quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

Vendas da JHSF com incorporação caem no 4º tri, shoppings crescem

JHSF

Por Andre Romani

 

SÃO PAULO (Reuters) – A JHSF registrou vendas contratadas de 340,2 milhões de reais no quarto trimestre para seu negócio de incorporação, queda de 10,1% ante o mesmo período do ano anterior, disse a empresa em comunicado na quarta-feira à noite.

No ano, as vendas cresceram 28,9% frente a 2020, para cerca de 1,6 bilhão de reais.

No segmento de shoppings, a JHSF reportou vendas de aproximadamente 1,1 bilhão de reais no quarto trimestre, avanço de 25,2% ano a ano, com destaque para o resultado em shoppings voltados para o público de alta renda. No acumulado de 2021, o salto foi de 56,6%.

Já em hotéis operados pela companhia, a taxa de ocupação foi de 55,2% no trimestre, frente a 53,6% um ano antes, enquanto no ano foi de 45,1% em comparação a 42,5% anteriormente.

 “A taxa de ocupação consolidada de 2021 ficou em linha com a observada em 2019, onde não havia restrições”, disse a empresa.

(Por Andre Romani)

Amazon abrirá loja de roupas física, onde algoritmos sugerem o que provar


Crédito: Divulgação

A Amazon promete revolucionar mercado de venda de roupas (Crédito: Divulgação)

Por Jeffrey Dastin

(Reuters) – A receita da Amazon.com para a loja de departamentos do futuro inclui recomendações algorítmicas e o que um diretora da empresa chamou de “armário mágico” no provador.

A varejista online anunciou nesta quinta-feira que abrirá sua primeira loja de roupas este ano, mas com um toque tecnológico. “Não faríamos nada no varejo físico a menos que sentíssemos que poderíamos melhorar significativamente a experiência do cliente”, disse Simoina Vasen, diretora administrativa.

Com 2.787 metros quadrados, a “Amazon Style”, que ficará perto de Los Angeles, será menor do que uma loja de departamentos típica.

 Um modelo das roupas vendidas fica nas prateleiras e os clientes digitalizam um código usando o aplicativo da Amazon para selecionar a cor e o tamanho que desejam. Para experimentar as roupas, que ficam guardadas nos fundos, os compradores entram em uma fila virtual para um provador, que é desbloqueado pelo smartphone quando estiver pronto.

O provador é “um espaço pessoal para você continuar comprando sem ter que sair”, disse Vasen. Cada provador tem uma tela sensível ao toque que permite aos clientes a solicitação de mais itens, que a equipe da entrega em um armário seguro de dois lados “em poucos minutos”, segundo ela.

“É como um armário mágico com uma seleção aparentemente interminável”, afirmou Vasen.

As telas sensíveis ao toque também sugerem itens para os consumidores. A Amazon manterá um registro de todas as mercadorias que um cliente digitaliza para que seus algoritmos personalizem as recomendações de roupas. Os compradores também podem preencher uma pesquisa sobre seu estilo de se vestir. Assim, quando chegam ao provador, os funcionários já depositam os itens solicitados pelos clientes e também outros que a Amazon sugere.

A nova loja da empresa visa atrair uma ampla gama de clientes com centenas de marcas, disse Vasen, recusando-se a citar exemplos.

A empresa ultrapassou o Walmart como o varejista de roupas mais comprado nos Estados Unidos, de acordo com pesquisa de analistas. Mas ainda tem espaço para expandir e competir com empresas como Macy’s e Nordstrom, que abriram lojas de formato menor.

 

((Reportagem de Jeffrey Dastin))

 

Ademicon comercializa mais de R$ 8 bilhões em créditos em 2021


O segmento de imóveis apresentou aumento de 42% 
 
Para este ano, a meta da Ademicon é alcançar R$ 10 bilhões em créditos comercializados e abrir 24 unidades de negócio no país

A Ademicon alcançou no ano passado a marca dos R$ 8 bilhões em créditos comercializados. O valor, 41% superior ao de 2020, é o maior já registrado pela empresa em três décadas de mercado. O desempenho é resultado da estratégia adotada nos últimos anos pela Ademicon, que visa aumentar a sua capilaridade e diversificar seu portfólio de produtos.

