segunda-feira, 7 de junho de 2021

Em mais um capítulo da disputa com o BTG Pactual, XP Inc. compra fatia da Giant Steps

Fundada em 2012 e com cerca de R$ 7 bilhões sob gestão, a Giant Steps vinha sendo cobiçada pelos dois grupos. A empresa é um dos principais nomes do mercado brasileiro no segmento de fundos quantitativos, baseados em modelos matemáticos e algoritmos

Com cerca de R$ 7 bilhões sob gestão e uma das referências no País dentro do segmento de fundos de investimento sistemáticos, a Giant Steps tornou-se um ativo cobiçado por alguns dos principais nomes do mercado brasileiro de investimentos.

Na manhã desta sexta-feira, essa disputa conheceu um vencedor. A XP Inc. anunciou a compra de uma participação minoritária – não revelada – na gestora. Com o acordo, a empresa superou o BTG Pactual, que também estava interessado no negócio.

A transação é mais um capítulo no embate entre as duas empresas. Nesta semana, a XP também já tinha levado a melhor ao anunciar que irá criar uma corretora em sociedade com a Messem, no domingo 30 de maio, e com a Monte Bravo Investimentos, na quarta-feira 2 de junho, principal escritório de agentes autônomos sob a sua alçada e que vinha sendo assediado pelo BTG Pactual.

“Essa parceria coloca a XP ao lado de uma das gestoras mais inovadoras do País, que vem gerando resultados robustos nos últimos anos para os seus clientes por meio do uso intensivo de tecnologia. Isso, aliado um time excepcional, posiciona a Giant Steps como o principal player desse mercado em franco crescimento”, afirmou Gustavo Pires, sócio da XP, em comunicado sobre a transação.

Sócio-fundador da Giant Steps, Flavio Terni também comentou o acordo: “Vamos acelerar ainda mais nossos investimentos nas frentes que acreditamos ser as maiores fontes de vantagem competitiva: pessoas, ampliação da infraestrutura tecnológica e aquisição/desenvolvimento de dados alternativos (que vão desde análise de sentimento no Twitter até processamento de imagens e vídeos)”, observou.

Fundada em 2012, a Giant Steps investe no segmento de fundos quantitativos, um mercado mais disseminado e já comum em países como os Estados Unidos e que parte de ofertas baseadas em recursos como algoritmos, modelos matemáticos, inteligência artificial e machine learning.

Para concretizar esse formato no mercado brasileiro, a equipe da gestora conta com cerca de 50 profissionais, entre PhDs, doutores e mestres em áreas como matemática, engenharia e computação. Esse time foi responsável por resultados de destaque na indústria de fundos multimercados.

Carro-chefe da gestora, o fundo Giant Zarathustra, por exemplo, registra, desde 2012, um retorno absoluto de 290% contra 110% do CDI. O portfólio da casa inclui ainda o fundo Giant Sigma, que acumula um retorno de 33% contra 13% do CDI, desde 2018.

Ainda nesse ano, esse pacote será reforçado com um fundo de ações baseado em dados alternativos e um fundo de criptoativos, que terá o bitcoin como referência. Pelos termos do acordo, a Giant Steps seguirá operando de forma independente. Há, no entanto, alguns planos a partir da transação.

Com a nova sócia, a Giant Steps planeja acelerar os planos de expansão nacional e internacional, do portfólio de produtos com a criação de novas estratégias e, com a presença internacional da XP, espera abrir filiais fora do Brasil e acelerar as contratações de profissionais de outros países.

O mercado de fundos quantitativos já responde por mais de 30% dos ativos sob gestão nos Estados Unidos. No Brasil, os números ainda são incipientes, com uma fatia de menos de 2% do total de patrimônio alocado em fundos.

Um dos nomes que estão apostando nessa modalidade é a Itaú Asset. Em abril, a gestora anunciou a integração da Quantamental, que trabalha com esses modelos, ao seu portfólio. A incorporação se deu por meio do Multimesas, braço de mini-gestoras da casa.

Entre outros recursos, o modelo da Quantamental envolve uma dezena de robôs, com nomes, avatares e perfis próprios. Esse “time”, ao lado da equipe de profissionais da gestora, já trabalha com duas ofertas de fundos quantitativos dentro da Itaú Asset.

