O
Brasil e a China figuram como os
maiores mercados consumidores de produtos de beleza do mundo, assim como os Estados Unidos e o Japão. No Brasil, mesmo diante da crise econômica, o
mercado da beleza sobrevive e cresce. Na
China,
o crescimento econômico do país fomentou, nos últimos anos, a expansão
deste mercado e promete tornar o país o maior mercado mundial de
produtos de beleza. Conheça mais sobre o
padrão de beleza chinês e as peculiaridades do
mercado de beleza no país.
Ni Ni, atriz chinesa
O Padrão de Beleza Chinês
O padrão de beleza, por estar diretamente ligado a traços culturais, difere muito de acordo com cada sociedade. Na China,
assim como em outros países asiáticos, um dos fatores determinantes
para o “bonito” é a cor da pele. Os motivos para tanto podem ser
explicados por fatores sociais historicamente construídos no país.
Durante o Período Imperial (entre o século III a.C. e o século XX d.C.),
surgiram os “intelectuais de rosto branco” (baimian shusheng), que
foram considerados, na época, a representação do ideal de beleza
masculino. Em contrapartida, estavam os camponeses, caracterizados pela
cor de pele mais escura, devido aos trabalhos braçais sob o sol. Mesmo
com o passar dos anos, o ideal de pele clara persistiu e até hoje
influencia a produção de cosméticos voltados para o mercado de beleza
chinês. Por isso, os chineses, não só evitam a exposição ao sol, como
consomem em larga escala tratamentos estéticos e produtos clareadores.
Os chineses consomem tratamentos estéticos e produtos clareadores para pele
O rosto oval e feições delicadas também
são considerados, pelos chineses, fundamentais em uma pessoa bonita,
assim como cabelos longos, lisos e pretos. Os olhos vêm ganhando uma
influência ocidental: são considerados bonitos os olhos amendoados, com
pálpebra dupla. Para isso, muitas chinesas têm optado por cirurgias nas
pálpebras que destacam o côncavo. Além disso, existem, no mercado de beleza
chinês, adesivos e fitas que marcam o côncavo, criando a pálpebra
dupla. Já o corpo bonito, de acordo com o padrão de beleza na China, é o
extremamente magro e fino, sem curvas, chegando, inclusive, a apontar
Índice de Massa Corporal (IMC) abaixo dos níveis considerados saudáveis.
Este padrão de beleza e a cultura do país influenciam diretamente na
produção de cosméticos voltados ao mercado de beleza chinês.
As chinesas optam por cirurgias nas pálpebras, ou a adesivos e fitas que marcam o côncavo, criando a pálpebra dupla
O mercado de beleza na China
O
setor de cosméticos na China
tem crescido a um ritmo acelerado, juntamente com o grande
desenvolvimento de sua economia, e pode transformar o país no maior
mercado consumidor de produtos de beleza do mundo. Não à toa, existem
várias
feiras de beleza no país, as quais expõem suas novidades no setor de cosméticos para o público. Segundo dados da
Euromonitor,
a venda de produtos de cuidado com a pele atingiu 168,8 bilhões de
yuans, e, a de maquiagem, 25,1 bilhões de yuans em 2015; representando
um crescimento ano a ano de 6,7% e 10,9%, respectivamente. Com o
desenvolvimento econômico, a estrutura do
mercado de beleza, bem como as tendências e o gosto do consumidor chinês, vêm mudando.
Estrutura e tendências do mercado de beleza chinês
Para compreender o gosto do consumidor chinês e as tendências que influenciam o mercado de beleza na China, podemos separar os produtos cosméticos vendidos em seu mercado interno em diferentes categorias.
Cuidados com a pele
O setor de produtos de cuidado com a pele é o que mais cresce no mercado de beleza da China
De acordo com o padrão de beleza chinês,
que se preocupa muito com a pele, o setor de produtos de cuidado com a
pele é o que mais cresce no mercado. Máscaras, hidratantes e limpadores
faciais, juntamente com cremes para a região dos olhos e para cuidados
com os lábios, são os mais consumidos. Nesse mesmo sentido, estão os
produtos com proteção solar, cuja venda tem pico nas estações mais
quentes, e os produtos anti-idade, cada vez mais populares.
Cosmecêuticos
Os chamados “cosmecêuticos” vêm, recentemente, conquistando mais terreno no mercado de beleza chinês
Ainda relacionados ao cuidado da pele,
estão os chamados “cosmecêuticos”, produtos que aliam os cosméticos a
princípios farmacêuticos e, comumente, são utilizados para tratar de
problemas de pele, como a acne. Esses produtos vêm, recentemente,
conquistando mais terreno no mercado de beleza chinês; mais de 170 empresas estão investindo nesta área. Na China, os cosmecêuticos correspondem a apenas 20% do mercado de beleza,
diferentemente de países como EUA, Japão e países europeus, nos quais
representam entre 50% e 60%. Assim, acredita-se que há muito espaço para
expansão destes produtos no mercado consumidor do país.
Maquiagem
O mercado de maquiagem na China tem um enorme potencial de crescimento, especialmente nas áreas rurais e no interior do país
O mercado de maquiagem na China está
longe de se saturar, principalmente nas regiões rurais e nas cidades do
interior. De acordo com a China’s Skincare and Cosmetics Market, um relatório divulgado em 2016 pelo HKTDC Research,
o costume de se maquiar tem crescido gradualmente entre as mulheres
chinesas, sobretudo entre as mulheres jovens (entre 20 e 30 anos) de
cidades grandes. Assim, há muito que se explorar no mercado de beleza chinês tratando-se de produtos de maquiagem.