O segmento de imóveis apresentou aumento de 42% nos créditos comercializados em 2021, respondendo por R$ 5,8 bilhões do total da empresa. Já a divisão de consórcio de veículos, que começou a operar em maio de 2020, cresceu 207%, comercializando R$ 501 milhões em créditos. No segmento de veículos leves e pesados, o valor ultrapassa os R$ 2 bilhões se considerarmos também os consórcios de marcas parceiras administrados pela empresa, como New Holland, Iveco e Librelato.

Somente no ano passado, a  paranaense Ademicon abriu 45 unidades de negócio, uma expansão que proporcionou inclusive a entrada em novos mercados. Com as inaugurações, a empresa encerrou o ano presente em 17 estados mais o Distrito Federal.

Para este ano, a meta é alcançar R$ 10 bilhões em créditos comercializados e abrir 24 unidades de negócio no país. "Nosso objetivo é manter a expansão territorial, chegando a mais de 160 unidades no Brasil, aumentar a comercialização de créditos e, principalmente, focar em qualidade, elevando o nível de satisfação dos clientes", afirma Tatiana Schuchovsky Reichmann, CEO da Ademicon, em nota.

Pioneira em consórcio de imóveis no Brasil, a empresa também possui em sua carteira consórcio de serviços, home equity (empréstimo com garantia de imóvel) e seguros. "Parte da nossa estratégia de melhorar a satisfação dos clientes passa por oferecer novos produtos e, este ano, teremos novidades. Queremos que o cliente considere a Ademicon como a sua casa de soluções financeiras", explica Tatiana. De acordo com a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), de janeiro a novembro, o volume de créditos comercializados pelo setor cresceu 34,4% em relação ao mesmo período de 2020.

 

 https://amanha.com.br/categoria/negocios-do-sul1/ademicon-comercializa-mais-de-r-8-bilhoes-em-creditos-em-2021?utm_campaign=NEWS+DI%C3%81RIA+PORTAL+AMANH%C3%83&utm_content=Ademicon+comercializa+mais+de+R%24+8+bilh%C3%B5es+em+cr%C3%A9ditos+em+2021+-+Grupo+Amanh%C3%A3+%283%29&utm_medium=email&utm_source=EmailMarketing&utm_term=News+Amanh%C3%A3+20_01_2022

 

Ativos brasileiros serão penalizados em 2022, mas sinais de presidenciáveis podem amenizar pressão, diz Rio Bravo

Empresas brasileiras perderam R$ 719 bi na Bolsa em 2021. Veja lista

SÃO PAULO (Reuters) – Os ativos brasileiros ainda devem ser penalizados neste ano, como é típico em período eleitoral, mas algumas sinalizações iniciais de presidenciáveis sobre âncora fiscal e preços já descontados podem limitar os sobressaltos ao longo de 2022, avaliou nesta quinta-feira o economista da gestora Rio Bravo João Leal.

Mesmo fatores externos, sobretudo o provável início do aperto monetário nos Estados Unidos em meio a uma inflação elevada, parecem estar mais no preço, amenizando, assim, eventual impacto adicional sobre os mercados domésticos, disse o economista.

Para Leal, o foco dos investidores hoje está nas indicações de como o futuro presidente da República lidará com uma “dura” restrição orçamentária em 2023.

O economista disse que acenos feitos na véspera pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a potenciais aliados de campos políticos tradicionalmente rivais enviaram um sinal positivo ao mercado sobre gestão mais responsável das contas públicas, mas que ainda há informações “desencontradas” acerca do tema vindas de economistas próximos ao petista.

“Sim, talvez a situação das contas públicas no ano que vem… haja uma gestão de responsabilidade fiscal, com Lula trazendo Geraldo (Alckmin) como vice-presidente. Talvez a gente tenha, se Lula eleito, um governo mais pragmático, mais perto do que foi 2002.”

 

 https://www.istoedinheiro.com.br/ativos-brasileiros-serao-penalizados/


 

Cinco cursos gratuitos e online para se tornar um gerente de projetos



Com alta demanda e escassez de talentos, o Project Management Institute Brasil ajuda os profissionais a se destacarem neste mercado cada dia mais aquecido

 


Nos últimos anos, diversas empresas têm passado por um processo de transformação organizacional. O termo reflete a necessidade de atualização em pontos cruciais de uma empresa, como cultura, valores e processos, a fim de tornar suas ações e propósitos mais coerentes não apenas com as exigências do mercado, mas da sociedade como um todo.