 

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Notre Dame Intermédica estreia no mercado gaúcho com aquisição de R$ 1 bilhão


Com a compra do Centro Clínico Gaúcho, por R$ 1,06 bilhão, o grupo vai incorporar uma rede de um hospital, 20 centros clínicos e 13 unidades de análises clínicas no Rio Grande do Sul, além de uma carteira de 175 mil beneficiários de saúde

A Notre Dame Intermédica tem 3,7 milhões de beneficiários em saúde e 2,7 milhões em planos odontológicos

Enquanto aguarda a aprovação de sua fusão com a Hapvida pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), o grupo Notre Dame Intermédica segue reforçando, ainda em “carreira solo”, a onda de consolidação no setor de saúde

A empresa anunciou na manhã desta segunda-feira, 7 de junho, que chegou a um acordo para a aquisição de 100% das ações do Centro Clínico Gaúcho (CCG Participações), em negociação fechada por meio de sua subsidiária BCBF Participações e que marca sua entrada no mercado do Rio Grande do Sul.

Segundo informou a Notre Dame, em fato relevante, o preço da transação foi fixado em R$ 1,06 bilhão, que será pago à vista, em dinheiro, descontados o endividamento líquido e uma parcela retida para contingências.

De acordo com o grupo, o valor representará um múltiplo implícito estimado de 9,8 vezes o ebtida em 2022, quando consideradas as sinergias planejadas. Após a conclusão do acordo, que depende de aprovação do Cade e da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a Notre Dame passará a deter uma participação de cerca de 13,6% na região metropolitana de Porto Alegre.

Fundado em 1991, em Canoas (RS), o Centro Clínico Gaúcho é, de acordo com o comunicado, uma das principais operadoras verticalizadas com um portfólio de planos de saúde, planos odontológicos e serviços relacionados no mercado do Rio Grande do Sul.

Desde 2019, a empresa tem como sócio o fundo de private equity Kinea. Com a entrada do parceiro, a empresa vem investindo em sua expansão regional e reforçando sua oferta com foco em planos de saúde para o segmento corporativo.

Com um faturamento de R$ 371 milhões em 2020, a empresa tem uma carteira de 175 mil beneficiários, dos quais 80% são relacionados justamente ao segmento corporativo, especialmente na região metropolitana da capital gaúcha. O centro tem ainda 4,7 mil beneficiários de planos odontológicos.

Hoje, a rede própria do Centro Clínico Gaúcho é formada por 20 centros clínicos, 13 unidades de coleta de análises clínicas e o Hospital Humaniza, inaugurado nesse ano em Porto Alegre. A unidade conta com 110 leitos e tem potencial para dobrar essa capacidade.

Avaliada em R$ 52,4 bilhões, a Notre Dame Intermédica fechou o primeiro trimestre de 2021 com 3,7 milhões de beneficiários em saúde e 2,7 milhões em planos odontológicos. No período, a receita líquida da companhia cresceu 13,4%, para R$ 2,9 bilhões.

A aquisição anunciada hoje é mais uma peça na série de acordos que vem dando o tom do mercado brasileiro de saúde nos últimos meses. E que ganhou novos movimentos, de grandes players, na semana passada.

Na terça-feira, 1º de junho, três grandes nomes do setor anunciaram aquisições. Uma das mais ativas nessa frente, a Rede D’Or fechou a compra do Hospital Serra Mayor, em São Paulo, em uma transação de R$ 130 milhões.

O grupo Fleury, por sua vez, anunciou a compra dos laboratórios Pretti e Bioclínico, ambos com atuação no Espírito Santo. Pelos dois ativos, a empresa deve desembolsar R$ 193,1 milhões e R$ 122 milhões, respectivamente.

O maior acordo anunciado na data, no entanto, foi do grupo Dasa, que fechou a aquisição do Hospital da Bahia, de Salvador, por R$ 850 milhões.

 

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O novo caminho do vinho argentino


Por que a microrregiões de Altamira, La Consulta e Gualtallary se tornaram os berços dos grandes vinhos da Argentina e o que isso representa para as vinícolas do país

 

Região de La Consulta, agora uma das mais cobiçadas do Valle de Uco

Até pouco tempo atrás, com o perdão do trocadilho, era líquido e certo. Para definir um bom vinho argentino, apreciadores classificavam-no como um Malbec de Mendoza, região que concentra 75% da produção do país. Salta e Patagônia, outras duas áreas produtoras eram, praticamente, esquecidas. Mas, nos últimos anos, nem mais dizer que são de Mendoza ou das sub-regiões de Luján de Cuyo e Valle de Uco basta.