Público masculino
O
setor de cosméticos masculinos tem grande potencial de crescimento,
pois ainda é pouco explorado e a preocupação com a pele cresce entre os
homens chineses
É, ainda, relacionado aos cuidados de
pele, que os cosméticos direcionados ao público masculino podem ganhar
muito espaço nesse mercado. Os homens estão começando a cuidar da pele
e, por isso, o setor de cosméticos masculinos tem grande potencial de
crescimento. Segundo dados da Euromonitor, o mercado de
produtos para a pele destinados aos homens aumentou 7,6% ano a ano em
2015, e, segundo o Anuário Estatístico da China de 2015, a população
masculina representava 51,23% do total deste mercado em 2014. Nesse
sentido, produtos de hidratação e limpeza facial são os mais
significativos, mas produtos especiais como máscaras faciais, protetores
solares e cosméticos clareadores vêm ganhando o mercado, de acordo com a
maior preocupação dos homens chineses com a pele. Há ainda muito espaço
do mercado de beleza, tanto da China, quanto do mundo, para cosméticos direcionados à população masculina.
Cosméticos esportivos
Cos,éticos
esportivos devem ser compactos, ajudar a evitar perda de umidade e
atuar como antitranspirante, anti odor e antibactericida
Nessa categoria, estão os cosméticos
voltados para aqueles que amam esportes e estão interessados em produtos
compactos, que ajudem a evitar perda de umidade e atuem como
antitranspirante, anti odor e antibactericida. De acordo com dados da Euromonitor,
as vendas de antitranspirantes totalizaram, em 2015, 680 bilhões de
yuans, registrando um crescimento ano a ano de 5,1%. Os jovens são os
principais consumidores destes produtos, preferindo fórmulas perfumadas e
com componentes naturais.
Produtos naturais
Os chineses preferem produtos que levem em sua composição ingredientes naturais ou relacionados a Medicina Tradicional Chinesa
Na China, há uma grande
preferência a produtos com ingredientes naturais em sua composição, bem
como os que incluem em sua fórmula a Medicina Tradicional Chinesa,
pois, de acordo com a cultura nacional, esses seriam mais eficientes e
seguros, além de possuírem mais qualidade. Desta forma, os consumidores
chineses encaram o “natural” como algo imprescindível em produtos de
beleza, uma vez que, segundo sua cultura, a beleza e a saúde estariam
intimamente interligadas. Existem diversos produtos que garantem,
através de ingredientes naturais, a circulação do sangue e também da
energia (Qi). Marcas que compreendem tais traços culturais e incluem em
suas fórmulas componentes naturais e da Medicina Chinesa ganham mais
espaço no mercado de beleza chinês.
Produtos nacionais
Cresce o interesse em produtos nacionais de qualidade que atendam aos interesses dos chineses
Embora ainda haja muita desconfiança em
relação à qualidade de alguns produtos domésticos, as marcas nacionais
vêm ganhando espaço no mercado e despertando mais o interesse dos
consumidores chineses, principalmente por entenderem a preocupação com
produtos naturais e com práticas tradicionais relacionadas à Medicina
Tradicional Chinesa. Além disso, por estarem inseridas no padrão de beleza da China,
as marcas nacionais atendem mais às expectativas dos consumidores, por
exemplo, através de produtos clareadores. As marcas internacionais, por
estarem inseridas no contexto ocidental, devem adaptar-se ao padrão de
beleza chinês para, então, conquistar o público. Marcas nacionais como a
Herborist e a Inhaber, as maiores do país neste segmento, conquistam cada vez mais espaço no mercado de beleza da China.
Cosméticos de luxo
Outra mudança observada no mercado de beleza chinês é a preferência de alguns grupos por cosméticos considerados luxuosos
Outra mudança observada no mercado de beleza
chinês é a preferência de alguns grupos por cosméticos considerados
luxuosos. Essa mudança é derivada do crescimento da classe média no país
graças ao desenvolvimento econômico dos últimos anos. Antigamente, os
chineses compravam tudo em lojas locais, onde a variedade era limitada.
No entanto, hoje, com o acesso a uma maior variedade, seja através de
lojas online, ou de viagens ao exterior, os chineses buscam por
produtos de luxo. Em sua maioria, esse grupo, composto majoritariamente
por mulheres jovens de grandes cidades, procura produtos importados de
marcas famosas da Europa, dos Estados Unidos e do Japão.
Investimento no mercado de beleza chinês
A expansão econômica da China permitiu que o mercado de beleza
nacional crescesse e se tornasse um dos maiores do mundo. Com a
globalização e o crescimento da classe média, o mercado consumidor de
cosméticos chinês se transformou, e, ao mesmo tempo, abriu as portas
para que todos os segmentos e gostos fossem atendidos. Esse mercado tem
ainda muito a crescer, e, caso as marcas saibam adaptar-se às
necessidades e exigências dos consumidores chineses, podem conquistar
cada vez mais espaço nesse mercado tão promissor.
Por Ana Yamashita, diretamente de Americana, SP, Brasil
Fontes: Cosmetics China Agency; Marketing to China; Morgan Stanley
http://www.chinalinktrading.com/blog/mercado-de-beleza-da-china/