Megatendências globais, como a crise climática, o avanço da tecnologia e as mudanças geracionais, são fatores que colocam a transformação em pauta. Adicionalmente, os desafios impostos pela pandemia do novo coronavírus aceleraram, mais do que nunca, essa necessidade de adequação.

O relatório Pulse of the Profession® 2021, elaborado anualmente pelo Project Management Institute (PMI), a associação profissional líder mundial para uma comunidade crescente de milhões de profissionais de projetos e agentes de mudança em todo o mundo, revelou que as chamadas “empresas ágeis” conseguiram alcançar o sucesso ao mudar de maneira mais ágil e flexível em comparação com as empresas tradicionais, mesmo diante de um cenário tão adverso.

Conforme descrito na pesquisa, essas são aquelas organizações líderes, capazes de prosperar, pois se concentram nos resultados em vez de no processo, com uma noção clara de como equilibrar estrutura e governança, enquanto abraçam a mudança.

Elas capacitam seus colaboradores para que isso aconteça, permitindo que eles dominem diferentes formas de trabalho e se tornem profissionais completos, elevando suas habilidades de poder e se tornando agentes de mudanças.

Gerente de projetos: alta demanda, poucos profissionais

Os projetos e os agentes de mudança que os colocam em prática desempenham um papel vital no processo de transformação organizacional. “Todas as empresas fazem projetos, seja para implementar um sistema, um programa de educação ou um plano vacinal”, exemplifica Ricardo Triana, diretor-geral do PMI.

São ações complexas que, geralmente, demandam o envolvimento de diversas áreas, assim como o desenvolvimento e o acompanhamento de recursos, cronogramas, orçamento, além de agilidade e flexibilidade para lidar com problemas e sugerir soluções assertivas.

“É importante ter a habilidade e o conhecimento de como fazer a integração entre todos esses aspectos. É isso que faz um gerente de projetos”, completa o executivo.

Por isso, aumentar a qualificação da força de trabalho e capacitar uma nova geração de talentos com habilidades de gerenciamento de projetos é ponto vital para o sucesso econômico e a longevidade das empresas.

De acordo com outro estudo, o “Talent Gap: Ten-Year Employment Trends, Costs, and Global Implications”, também desenvolvido pelo PMI, o aumento no número de empregos que exigem habilidades específicas e as taxas de aposentadoria devem criar uma demanda global de 25 milhões de novos profissionais de projetos até 2030.

No Brasil, é esperada, a cada ano, a abertura de 27.317 vagas de emprego orientadas para a gestão de projetos (PMOE). Entretanto, o país pode enfrentar uma escassez de 1,9 milhão de profissionais na área até 2030, segundo Ricardo Triana.

Em um esforço para capacitar mais líderes de projetos, assim como suas equipes e o público mais amplo de agentes de mudança, em todos os níveis e setores, o PMI trabalha em quase todos os países do mundo para amadurecer ainda mais a profissão com padrões reconhecidos globalmente, certificações, comunidades, recursos, ferramentas, pesquisa acadêmica, publicações, cursos de desenvolvimento profissional e oportunidades de networking.

“Precisamos qualificar profissionais com conhecimentos de gerenciamento de projetos. E, adicionalmente, fomentar essas habilidades nos outros profissionais que vão fazer parte do time de projetos”, diz o diretor-geral do PMI.

Confira, abaixo, cinco cursos gratuitos e online oferecidos que vão capacitar profissionais a apoiar e liderar mudanças, ajudando suas organizações a seguir em constante evolução e modernização:

1 - KICKOFF: um programa gratuito, destinado ao desenvolvimento de competências de gestão de projetos em toda a empresa, uma característica essencial para o novo ecossistema de trabalho. Disponível em português e entregue online em apenas 45 minutos para quem quer aprender rapidamente os fundamentos da gestão estratégica e eficaz de projetos e alcançar resultados tangíveis para qualquer projeto, em qualquer setor. Você pode acessar o KICKOFF gratuitamente no PMI.org para baixar tutoriais e modelos, e efetivamente lançar um projeto do início ao fim. Após a conclusão, os participantes recebem um crachá digital como certificado, que pode ser compartilhado em seus perfis nas redes sociais.

