sexta-feira, 29 de maio de 2015

Como lançar seu negócio (e por que escalabilidade não importa)


Escalar, caso você não conheça o termo, se refere ao conceito que envolve processos rápidos, baratos e replicáveis



Quando se inicia um negócio, a importância da escalabilidade, muitas vezes, é superestimada. Um empreendimento escalável, caso você não conheça o termo, é aquele que envolve processos rápidos, baratos e replicáveis em larga escala, que conseguem conquistar milhares de consumidores sem necessitarem de um aumento de investimentos na mesma proporção.

Por exemplo, se Pierre Omidyar tivesse que testar cada impressora usada que é oferecida para vendas no eBay, ele não escalaria. Se Marc Benioff precisasse fazer cada ligação de vendas, a Salesforce.com não escalaria. Se os pais de James Hong precisassem checar cada imagem para verificar se havia pornografia, o site Hot or Not não escalaria.

Prender-se a testes constantes no início é um erro – colocando o proverbial carro na frente dos bois. Isso é semelhante a você ter dúvidas sobre se realmente deve abrir um restaurante, por não ter certeza de que será possível replicar o perfeccionismo de um chef para cada nova unidade.

Que tal primeiro garantir que as pessoas próximas a você gostem da comida, antes de trabalhar na expansão do restaurante? Isso significa ver se o negócio funcionará de fato. Por exemplo, uma empresa que eu aconselho é a Tutor Universe, que oferece aulas particulares via smartphones. Algo como o Uber para monitorias.

O plano era que, no futuro, os estudantes pudessem fazer perguntas sobre qualquer assunto e recebessem ajuda em até 15 minutos. No entanto, no começo, ainda não existia um volume de monitores suficiente para todos os assuntos. Muitas start-ups encaram algo como o desafio da galinha e do ovo: se você tem muitos professores, atrairá muitos alunos. Se você tem muitos alunos, atrairá muitos professores.

E o que você faz quando tem esse tipo de desafio? A resposta é simples: você "trapaceia". Você usa seus funcionários para responder as perguntas e contrata professores filipinos (bem educados, que falem inglês e sejam baratos) até que você tenha uma boa fatia de mercado.

Céticos e empreendedores inexperientes podem dizer: você não conseguirá escalar se precisar usar funcionários ou contratar professores, por que eles são muito caros. Isso pode até ser verdade, mas não importa.

O que importa é que você estabeleça três pontos-chave:

1. Você pode espalhar a notícia

2. Estudantes estarão dispostos a fazer o download do app

3. Eles vão pagar pela ajuda

Sua prioridade, hoje, é oferecer aos usuários seu produto. Se eles não fizerem isso, a probabilidade de escala não importa. Se eles usarem, você descobrirá uma forma para escalar. Eu nunca vi uma startup morrer por que não descobriu como escalar rapidamente.

Especialista fala sobre os desafios atuais para quem quer empreender

 

 

“Em tempos mais difíceis, o empreendedor tem que se utilizar da inovação”, afirma o professor Tales Andreassi, vice-diretor da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV/EAESP) e coordenador do Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios (GVcenn).
O empreendedorismo está cada vez mais em voga no Brasil. Apesar da crise econômica e de todos os desafios que os novos negócios têm para se manter em um mercado cada vez mais competitivo, 34 em cada 100 brasileiros entre 18 e 64 anos possuem uma empresa ou estão envolvidos com a criação de um negócio próprio, segundo pesquisa Global Entrepreneurship Monitor. Vice-diretor da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV/EAESP) e coordenador do Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios (GVcenn), o professor Tales Andreassi enfatiza a importância do empreendedor estar atento às oportunidades que o mercado apresenta e fala sobre o que as pessoas devem observar antes de começar um empreendimento. “Em tempos mais difíceis, o empreendedor tem que se utilizar da inovação”, afirma Tales.


Quais são os principais desafios para quem quer começar a empreender?