Há um novo mapa chamando a atenção de produtores, avaliadores e enófilos: Altamira, La Consulta e Gualtallary, os atuais berços dos maiores expoentes argentinos, terroirs pousados no Valle de Uco. No principal guia de vinhos sul-americanos, o Descorchados, os cinco melhores tintos da edição 2020 (três de Zuccardi e dois de Per Se) são de Altamira e Gualtallary.

A Wine Advocate, publicação criada por Robert Parker, atribuiu as duas primeiras notas de 100 pontos para vinhos argentinos em 2018, o Gran Enemigo Single Vineyard Cabernet Franc 2013 e o Catena Adrianna Vineyard Riverstone Malbec 2016. Em comum, ambos feitos com uvas de Gualtallary. No ano seguinte um terceiro vinho recebeu a nota perfeita da mesma publicação: Zuccardi Piedra Infinita 2016, um Malbec de Altamira.

O que há de especial nestas pequenas localidades? Sebastián Zuccardi, que está no comando da vinícola de sua família, uma das maiores da Argentina, explica que o Valle de Uco, vizinho da mais tradicional zona de Luján de Cuyo, não possui o platô de pré-cordilheira dos Andes. “O solo de Uco é complexo e formado por camadas de material de arrasto direto dos Andes, que foram se depositando ao longo dos rios que cortam Uco, sendo Tunuyán o mais conhecido”, diz ele.

Estas três zonas são as mais conhecidas sub-divisões de Uco e, em traços gerais, Gualtallary está no norte de Uco e é a mais elevada, chegando aos 1.600 metros de altitude. Como consequência, o clima é mais frio e o solo repleto de cascalhos cobertos por componentes calcários. Altamira e La Consulta estão cerca de 50 quilômetros ao sul de Gualtallary, com solo menos pedregoso, mas com mais capas de diferentes componentes. La Consulta está à leste de Altamira, descendo da Cordilheira, o que significa solos mais argilosos e um clima sutilmente mais quente que Altamira.

Na taça, a resposta vem de Eduardo Milan, editor de vinhos da revista Adega e do Guia Descorchados: “Em traços gerais, Gualtallary é exuberante no nariz, com mais referências de ervas e flores, com um toque de cinza e taninos firmes. Altamira é mais amável, com maior presença de fruta e taninos mais aveludados. La Consulta se aproxima mais da expressão tradicional da Malbec, com frutas negras, bom corpo e taninos sedosos”.

O especialista ainda recorda que, em 2011, primeiro ano que participou do guia sul-americano, havia poucas vinícolas que colocavam os nomes destas zonas no rótulo. “Mesmo quando colocavam os nomes das localidades específicas, naquela época era mais difícil perceber as diferenças na taça. Os vinhos eram mais maduros (ponto de maturação da fruta), com maior extração e forte presença das barricas”.

Onde estão as principais microrregiões do Vale de Uco

Mas isso mudou em 2017. “Foi um ano-chave, quando, além da maior presença destas sub-regiões declaradas nos rótulos, os vinhos perderam a marca da madeira, permitindo que estas nuances aparecessem”, afirma o especialista. Milan também reforça que todas estas mudanças não vieram ao acaso e, quase de forma irônica, um chileno teve um papel fundamental no desenvolvimento e mapeamento das zonas de Uco.

“Pedro Parra despertou esta visão na Zuccardi e também na Alto Las Hormigas, vinícolas que se destacaram em Altamira e Gualtallary”. Pedro Parra é doutor em geologia aplicada à viticultura e se tornou referência no mapeamento geológico de vinhedos, mostrando que sutis mudanças na composição e morfologia do solo impactam na expressão do vinho.

Catena Adrianna Vineyard Riverstone Malbec 2016, feito em Gualtallary

Até vinícolas gigantes como Trapiche, Nieto Senetiner e Catena possuem algum trabalho de mapeamento do subsolo de seus vinhedos, sendo que a última também foi precursora nesses estudos através de seu Catena Institute, um núcleo de pesquisa e desenvolvimento da vinícola fundado em 1995 e em parceria com a universidade UC Davis (EUA) e a Universidade de Cuyo (ARG).

