segunda-feira, 29 de julho de 2024

Fiesp comemora sanção sem veto da lei que cria a Letra de Crédito do Desenvolvimento

 

Autora do pleito junto ao governo federal para a criação da Letra de Crédito do Desenvolvimento (LCD), a Federação da Indústria do Estado de São Paulo (Fiesp) comemorou a sanção presidencial sem veto da lei que cria o instrumento financeiro para o setor produtivo.

A sanção presidencial consta da edição desta segunda-feira, 29, do Diário Oficial da União (DOU).“A Letra de Desenvolvimento foi um pleito da Fiesp que participou ativamente na elaboração do projeto. Acreditamos que a LCD poderá se tornar em um importante instrumento de financiamento para a indústria, promovendo o desenvolvimento econômico e social de nosso País”, diz em nota a entidade representativa da indústria paulista.

Tesouro Direto bate recorde de investimentos em junho; veja títulos mais buscados

 


Notas de 200 reais (Crédito: REUTERS/Adriano Machado)

O número de operações de investimento no Tesouro Direto foi o mais alto da série histórica, com 760.086 execuções. O valor total aplicado foi de R$ 5,68 bilhões. Com resgates somados de R$ 3,27 bilhões, a emissão líquida também bateu recorde, computada em R$ 2,41 bilhões.

O programa fechou o mês com estoque de R$ 143,2 bilhões, crescimento de 2,5% sobre o mês anterior (R$ 139,6 bilhões). Os títulos preferidos dos investidores foram os indexados à inflação (Tesouro IPCA+, Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais, Tesouro RendA+ e Tesouro Educa+) que totalizaram R$ 3,06 bilhões (53,8% do total) em vendas.

Em seguida, aparecem os títulos atrelas à taxa Selic com R$ 2,05 bilhões (36,1% das vendas), seguidos pelos títulos prefixados (Tesouro Prefixado e Tesouro Prefixado com Juros Semestrais) com total de R$ 575,2 milhões (10,1% do total).

Resgates

Os títulos mais resgatados antes da data de vencimento foram os atrelados à Selic, que somaram R$ 1,99 bilhões (60,8%). Em seguida, estão os remunerados por índices de preços (R$ 917,6 milhões ou 28,1%), e por fim os os prefixados (R$ 364,4 milhões ou 11,1%).

Em relação ao prazo, foram resgatados na maioria títulos com vencimento entre 1 e 5 anos, que alcançaram 60,3% do total, seguidos por títulos com vencimento acima de 10 anos (27,3%), e, por fim, com vencimento de 5 a 10 anos (12,3%).

Como funciona o Tesouro Direto

O Tesouro Direto é um investimento que permite que o cidadão empreste dinheiro ao governo, recebendo em troca uma remuneração. Ela pode ser atrelada à inflação ou à Taxa Selic, ou então pré-determinada no momento da compra do título.

Os papéis têm prazo de vencimento, mas o investidor pode resgatar o dinheiro antes dele. Para isso, no entanto, ele fica sujeito às flutuações do preço do papel no mercado – ou seja, pode resgatar seu dinheiro com rentabilidade, mas também pode perder. Já se o investimento for levado até o final do prazo, a remuneração segue o estabelecido pelo tipo de título no momento da compra.

O Tesouro Direto é considerado um investimento conservador, indicado por especialistas a investidores que têm baixa tolerância a risco.

Em abril, o total de investidores ativos no Tesouro Direto, isto é, aqueles que atualmente estão com saldo em aplicações no Programa, atingiu a marca de 2,58 milhões, um aumento de 33.774 investidores no mês.

Dívida pública bruta do Brasil sobe a 77,8% do PIB em junho, mostra BC

 


Moedas de 1 real no Rio de Janeiro

A dívida bruta do Brasil registrou alta em junho, quando o setor público consolidado brasileiro apresentou déficit primário acima do esperado, de acordo com dados divulgados nesta segunda-feira, 29, pelo Banco Central.

A dívida pública bruta do país como proporção do PIB fechou junho em 77,8%, contra 76,7% no mês anterior.

Esse aumento decorreu principalmente dos juros nominais apropriados (+0,6 ponto percentual), das emissões líquidas (+0,6 p.p.), do efeito da desvalorização cambial (+0,3 p.p.) e da variação do PIB nominal (-0,4 p.p.).

Já a dívida líquida foi a 62,2%, de 62,1%, abaixo da expectativa em pesquisa da Reuters de 62,5%.