Acho que o principal desafio é encontrar uma oportunidade real de mercado. Ideias todos nós temos, mas qual delas realmente irá resolver um problema real, vivenciado por um grande número de pessoas? Se o empreendedor utilizar esse raciocínio, a probabilidade de ele fracassar será bem menor. 

Outro desafio muito comum, principalmente na realidade brasileira, é financiar o negócio. Embora a questão do investidor anjo [pessoa física que faz investimentos próprios em empresas iniciantes com potencial de crescimento, como as startups] esteja cada vez mais sendo discutida no país, ainda precisamos evoluir bastante neste sentido. E o custo dos empréstimos bancários ainda é muito alto no Brasil.


O atual cenário, de oscilação econômica, pode ser considerado um obstáculo para o empreendedorismo?


Se empreender em épocas de vacas gordas é difícil, imagine em épocas de crise. Em tempos mais difíceis, o empreendedor tem que se utilizar da inovação - seja de produto, processo, marketing ou modelo de negócios - para tentar se diferenciar e conquistar - ou ao menos manter - seus mercados.


Recentemente, a FGV/EAESP promoveu a Semana e a Liga do Empreendedorismo. O que mais atraiu a atenção dos empreendedores?


Nesta semana de empreendedorismo contamos com a participação, entre outros, de Luiza Trajano, do Magazine Luiza, e Romero Rodrigues, do Buscapé. São dois nomes importantes do empreendedorismo. Tivemos também uma atração internacional, Verinder Syal, um ex-executivo que leciona empreendedorismo na Northwestern University. Ele falou sobre o entrepreneurial mindset, ou seja, o jeito de pensar e agir dos empreendedores. Mas sem dúvida o tema "crise" esteve presente em várias palestras, em especial a da Luiza, que falou sobre oportunidades em tempos de crise.

Para saber mais sobre empreendedorismo, acesse o site do GVcenn. E para conhecer os cursos que a FGV oferece nesta área, acesse o portal da Fundação. 


Diminui ritmo de expansão do crédito



Menor crescimento está em linha com o ciclo de aumento da Selic, diz BC

Por Agência Brasil




O ritmo de crescimento do crédito no país diminuiu. De acordo com dados do Banco Central (BC), divulgados nesta quarta-feira (27), o saldo das operações de crédito no país chegou a R$ 3,061 trilhões, em abril, com crescimento de 0,1% no mês e 10,5% em 12 meses. O chefe do Departamento Econômico do BC, Tulio Maciel, destacou que, até março, o crescimento em 12 meses apresentava uma expansão maior, 11,2%. E o crescimento do crédito em abril do ano passado (0,7%) era maior do que no mesmo mês deste ano (0,1%).

No ano, a expansão ficou em 1,4%. No total, o saldo das operações de crédito do sistema financeiro correspondeu a 54,5% de tudo o que o país produz – Produto Interno Bruto (PIB), queda de 0,3 ponto percentual em relação a março. Segundo Maciel, o menor ritmo de crescimento está “em linha” com o ciclo de aumento da taxa básica de juros, a Selic. Essa taxa, que serve de referência para os juros na economia, chegou a 13,25% ao ano, no final do mês passado, após a quinta alta seguida. Quando os juros estão mais caros, a procura por crédito diminui.

Maciel também destacou que os bancos estão ofertando menos crédito. Ele lembrou que pesquisa do BC indicava o segundo trimestre do ano “mais restritivo para novas concessões [de crédito] tanto do lado da oferta quanto da demanda”. O saldo das operações de crédito também foi influenciado pelo efeito da variação do dólar. Isso porque há operações de crédito, como financiamento a exportações e importações e operações do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), ligados ao dólar. Quando o dólar tem queda, há uma redução do saldo dessas operações de crédito em reais. Se não fosse esse efeito do câmbio, segundo Maciel, o crédito teria crescido entre 0,3% a 0,4% em abril.

No mês passado, o saldo das operações do crédito com recursos livres (os bancos têm autonomia para aplicar o dinheiro captado no mercado e definir as taxas de juros) ficou estável para as famílias, em R$ 785,7 bilhões. No caso das empresas, houve queda de 0,3% (R$ 789,3 bilhões). O saldo do crédito com recursos direcionados totalizou R$ 825 bilhões para as empresas, com queda de 0,6%, no mês. Para as pessoas físicas, houve alta de 1,4% (R$ 661 bilhões).