Susana Balbo, a primeira mulher argentina a se formar como enóloga, em 1981, já tinha passado por grandes vinícolas argentinas como Catena e Michel Torino, antes de fundar seu projeto. Em 2013, chegou ao Valle de Uco e sua constatação dá a dimensão do interesse na região. “Uco tem 26 mil hectares, quase o tamanho da Borgonha. Em apenas 11 quilômetros de extensão temos as escalas 1, 2 e 3 de Winkler e com perfis de solos distintos”, siz ela.

A escala Winkler é uma medida de calor que na viticultura serve como referência para as variedades a serem cultivadas e os possíveis estilos dos vinhos. Na escala 1, considerado um clima frio, estão o Mosel e a Alsácia, por exemplo; na escala 2, estão as regiões da Borgonha e Piemonte; e na escala 3 estão Bordeaux e Rioja. No caso de Susana Balbo, seu principal vinho, Nosotros, é feito com uvas de Altamira, e no segundo degrau de qualidade (e preço) está a linha de Benmarco Expressivo, feito com uvas de Gualtallary.

O próximo e ousado passo das vinícolas argentinas é abolir a menção à variedade no rótulo. No Piedra Infinita de Zuccardi não há qualquer menção à variedade (100% Malbec), assim como nos recém-lançados Finca La Celia Vinos de Terrunyo. A linha composta por três rótulos traz apenas as menções ao nome da vinícola, safra (todos 2017) e as três localidades de origem: Paraje Altamira, La Consulta e Eugenio Bustos.

Neste caso, a ousadia é maior, pois, apenas La Celia Paraje Altamira é 100% Malbec. La Celia La Consulta é 100% Cabernet Franc e o rótulo Eugenio Bustos é 100% Cabernet Sauvignon. Segundo a enóloga Andrea Ferreyra, os lugares onde as uvas são cultivadas respondem mais pela personalidade do vinho que a variedade utilizada.

“O componente mineral e tânico que Altamira oferece é interessante para a Malbec, mas para a Cabernet Sauvignon é demasiado austero. Já o sutil calor e vigor de Eugenio Bustos amadurece a Cabernet Sauvignon de forma ideal”, diz a enóloga.

 

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A influência da intensificação digital no comportamento do consumidor

Diretores comentaram as influências da intensificação digital e as adaptações das empresas para conduzir suas estratégias

O comportamento do consumidor mudou durante a pandemia e o contato e a preocupação em relação a ele são pontos-chave para as estratégias empresariais como: aconselhamento e terapia digitais, prêmios e o investimento no processo de ‘’simplificar a vida” do consumidor.

O WTC São Paulo Business Club realizou no dia 19 de maio, um encontro on-line do Comitê de CMOs. O debate contou com a participação do membro do Comitê Executivo e Sócio Líder de Mercados e Clientes da PwC, Marcelo Cioffi, da Diretora de Marketing da Seara, Tannia Fukuda Bruno, e com uma apresentação especial do humorista Renato Albani, que iniciou o evento contando um pouco sobre a sua jornada durante a pandemia.

Marcelo e Tannia apresentaram cases de suas empresas e falaram a respeito da influência da intensificação digital no comportamento de consumo e nas campanhas de marketing, além de ilustrar como foram as adaptações e mudanças das empresas para seguir com a missão e as estratégias. “Não perdemos os canais físicos, nós juntamos ao meio digital, esse é o ‘novo normal’. Precisamos nos adaptar e dar opções para o nosso consumidor. Participamos do BBB 21, programa ao vivo de maior audiência no Brasil. Tínhamos que pensar no produto que seria utilizado e quais possibilidades apresentaríamos ao consumidor. Dessa forma todo os dias todo planejávamos uma ação diferente para mostrar a versatilidade dos nossos produtos’’, explicou a Diretora de Marketing da Seara.

De acordo com o membro do Comitê Executivo e Sócio Líder de Mercados e Clientes da PwC, após pesquisas realizadas pela PwC, foi possível observar como o comportamento do consumidor mudou durante a pandemia, principalmente, de uma forma positiva. “É um consumidor mais antenado e consciente, que se preocupa e busca com mais frequência produtos saudáveis, embalagens seguras e sustentáveis, dando uma atenção maior a origem e a qualidade dos produtos”, destacou.

