sexta-feira, 9 de junho de 2017

Sede da JBS é alvo de busca e apreensão pela PF


Ação acontece três semanas depois da deleção feita pelo principal executivo da companhia, Joesley Batista






São Paulo – Desde as 10 horas desta manhã, a Polícia Federal está na sede da JBS, em São Paulo, onde policiais vasculham documentos pelos departamentos da empresa. A busca ocorre, em especial, na sala da Tesouraria, onde funcionários fazem monitoramento de ações e dólar.

Em comunicado, a CVM confirmou que está colaborando com a PF na operação batizada de Tendão de Aquiles, que visa a apurar suposto uso indevido de informações privilegiadas em operações de ações da JBS no mercado à vista e futuro de dólar, feitas entre abril e maio.

Ainda segundo a CVM, o inquérito policial foi instaurado em 19 de maio, quando cinco processos administrativos foram instaurados para apurar indícios de crime ao Ministério Público Federal.

A operação acontece três semanas depois da deleção feita pelo principal executivo da companhia, Joesley Batista, envolvendo diversos políticos e o presidente Michel TemerEle também documentou a entrega de R$ 500 mil em uma mala ao deputado Rocha Loures.

No mesmo dia em que o empresário entregou à Procuradoria Geral da República (PGR) uma fita com uma conversa comprometedora dele e do presidente, em maio, a companhia investiu na compra de dólares para proteger os negócio do iminente colapso na Bolsa que a situação geraria.

Desde então, as operações cambiais da empresa passaram a ser alvo de investigação da CVM. Nesta manhã, as ações da JBF caem em torno de 4%.

No acordo de delação premiada, combinado com a Procuradoria Geral da República, Joesley recebeu o benefício de não ser preso em troca das informações que forneceu. O acordo causou perplexidade em vários setores do Judiciário, inclusive no próprio STF.



quinta-feira, 8 de junho de 2017

Neoenergia vai incorporar Elektro e Iberdrola será majoritária

 

Após a implementação da operação, a Iberdrola terá 52,45 por cento da Neoenergia, contra 39 por cento atualmente


São Paulo – O grupo de energia elétrica Neoenergia firmou acordo de acionistas que o permitirá incorporar a Elektro Holding, da espanhola Iberdrola Energia, que passará a ser majoritária no negócio após a associação, informou a companhia em fato relevante nesta quinta-feira.

Após a implementação da operação, a Iberdrola terá 52,45 por cento da Neoenergia, contra 39 por cento atualmente.

Os demais sócios da elétrica, Previ e BB Banco de Investimentos, ficarão com 38,2 por cento e 9,35 por cento, respectivamente, ante 49 por cento e 12 por cento hoje.

A Neoenergia atua em geração, transmissão e comercialização de eletricidade, além de controlar distribuidoras de energia na Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

Já a Elektro, que pertence 99,9 por cento à Iberdrola, controla operações de distribuição de energia em São Paulo e Mato Grosso do Sul, além de possui ativos de geração renovável.

“A operação resultará no surgimento de uma companhia líder no setor elétrico na América Latina, com sede e centro de operações no Brasil, e com sócios relevantes… o que assegura o compromisso da companhia combinada em desenvolver o setor elétrico brasileiro”, disse a Neoenergia em seu comunicado ao mercado.

O negócio está sujeito à aprovação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
 

Fusão entre Neoenergia e Elektro cria maior empresa de energia


A fusão das duas companhias de distribuição de energia elétrica trará um faturamento próximo de R$ 20 bilhões





São Paulo – A fusão das companhias Neoenergia e Elektro, que deverá ser anunciada nesta quinta-feira, 8, vai criar a maior empresa de distribuição de energia do Brasil, com faturamento próximo de R$ 20 bilhões.

A nova companhia – formada a partir da combinação dos ativos das duas elétricas, que têm como sócio comum a espanhola Iberdrola – pretende abrir o capital nos próximos meses, segundo fontes a par do assunto. A transação que está sendo costurada prevê troca de ações das companhias.