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Diminui ritmo de expansão do crédito

Menor crescimento está em linha com o ciclo de aumento da Selic, diz BC

Por Agência Brasil

O ritmo de crescimento do crédito no país diminuiu. De acordo com dados do Banco Central (BC), divulgados nesta quarta-feira (27), o saldo das operações de crédito no país chegou a R$ 3,061 trilhões, em abril, com crescimento de 0,1% no mês e 10,5% em 12 meses. O chefe do Departamento Econômico do BC, Tulio Maciel, destacou que, até março, o crescimento em 12 meses apresentava uma expansão maior, 11,2%. E o crescimento do crédito em abril do ano passado (0,7%) era maior do que no mesmo mês deste ano (0,1%).
No ano, a expansão ficou em 1,4%. No total, o saldo das operações de crédito do sistema financeiro correspondeu a 54,5% de tudo o que o país produz – Produto Interno Bruto (PIB), queda de 0,3 ponto percentual em relação a março. Segundo Maciel, o menor ritmo de crescimento está “em linha” com o ciclo de aumento da taxa básica de juros, a Selic. Essa taxa, que serve de referência para os juros na economia, chegou a 13,25% ao ano, no final do mês passado, após a quinta alta seguida. Quando os juros estão mais caros, a procura por crédito diminui.
Maciel também destacou que os bancos estão ofertando menos crédito. Ele lembrou que pesquisa do BC indicava o segundo trimestre do ano “mais restritivo para novas concessões [de crédito] tanto do lado da oferta quanto da demanda”. O saldo das operações de crédito também foi influenciado pelo efeito da variação do dólar. Isso porque há operações de crédito, como financiamento a exportações e importações e operações do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), ligados ao dólar. Quando o dólar tem queda, há uma redução do saldo dessas operações de crédito em reais. Se não fosse esse efeito do câmbio, segundo Maciel, o crédito teria crescido entre 0,3% a 0,4% em abril.
No mês passado, o saldo das operações do crédito com recursos livres (os bancos têm autonomia para aplicar o dinheiro captado no mercado e definir as taxas de juros) ficou estável para as famílias, em R$ 785,7 bilhões. No caso das empresas, houve queda de 0,3% (R$ 789,3 bilhões). O saldo do crédito com recursos direcionados totalizou R$ 825 bilhões para as empresas, com queda de 0,6%, no mês. Para as pessoas físicas, houve alta de 1,4% (R$ 661 bilhões).

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Recurso será usado em armazenagem




Da Redação


redacao@amanha.com.br


O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) informou em comunicado a aprovação de um financiamento de R$ 32,5 milhões para a cooperativa Castrolanda (foto), sediada em Castro (PR). Os recursos serão usados para investimentos em armazenagem, na usina de beneficiamento de leite da empresa e em ações ambientais. O empreendimento abrange a ampliação da capacidade de armazenagem de produtos, além da automação da paletização e estocagem, com investimentos em infraestrutura. O BNDES detalhou também que a Castrolanda prevê a criação de 190 empregos diretos.

A Castrolanda foi fundada em 1951 por imigrantes holandeses e opera atualmente em intercooperação com as cooperativas Batavo, de Carambeí, e Capal, de Arapoti.


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Castrolanda recebe financiamento de R$ 32 milhões do BNDES

Recurso será usado em armazenagem

Da Redação

redacao@amanha.com.br

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) informou em comunicado a aprovação de um financiamento de R$ 32,5 milhões para a cooperativa Castrolanda (foto), sediada em Castro (PR). Os recursos serão usados para investimentos em armazenagem, na usina de beneficiamento de leite da empresa e em ações ambientais. O empreendimento abrange a ampliação da capacidade de armazenagem de produtos, além da automação da paletização e estocagem, com investimentos em infraestrutura. O BNDES detalhou também que a Castrolanda prevê a criação de 190 empregos diretos.
A Castrolanda foi fundada em 1951 por imigrantes holandeses e opera atualmente em intercooperação com as cooperativas Batavo, de Carambeí, e Capal, de Arapoti.

