Entenda
o que tem feito a equipe econômica do governo correr para melhorar o
equilíbrio entre receitas e despesas. O presidente Lula está diretamente
envolvido no debate
Ministro Fernando Haddad
Sheila D'Amorim - do platôbri
A
virada de humor dos investidores diante da chance de vitória de Donald
Trump na corrida pela presidência dos Estados Unidos antecipou um
cenário que só era esperado para o primeiro semestre do ano que vem e
obrigou a equipe econômica a acelerar a definição das medidas para
garantir o compromisso com o equilíbrio das contas públicas. A tensão
financeira joga luz no debate mundial sobre o tamanho da dívida pública,
em especial dos países emergentes, como o Brasil, e derruba a
estratégia que prevalecia dentro do governo brasileiro de convergência
gradual do endividamento público para um nível considerado “tolerável”.
O patamar atual da dívida
do Brasil, que beira os 80% de tudo o que é produzido no país, em si,
não é nenhuma novidade. O elemento novo no tabuleiro do ministro da
Fazenda, Fernando Haddad, é a expectativa de piora no cenário global.
Nesta semana, as projeções sobre as eleições americanas ganharam força e
aumentaram a aversão a risco dos investidores, o que faz com que cada
detalhe ganhe mais relevância na hora de definir onde deixar o dinheiro
investido.
O
tamanho da dívida é um ponto avaliado para ditar se vale ou não correr o
risco de investir no Brasil. Até agora, o governo contava com “certa
tolerância”, já que a economia está crescendo mais do que esperado (e
isso ajuda no crescimento receita do governo). Além disso, o novo
presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, acredita-se, pela forte
aproximação e credibilidade que conta com o presidente Lula, fará coro
ao compromisso fiscal e já mostrou disposição a subir juros para manter
inflação sob controle.
No entanto, o que era até aceitável num mundo dentro da normalidade muda com a previsão de que um novo governo nos EUA
poderá manter a pressão nos mercados. A leitura é de que a política de
Trump, se eleito, passará por mais gastos públicos, aumento da renda
(fruto da visão contrária ao uso de mão-de-obra estrangeira no país) e
do consumo, com pressão na inflação. O candidato republicano também
defende proteção da indústria local. Com isso, dificilmente as
importações, que poderiam aliviar a pressão os preços em território
americano, poderão ser um instrumento com esse efeito. E, para
completar, há a previsão maior tensão com a China, um motor do
crescimento mundial. Tudo isso azeda a análise sobre investimento.
E
investidor de mau humor reage ao mínimo sinal. A declaração de Haddad
na última terça-feira, 29, de que não havia data para a divulgação das
medidas de ajuste fiscal passaria perfeitamente apenas como uma
tentativa do ministro de desconversar sobre o tema há duas semanas. Mas
ela acentuou o estresse no mercado financeiro e obrigou Haddad e sua
colega no Ministério do Planejamento, Simone Tebet, a virem a público,
nesta quarta, dizer que já há consenso sobre as propostas de controle
das despesas, que devem ser anunciadas em novembro. Na véspera, o
presidente Lula recebeu Haddad e Galípolo para tratar do assunto.
O
governo quer tempo para avaliar melhor os desdobramentos da eleição nos
Estados Unidos e medir o tamanho do estrago que pode resvalar no
Brasil. Na prancheta da equipe econômica estavam medidas que já
provocaram a ira do presidente Lula, mas que podem ter que voltar para
avaliação, a depender do cenário, segundo interlocutores oficiais.
Técnicos do governo dizem que são quase nulas as chances, por exemplo, de conseguir mexer na vinculação das despesas com saúde e educação (atreladas, pela Constituição, à variação das receitas do governo). Também já ouviram um não para a desindexação dos programas sociais, como Bolsa Família e abono salarial, que acompanham o salário mínimo.
No Planejamento, Tebet e sua equipe não estão conseguindo emplacar a tese de redução “do gasto tributário”,
o montante de arrecadação que o governo deixa de receber ao manter
subsídios a vários setores e que, hoje, somam uma renúncia fiscal em
torno de R$ 600 bilhões.
Mas
uma coisa o mercado já sacou. O ministro da Fazenda tem se mostrado
habilidoso em pautar o debate econômico e conduzi-lo para o lado que
melhor lhe convém. O problema é que, agora, o cenário mudou, defendem
seus próprios colegas de equipe, e a tensão financeira deve ditar o rumo
das discussões.