Conforme antecipada pelo Estado, a operação começou a ser discutida nos últimos meses, quando os principais acionistas das companhias sentaram para negociar a união dos ativos.

A Neoenergia ainda tem como sócios a Previ (fundo de pensão do Banco do Brasil) e o Banco do Brasil. Fontes a par do assuntos afirmaram que tanto o fundo de pensão como o Banco do Brasil pretendem aos poucos sair do negócio, após a nova empresa ir à Bolsa.

Pessoas familiarizadas com o assunto afirmaram ainda que o grupo Iberdrola tentou alinhar a união das duas empresas em 2011, quando adquiriu o controle da Elektro, mas as conversas não avançaram.

À época, o grupo desembolsou US$ 2,4 bilhões pelo ativo.

A fusão entre as duas empresas sempre foi vista como um caminho natural, uma vez que o grupo Iberdrola é acionista comum das companhias.

Neste ano, a multinacional espanhola fechou o escritório no Rio de Janeiro e todas as decisões da empresa passaram a ser tomadas na Elektro, que fica em Campinas, no interior de São Paulo – o que já indicava uma movimentação no grupo de que a fusão estava em curso.

“Com o negócio, a nova empresa se tornará a maior em distribuição em volume de energia. Até agora, essa posição era ocupada pela AES”, afirma o presidente da Thymos Energia, João Carlos Mello. Além de três distribuidoras que abastecem 770 municípios nos Estados da Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte, a Neoenergia detém 50% de participação na Hidrelétrica Teles Pires, de 1,8 mil megawatts (MW), e 10% de Belo Monte, de 11 mil MW. No ano passado, o grupo faturou R$ 14,8 bilhões.

Já a Elektro encerrou o ano com receita líquida de R$ 4,7 bilhões. A empresa detém uma concessionária de energia que abastece 223 municípios paulistas e cinco cidades do Mato Grosso do Sul, além de uma comercializadora e ativos de geração. No último leilão de transmissão, a companhia arrematou 600 km de linhas para serem construídas.

“A Elektro tem uma qualidade muito boa e pode melhorar o perfil dessa nova empresa”, afirma Mello. Isso porque a Neoenergia tem elevado endividamento. De acordo com o balanço do primeiro trimestre deste ano, a dívida do grupo estava em R$ 11,6 bilhões, sendo R$ 4 bilhões no curto prazo.

 

Saída


A fusão também é vista como a porta de saída do BB da Neoenergia. O banco já tinha sinalizado que não pretendia ficar em setores que não faziam parte do seu principal negócio.

No caso da Previ (que soma fatia de 49%, incluindo um dos fundos de investimento), eles serão diluídos e podem sair de uma vez, em um futuro IPO, disse outra fonte ao Estado.

No passado, a Iberdrola tentou comprar o controle da Neoenergia, mas as negociações não avançaram por entraves com os sócios. Em 2012, os espanhóis mudaram de estratégia e colocaram sua parte à venda na empresa.

Chegaram a ter boas propostas de investidores chineses, como a State Grid, mas não fecharam um acordo por causa da interferência do governo, que não queria o avanço dos asiáticos na área de energia (hoje os chineses têm comprado vários ativos no setor).

Além do aval da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a transação também deverá ser apreciada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Procuradas, Previ e BB não comentam. A Neoenergia informou que “não tem informação a respeito (do assunto). Elektro e Iberdrola não retornaram os pedidos de entrevista.

 As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
 

Petrobras encerrará contrato com empresa da J&F por corrupção

Extinção antecipada de contrato com a Âmbar de fornecimento de gás para uma termelétrica em Cuiabá ocorreu devido à violação de cláusula anticorrupção

 







São Paulo – A Petrobras vai extinguir antecipadamente um contrato de gás com a Âmbar, empresa de energia da holding J&F, e ainda cobrará multa de 70 milhões de reais, devido à violação de cláusula contratual que trata de legislação anticorrupção, segundo comunicado da estatal nesta quinta-feira.

A J&F é também controladora da empresa de alimentos JBS.

