quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Stihl investirá R$ 38 milhões em nova operação no Sul


Empresa construirá um prédio para P&D em São Leopoldo

 

Da Redação

 

redacao@amanha.com.br
Stihl investirá R$ 38 milhões em nova operação em São Leopoldo

A Stihl  (foto) investirá R$ 38 milhões para fazer uma nova estrutura em São Leopoldo, onde fica a sede da empresa. Será construído um prédio próximo à fábrica de motosserras e outras ferramentas motorizadas que a multinacional alemã tem no Vale do Sinos. A informação foi veiculada pela jornalista Giane Guerra, da Rádio Gaúcha. A fábrica de São Leopoldo possui um setor de pesquisa e desenvolvimento tecnológico (P&D), que contará com este novo prédio a partir do ano que vem. 

A companhia fabrica produtos para os mercados florestal, agropecuário, de jardinagem, de limpeza e conservação, de construção civil e doméstico.  No Rio Grande do Sul, a fábrica tem mais de 40 anos. Com uma área de 272 metros quadrados, a empresa tem duas unidades de fabricação: de motores e de cilindros. No Brasil, o portifólio de vendas oferece 84 produtos.


http://www.amanha.com.br/posts/view/4410

terça-feira, 22 de agosto de 2017

As 50 empresas mais inovadoras em relacionamento com cliente


Magazine Luiza foi a companhia que mais inovou no quesito, segundo pesquisa da DOM Strategy

 






São Paulo – Em um cenário de mudanças tão avassaladoras como o que vivemos hoje, as empresas têm uma missão e tanto: inovar para conquistar (ou ao menos não perder) os consumidores, por meio da relação mantida com eles no mundo real e virtual.

Neste sentido, o varejo é o setor que concentra o maior número de negócios dispostos a investir na maneira de atender os clientes – e o Magazine Luiza é o grande destaque, não só do setor, mas entre as 50 mais inovadoras do país.

É isso o que mostra o levantamento anual “As empresas mais inovadoras no relacionamento com o cliente” da consultoria DOM Strategy Partners, divulgado hoje, 23.

A análise sinaliza que as varejistas representam 43% das 50 companhias que entregam uma melhor experiência de relacionamento ao cliente. Isso tanto por meio de canais alternativos, colaboração e abordagem online, como também pelas novas formas de fazer os atendimentos.

“Uma boa ideia precisa criar valor – intangível e tangível – para que possa ser propagandeada e comercializada, e assim, ser considerada uma inovação”, explica Daniel Domeneghetti, CEO da DOM Strategy Partners.

Nespresso, O Boticário, Reserva e Starbucks são alguns dos negócios elencados como mais inovadores. O Magazine Luiza, no entanto, lidera o ranking pela maior capacidade de alinhar a proposta de vendas e valores dos canais físicos aos digitais.

“O aplicativo, por exemplo, é a personificação da estratégia de negócio do Magazine Luiza na qual a prestação de serviço para o consumidor passou a ser digital com a presença de lojas físicas e não ao contrário, sem criar rupturas no diálogo com o cliente”, aponta Domeneghetti.

Para chegar ao resultado, o estudo avaliou as companhias entre os meses de abril e junho por meio de uma pesquisa com mais de 3.000 consumidores e informações como releases e relatórios, além de matérias e pesquisas públicas divulgadas nos últimos 12 meses.

As notas foram computadas de acordo com o desempenho das empresas em pelo menos 3 dos 12 requisitos de inovação, que incluem critérios de valor, marca e de operação – proposta de valor, diferenciação, sustentabilidade, canais de atendimento e disponibilidade são alguns deles.


Abaixo, o ranking das 50 empresas mais inovadoras no Brasil.