Os diretores presentes também tiveram a oportunidade de apresentar cases e experiências de suas rotinas profissionais. O contato e a preocupação em relação ao consumidor foram pontos-chave para as estratégias empresariais como: aconselhamento e terapia digitais, prêmios, o investimento no processo de ‘’simplificar a vida” do consumidor, proporcionando, por exemplo, descrições e informações detalhadas nos meios digitais, foram estratégias testadas e seguidas pelos diretores.

Para fechar o evento, Marcelo Cioff refletiu sobre a importância de estar em constante produção e flexibilidade para com o consumidor. ‘’Neste cenário, é importante olhar para todas as oportunidades. O cliente está sempre mudando, é necessário que você seja rápido, criativo e ágil para elaborar estratégias diferenciadas”, apontou.

 

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Pandemia acelera investimentos em tecnologia no setor de eventos empresariais

 


O setor de eventos empresariais está buscando na tecnologia uma aliada para superar os desafios impostos pela pandemia e o consequente distanciamento social. Segundo uma pesquisa Digital Trust Insights da PwC, os investimentos em TI no Brasil cresceram 48% em 2020 e a tendência é de um aumento para 57% apenas neste ano.

 O clube de negócios WTC São Paulo Business Club é um dos que se adaptou rapidamente à nova realidade e chegou a ampliar os negócios no ano passado. Até 2019, o WTC SP Business Club realizava cerca de quatro eventos presenciais por

semana para cerca de 4 mil clientes e parceiros, mantendo-os atualizados e movimentando sua rede de negócios. Desde abril de 2020, essa realidade mudou e o clube passou a promover eventos on-line, chegando a 18 por mês, com a participação de mais de 12 mil pessoas conectadas de países de todo o mundo.

Para continuar crescendo neste ano, o clube de negócios investiu em torno de R$ 1 milhão no WTC Sky Bridge, localizado no Brooklin Novo, na capital paulista. A partir de agora, o espaço passa a contar com equipamentos de altíssima tecnologia e pode promover eventos on-line, híbridos ou até mesmo presenciais, já pensando em um cenário pós-pandemia.

“A atual dinâmica do mundo corporativo, colaborativo e globalizado, aliada aos momentos de instabilidade econômica e política, exige que as empresas, empresários e executivos estejam constantemente atualizados, conectados com o mercado, mas principalmente compromissados com a entrega de resultados em curto prazo. Buscamos ser relevantes e essenciais trazendo elementos que transformem nossos eventos e encontros em prioridade na agenda de nossos clientes”, comenta o presidente do WTC São Paulo Business Club, Bruno Bronemy.

O local possui um espaço de 150 m² para eventos corporativos, comportando até 120 pessoas em formato de auditório. O Sky Bridge está localizado no 15º andar do WTC Business Tower, com uma vista privilegiada para a Ponte Estaiada. Para modernizar o espaço, foram adquiridos 35 novos equipamentos, entre eles painéis de LED com 13 metros de comprimento, seis câmeras robóticas, sistemas de sonorização e iluminação de alta tecnologia e sistemas de live streaming para todas as plataformas. O espaço fica aberto 24 horas em todos os dias da semana e pode ser alugado para realização de eventos externos. “Buscamos proporcionar aos usuários mais conforto e melhor qualidade na execução dos encontros”, comenta Bronemy.

“Graças a essa combinação, o local é considerado a união da mais alta tecnologia em eventos com o universo corporativo de networking.” O presidente do WTC SPBC destaca ainda a importância de ter um espaço de eventos adequado atualmente. “Nós sabemos da importância de investir em tecnologia e isso engloba todos os espaços do WTC. Por isso, optamos em investir no Sky Bridge para proporcionar um espaço diferenciado aos nossos clientes e associados e grandes experiências ao participarem de um evento, seja ele on-line, híbrido ou presencial”, afirma.