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Sua empresa já conhece as novas regras para concessão do seguro-desemprego válidas desde 28.02.2015?





seguro-desemprego

Sua empresa já conhece as novas regras para concessão do seguro-desemprego válidas desde 28.02.2015? Consulte nossas dicas.

O programa do seguro-desemprego tem, como uma de suas finalidades, a de prover assistência financeira temporária ao trabalhador desempregado em virtude de dispensa sem justa causa.

Observar que, desde 28.02.2015, com o início de vigência da Medida Provisória nº 665/2014, ficou determinado que o trabalhador terá direito de receber o seguro-desemprego no caso de dispensa sem justa causa, inclusive a indireta, desde que comprove, ter recebido salários de pessoa jurídica ou pessoa física a ela equiparada, relativos a:
  • a) pelo menos 18 meses nos últimos 24 meses imediatamente anteriores à data da dispensa, quando da 1ª solicitação;
  • b) pelo menos 12 nos últimos 16 meses imediatamente anteriores à data da dispensa, quando da 2ª solicitação; e
  • c) cada um dos 6 meses imediatamente anteriores à data da dispensa, quando das demais solicitações.
Também ficou estabelecido, na mencionada Medida Provisória, que o benefício do seguro-desemprego:
  • a) será concedido ao trabalhador desempregado por um período máximo variável de 3 a 5 meses, de forma contínua ou alternada, a cada período aquisitivo, cuja duração, a partir da 3ª solicitação, será definida pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat);
  • b) poderá ser retomado a cada novo período aquisitivo, satisfeitas as condições previstas na legislação do seguro-desemprego.
O período máximo de 3 a 5 meses mencionado na letra “a” do parágrafo anterior observará a relação entre o número de parcelas mensais do benefício do seguro-desemprego e o tempo de serviço do trabalhador nos 36 meses que antecederem a data de dispensa que originou o requerimento do seguro-desemprego, vedado o cômputo de vínculos empregatícios utilizados em períodos aquisitivos anteriores.

Assim, a quantidade de parcelas do seguro-desemprego ficou distribuída da seguinte forma:
– para a primeira solicitação:

a) 04 parcelas, se o trabalhador comprovar vínculo empregatício com pessoa jurídica ou pessoa física a ela equiparada, de no mínimo 18 e no máximo 23 três meses, no período de referência; ou
b) 05 parcelas, se o trabalhador comprovar vínculo empregatício com pessoa jurídica ou pessoa física a ela equiparada, de no mínimo 24 meses, no período de referência;

para a segunda solicitação:

a) 04 parcelas, se o trabalhador comprovar vínculo empregatício com pessoa jurídica ou pessoa física a ela equiparada, de no mínimo 12 meses e no máximo 23 meses, no período de referência; ou
b) 05 parcelas, se o trabalhador comprovar vínculo empregatício com pessoa jurídica ou pessoa física a ela equiparada, de no mínimo 24 meses, no período de referência; e

– a partir da terceira solicitação:

a) 03 parcelas, se o trabalhador comprovar vínculo empregatício com pessoa jurídica ou pessoa física a ela equiparada, de no mínimo 06 meses e no máximo 11 meses, no período de referência;
b) 04 parcelas, se o trabalhador comprovar vínculo empregatício com pessoa jurídica ou pessoa física a ela equiparada, de no mínimo 12 meses e no máximo 23 meses, no período de referência; ou
c) 05 parcelas, se o trabalhador comprovar vínculo empregatício com pessoa jurídica ou pessoa física a ela equiparada, de no mínimo 24, no período de referência.

Fonte: IOB – Orientador Trabalhista

Quem é Loretta Lynch, a secretária de Justiça que escancarou a corrupção na Fifa

Credito: AP




Lynch é a primeira mulher negra a ocupar o cargo de secretária de Justiça

"Ninguém é grande demais para a cadeia. Ninguém está acima da lei."