Empresa Segmento Nota
Apple Serviços Digitais 9,21
Nespresso Varejo – Redes Alimentícias / Fast-food 9,19
Netflix Serviços Digitais 9,16
O Boticário Varejo – Higiene e Cosméticos 9,14
Itaú Unibanco Bancos e Serviços Financeiros 9,13
Starbucks Varejo – Redes Alimentícias / Fast-food 9,11
Google Serviços Digitais 9,09
Chilli Beans Varejo – Óticas, Joias e Adereços 9,09
Magazine Luiza Varejo – Eletro 9,09
Mercado Livre Varejo On-line 9,09
Uber Serviços Digitais 9,08
XP Investimentos Bancos e Serviços Financeiros 9,07
Hospital Israelita Albert Einsten Saúde 9,07
Santander Bancos e Serviços Financeiros 9,06
Bradesco Bancos e Serviços Financeiros 9,06
Youse Seguros 9,06
Porto Seguro Seguros 9,05
99 Serviços Digitais 9,05
Reserva Varejo ? Vestuário e Moda 9,04
Caixa Bancos e Serviços Financeiros 9,04
Ipiranga Distribuição 9,04
Banco do Brasil Bancos e Serviços Financeiros 9,04
Claro Convergência 9,03
Multiplus Fidelidade 9,03
Whirlpool Bens de Consumo Duráveis 9,03
Riachuelo Varejo – Vestuário e Moda 9,03
Open English Varejo – Educação 9,02
Smart Fit Varejo – Turismo & Serviços 9,02
The Beauty Box Varejo – Higiene e Cosméticos 9,02
Ultrafarma Varejo – Farmácias 9,01
Nubank Bancos e Serviços Financeiros 9,01
Carmen Steffens Varejo – Vestuário e Moda 9,01
Wine.com.br Varejo – Varejo On-line 9
Coca-Cola Bens de Consumo não duráveis 9
Dr. Consulta Saúde 8,99
Natura Varejo – Higiene e Cosméticos 8,98
Schutz Varejo – Vestuário e Moda 8,98
RaiaDrogasil Varejo – Farmácias 8,96
Nestlé Bens de Consumo Não Duráveis 8,92
P&G Bens de Consumo Não Duráveis 8,9
Facebook Serviços Digitais 8,84
Academia Bio Ritmo Varejo – Turismo & Serviços 8,83
Trivago Varejo – Turismo & Serviços 8,79
Estante Virtual Varejo – Varejo On-line 8,79
Avianca Aviação 8,78
Banco Original Bancos e Serviços Financeiros 8,77
Beauty?in Bens de Consumo Não Duráveis 8,71
Netshoes Varejo – Varejo On-line 8,66
Vaniday Varejo – Varejo On-line 8,62
CVC Varejo – Turismo & Serviços 8,61


 http://exame.abril.com.br/negocios/as-50-empresas-mais-inovadoras-em-relacionamento-com-cliente-2/

Desemprego só volta ao nível pré-crise em 2022, diz Credit Suisse

Serão 34 trimestres de espera, e isso se o país crescer 2% a partir de 2018. Taxa natural de desemprego também pode aumentar, segundo estudo do banco

 




São Paulo – O pico do desemprego no Brasil já passou: a taxa caiu de 13,7% no 1º trimestre de 2017 para 13% nos 2º trimestre, de acordo com a PNAD Contínua do IBGE.

Mas ainda vai demorar anos para a taxa voltar ao nível registrado antes da crise, de acordo com um estudo divulgado nesta terça-feira (22) pelo Credit Suisse.

O banco prevê só para o 3º trimestre de 2022 o retorno do desemprego para os 6,5% registrados no quarto trimestre de 2014. São 34 trimestres de espera, e isso se o país crescer 2% a partir de 2018.

Se a economia crescer 3%, a volta do desemprego de 6,5% seria antecipada para o 1º trimestre de 2021. Se crescer 4%, o retorno fica para o 3º trimestre de 2020.

O estudo analisou 123 episódios recessivos das últimas décadas em vários países e viu que a regra é que o PIB se recupera mais rápido e só depois vem a reação do mercado de trabalho.

Em 12 casos, nem PIB nem desemprego voltaram para o nível pré-crise. Em 59 casos, o PIB voltou para o nível pré-crise, mas o desemprego continuou acima.

Na média dos 50 países em que houve recuperação total da economia, o PIB demorou 7 trimestres e o desemprego demorou 9 trimestres para voltar ao nível pré-recessão.