Segundo a petroleira, a cobrança será feita a título de indenização pelo descumprimento do contrato, que havia sido fechado para o suprimento da termelétrica Mário Covas, em Cuiabá.

O contrato entre as companhias foi celebrado em abril deste ano e possuía uma cláusula em que a Âmbar se comprometia com o não pagamento ou oferecimento de vantagens indevidas a qualquer autoridade pública.

“Entretanto, a Petrobras tomou conhecimento das gravações de delações premiadas de executivos do grupo J&F, de que cometeram atos que violam a legislação anticorrupção vigente”, disse a petroleira.

O término original do contrato entre a Petrobras e a Âmbar seria em 31 de dezembro deste ano.

O ex-assessor especial da Presidência e ex-deputado federal Rodrigo Rocha Loures foi preso em 3 de junho acusado por executivos da JBS de negociar 15 milhões de reais em propina para tentar influenciar uma disputa no Cade entre a JBS e a Petrobras em benefício da empresa dos irmãos Batista. O caso ainda não foi decidido pelo Cade.

Após colaboração de executivos da JBS com as autoridades, Loures foi seguido pela Polícia Federal e filmado recebendo uma mala com 500 mil reais em uma pizzaria em São Paulo. O dinheiro foi devolvido à Polícia Federal.


Como é o Mercado de Beleza da China?

O Brasil e a China figuram como os maiores mercados consumidores de produtos de beleza do mundo, assim como os Estados Unidos e o Japão. No Brasil, mesmo diante da crise econômica, o mercado da beleza sobrevive e cresce. Na China, o crescimento econômico do país fomentou, nos últimos anos, a expansão deste mercado e promete tornar o país o maior mercado mundial de produtos de beleza. Conheça mais sobre o padrão de beleza chinês  e as peculiaridades do mercado de beleza no país.

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Ni Ni, atriz chinesa

O Padrão de Beleza Chinês

O padrão de beleza, por estar diretamente ligado a traços culturais, difere muito de acordo com cada sociedade. Na China, assim como em outros países asiáticos, um dos fatores determinantes para o “bonito” é a cor da pele. Os motivos para tanto podem ser explicados por fatores sociais historicamente construídos no país. Durante o Período Imperial (entre o século III a.C. e o século XX d.C.), surgiram os “intelectuais de rosto branco” (baimian shusheng), que foram considerados, na época, a representação do ideal de beleza masculino. Em contrapartida, estavam os camponeses, caracterizados pela cor de pele mais escura, devido aos trabalhos braçais sob o sol. Mesmo com o passar dos anos, o ideal de pele clara persistiu e até hoje influencia a produção de cosméticos voltados para o mercado de beleza chinês. Por isso, os chineses, não só evitam a exposição ao sol, como consomem em larga escala tratamentos estéticos e produtos clareadores.

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Os chineses consomem tratamentos estéticos e produtos clareadores para pele

O rosto oval e feições delicadas também são considerados, pelos chineses, fundamentais em uma pessoa bonita, assim como cabelos longos, lisos e pretos. Os olhos vêm ganhando uma influência ocidental: são considerados bonitos os olhos amendoados, com pálpebra dupla. Para isso, muitas chinesas têm optado por cirurgias nas pálpebras que destacam o côncavo. Além disso, existem, no mercado de beleza chinês, adesivos e fitas que marcam o côncavo, criando a pálpebra dupla. Já o corpo bonito, de acordo com o padrão de beleza na China, é o extremamente magro e fino, sem curvas, chegando, inclusive, a apontar Índice de Massa Corporal (IMC) abaixo dos níveis considerados saudáveis. Este padrão de beleza e a cultura do país influenciam diretamente na produção de cosméticos voltados ao mercado de beleza chinês.