 

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quarta-feira, 2 de junho de 2021

Nubank prepara seu “dream team” para a expansão global


Depois de trazer executivos das principais empresas do Vale do Silício para o seu management, a fintech anuncia a chegada de Arturo Nuñez, CMO que foi vice-presidente global da Nike e diretor da Apple para a America Latina. Cristina Junqueira, CEO do Nubank no Brasil, conta os detalhes com exclusividade ao NeoFeed


A americana Renee Mauldin, que comandou o RH na Uber e no Twitter, chegou, em 2019, para ocupar o cargo de Chief People Officer. Em 2020, Jag Duggal, que tocava a gestão de produtos do Facebook, se tornou o Chief Product Officer, e o marroquino Youssef Lahrech, ex-líder de tecnologia do banco Capital One, veio para ser o Chief Operating Officer.

No mês passado, o americano Matt Swann, ex-Amazon e Booking, foi anunciado como o novo Chief Technology Officer. Agora é a vez de mais um C-Level internacional desembarcar no Brasil. Trata-se do americano Arturo Nuñez, ex-vice-presidente de marketing global da Nike para basquete e ex-diretor de marketing da Apple para a América Latina. Ele será o Chief Marketing Officer.

Todos esses executivos têm algo em comum: ocuparam cargos de liderança em algumas das maiores estrelas do Vale do Silício e agora trabalham para uma companhia brasileira com ambições globais: o Nubank. “Temos muito orgulho do que construímos. Mas, ao mesmo tempo, sabíamos que precisávamos mudar de patamar na nossa execução”, diz Cristina Junqueira, cofundadora e CEO do Nubank no Brasil, ao NeoFeed.

Criado em 2013, o Nubank chegou num tamanho colossal e num ritmo de crescimento que impressiona. São quase 40 milhões de clientes no Brasil e presença no México e Colômbia. O que era uma operação exclusivamente de cartão de crédito acabou ganhando corpo com conta corrente, crédito pessoal, conta pessoa jurídica, seguro e, com a compra da Easynvest, investimentos.

Um recente relatório feito por analistas da XP classificou a fintech criada por David Vélez como “a ameaça roxa” e aponta que o banco deve ultrapassar o Banco do Brasil, hoje com 74 milhões de clientes, em 2023. Mas, segundo Junqueira, as ambições da companhia vão muito além disso. E é aí que entra o time de C-levels que vem sendo construído.

“Temos uma visão de que não tem limite para o que a gente vai fazer. Somos uma empresa global de tecnologia. Justamente por isso, a gente quer ter um time parecido com o que poderia estar no Uber, em São Francisco, ou no Facebook, no Twitter, no Google”, afirma a comandante do Nubank no Brasil. E prossegue. “Nossa ambição é grande. Estamos buscando o melhor talento onde quer que ele esteja.”

Na conversa com o NeoFeed, a cofundadora do Nubank deixa muito claro que o banco não vai ficar restrito apenas ao setor financeiro e, mais do que isso, não quer ser visto como uma empresa do segmento. “A gente sempre se viu como uma empresa de tecnologia e não como um banco ou uma financeira. E a gente sabe que tecnologia, hoje em dia, é tudo. Olha a Tesla com o market cap maior do que todas as montadoras somadas.”

Cristina Junqueira, a cofundadora e CEO do Nubank no Brasil

Além do exemplo da Tesla, que também se posiciona como uma empresa de tecnologia, Junqueira dá exemplos de empresas de e-commerce que têm entrado no setor financeiro e vice-versa. “Hoje, as linhas que separam serviços financeiros de outros setores são muito cinza”, diz ela. “Da mesma maneira que os outros têm feito, conseguimos expandir as fronteiras do nosso escopo.”

Aqui mesmo no Brasil há diversos exemplos de empresas entrando em outros segmentos que não eram o seu core. O Inter, por exemplo, está se tornando um dos “varejistas” mais relevantes do mercado com o seu marketplace Intershop. O Mercado Livre, uma referência em marketplace, virou um gigante da indústria financeira com o Mercado Pago.

O Magalu, por sua vez, tem entrado em segmentos como conteúdo, delivery, meios de pagamento, entre outros. O PicPay, que nasceu como uma plataforma de meio de pagamento, também tem expandido seus tentáculos para outros segmentos como até publicidade. E o mesmo pode-se dizer sobre B2W, Rappi, entre outras companhias que estão criando seus superapps.

Mas a necessidade do Nubank de fortalecer seu management passa, principalmente, pelo seu plano de se tornar uma empresa internacional. De acordo com um ranking da CB Insights, o Nubank ocupa a décima posição entre os maiores unicórnios do mundo. Em janeiro deste ano, a startup recebeu um aporte de US$ 400 milhões que fez seu valuation alcançar US$ 25 bilhões.

