A Sólides conseguiu aproveitar o fim da janela de oportunidades para as startups antes do aperto monetário em escala global jogar as empresas de tecnologia e crescimento em um forçado “inverno”.
Os cheques ficaram escassos desde fevereiro de 2022, quando a startup voltada a ferramentas de recursos humanos para pequenas e médias empresas (PMEs) levantou US$ 100 milhões (R$ 530 milhões na cotação da época) com a gestora Warburg Pincus.
Para Mônica Hauck, CEO e fundadora da Sólides, além do timing, o dinheiro representou o reconhecimento de uma tese que ia na contramão do consenso de anos anteriores. “Eles nos viram como o melhor player posicionado para PMEs e mostrou que nossa visão de apostar em uma solução única era a vencedora”, diz.
Com o cheque em mãos, a startup listou alguns objetivos centrais: realizar aquisições para aumentar o portfólio de serviços, aumentar a carteira de clientes PMEs, investir em soluções de inteligência artificial e dobrar de tamanho ao fim de 2022.
“Nós cumprimos todos os objetivos”, garante Hauck, sem abrir os números. Em M&A, a empresa comprou a Tangerine, uma plataforma voltada ao departamento pessoal. Nele, a Sólides conseguiu passar a oferecer também gestão de ponto, férias e documentos dos funcionários. Eles se juntaram à oferta de serviços, como perfil dos funcionários, onboarding pesquisa de clima e controle de metas, por exemplo.
Criada em 2010 como empresa que produzia relatórios de perfil comportamental, a Sólides ‘pivotou’ em 2015 para soluções de recursos humanos para empresas de pequeno e médio porte porque via uma necessidade – ou “dor” no vocabulário das startups – que não era atendida por nenhuma outra plataforma.
“Estamos falando de um período em que existiam menos startups. Mas a tese da época era de soluções fragmentadas. Nós não concordávamos e acabamos pegando o caminho mais difícil para receber qualquer aporte”, reconhece.
O racional dela e do cofundador Alessandro Garcia é de que as PMEs mal tinham orçamento para contratar uma solução, o que dirá de mais uma. “É difícil vender para o pequeno e por isso que as concorrentes não focam no mercado, prefere um grande cliente”, prossegue a CEO da Sólides.
Somente quatro anos depois que o primeiro cheque chegou à Sólides, o fundo DGF aportou R$ 14 milhões na empresa. “Sempre vivemos no ‘inverno’, então tínhamos que gerar caixa sempre. Isso nos deu disciplina para não queimar caixa a qualquer custo”, aponta Hauck.
Para 2023, a empresa vê espaço para avançar em regiões para além do Sudeste. “É um mercado gigante, existem empresas do Nordeste, Norte e Centro-Oeste que não são vistas. No segmento do agronegócio, por exemplo, há muitas empresas que buscam nossas soluções – e são empresas forte que voam abaixo do radar das concorrentes”, avalia a executiva.
Segundo cálculos da empresa, de dez contratações que ocorrem no
Brasil, pelo menos oito são feitas por pequenas e médias empresas. Isso
demonstra que o grosso do mercado é pulverizado e necessita de atenção.