sexta-feira, 12 de julho de 2024

Capital paulista recebe 124 mil novas doses da vacina da dengue; veja quem pode tomar

 Vacina contra dengue: entenda por que idosos precisam de ...


A partir deste sábado, 13, quem já tomou a primeira dose da vacina contra dengue na cidade de São Paulo poderá completar o esquema vacinal. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) da capital recebeu 124.216 novas doses da Qdenga na última quinta-feira, 11, e destinará a remessa exclusivamente para crianças e adolescentes aptos a tomar a segunda dose.

“A SMS reitera que essas doses são destinadas a adolescentes de 10 a 14 anos que residem ou estudam na capital, de acordo com definição de público-alvo feita pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI)”, informou em nota. Quem integra essa faixa etária e ainda não tomou a primeira dose do imunizante precisará aguardar novas remessas do Ministério da Saúde.

No dia 13, as doses da vacina estarão disponíveis das 7h às 19h, nas AMAs/UBSs Integradas da capital paulista. Confira aqui a lista de unidades.

A partir de segunda-feira, 15, a segunda dose do imunizante estará disponível em todas as 474 Unidades Básicas de Saúde para aplicação durante a semana, de segunda a sexta-feira. Aos sábados, a imunização continuará apenas nas AMAs/UBSs Integradas. Para encontrar o posto mais próximo de sua residência, acesse a plataforma “Busca Saúde”.

Dengue em São Paulo

A vacina da dengue estava em falta na capital paulista. Em junho, a SMS enviou ofício ao Ministério da Saúde solicitando novas doses. Até então, a última entrega de lotes do imunizante em São Paulo havia ocorrido em abril, e foi insuficiente para atender o público-alvo na cidade.

Na época, o Ministério da Saúde afirmou que havia adquirido todo o estoque disponível do fabricante e que a quantidade adquirida estava limitada à capacidade operacional e logística do laboratório.

Segundo o painel de monitoramento da dengue do governo de São Paulo, o Estado contabiliza 1.785.632 casos confirmados em 2024 e 1.384 pessoas morreram em decorrência da doença neste ano. Na capital, são 564.194 casos confirmados e 275 óbitos.

Camil Alimentos: lucro líquido aumenta 22,6% no 1º tri fiscal, para R$ 78,5 mi

 Ficheiro:Logo camil.png – Wikipédia, a enciclopédia livre


São Paulo, 12 – A Camil Alimentos obteve lucro líquido de R$ 78,5 milhões no primeiro trimestre do ano fiscal 2024, encerrado em maio, informou a empresa nesta quinta-feira (11), depois do fechamento do mercado. O resultado representa alta de 22,6% ante igual período do ano passado, quando a empresa registrou lucro de R$ 64 milhões. A companhia atua em arroz, feijão, café, açúcar, massas, pescados e biscoitos.

Já a receita líquida cresceu 9,3% na mesma comparação, de R$ 2,654 bilhões para R$ 2,897 bilhões. No segmento alimentício Brasil, a receita subiu 9,9%, para R$ 2,188 bilhões. O segmento alimentício internacional teve receita líquida de R$ 712 milhões no primeiro trimestre fiscal, 7,3% maior na comparação anual.

O Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) avançou 28,2%, de R$ 198,5 milhões para R$ 254,5 milhões. Já a margem Ebitda subiu 1,3 ponto porcentual, para 8,8%.

A alavancagem (relação entre dívida líquida e Ebitda) terminou o primeiro trimestre fiscal de 2024 em 3,3 vezes, ante 3,5 vezes em igual período do ano fiscal anterior. No período, a companhia investiu (Capex) R$ 62,9 milhões, 34,1% a menos do que no primeiro trimestre fiscal de 2023.

Comercialização

A Camil comercializou no primeiro trimestre fiscal de 2024, encerrado em maio, volume total de produtos 4,6% inferior ao de igual período do ano passado. Foram 522,7 mil toneladas contra 547,9 mil toneladas do primeiro trimestre fiscal de 2023. A queda foi puxada sobretudo pelo recuo de 17,5% no volume comercializado no segmento internacional, de 135,1 mil toneladas. No Brasil, o volume comercializado pela empresa aumentou 0,9% na comparação anual do primeiro trimestre, para 387,7 mil toneladas.