A marca é constantemente lembrada em mercados poderosos como o americano. Recentemente, a fintech foi eleita como uma das 100 companhias mais influentes do mundo pela revista TIME. No mercado, são também fortes os indícios de que a fintech se prepara para abrir seu capital em uma bolsa americana, fato noticiado pela Reuters.

A exemplo do que a empresa tem feito com o management, no mês passado, o Nubank anunciou um conselho de administração global. A companhia trouxe Jacqueline Reses, ex-CEO da fintech Square e atual presidente do Conselho Consultivo Econômico do FED; Luís Alberto Moreno, ex-presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID); Daniel Goldberg, ex-presidente do Morgan Stanley no Brasil, e a escritora, palestrante e consultora americana Anita Sands.

Indagada pelo NeoFeed sobre a possível abertura de capital, Junqueira afirma que “a turma de investment banking” vem rodeando o Nubank há anos. “Mas não temos pressa e não estamos correndo para fazer IPO. Temos fila de investidores para entrar, não precisamos de mais dinheiro.” Mas há uma questão importante na abertura de capital que é a de trazer mais governança para a operação e, claro, ser um cartão de visita para a entrada nos Estados Unidos.

“É um mercado interessante, mas precisamos que algumas coisas amadureçam mais antes de colocarmos mais coisas no prato”, diz ela. E esse amadurecimento passa também pelo fortalecimento da marca. Nuñez, que acaba de ser contratado para o cargo de CMO, passou por um funil de 100 profissionais.

“Conversamos com muita gente no Brasil e na América Latina. Mas queríamos alguém com experiência internacional porque o desafio de quem está nessa cadeira é a expansão internacional”, diz Junqueira. Além de ter atuado em marcas globais em vários mercados, ele também traz a experiência de ativação de marcas em grandes eventos. “Podíamos aprender, mas cometeríamos erros se ele não estivesse aqui.”

 

Frubana capta US$ 65 milhões para se consolidar como a “Amazon dos alimentos”


A startup colombiana conecta produtores agrícolas e fornecedores de alimentos a restaurantes e mercados de bairro. Com o aporte liderado pelo GGV Capital, com a participação de fundos como Softbank e Tiger Global, a Frubana planeja reforçar sua presença no Brasil


Os executivos à frente da Frubana no Brasil: Antonio Capezzuto, líder de expansão (à esq.), Mayara Romão, líder de people, e Breno Lopes, country manager

Em 2020, as startups latino-americanas atraíram US$ 4 bilhões em um volume recorde de 488 aportes, segundo a Associação Latino-Americana de Private Equity & Venture Capital (Lavca). E, na primeira metade de 2021, os investidores seguem ampliando seu apetite pelas novatas da região.

O mais novo nome nesse cardápio é a colombiana Frubana, mescla de marketplace e “atacado virtual” que conecta restaurantes e mercados de bairro a fornecedores e produtores de frutas, verduras e legumes, entre outros alimentos.

A startup está anunciando nesta quarta-feira, 2 de junho, a captação de um investimento de US$ 65 milhões (R$ 351 milhões). A rodada é liderada pelo americano GGV Capital e tem a participação de Softbank, Tiger Global e Monashees. Todos já investiam na operação e ganham agora a companhia do também americano Lightspeed Venture Partners.

“É raro todos os investidores dobrarem a aposta”, diz Breno Lopes, country manager da Frubana no Brasil, em entrevista ao NeoFeed. “Mas foi uma necessidade básica. Nós crescemos sete vezes durante a pandemia e precisávamos de mais recursos para seguir financiando essa expansão.”

O Brasil é o ponto mais recente no mapa da Frubana. A startup desembarcou em São Paulo em outubro de 2020 e, em poucos meses, a operação já superou os números do México, tornando-se o segundo maior mercado da companhia, atrás apenas da matriz colombiana.

Com esse status, o País receberá boa parte dos dígitos incluídos no novo cheque. Um dos planos é triplicar o quadro local de funcionários, composto atualmente por cerca de 300 profissionais, no prazo de seis a 12 meses.