Em junho, o setor público consolidado registrou um déficit primário de 40,873 bilhões de reais, pior do que a expectativa de economistas consultados em pesquisa da Reuters de um saldo negativo de 37,9 bilhões de reais.

O desempenho mostra que o governo central teve déficit de 40,188 bilhões de reais, enquanto Estados e municípios registraram superávit primário de 1,057 bilhão de reais e as estatais tiveram rombo de 1,742 bilhão de reais, mostraram os dados do Banco Central.

sábado, 27 de julho de 2024

Mulheres são maioria do eleitorado paulista, que ganha nova leva de jovens; veja dados

As mulheres são a maioria dos eleitores aptos a votar no Brasil

As mulheres seguem sendo a maioria entre os quase 10 milhões de eleitores da capital paulista, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ao todo, a cidade tem 5.039.063 eleitoras aptas a votar nas eleições de outubro, o que representa 54% do total de pessoas que poderão ir as urnas escolher o futuro prefeito da maior cidade do País. Os eleitores do gênero masculino são 4.277.258. Desde o último pleito, a distribuição de eleitores por gênero se mantém inalterada na capital paulista.

A novidade este ano está entre os mais jovens, especificamente aqueles entre 16 e 17 anos. De acordo com o TSE, foi registrado um aumento de 52,6% no número de pessoas nesta idade que estão aptas a votar em outubro frente ao que havia na eleição municipal passada. Em 2020, a cidade contabilizava 18.341 jovens aptos a votar. Esse número agora é de 28.003. Para esse grupo, o voto é facultativo – permitido, mas não obrigatório. No entanto, a faixa representa apenas 0,3% dos quase 10 milhões de votantes da cidade. Em todo o Brasil, 1,83 milhão de jovens podem ir às urnas neste ano.

Considerando apenas os dados dos eleitores de 16 anos, o crescimento é ainda maior: de 1.968 em 2020 para 7.506 em 2024 – 281% de aumento. Já os de 17 anos, mesmo que representem a maioria numérica dos mais jovens, tiveram crescimento menor: de 16.373 para 20.497 votantes – 25% a mais.

A eficácia das ações promovidas pelo TSE para incentivo ao voto de pessoas com menos idade, como a Semana do Jovem Eleitor, pode ser evidenciada pelo número de novos eleitores no País: mais de 417 mil jovens de 15 a 17 anos emitiram o título eleitoral nos dois primeiros meses do ano, e 116 mil se alistaram entre o segundo e o terceiro mês de 2024. No mesmo período de 2020, esse número era de 46 mil.

A faixa etária de 45 a 59 anos continua sendo a mais representativa entre os eleitores de São Paulo, com 26% do total. As faixas de 35 a 44 anos e de 25 a 34 anos aparecem em seguida, respectivamente, com 20,5% e 18,8% do eleitorado. A soma de quem tem mais de 60 anos e pode votar na capital paulista passa de 2,27 milhões (24,3% dos eleitores).

Eleitores com ensino superior completo superam índice de eleitorado com fundamental incompleto

O número de pessoas com ensino superior completo aptas a votar ultrapassou pela primeira vez aquelas com ensino fundamental incompleto que, agora, representam o 4º maior grupo do eleitorado paulistano. O índice passou de 16% em 2020, com 1,44 milhão de eleitores, para 16,4%, com 1,53 milhão de pessoas em 2024. Já a taxa de quem possui o fundamental incompleto caiu de 17,7% para 16%.

Os que declararam ter o ensino médio completo ainda são maioria (29,2%), com 2.726.583 pessoas. Em 2020, eram 27,7%.

Solicitações de tratamento pelo nome social passam de 4 mil na capital paulista

Para as eleições paulistanas deste ano, o número de eleitores e eleitoras com nome social chegou a 4.055 – aumento de 300% em relação ao último pleito local, realizado em 2020, em que 1.012 pessoas solicitaram o tratamento pelo nome com o qual se identificam. Em 2018, ano em que o TSE passou a permitir que pessoas trans e travestis requisitassem esse tipo de tratamento, a quantidade desses eleitores foi de 740 na maior cidade do Brasil.

A faixa etária que mais solicitou a inclusão do nome social no registro eleitoral foi a de 25 a 34 anos, com 1.139 pedidos. O grupo de 21 a 24 anos e o de 18 a 20 de idade vêm em seguida, com 979 e 976 solicitações respectivamente.

São Paulo é o município que possui o maior registro de eleitores que pediram a inclusão do nome social em seus registros de votação em relação ao País inteiro. Em seguida, estão Rio de Janeiro (RJ), com 2.261; Fortaleza (CE), com 1.058; Salvador (BA), com 819; e Curitiba (PR), com 558 solicitações do tipo.