No Brasil, que representou 74,2% do volume comercializado pela Camil, o volume de vendas do segmento de alto giro (87,4% do total), formado por arroz, feijão e açúcar, foi 0,3% maior, de 338,8 mil toneladas. Já o volume vendido na divisão de alto valor (12,6% do total), formado por pescados, massas, café e biscoitos, aumentou 5,8%, para 48,9 mil toneladas. O preço líquido do segmento de alto giro no Brasil avançou 16,5%, para R$ 4,53 por kg, enquanto o preço líquido médio do segmento de alto valor cresceu 0,1%, para R$ 11,81 por quilo.

No mercado internacional, que representou 25,8% do total comercializado pela companhia no trimestre, apesar da queda de 17,5% no volume houve aumento de 30,5% no preço líquido, para R$ 5,54 por quilo no primeiro trimestre de 2024.

Haddad atribuiu má avaliação da economia a desinformação nas redes sociais

 


Ministro da Fazenda, Fernando Haddad (Crédito: REUTERS/Adriano Machado)

 

O ministro da Fazenda Fernando Haddad atribuiu a má avaliação dos indicadores econômicos a campanhas de difamação promovidas por oponentes políticos nas redes sociais. “Nós temos um desafio comunicacional”, disse.

“Nós temos uma oposição que atua para minar a credibilidade das instituições, dos dados oficiais, do Estado brasileiro, e eles atuam diuturnamente nas redes sociais”, continuou. “As últimas investigações dão conta da quadrilha que estava no poder.”

A análise foi feita durante sabatina em congresso da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). O ministro respondia a jornalista Miriam Leitão, que questionou por que a última pesquisa Quaest mostra uma piora na avaliação da economia, apesar da surpresa positiva em indicadores como emprego e inflação.

O ministro Fernando Haddad também falou de oponentes políticos ao afirmar que, do ponto de vista fiscal, o Brasil viveu duas pandemias: “a pandemia propriamente dita e a eleição de 2022, que teve calote, passaram a mão no dinheiro dos governadores, abriram cofres do Tesouro para distribuir benefício em época eleitoral, uma confusão fiscal”.

Isenção de imposto sobre a carne

“O ministro da Fazenda ou é derrotado ou parcialmente derrotado, não existe a possibilidade do ministro ganhar”, afirmou em resposta a questionamentos sobre se o imposto sobre a carne representava um revés para a Pasta.

Segundo o ministro, cabe à Fazenda mandar ao Congresso aquilo que é tecnicamente responsável, porém tudo será negociado. “ Todas as exceções acabam prejudicando de alguma maneira a reforma tributária, porque a alíquota vai subir.”

O ministro falou porém que espera que as armas voltem a proposta de imposto seletivo durante a discussão da reforma no Senado. “Tem várias discussões acontecendo e que devem ser analisadas pelos senadores com o tempo necessário. Nós temos um semestre tranquilo para fazer essa discussão.”

Desoneração da folha de pagamento

O ministro defendeu também o projeto que estabelece a reoneração da folha de pagamento de 17 setores e que tramita atualmente no senado. Haddad afirmou que há “11 estudos” mostrando que a medida não deu certo.

Questionado sobre as falas de empresários de que o fim da desoneração acabaria em uma demissão em massa, o ministro respondeu: “Você já viu empresário falar alguma coisa diferente? Tenho que me basear em estudo acadêmico, gente que não tem interesse pessoal.”

Dólar e Banco Central

Para Haddad, Lula tem o direito de se queixar de pontos da gestão de Campos Neto. “Ele é o primeiro presidente que está tendo o desafio de lidar por dois anos com um presidente do Banco Central indicado pelo governo anterior. É desafiador.”