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As chinesas optam por cirurgias nas pálpebras, ou a adesivos e fitas que marcam o côncavo, criando a pálpebra dupla

O mercado de beleza na China

O setor de cosméticos na China tem crescido a um ritmo acelerado, juntamente com o grande desenvolvimento de sua economia, e pode transformar o país no maior mercado consumidor de produtos de beleza do mundo. Não à toa, existem várias feiras de beleza no país, as quais expõem suas novidades no setor de cosméticos para o público. Segundo dados da Euromonitor, a venda de produtos de cuidado com a pele atingiu 168,8 bilhões de yuans, e, a de maquiagem, 25,1 bilhões de yuans em 2015; representando um crescimento ano a ano de 6,7% e 10,9%, respectivamente. Com o desenvolvimento econômico, a estrutura do mercado de beleza, bem como as tendências e o gosto do consumidor chinês, vêm mudando.

Estrutura e tendências do mercado de beleza chinês

Para compreender o gosto do consumidor chinês e as tendências que influenciam o mercado de beleza na China, podemos separar os produtos cosméticos vendidos em seu mercado interno em diferentes categorias.

Cuidados com a pele


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O setor de produtos de cuidado com a pele é o que mais cresce no mercado de beleza da China

De acordo com o padrão de beleza chinês, que se preocupa muito com a pele, o setor de produtos de cuidado com a pele é o que mais cresce no mercado. Máscaras, hidratantes e limpadores faciais, juntamente com cremes para a região dos olhos e para cuidados com os lábios, são os mais consumidos. Nesse mesmo sentido, estão os produtos com proteção solar, cuja venda tem pico nas estações mais quentes, e os produtos anti-idade, cada vez mais populares.

Cosmecêuticos


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Os chamados “cosmecêuticos” vêm, recentemente, conquistando mais terreno no mercado de beleza chinês

Ainda relacionados ao cuidado da pele, estão os chamados “cosmecêuticos”, produtos que aliam os cosméticos a princípios farmacêuticos e, comumente, são utilizados para tratar de problemas de pele, como a acne. Esses produtos vêm, recentemente, conquistando mais terreno no mercado de beleza chinês; mais de 170 empresas estão investindo nesta área. Na China, os cosmecêuticos correspondem a apenas 20% do mercado de beleza, diferentemente de países como EUA, Japão e países europeus, nos quais representam entre 50% e 60%. Assim, acredita-se que há muito espaço para expansão destes produtos no mercado consumidor do país.

Maquiagem


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O mercado de maquiagem na China tem um enorme potencial de crescimento, especialmente nas áreas rurais e no interior do país

O mercado de maquiagem na China está longe de se saturar, principalmente nas regiões rurais e nas cidades do interior. De acordo com a China’s Skincare and Cosmetics Market, um relatório divulgado em 2016 pelo HKTDC Research, o costume de se maquiar tem crescido gradualmente entre as mulheres chinesas, sobretudo entre as mulheres jovens (entre 20 e 30 anos) de cidades grandes. Assim, há muito que se explorar no mercado de beleza chinês tratando-se de produtos de maquiagem.

Público masculino


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O setor de cosméticos masculinos tem grande potencial de crescimento, pois ainda é pouco explorado e a preocupação com a pele cresce entre os homens chineses

É, ainda, relacionado aos cuidados de pele, que os cosméticos direcionados ao público masculino podem ganhar muito espaço nesse mercado. Os homens estão começando a cuidar da pele e, por isso, o setor de cosméticos masculinos tem grande potencial de crescimento. Segundo dados da Euromonitor, o mercado de produtos para a pele destinados aos homens aumentou 7,6% ano a ano em 2015, e, segundo o Anuário Estatístico da China de 2015, a população masculina representava 51,23% do total deste mercado em 2014. Nesse sentido, produtos de hidratação e limpeza facial são os mais significativos, mas produtos especiais como máscaras faciais, protetores solares e cosméticos clareadores vêm ganhando o mercado, de acordo com a maior preocupação dos homens chineses com a pele. Há ainda muito espaço do mercado de beleza, tanto da China, quanto do mundo, para cosméticos direcionados à população masculina.

