Estadão Conteúdoi
O primeiro avião para
passageiros fabricado na China realizou seu voo comercial inaugural no
domingo, 28, marcando a entrada do país asiático no mercado com
aeronaves produzidas localmente. O jato C919, construído pela estatal
Commercial Aviation Corp of China (Comac), transportou cerca de 130
passageiros no voo, segundo o jornal estatal China Daily.
A aeronave decolou do aeroporto de Xangai Hongqiao e pousou menos de
duas horas depois em Pequim. O voo foi operado pela estatal China
Eastern Airlines. A iniciativa faz parte da tentativa chinesa de
competir com gigantes da indústria no mercado global de aeronaves. Os
jatos da Airbus e da Boeing são as aeronaves mais populares normalmente
usadas para voos domésticos e regionais.
De acordo com especialistas em aviação, a aeronave foi concebida para competir com o Airbus A320neo e com o Boeing 737 MAX.
A China tem feito grandes investimentos na produção doméstica de
aviões com o objetivo de não depender de fabricantes estrangeiros.
Embora a Comac tenha projetado muitas das peças do C919, alguns de seus
principais componentes ainda são provenientes do Ocidente, como é o caso
do motor.
O C919 utiliza motor CFM International LEAP-1, mesmo fornecedor do
A320neo e do 737 MAX, que utilizam a versão LEAP-1A e LEAP-1B,
respectivamente.
A empresa planeja construir 150 aviões C919 por ano nos próximos
cinco anos, de acordo com relatórios anteriores da mídia estatal.
O C919, que estava em desenvolvimento havia 16 anos, tem um alcance
máximo de cerca de 5.630 quilômetros e foi projetado para transportar
entre 158 e 168 passageiros.
Encomendas
Pelo menos 1,2 mil jatos C919 foram encomendados, diz a Comac. A
China Eastern Airlines assinou contrato para comprar cinco deles.
O desenvolvimento do modelo da Comac, porém, passou por percalços.
Sem explicações, a aeronave parou de ser testada em fevereiro de 2023,
antes de operar um único voo. Em 17 de maio de 2023, o China Eastern
Airlines Comac C919 começou a voar novamente, em novos testes, operando
19 voos desde então, de acordo com registros flightradar24.com.
O Comac C919 está sendo configurado em um layout de duas classes,
acomodando oito passageiros na executiva e 156 passageiros na econômica.
Além da sede em Xangai, a empresa fundada em maio de 2008 mantém
escritórios em Los Angeles, nos Estados Unidos, e em Paris, na França.
(COM AGÊNCIAS INTERNACIONAIS)
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.