O ministro defendeu que a autonomia do órgão deve ser da política partidária e de interesses pessoais. “O presidente, diante de algumas evidências, ficou um pouco indignado – na minha opinião com certa razão porque não foi só ele, houve editorias de jornal falando deste mesmo assunto – mas depois passou. Não vamos ficar remoendo isso.”

O ministro conclui afirmando que tem confiança na diretoria do BC. “É um corpo técnico muito qualificado.” Ainda assim, disse ser contra o projeto que busca transformar a autarquia em uma empresa pública.

quinta-feira, 11 de julho de 2024

Santa Helena e +Mu lançam whey sabor Paçoquita

 


Paçoquita

As duas marcas também já possuem barras de proteína sabor paçoquita (Crédito: Divulgação)

A Santa Helena e a +Mu, marca que atua no mercado fitness, estão lançando o whey sabor Paçoquita. A novidade estará disponível nos supermercados e lojas de suplementos no início de agosto.

Esse é o segundo produto resultado da parceria entre as duas marcas. O primeiro foi a barra de proteína.

“A parceria com a +Mu segue forte e crescendo. O sucesso das barras de proteína foi tão grande que os consumidores nos provocaram nas redes por mais novidades”, explica Breno Carvalho, gerente executivo de marketing da Santa Helena Indústria de Alimentos.

Segundo o executivo, essa inovação amplia de forma relevante a presença da marca nas gôndolas de saudabilidade. O novo produto oferece 18g de proteínas por porção, não tem adição de açúcar, e é feito com Paçoquita de verdade.

“Essa colaboração não só junta a qualidade reconhecida das duas marcas, mas também celebra a mistura de sabores autênticos e a inovação em produtos nutricionais. O novo sabor promete surpreender os consumidores, mostrando nosso compromisso em oferecer produtos que combinem qualidade e sabor”, disse Rafael Bertoni, Gerente Senior de Marketing da +Mu.

De volta ao Shark Tank, Caito Maia aponta onde empreendedores mais erram

 


Caito Maia

Empresário diz que cenário do varejo nacional é desafiador (Crédito: Divulgação)

 

21O fundador da Chilli Beans Caito Maia está de volta como convidado ao time de empresários do Shark Thank Brasil. A nona temporada do programa tem a estreia prevista para o segundo semestre de 2024, mas ainda não tem data definida.

Em entrevista ao site IstoÉ Dinheiro, Maia dá um spoiler de que participou da gravação de dois programas da temporada e entrou como sócio de quatro negócios. E o empresário aponta onde mais os empreendedores erram: na hora de avaliar o quanto o negócio vale.

“Em seis anos que eu fiquei como participante fixo tiveram inúmeras oportunidades que eu queria entrar em negócios, mas não entrei porque o valuation era muito alto. Muitas pessoas poderiam ter saído de lá com um investidor se tivessem sido mais conscientes na hora de avaliar o negócio”.

A bancada dos tubarões fixos na nona temporada contará com a presença de: José Carlos Semenzato, Monique Evelle, Sergio Zimerman e Carol Paiffer.

Smart money: quando o dinheiro não é o mais importante

Uma das expressões bastante usadas no meio do empreendedorismo e no programa é o smart money, que quer dizer que além do dinheiro o empreendedor também deseja as conexões e a experiência daquela pessoa como sócio. Maia explica que os empreendedores precisam entender esse conceito para conseguirem fazer bons negócios de maneira estratégica.

“Muita gente fala que está atrás de smart money, mas muitas vezes nem sabe o que é isso. No smart money você não pega dinheiro, você pega a experiência daquela pessoa, que vale mais do que o dinheiro. Nesta temporada dois caras entraram pedindo R$ 1 e saíram com quase R$ 1 milhão”, revelou.

 

Crise no varejo nacional?

A nona temporada do programa tem uma ausência muito sentida entre os tubarões: a saída de João Appolinário, dono da Polishop. A varejista entrou em recuperação judicial no mês de maio deste ano com dívidas que chegam a R$ 352,1 milhões. Além da Polishop, Subway, Starbucks e Casa do Pão de Queijo são outras redes que entraram na Justiça com um pedido de recuperação judicial.