Cosméticos esportivos


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Cos,éticos esportivos devem ser compactos, ajudar a evitar perda de umidade e atuar como antitranspirante, anti odor e antibactericida

Nessa categoria, estão os cosméticos voltados para aqueles que amam esportes e estão interessados em produtos compactos, que ajudem a evitar perda de umidade e atuem como antitranspirante, anti odor e antibactericida. De acordo com dados da Euromonitor, as vendas de antitranspirantes totalizaram, em 2015, 680 bilhões de yuans, registrando um crescimento ano a ano de 5,1%. Os jovens são os principais consumidores destes produtos, preferindo fórmulas perfumadas e com componentes naturais.

Produtos naturais


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Os chineses preferem produtos que levem em sua composição ingredientes naturais ou relacionados a Medicina Tradicional Chinesa

Na China, há uma grande preferência a produtos com ingredientes naturais em sua composição, bem como os que incluem em sua fórmula a Medicina Tradicional Chinesa, pois, de acordo com a cultura nacional, esses seriam mais eficientes e seguros, além de possuírem mais qualidade. Desta forma, os consumidores chineses encaram o “natural” como algo imprescindível em produtos de beleza, uma vez que, segundo sua cultura, a beleza e a saúde estariam intimamente interligadas. Existem diversos produtos que garantem, através de ingredientes naturais, a circulação do sangue e também da energia (Qi). Marcas que compreendem tais traços culturais e incluem em suas fórmulas componentes naturais e da Medicina Chinesa ganham mais espaço no mercado de beleza chinês.

Produtos nacionais


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Cresce o interesse em produtos nacionais de qualidade que atendam aos interesses dos chineses

Embora ainda haja muita desconfiança em relação à qualidade de alguns produtos domésticos, as marcas nacionais vêm ganhando espaço no mercado e despertando mais o interesse dos consumidores chineses, principalmente por entenderem a preocupação com produtos naturais e com práticas tradicionais relacionadas à Medicina Tradicional Chinesa. Além disso, por estarem inseridas no padrão de beleza da China, as marcas nacionais atendem mais às expectativas dos consumidores, por exemplo, através de produtos clareadores. As marcas internacionais, por estarem inseridas no contexto ocidental, devem adaptar-se ao padrão de beleza chinês para, então, conquistar o público. Marcas nacionais como a Herborist e a Inhaber, as maiores do país neste segmento, conquistam cada vez mais espaço no mercado de beleza da China.

Cosméticos de luxo


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Outra mudança observada no mercado de beleza chinês é a preferência de alguns grupos por cosméticos considerados luxuosos

Outra mudança observada no mercado de beleza chinês é a preferência de alguns grupos por cosméticos considerados luxuosos. Essa mudança é derivada do crescimento da classe média no país graças ao desenvolvimento econômico dos últimos anos. Antigamente, os chineses compravam tudo em lojas locais, onde a variedade era limitada. No entanto, hoje, com o acesso a uma maior variedade, seja através de lojas online, ou de viagens ao exterior, os chineses buscam por produtos de luxo. Em sua maioria, esse grupo, composto majoritariamente por mulheres jovens de grandes cidades, procura produtos importados de marcas famosas da Europa, dos Estados Unidos e do Japão.

Investimento no mercado de beleza chinês

A expansão econômica da China permitiu que o mercado de beleza nacional crescesse e se tornasse um dos maiores do mundo. Com a globalização e o crescimento da classe média, o mercado consumidor de cosméticos chinês se transformou, e, ao mesmo tempo, abriu as portas para que todos os segmentos e gostos fossem atendidos. Esse mercado tem ainda muito a crescer, e, caso as marcas saibam adaptar-se às necessidades e exigências dos consumidores chineses, podem conquistar cada vez mais espaço nesse mercado tão promissor.