2 - Noções básicas de DA (Disciplined Agile): disponível em português, o kit de ferramentas Disciplined Agile (DA) fornece orientação direta para ajudar você e sua organização a otimizar seus processos de maneira sensível ao contexto, fornecendo uma base sólida para a agilidade dos negócios.

3 - Project Management for Beginners: disponível em inglês e destinado a iniciantes, fornece a você o conhecimento básico necessário para ingressar em uma equipe de projeto ou dar o primeiro passo no caminho para uma carreira em gerenciamento de projetos. Fornece, também, uma visão geral da terminologia e inclui tópicos básicos, como a importância dos projetos, como os ambientes influenciam o sucesso do mesmo e a função do gerente de projetos.

4 - Business Continuity: oferecido em inglês, tem o objetivo de ajudar você e a empresa em que trabalha a se adaptarem, em tempo real, para garantir que as equipes remotas estejam engajadas e a colaboração virtual seja produtiva.

Com mais empresas com funcionários em regime de home office e eventos do setor se tornando virtuais, a pandemia de covid-19 criou uma necessidade imediata de repensar como trabalhar e fazer negócios. Por isso, o curso oferece uma coleção de recursos relevantes para ajudar tanto líderes quanto colaboradores a se adaptarem neste momento desafiador.

5 - Free Introduction: Basics of Disciplined Agile: nessa introdução rápida, em inglês, são apresentadas as noções básicas do Disciplined Agile e como ele pode ajudar você, sua equipe e sua organização. O treinamento ajuda as companhias a aplicar o método na prática e ensina estratégias complementares para otimizar a eficácia da abordagem escolhida. Além disso, é possível ter um vislumbre do que pode ser aprendido no curso online completo, Noções básicas da Disciplina Agile, e seus benefícios para a equipe e organização.

 

 https://exame.com/carreira/cinco-cursos-gratuitos-e-online-para-se-tornar-um-gerente-de-projetos/

Gerdau vai investir R$ 200 milhões em usina no Rio Grande do Sul


A usina tem capacidade para 450 mil toneladas de aço bruto e de 495 mil toneladas de produtos acabados

 


A Gerdau anunciou nesta quinta-feira investimento de 200 milhões de reais na usina que possui em Sapucaia do Sul (RS) para modernização e reforma da aciaria.

 A companhia afirmou que as atividades na aciaria da unidade serão interrompidas em fevereiro, com retorno previsto para o início de 2023, após a conclusão dos investimentos e reformas previstas.

A usina tem capacidade para 450 mil toneladas de aço bruto e de 495 mil toneladas de produtos acabados, incluindo vergalhão, fio-máquina, barras, trefilados e pregos, afirmou a Gerdau em comunicado à imprensa.

A empresa afirmou que os recursos serão usados para "modernização das instalações da aciaria", implementação de tecnologias de digitalização e outras melhorias que incluem atualização de sistema de despoeiramento.

 

quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

EUA: Kraft Heinz conclui aquisição de 85% na startup de tecnologia Just Spices

O acordo proposto foi anunciado pela primeira vez em 10 de dezembro de 2021.

 

A companhia de alimentos Kraft Heinz, dos Estados Unidos, informou nesta quarta-feira que concluiu a aquisição de uma participação de 85% na empresa de tecnologia Just Spices, com sede na Alemanha. Os 15% restantes foram mantidos entre os três fundadores da startup, que continuarão atuando na empresa. O acordo proposto foi anunciado pela primeira vez em 10 de dezembro de 2021.

Lançada em 2014, a Just Spices é uma startup com vendas anuais de aproximadamente 60 milhões de euros. Com mais de 170 produtos no portfólio, a empresa oferece misturas de especiarias, molhos para salada, kits de refeições rápidas e ofertas orgânicas. Atualmente, a Just Spices vende em torno de 70% de suas misturas de especiarias prontas diretamente aos consumidores e, além de lojas físicas, também tem o modelo de compra online na Alemanha, Espanha, Áustria e Suíça. Fonte: Dow Jones Newswires.