A concentração de eleitores que usam o nome com o qual se identificam é maior em grandes centros urbanos, com oito capitais no topo da lista. Guarulhos e Campinas são as únicas cidades que não são capitais que aparecem entre as dez com maior concentração de votantes com nome social.

Análises

É importante, além das diferenças tradicionais de eleitorado, diferenciar a distribuição de perfil do eleitor nas regiões da própria capital paulista, ressalta Denilde Holzhacker, cientista política e professora da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Diferentes bairros e zonas do município “tendem a apresentar perfis distintos de padrão eleitoral”. Mesmo assim, para ela, “a questão ideológica ainda será central na eleição.”

Na disputa de 2020 para a Prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos (PSOL) teve vantagem em zonas eleitorais do extremo sul e leste da cidade. Em bairros como Cidade Tiradentes e São Mateus, na zona leste, e Parelheiros, Grajaú, Piraporinha, Valo Velho, Capão Redondo e Campo Limpo, na zona sul, o deputado federal ficou na frente de Bruno Covas (PSDB) – que liderou a corrida no resto do município e venceu o pleito.

“As eleições municipais são definidas pelas temáticas locais”, alerta Denilde. “A segurança, por exemplo, é um problema que atinge todas as regiões da cidade de São Paulo.” Essa temática, além dos crimes cometidos no município são apontados como o problema mais grave da maior cidade do País por 29% dos eleitores, conforme pesquisa Genial/Quaest divulgada no final de junho. As menções ao tema superam assuntos que são comumente debatidos em eleições municipais, como saúde (17%), educação (5%) e transporte público (5%).

Incêndio em prédio da OAB começou no subsolo e causas são apuradas por polícia e bombeiros

 


O incêndio que atingiu o prédio onde funciona a sede do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB), em Brasília, neste sábado, teve início no subsolo e se alastrou pelo shaft do edifício -estrutura que permite a passagem de tubulações hidráulicas, elétricas e de ar-condicionado. De acordo com a entidade, todos os dados do órgão estão em nuvem, portanto, nada foi afetado. “O datacenter da entidade, centro de armazenamento físico desses dados, não foi atingido”, informaram em nota.

Ainda de acordo com o CFOAB, as causas do incêndio serão apuradas pelas perícias da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros. As análises periciais seriam iniciadas a partir das 14 horas. Após a perícia, a Defesa Civil também analisará a estrutura do prédio.

Como mostrou o Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado) mais cedo, cinco pessoas estavam no prédio e todas foram resgatadas. “Duas delas foram resgatadas de helicóptero. Apenas uma pessoa sofreu um ferimento no pé. Nenhuma vítima corre risco de morte”, afirmou o conselho federal.

“O mais importante é a saúde e a segurança dos colaboradores, e isso foi assegurado. Nenhum ferimento grave nem risco de morte”, disse o presidente da OAB Nacional, Beto Simonetti.

8 mil projetos disputam R$ 250 milhões da Petrobras para cultura; veja maiores patrocínios

 


Espetáculo da Companhia de Dança Deborah Colker, uma das contempladas com patrocínio cultural pela Petrobras (Crédito: Reprodução/da Companhia de Dança Deborah Colker)

A Petrobras confirmou que divulgará em agosto os selecionados no seu maior edital já feito para patrocínios na área da cultura. Inicialmente previsto para julho, o anúncio foi adiado pois o valor recorde de R$ 250 milhões foi acompanhado também de um recorde de inscritos.

Neste ano, 8.044 iniciativas pleiteiam verba da petroleira. Para efeito de comparação, a última seleção ocorreu em 2022, com o edital Múltiplas Expressões, voltada para a programação de equipamentos culturais. Foram 434 inscrições.

Milton Bittencourt Neto, coordenador de Patrocínio Cultural e Esportivo da empresa, acredita que os inscritos refletem o enorme valor destinado, e que o maior edital de patrocínio cultural da história da Petrobras possa ser também o maior do Brasil.

Ao todo, a verba de patrocínio da empresa em 2024 chega a R$ 296 milhões, contra R$ 90 milhões em 2023 e R$ 52 milhões em 2022.

O edital possui ainda neste ano o novo objetivo de chegar a todos os estados brasileiros. “É muito importante que o programa esteja atualizado e condizente com as demandas da sociedade, e assim como a Petrobras se faz presente no Brasil inteiro, também a gente tenha essa presença através da cultura”, afirma Bittencourt.