Mas em casos de recessão profunda como a brasileira, os prazos de recuperação foram mais longos: 15 trimestres para o PIB e 17 trimestres para o desemprego.

Estes são os números mínimos e supõe que a economia vai retornar para o nível pré-crise. Mas há outros elementos em jogo, já que o trauma da recessão pode causar mudanças permanentes.

A literatura econômica chama isso de histerese, um termo da física para classificar o fenômeno de materiais que conservam propriedades mesmo sem o estímulo que as gerou.

Estudos mostram, por exemplo, que os indivíduos demitidos ou que não conseguem entrar no mercado durante uma recessão tem sua qualificação e rendimentos afetados pelo resto da vida, reduzindo a eficiência geral da economia.

As crises também mexem na composição dos setores de atividade, exigindo que trabalhadores sejam realocados de um para o outro, um processo que gera custos de requalificação, por exemplo.

É por essas e outras que muitas recessões podem causar uma alta na “taxa natural” de desemprego, aquela que pode ser sustentada sem causar aumento da inflação.

No caso do Brasil, a estimativa do Credit Suisse é que a taxa natural suba mais de dois pontos percentuais e fique acima de 9,5%, mas isso depende também da flexibilidade do mercado de trabalho.

Um estudo recente do Itaú, por exemplo, calcula que a reforma trabalhista pode reduzir a taxa de desemprego estrutural brasileira em cerca de 1,4 ponto percentual.

Um estudo recente da FGV concluiu que a rigidez do mercado de trabalho contribuiu para que o atual ciclo recessivo fosse marcado por uma alta do desemprego relativamente acentuada e uma queda da renda relativamente suave na comparação com outras crises recentes no país.


http://exame.abril.com.br/economia/desemprego-so-volta-ao-nivel-pre-crise-em-2022-diz-credit-suisse/

Martini briga na Justiça para Contini trocar de nome


Superior Tribunal de Justiça vai julgar recurso da Contini hoje (22)

 








São Paulo – Hoje (22), a partir das 14h, um novo round se inicia na briga entre as marcas de bebida Martini e Contini.

A Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça vai decidir se a Bacardi, fabricante da bebida Martini, tem legitimidade para mover ação contra a Casa di Conti, dona da marca Contini, onde ela pede anulação do registro no INPI da marca Contini.

O relator é Antonio Carlos Ferreira, ministro do STJ.
No primeiro capítulo do imbróglio, a Bacardi entrou na justiça pedindo que a empresa da Contini não pudesse mais usar a marca.

Para a Bacardi, o nome Contini era uma imitação proposital de sua famosa marca Martini.

A Bacardi ainda reclamava que logotipo e rótulo da Contini eram semelhantes aos de Martini, também com intenção, de modo a confundir consumidores.

A decisão inicial da Justiça determinou que a Bacardi não poderia ter proposto a ação porque só possui licença para usar a marca Martini.

Assim, o nome Contini poderia continuar a ser usado pelo concorrente.

Mas o Tribunal Regional Federal da 3ª Região (São Paulo) reconheceu o interesse da Bacardi na questão e mandou o caso voltar para a primeira instância para julgamento do mérito.

Agora, no caso julgado hoje no STJ, o recurso é da Contini, que pede a restauração da sentença inicial, quando Bacardi não ganhou direito de causa.

A Contini alega que a Bacardi não poderia contestar o seu registro no INPI, já que se tratam de expressões obviamente diferentes.


 http://exame.abril.com.br/marketing/martini-briga-justica-nome-contini/

segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Cade aprova compra de fatia controladora da Trend pela CVC


CVC anunciou em 3 de maio a compra de 90 por cento das ações da Check In Participações, que faz parte da Trend

 




São Paulo – O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou sem restrições a aquisição pela operadora de turismo CVC do controle do grupo Trend, que atua na intermediação de produtos e serviços turísticos terrestres e aéreos para os segmentos de lazer e corporativo, conforme despacho publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira.

A CVC anunciou em 3 de maio a compra de 90 por cento das ações da Check In Participações, que faz parte da Trend e consolidará os negócios do grupo após reorganização societária, por ate 258,8 milhões de reais.

