". Acrescentou
que 'a corrupção não é ruim apenas para a economia. Mas ela também
causa dano para a confiança, legitimidade ou na relação dos cidadãos e
de outros sobre o país". Para a comissária, corrupção não é
apenas uma questão econômica, como também política', daí a prioridade
que o governo brasileiro diz estar dando a esse problema.
Companhias europeias são responsáveis por
45% do Investimento Estrangeiro Direito (IED) no Brasil. Por sua vez,
53% dos investimentos brasileiros no exterior foram destinados a países
europeus. A UE é um dos principais parceiros comerciais do Brasil.
Cecilia Malmström reiterou que a UE quer
bom acesso ao mercado do Mercosul, e que isso inclui acesso ao mercado
de compras governamentais, e portanto para empreiteiras europeias no
Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela. A negociação de um
acordo birregional, se avançar, deve estabelecer também regras para
garantir as transparencias nos contratos.
Existe um Acordo de Compras
Governamentais, na Organizaçao Mundial do Comércio (OMC), com
participação restrita de países. O Brasil nunca quis aderir a esse que é
chamado um do principais instrumentos anticorrupçao no comércio
mundial. Mas o país tem negociado no tema de compras governamentais com
os europeus.
Para a comissária europeia, e há 'muitas razões' pelo atraso na retomada negociação UE-Mercosul, mas evitou apontar culpados. Ela
repetiu a posição europeia de que o mais importante agora é que os
países do Mercosul disseram que querem se engajar na negociação do
acordo birregional.
Como outras autoridades europeias, a
comissária de comércio reiterou que Bruxelas quer se assegurar sobre a
dimensão das ofertas de liberalização do Mercosul, ante de 'retomada de
reais negociações'. 'Queremos ver se as ofertas tem o mesmo
nível de ambição de abertura dos respectivos mercados, para ver se é
necessária calibrá-las'', afirmou. 'Precisamos ainda de detalhes de
parte do Mercosul, antes de avaliar o que mudou em relação a oferta de
2004', avisou.
A comissária europeia declarou-se otimista
sobre a retomada da Rodada Doha, elogiou a reaproximação EUA-Cuba,
insistiu que os problemas da Russia atualmente nada tem a ver com o
embargo ocidental e sim com falta de reformas que não foram feitas por
Moscou.
Carolyn Everson, do Facebook: desde sua chegada, em 2011, receita quadruplicou
Pouca gente já ouviu falar de Carolyn Everson. Talvez por isso, a
executiva americana de 42 anos possa ser considerada uma espécie de
"arma secreta" na estratégia de crescimento do Facebook.
Enquanto o fundador da rede social Mark Zuckerberg, cuida da parte
estratégica e seu braço direito, a diretora de operações Sheryl Sandberg
toca o dia a dia do negócio, é Carolyn quem faz o meio de campo da
companhia com o mercado publicitário. Em outras palavras, é ela quem faz
com que o dinheiro dos anunciantes seja colocado na rede social. Na
verdade, foi a executiva quem construiu as pontes que ligam os dois
mundos e acelerou exponencialmente o avanço do Facebook nos últimos
anos.
Desde sua chegada, em fevereiro de 2011, a receita da companhia
saltou de US$ de 2 bilhões para quase US$ 8 bilhões no ano passado. Em
2014, a rede social responderá por 7,75% dos US$ 146 bilhões que devem
ser investidos globalmente em publicidade digital, um avanço de dois
pontos percentuais em relação ao ano passado, segundo a empresa de
pesquisa eMarketer. No 3º trimestre, a publicidade respondeu por 92% da
receita da companhia - em 2011 eram 83%. "Nos últimos quatro anos
evoluímos de uma plataforma social, onde as empresas constroem suas
marcas bases de fãs, para uma plataforma de mídia, que gera resultados
de negócios para os anunciantes", disse a vice-presidente de soluções
globais de marketing do Facebook ao Valor.
O caminho ainda é longo para alcançar o Google, que detém um terço da
publicidade digital no mundo. Mas três aspectos da estratégia da
companhia podem ajudá-la a reduzir mais rapidamente essa distância: o
foco em dispositivos móveis, nos anúncios no formato de vídeo e a
exibição de anúncios fora do ambiente do Facebook. Este último passo,
aliás, pode ser considerado um dos mais interessantes da companhia.
Mesmo com 1,35 bilhão de usuários - quase 70% dos internautas no
mundo - o Facebook sofre por ser um ambiente fechado. Ao contrário do
Google, que é acessado quando o internauta está em busca de alguma
coisa, portanto mais suscetível ao impacto da publicidade, no Facebook,
os usuários precisam acessar suas contas, para então ver os anúncios.
Com a possibilidade de vender anúncios fora de suas cercas, o Facebook
aumenta o impacto que uma campanha pode ter. "Podemos ajudar os
anunciantes a fazer publicidade direcionada e encontrar pessoas de
verdade fora do Facebook [usando os dados que são coletados dos usuários
da rede]", disse Carolyn.
Em sua segunda visita ao Brasil, ela se reuniu com publicitários para
discutir ideias e levantar sugestões de novos funcionalidades e
formatos de anúncios. O conselho de clientes foi criado em 2011 e
funciona no Reino Unido, Brasil, Índia e como um bloco único para os
países da Europa, África e Oriente Médio. "Ela conduz muito bem esse
diálogo com o mercado", disse um executivo que participou do encontro.
Carolyn tem um currículo recheado com passagens pela Microsoft,
Disney e MTV. Foi no canal de música que ela ouviu falar pela primeira
vez do Facebook. Em 2005, quando comandava a área de publicidade da MTV,
ela se interessou pela rede social que começava a se tornar popular
entre os jovens e chegou a sugerir sua aquisição pela MTV. As
negociações chegaram a acontecer, mas não resultaram em um acordo.
"Talvez tenha sido melhor assim", disse a executiva.
Assim como Sheryl Sandberg, Carolyn é uma defensora do aumento da
presença das mulheres no mercado de tecnologia. "Elas são apenas 18% dos
formandos em ciência da computação nos Estados Unidos", ressaltou. Para
estimular isso, ela faz encontros e também acompanha a carreira de
algumas profissionais da companhia. "Acredito que as mulheres podem ter
uma carreira e cuidar da família. Não é um, ou outro", disse a mãe de
gêmeas. Ela destaca, no entanto, que essa questão não é apenas das
mulheres. "Também estímulo os homens da minha equipe a passar tempo com a
família", completou.
Conselheira de diversas empresas, Carolyn ainda acha tempo para fazer
trabalho voluntário. Antes de chegar ao Brasil, ela passou 10 dias com
as filhas de 12 anos no Equador ajudando a construir casas para famílias
carentes. "Tento mostrar a elas que o mundo não é só a vida que temos
nos Estados Unidos", disse.
No mundo da publicidade, ela disse acreditar que o cenário de
restrição de verbas por conta da turbulenta situação econômica global
não é um problema para os planos de crescimento do Facebook. "Dá para
fazer publicidade eficiente com menos verba", disse.