Novo direcionamento

O investimento recorde integra uma remodelação que a Petrobras Cultural construiu ao longo de 2023. Através de pesquisa de bechmarking e do histórico e conhecimento acumulado pela própria empresa, foram construídas duas dimensões transversais para guiarem o trabalho: diversidade e economia criativa.

A partir das dimensões, foram definidos também quatro eixos para seleção dos projetos a serem patrocinados: Produção e Distribuição, Ícones de Cultura Brasileira, Cinema e Cultura Digital e Festivais e Festas Populares.

“A empresa vive um momento de querer uma proximidade maior com o público, e entende esses investimentos em patrocínio como uma forma de mobilizar também essa estratégia”, explica a gerente de patrocínios e eventos da Petrobras, Alessandra Teixeira.

“Diversidade a gente fala também regional, ou seja estimular que os projetos aconteçam ou circulem por diversos estados do Brasil”, explica Bittencourt, que também destaca a busca por realizadores, público-alvo e temáticas diversas.

Já a dimensão de economia criativa destaca a relevância para a mobilizar cadeias de produção em redes.

Os maiores projetos

Para além da seleção por editais públicos, a empresa também adota uma busca ativa de projetos que representem as dimensões transversais definidas. Entre os maiores contratos vigentes neste formato, a empresa destaca:

  • Orquestra Petrobras Sinfônica, para duas temporadas
  • Melhorias no espaço e programação do Theatro Municipal do Rio de Janeiro
  • Festival Tropicana, festival de música gratuito, percorrendo São Luís, Natal e Teresina
  • Festival de Teatro de Curitiba, três edições do festival
  • Programação do Teatro Rival Petrobras, para as temporadas de 2024 a 2026
  • Choro Jazz: o festival da música instrumental, nas cidades de Fortaleza, Jericoacoara, Crato e Soure na Ilha de Marajó
  • Companhia de Dança Débora Colker na temporada de 2024 e celebração de seus 30 anos
  • Clássicos do Brasil, festival de música em Recife e no Rio de Janeiro
  • São João do Reencontro, incremento de programação e atrações das festas de São João de 35 cidades na Bahia
  • Festival Multilinguagem dos povos da floresta,evento gratuito, com exposição fotográfica, mostra de vídeos 360 graus, apresentações de músicos e grupos de dança indígenas/folclóricos, debates culturais e oficinas de produção audiovisual nas cidades de Porto Velho, Macapá, Boa Vista, Belém e Brasília, com 10 dias de evento em cada cidade.

Quando aos editais, a empresa ainda não tem previsão sobre quando será feito um movo após a divulgação de resultados do atual em agosto. “Este foi um grande desafio, que levou a gente até a postergar os resultados. Estamos muito focados”, explica Teixeira.

 

 https://istoedinheiro.com.br/8-mil-projetos-disputam-r-250-milhoes-da-petrobras-para-cultura-veja-maiores-patrocinios/

sexta-feira, 26 de julho de 2024

Brasil impulsiona vendas da Nestlé na América Latina

 


Imagem destaque: Brasil impulsiona vendas da Nestlé na América Latina
Crédito: Divulgação


 No primeiro semestre, a companhia registrou crescimento orgânico de 2,7% na América Latina. Segundo a Nestlé, o avanço foi “sustentado pelo forte impulso das vendas no Brasil, México e América Central, que compensou amplamente o crescimento mais lento das vendas em outros mercados”. A região obteve ganhos de participação de mercado em chocolates, cafés porcionados e produtos culinários de prateleira, com perdas em café solúvel e produtos lácteos. Por categoria, Confectionery continuou a crescer um dígito, impulsionada por KitKat e Garoto, com destaque para lançamentos como Choco Trio. As vendas de Nestlé Professional aumentaram dois dígitos, enquanto o segmento de café registrou crescimento de um dígito, alavancado por Nescafé.


Perspectivas

  As projeções atualizadas da companhia estimam um crescimento orgânico de vendas de, pelo menos, 3% para 2024. “Espera-se que o lucro básico por ação nas moedas constantes aumente à taxa de um dígito”, destaca a Nestlé. “No segundo trimestre, entregamos mais crescimento de volume e de mix em todo o grupo. Nestlé Health Science está se recuperando conforme planejado e preparada para um segundo semestre forte. Olhando para o restante do ano, continuaremos a impulsionar o crescimento real, lançando inovações que atendam às tendências de consumo e impulsionando nossas marcas”, complementa Mark Schneider, CEO da Nestlé.

 

 https://gironews.com/informacoes-de-fornecedores/brasil-impulsiona-vendas-da-nestle-na-america-latina/