O negócio, de acordo com parecer no site do Cade, “não suscita preocupações concorrenciais”, dado que o incremento de participação decorrente da operação é “marginal”.

Veja a íntegra do despacho neste link.


 http://exame.abril.com.br/negocios/cade-aprova-compra-de-fatia-controladora-da-trend-pela-cvc/

Filial de empresa estrangeira tem obrigações tributárias iguais às de empresas brasileiras






Este tema já estava pacificado há décadas. Mas hoje a Receita publicou uma nova solução de consulta, ratificando que as filiais de empresas estrangeiras equivalem, para fins tributários, a empresa brasileiras. Ou seja, devem cumprir as mesmas obrigações fiscais, entregar os mesmos relatórios, etc.

Este é um dos motivos porque eu sempre recomendo a abertura de uma empresa nova. As filiais geram trabalho à toa e não concedem nenhum benefício (veja este post).

Apesar da resposta da Receita, que foi bem ampla, na verdade alguns benefícios fiscais estendidos a empresa brasileiras não valem para filiais de empresas estrangeiras. O SIMPLES é o primeiro que me vem à cabeça, mas há alguns outros.

Segue solução de consulta:


SUBSECRETARIA DE TRIBUTAÇÃO E CONTENCIOSO COORDENAÇÃO-GERAL DE TRIBUTAÇÃO
SOLUÇÃO DE CONSULTA Nº 351, DE 29 DE JUNHO DE 2017
ASSUNTO: NORMAS GERAIS DE DIREITO TRIBUTÁ- RIO

 EMENTA: PESSOA JURÍDICA ESTRANGEIRA - FILIAL NO BRASIL - EQUIPARAÇÃO COM PESSOA JURÍDICA DOMICILIADA NO BRASIL.

 A legislação fiscal equipara as filiais, no Brasil, de pessoas jurídicas estrangeiras, às pessoas jurídicas domiciliadas no País, sujeitando-as à normas estabelecidas por esta legislação.

DISPOSITIVOS LEGAIS: Decreto no 3.000, de 26 de março de 1999 - Regulamento do Imposto de Renda - RIR/99, art. 147, II; II; Lei no 4.131, de 03 de setembro de 1962, art. 42 e Medida Provisória - MP nº 2.158-35, de 24 de agosto de 2001, art 13, IV e art. 14, X.
 
 http://adlerweb.blogspot.com.br/
 

Justiça suspende negócio entre Petrobras e Total por Termobahia


A decisão deve ser cumprida imediatamente, mas não foi fixada multa por eventual descumprimento

 




São Paulo – A Justiça Federal no Sergipe suspendeu em caráter temporário a venda pela Petrobras de uma fatia de 50 por cento na Termobahia para a Total Brasil E&P, da petroleira francesa Total, após uma ação popular, de acordo com um documento visto pela Reuters.

O negócio faz parte do acordo de 2,2 bilhões de dólares assinado em dezembro do ano passado entre ambas as companhias, que envolve a cessão de direitos em áreas no pré-sal, compartilhamento de terminal de regaseificação, transferência de fatias em térmicas, entre outros negócios.

A Termobahia opera as termelétricas Celso Furtado e Rômulo de Almeida, ambas na Bahia. A Petrobras detém cerca de 99 por cento das ações com direito a voto na empresa, e com a concretização da venda essa fatia cairia para pouco mais de 49 por cento.

“A venda dos ativos da Petrobrás sem licitação se encontra maculado de inconstitucionalidade material, razão pela qual deverá ser declarado nulo de pleno direito”, afirma o relatório do juiz Edmilson da Silva Pimenta, da 3ª Vara Federal no Sergipe, que assinou a decisão judicial.

A decisão deve ser cumprida imediatamente, mas não foi fixada multa por eventual descumprimento.

As empresas terão 40 dias para contestar a decisão.

Petrobras e a Total não puderam ser contatadas imediatamente.

http://exame.abril.com.br/negocios/justica-suspende-negocio-entre-petrobras-e-total-por-termobahia/