Apesar de reforçar que a Chilli Beans planeja crescer 15% no ano, Maia vê a atual conjuntura econômica como “desafiadora” por conta dos juros altos no país e do poder de compra do consumidor.

“A taxa de juros alta está achatando a rentabilidade do varejo. Um outro ponto é que muitos empréstimos que foram tomados durante a pandemia estão sendo pagos agora. Diante deste momento o varejista precisa adaptar o seu produto e os seus preços ao bolso do consumidor”, afirmou.

Empreendedorismo pop

Famoso por usar o seu carisma pessoal para falar sobre empreendedorismo, Maia critica os discursos dos coachs, que não vivenciam o dia a dia e os desafios que um empresário precisa superar. Apesar disso, ele acredita que programas como o Shark Tank são positivos para a democratização.

“Eu fico com muito orgulho disso. A gente lota ginásio, lota estádio falando disso e eu acho muito positivo. O Shark Tank mostrou para as pessoas um caminho e, mais do que encorajar, deu um conteúdo técnico para elas. O programa foi muito importante nesse processo”, avaliou.

Eve Air Mobility construirá cinco novos protótipos do “carro voador”

 


Eve Air Mobility construirá cinco novos protótipos do "carro voador"
(Foto: Divulgação / Eve Air Mobility)

 

 

A Eve Air Mobility, anunciou nesta quarta-feira (10), que planeja construir mais cinco protótipos da do seu eVTOL (Veículo elétrico de decolagem e aterrissagem vertical), conhecidos como protótipos conformes. A subsidiária da Embraer já havia apresentado em maio deste ano, as primeiras imagens do primeiro protótipo do “carro voador” construído em escala real.

De acordo com a empresa, a aeronave foi projetada com precisão para ser ao mesmo tempo forte e flexível, com prioridade máxima para a segurança dos passageiros. Estes protótipos terão a mesma qualidade e características das versões comerciais das aeronaves, e que deverão passar por testes rigorosos, incluindo campanhas de testes de voo, para garantir que estejam prontos para voar com total segurança.

Eve Air Mobility construirá cinco novos protótipos do "carro voador"
(Foto: Divulgação / Eve)

Saiba mais sobre o “carro voador”

Primeiro vertiporto da América Latina será instalado em São José dos Campos

Azul e Gol iniciam venda de 40 rotas compartilhadas pelo Brasil; veja os novos itinerários

 


As companhias aéreas Azul e Gol informaram nesta quinta-feira, 11, que iniciaram o acordo de cooperação comercial que conecta as malhas de ambas as empresas por meio de um acordo de compartilhamento de voos.

A partir desta quinta, 40 rotas não sobrepostas estarão disponíveis para vendas nos canais das empresas, com previsão de adição de outras ao longo das próximas semanas. O acordo foi anunciado pelas empresas no final de maio.

Em nota, o presidente da Azul, Abhi Shah, destaca que o acordo (ou codeshare) representa um crescimento exponencial da conectividade. “A parceria entre a Azul e GOL é a maneira mais rápida para fomentar as viagens aéreas dentro do Brasil”, diz.

20 rotas disponíveis

Nos canais de vendas da Azul, já estão disponíveis 20 itinerários operados pela Gol: Belém (PA) – Rio Branco (AC), Confins (MG) – São José dos Campos (SP), Curitiba (PR) – São José dos Campos (SP), Juazeiro do Norte (CE) -Galeão (RJ), Recife (PE) – São José dos Campos (SP), Uruguaiana (RS) – Brasília (DF), Viracopos (SP) – Boa Vista (RR), Viracopos (SP) – Porto Velho (RO), Viracopos (SP) – Rio Branco (AC), entre outras.

Juntas, Azul e GOL possuem cerca de 1.500 decolagens diárias. Com o início do codeshare, mais de 2.700 oportunidades de viagens com apenas uma conexão serão criadas dentro do Brasil.