A Frubana também avalia levar sua plataforma para outros cidades além da capital paulista. A princípio, a expansão deve seguir por municípios da Grande São Paulo, ainda em 2021. Não estão descartadas as incursões em outras capitais do País.

Outro investimento nesse pacote envolve os centros de distribuição. Atualmente, a companhia opera com três unidades em São Paulo e já prevê uma quarta estrutura, cuja localização será escolhida a partir da definição do roteiro de expansão a ser seguido no País.

Com três centros de distribuição em São Paulo, a Frubana vai investir em mais uma unidade no País

A ampliação da cesta de produtos ofertada é mais um foco. Hoje, a Frubana oferece cerca de 400 itens no mercado brasileiro. “Vamos aumentar, principalmente, em não perecíveis e em proteínas”, diz Lopes. “Mas estamos adicionando também lácteos, bebidas e produtos de limpeza.”

“Amazon da cadeia de alimentos”

Fundada em 2018, pelo colombiano Fabian Gomez Gutierrez, um ex-executivo responsável pela expansão do Rappi por cidades como Barranquilla, Buenos Aires e Rio de Janeiro, a Frubana nasceu com o plano de reduzir os intermediários na cadeia de abastecimento de restaurantes e mercados de bairro.

Para os estabelecimentos, a plataforma funciona como um marketplace B2B, acessado via site ou aplicativo. Das compras realizadas diretamente com os fornecedores às entregas, todo o processo é de responsabilidade da startup, com forte apoio de sistemas desenvolvidos dentro de casa.

“Nós operamos toda a logística. Estamos nos tornando uma grande Amazon do supply chain de alimentos”, afirma Lopes. Ele acrescenta que, ao eliminar intermediários com esse formato, a economia para os estabelecimentos pode chegar a 20%.

Na outra ponta, o menu envolve desde grandes empresas e marcas de alimentação, como Camil, Seara e Cargill, até pequenos produtores. Nesse caso, a Frubana trabalha com algoritmos de previsão de demanda e precificação, que definem o quanto precisa ser produzido daquele determinado item.

Os dados que alimentam essas projeções são coletados juntos aos clientes e incluem fatores como o número de pratos servidos, ocupação do restaurante e frequência de compra por produto. Esse caldeirão é complementado com informações de outros plataformas e polos de distribuição.

“Essa abordagem permite produzir e comprar apenas o necessário, reduzindo o desperdício”, observa Lopes. “A partir desse modelo, nosso índice de perda de alimentos é de 1%, enquanto o padrão do setor gira em torno de 6% a 7%.”

A remuneração da empresa vem de uma taxa embutida no preço de compra, que varia de acordo com o produto. Com essa proposta, a Frubana já formou uma carteira com mais de 100 fornecedores e cerca de 10 mil clientes ativos, entre eles, restaurantes como Coco Bambu e Pecorino. Apenas no último mês de maio, a operação brasileira movimentou mais de 1,5 milhão de toneladas de alimentos.

Hoje, a empresa tem mais de 100 fornecedores e cerca de 10 mil clientes ativos no País

Sob a orientação de ser uma plataforma one-stop-shop para os estabelecimentos, a empresa quer trazer mais novidades a esse portfólio. Embora não revele detalhes, Lopes diz que um desses ingredientes é a oferta de serviços financeiros, que deve ser estruturada entre o fim desse ano e o início de 2022.

“Há uma nova onda de empresas explorando essa conexão entre estabelecimentos e produtores”, afirma Cristina Souza, CEO da consultoria Gouvêa Foodservice. “Essa é a última fronteira na cadeia de food services.”

Além da Frubana, ela cita algumas companhias, com diferentes modelos, atuando nesse espaço. Mais próxima da proposta da startup colombiana está a brasileira NetFoods, investida da Bossa Nova e que já opera em cerca de 300 cidades.

Outro exemplo é a também brasileira Menu, que recebeu investimentos – de valor não revelado – da Z-Tech, braço de corporate venture capital da Ambev. O cardápio inclui ainda nomes como Pingo e Da Horta pra Porta, essa última, mais voltada ao atendimento de restaurantes de alta gastronomia.

Apesar de destacar as boas perspectivas para esse modelo, Cristina faz algumas ressalvas, especialmente para a estrangeira Frubana. “O grande desafio deles é a logística do setor”, diz. “E ganhar escala em um mercado enorme, mas extremamente pulverizado.”


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