Pouco mais de um mês após pronunciar essas palavras ao ser nomeada secretária de Justiça dos Estados Unidos, Loretta Lynch - a primeira mulher negra no cargo - coordenou a operação que prendeu oito cartolas da Fifa e foi considerada o maior escândalo da história do futebol.

Filha de um pastor protestante, Lynch nasceu quando as leis de segregação racial ainda eram vigentes nos Estados Unidos, formou-se em Direito em Harvard e ocupa hoje o principal cargo do Departamento de Justiça americano.

Ela atuava como procuradora-chefe federal no Brooklyn antes da promoção. Segundo o New York Times, Lynch supervisionou as investigações desde o início.

A decisão de dar o "ok" para a operação ir em frente e de pedir à polícia suíça que executasse as prisões foi dela.

Lynch dá entrevista sobre operação que prendeu cartolas da Fifa
Oito dirigentes da Fifa foram presos na quarta-feira - entre eles o ex-presidente da CBF José Maria Marin.

Lynch nasceu na Carolina do Norte em 1959. À época, os negros dos Estados do sul dos EUA ainda era submetidos a leis de segregação entre brancos e negros.

Apesar disso, seu pai, o reverendo Lorenzo Lynch, um pastor protestante, acreditava que a lei poderia ser uma força para a mudança. E, quando a futura secretária de Justiça era pequena, ele costumava levá-la aos tribunais locais.

"Quando eu era criança, as pessoas nos diziam para ficar longe dos tribunais", disse Lorenzo à BBC. "Mas eu achava que era uma instituição positiva, e queria que ela tivesse uma visão diferente", completou.

As leis de segregação foram derrubadas no meio dos anos 1960, mas o racismo permaneceu.

A mãe de Lynch, Lorine, lembra que as professoras da filha tinham dificuldade em aceitar sua inteligência.

Lynch foi nomeada em momento de tensão racial nos EUA
Quando ela estava na 2ª série - tinha 7 ou 8 anos - ela teve que fazer uma prova outra vez porque tinha ido bem demais na primeira.

"As professoras acharam que algo estava errado, porque ela era afroamericana e os alunos brancos tinham tirado notas mais baixas", disse Lorine à BBC.

Na segunda prova, ela tirou uma nota maior ainda.

Carreira


Nada disso afetou as aspirações de Lynch. Durante toda a infância, ela sonhava em estudar em Harvard, onde estudou Literatura Inglesa antes de fazer Direito.

Ela levou a sério a universidade. "Na faculdade, as pessoas costumam usar jeans, roupas despojadas, mas eu não lembro de uma vez em que Loretta estivesse desarrumada. Eu costumava implicar com ela perguntando se ela não tinha nenhuma roupa de brincar", conta a advogada Karen Freeman-Wilson, que estudou com ela.

Trigêmeas


Os escritórios de advocacia de Nova York ainda eram muito masculinos e muito brancos quando ela começou a trabalhar no Cahill Gordon and Reindel, no meio dos anos 1980.

Havia outras duas mulheres negras entre os associados e elas mesmas se referiam a elas como "as trigêmeas" - porque as recepcionistas do local, apesar de saber o nome de todos os 250 homens, não conseguiam diferenciá-las.

Lynch foi indicada por Obama em novembro, mas Senado só aprovou indicação em abril
Seu primeiro grande caso - em 1999, pouco depois de ser nomeada pelo então presidente Bill Clinton para a procuradoria do Distrito Leste de Nova York - lembra os que provocaram protestos recentemente nos EUA.

O haitiano Abner Louim foi preso após uma briga fora de uma boate e acusado de bater em um policial.
A polícia depois admitiu que a acusação era falsa e que Louim foi espancado.

 

Calma sob pressão


Durante o julgamento, um dos policiais envolvidos alegou que namorava uma negra e que isso mostraria ser pouco provável que ele tivesse violado os direitos de um negro.