Por Ana Yamashita, diretamente de Americana, SP, Brasil
Fontes: Cosmetics China Agency; Marketing to China; Morgan Stanley

 http://www.chinalinktrading.com/blog/mercado-de-beleza-da-china/

Holding Halipar anuncia aquisição da Croasonho


Empresa de Caxias do Sul fatura cerca de R$ 110 milhões

 

Da Redação

 

redacao@amanha.com.br
Holding Halipar anuncia aquisição da Croasonho

A holding Halipar anunciou a aquisição parcial da rede Croasonho, que tem sede em Caxias do Sul (RS). Com a negociação, a holding passa a ser a maior acionista da rede. Hoje, a Croasonho está presente em 17 Estados, com 72 unidades e fatura cerca de R$ 110 milhões. Com a aquisição, a Croasonho passa a ser o braço da Halipar na região Sul, onde estão 60% das unidades da rede. O valor do negócio não foi revelado.

“Vamos aproveitar a expertise da Croasonho para ampliar a participação da holding no Sul e o potencial da Halipar para levar a Croasonho para outras regiões do país, além de ganharmos escala de fornecimento e logística para atingirmos melhores resultados de nossa rede de franqueados”, destaca Eduardo Silva, diretor-executivo da rede, em nota.

A compra, segundo a Halipar, reforça a estratégia de expansão a partir de franqueados multimarcas. Até 2020, a holding prevê chegar a mil unidades e a um faturamento de R$ 1,3 bilhão. Hoje, ela administra mais de 400 lojas em 24 Estados, com faturamento previsto de R$ 700 milhões para este ano.

 http://www.amanha.com.br/posts/view/4103

TSE indica que pode votar contra inclusão de novas provas no julgamento


Até o momento, quatro ministros sinalizaram que são desfavoráveis ao uso dos depoimentos da Odebrecht

 

Da Redação, com Agência Brasil

 

redacao@amanha.com.br
TSE indica que pode votar contra inclusão de novas provas no julgamento


No debate da manhã desta quinta-feira (8) os ministros discutem questão preliminar colocada pelas defesas de Dilma Rousseff e Michel Temer, segundo as quais os testemunhos e provas relacionados à Odebrecht não poderiam ser considerados no julgamento, por não constar nos 21 itens contestados inicialmente pelo PSDB. O argumento foi rejeitado pelo relator Herman Benjamin e agora é apreciado pelos demais ministros. Ele destacou que o próprio plenário do TSE autorizou, no início de abril, a oitiva de novas testemunhas relacionadas ao caso da Odebrecht, como o casal de publicitários João Santana e Mônica Moura, responsável pela campanha presidencial de 2014. “Não vou rasgar decisão deste tribunal”, afirmou. 

A ministra Rosa Weber disse que não seria possível sequer votar tal preliminar, uma vez que para aferir os questionamentos das defesas seria necessário se debruçar sobre as próprias provas, não sendo possível ao julgador simplesmente desconsiderá-las por questões processuais. Ela defendeu que o TSE siga diretamente para o julgamento do mérito da ação. Até o momento, além do relator e de Rosa Weber, Luiz Fux indicou que votará a favor da manutenção no julgamento das provas da Odebrecht. O presidente do TSE, Gilmar Mendes, e os ministro Napoleão Maia, Admar Gonzaga e Tarcísio Vieira deram indicativos de que irão se manifestar pelo descarte das delações da Odebrecht na análise da ação de cassação. O julgamento foi interrompido para almoço e será retomado às 14h30.


“Sanha cassadora”
 

O presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, afirmou que é preciso “moderar a sanha cassadora” da Corte Eleitoral. “Muitas vezes, há exageros, exageros claros. Muitas vezes, por questões pequenas, nós acabamos cassando os mandatos”, disse Mendes durante o debate sobre a validade de provas da Odebrecht no caso, que é contestada pelas defesas. “É preciso moderar a sanha cassadora porque, de fato, você coloca em jogo outro valor, que é o do mandato, da manifestação popular.”

Para Mendes, é necessário, no julgamento, ter em conta também a “estabilidade do sistema eleitoral”. Ele interrompeu a manifestação do ministro Luiz Fux, que defendia a inclusão dos testemunhos de executivos da Odebrecht no julgamento de mérito da ação. “Não podemos ser avestruzes”, afirmou Fux.