Alan Vinegrad, que trabalhou com Lynch no caso, diz que ela acusou o agente de "se esconder atrás da cor da pele de sua namorada".

Foi ousado, mas feito de um jeito "calmo e comedido", segundo ele.
Ao longo da carreira, ela esteve envolvida em processos contra terroristas e mafiosos, além de políticos acusado de corrupção - dos dois partidos dos EUA -, policiais que cometeram abusos contra prisioneiros e bancos acusados de fraude.

Cartolas da Fifa foram presos nesta quarta-feira
A capacidade de Lynch de se manter calma foi um dos pontos altos durante o longo processo de aprovação no Senado - ela foi indicada pelo presidente Barack Obama em novembro, mas sua nomeação só foi aprovada pelo Senado em abril. A demora teve relação com uma briga partidária - mas a Casa também foi acusada de racismo.

"Muitos de nós olhamos o tratamento que ela recebeu e não nos sentimos bem, não sentimos que estava sendo justo", disse a amiga Karen Freeman-Wilson.

"Mas a reação dela foi 'Tudo bem, vamos manter nossa cabeça e olhos no prêmio'", completa.

 

Fifa


Nesta quarta-feira, exatamente um mês após assumir o cargo, Lynch ganhou as manchetes de todo o mundo com a prisões dos dirigentes da Fifa.

"O indiciamento sugere que a corrupção é desenfreada, sistêmica e tem raízes profundas tanto no exterior como aqui nos Estados Unidos”, disse ela.

"Essa corrupção começou há pelo menos duas gerações de executivos do futebol que, supostamente, abusaram de suas posições de confiança para obter milhões de dólares em subornos e propina."

O esquema, segundo ela, prejudicou profundamente uma vasta gama de vítimas, de ligas jovens de futebol a países em desenvolvimento que deveriam se beneficiar dos recursos gerados pelo esporte.

"As ações de hoje (quarta-feira) deixam claro que o Departamento de Justiça pretende acabar com qualquer prática de corrupção, acabar com as más condutas e trazer malfeitores à Justiça", disse Lynch, acrescentando que quer trabalhar em conjunto com outros países para alcançar este objetivo.

Ídolos mortos de Hollywood poderão estrelar novos filmes?


Para críticos, ideia de 'ressucitar' estrelas como Marilyn Monroe é sedutora para Hollywood
Lançado em abril, Velozes e Furiosos 7 já é o filme com quarto maior faturamento da história em todo o mundo. Mas há quem diga que a produção não é apenas um sucesso extraordinário mas também uma prévia de uma revolução que está prestes a tomar a indústria do cinema.

Quando o ator Paul Walker morreu em um acidente de carro, em novembro de 2013, ele ainda não tinha terminado o filme. Mas com o uso de uma tecnologia de substituição do rosto, ele pode ser incluído nas cenas que ainda teria para rodar: seus irmãos Caleb e Cody fizeram as filmagens e o rosto do ator foi superposto digitalmente ao corpo dos rapazes.

Alguns futuristas de Hollywood preveem que, com a experiência, estamos a apenas um passo de trazer astros e estrelas já mortos de volta às telas, através de efeitos especiais – não apenas em algumas cenas, mas em filmes inteiros.

Imagine uma nova produção "estrelada" por Marilyn Monroe ou Cary Grant.

Futuro distante

Técnica de substituição digital de rosto permitiu conclusão de 'Velozes e Furiosos 7'
Ainda assim, criar uma cópia digital de um ator para protagonizar uma fita ainda é um objetivo distante.

A mecânica de gerar uma performance totalmente por computadores é simplesmente algo que consome tempo demais dos cineastas. "Elaborar criaturas e substituições faciais digitais consome tempo e trabalho de seres humanos de carne e osso", define Andrew Whitehurst, supervisor de efeitos visuais no filme de ficção científica Ex Machina.

"O problema não é que os computadores não sejam rápidos o suficiente. Mas sim que existe um elemento psicológico em um personagem que você precisa entender para poder fazer a atuação – e eu não vejo isso no horizonte", afirma Whitehurst.

Ex Machina combina movimentos humanos com efeitos gerados por computador em uma femme fatale da inteligência artificial chamada Ava. Interpretada por Alicia Vikander, a personagem tem um corpo artificial com partes parcialmente transparentes – um visual impressionante que foi resultado de um trabalho árduo.

"A movimentação de Ava é feita pela atuação de Alicia, mas a mecânica do robô é algo que tivemos que criar do nada", conta o técnico.

Para Whitehurst, o ator totalmente digital, inventado ou baseado em alguma estrela do passado, é uma proposta muito mais difícil do que o hype que ronda a ideia.

Ideia sedutora

Robô de 'Ex Machina' precisou dos movimentos da atriz Alicia Vikander
Já a crítica de cinema Alison Willmore, do site Buzzfeed, acredita que a ideia é potencialmente sedutora demais para que Hollywood desista dela. "O ator sintético não dá chiliques no meio de seu contrato sintético", brinca. "Ele é o melhor de todos os atores. E, por mais que pareça algo de filmes sombrios e futuristas, não acho loucura que Hollywood e a indústria da música tenham vontade de criar o artista digital, seja ele uma criatura nova ou um ‘fantasma’ do passado."

Nos últimos anos, assistimos a performances, feitas por holografia, de Elvis Presley e Michael Jackson em programas de TV, shows e premiações. A maior parte do público, no entanto, disse preferir a experiência com cantores de carne e osso.

A recepção morna diminuiu o interesse de Hollywood em explorar mais a tecnologia – principalmente se levado em consideração o quanto essas tentativas são caras, tomam tempo e dependem de tecnologia analógica.

Pergunte a Eric Barba, diretor de criação da empresa de efeitos especiais Digital Domain, que recebeu a encomenda de reverter os efeitos do tempo para o filme Tron – O Legado e criar um Jeff Bridges de 32 anos – o ator tinha 60 na época da produção.

O primeiro passo foi fazer um molde de gesso do rosto de Bridges.

"Assistimos a alguns filmes de Bridges mais jovem para encontrar a versão jovem que os produtores queriam", conta Barba. "Foi dali que conseguimos esculpir a imagem dele." Mas era essencial ter um modelo vivo para fazer os movimentos – e o próprio Bridges fez isso.


O passado no futuro

Em 'Tron - O Legado', Jeff Bridges, aos 60 anos, contracena com versão jovem sua
Mas Barba ri da ideia de que um dia poderemos colocar negativos e imagens em um computador para criar um James Dean digital. "Imagens em movimento em geral vêm de uma única perspectiva – e não de várias perspectivas ao mesmo tempo. Fora que elas podem ter sido filmadas com lentes diferentes. Não é possível digitalizar uma imagem para criar outra. Isso é fantasia", decreta.

A variedade de cenas que poderiam ser feitas com atores totalmente digitais também é restrita. "A substituição do rosto funciona bem a sequências de ação. Mas assim que quisermos colocar um pouco de diálogo, fica muito mais difícil", explica Whitehurst.

Para criar uma versão virtual do jovem Laurence Olivier na pele de Ricardo 3º, seria mais fácil colocá-lo em uma cena de duelo do que recitando um monólogo.

"Essa sutileza da atuação humana e do movimento humano torna tudo muito, muito mais difícil de reproduzir", diz o técnico. "Criar um humano digital não é a mesma coisa que tentar simular um oceano, onde você pode encher o computador de dados e tudo sai quase perfeito. O rosto de um ator em ação é uma iniciativa muito mais artística."

Mas a regra que reina em Hollywood é: se algo prometer dar lucro, nada parece impossível. "Não quer dizer que nunca vai acontecer. Mas não será algo para o futuro próximo", arrisca Whitehurst.

Por enquanto, a melhor maneira de criar uma atuação digital é filmando e escaneando atores de carne e osso. E, mesmo quando intérpretes virtuais estiverem no horizonte, Whitehurst acredita que os efeitos visuais não conseguirão recriar a mágica mais viva de Hollywood: a fama e tudo o que vem dela.