sábado, 27 de julho de 2024

8 mil projetos disputam R$ 250 milhões da Petrobras para cultura; veja maiores patrocínios

 


Espetáculo da Companhia de Dança Deborah Colker, uma das contempladas com patrocínio cultural pela Petrobras (Crédito: Reprodução/da Companhia de Dança Deborah Colker)

A Petrobras confirmou que divulgará em agosto os selecionados no seu maior edital já feito para patrocínios na área da cultura. Inicialmente previsto para julho, o anúncio foi adiado pois o valor recorde de R$ 250 milhões foi acompanhado também de um recorde de inscritos.

Neste ano, 8.044 iniciativas pleiteiam verba da petroleira. Para efeito de comparação, a última seleção ocorreu em 2022, com o edital Múltiplas Expressões, voltada para a programação de equipamentos culturais. Foram 434 inscrições.

Milton Bittencourt Neto, coordenador de Patrocínio Cultural e Esportivo da empresa, acredita que os inscritos refletem o enorme valor destinado, e que o maior edital de patrocínio cultural da história da Petrobras possa ser também o maior do Brasil.

Ao todo, a verba de patrocínio da empresa em 2024 chega a R$ 296 milhões, contra R$ 90 milhões em 2023 e R$ 52 milhões em 2022.

O edital possui ainda neste ano o novo objetivo de chegar a todos os estados brasileiros. “É muito importante que o programa esteja atualizado e condizente com as demandas da sociedade, e assim como a Petrobras se faz presente no Brasil inteiro, também a gente tenha essa presença através da cultura”, afirma Bittencourt.

Novo direcionamento

O investimento recorde integra uma remodelação que a Petrobras Cultural construiu ao longo de 2023. Através de pesquisa de bechmarking e do histórico e conhecimento acumulado pela própria empresa, foram construídas duas dimensões transversais para guiarem o trabalho: diversidade e economia criativa.

A partir das dimensões, foram definidos também quatro eixos para seleção dos projetos a serem patrocinados: Produção e Distribuição, Ícones de Cultura Brasileira, Cinema e Cultura Digital e Festivais e Festas Populares.

“A empresa vive um momento de querer uma proximidade maior com o público, e entende esses investimentos em patrocínio como uma forma de mobilizar também essa estratégia”, explica a gerente de patrocínios e eventos da Petrobras, Alessandra Teixeira.

“Diversidade a gente fala também regional, ou seja estimular que os projetos aconteçam ou circulem por diversos estados do Brasil”, explica Bittencourt, que também destaca a busca por realizadores, público-alvo e temáticas diversas.

Já a dimensão de economia criativa destaca a relevância para a mobilizar cadeias de produção em redes.

Os maiores projetos

Para além da seleção por editais públicos, a empresa também adota uma busca ativa de projetos que representem as dimensões transversais definidas. Entre os maiores contratos vigentes neste formato, a empresa destaca:

  • Orquestra Petrobras Sinfônica, para duas temporadas
  • Melhorias no espaço e programação do Theatro Municipal do Rio de Janeiro
  • Festival Tropicana, festival de música gratuito, percorrendo São Luís, Natal e Teresina
  • Festival de Teatro de Curitiba, três edições do festival
  • Programação do Teatro Rival Petrobras, para as temporadas de 2024 a 2026
  • Choro Jazz: o festival da música instrumental, nas cidades de Fortaleza, Jericoacoara, Crato e Soure na Ilha de Marajó
  • Companhia de Dança Débora Colker na temporada de 2024 e celebração de seus 30 anos
  • Clássicos do Brasil, festival de música em Recife e no Rio de Janeiro
  • São João do Reencontro, incremento de programação e atrações das festas de São João de 35 cidades na Bahia
  • Festival Multilinguagem dos povos da floresta,evento gratuito, com exposição fotográfica, mostra de vídeos 360 graus, apresentações de músicos e grupos de dança indígenas/folclóricos, debates culturais e oficinas de produção audiovisual nas cidades de Porto Velho, Macapá, Boa Vista, Belém e Brasília, com 10 dias de evento em cada cidade.

Quando aos editais, a empresa ainda não tem previsão sobre quando será feito um movo após a divulgação de resultados do atual em agosto. “Este foi um grande desafio, que levou a gente até a postergar os resultados. Estamos muito focados”, explica Teixeira.

 

 https://istoedinheiro.com.br/8-mil-projetos-disputam-r-250-milhoes-da-petrobras-para-cultura-veja-maiores-patrocinios/

sexta-feira, 26 de julho de 2024

Brasil impulsiona vendas da Nestlé na América Latina

 


Imagem destaque: Brasil impulsiona vendas da Nestlé na América Latina
Crédito: Divulgação


 No primeiro semestre, a companhia registrou crescimento orgânico de 2,7% na América Latina. Segundo a Nestlé, o avanço foi “sustentado pelo forte impulso das vendas no Brasil, México e América Central, que compensou amplamente o crescimento mais lento das vendas em outros mercados”. A região obteve ganhos de participação de mercado em chocolates, cafés porcionados e produtos culinários de prateleira, com perdas em café solúvel e produtos lácteos. Por categoria, Confectionery continuou a crescer um dígito, impulsionada por KitKat e Garoto, com destaque para lançamentos como Choco Trio. As vendas de Nestlé Professional aumentaram dois dígitos, enquanto o segmento de café registrou crescimento de um dígito, alavancado por Nescafé.


Perspectivas

  As projeções atualizadas da companhia estimam um crescimento orgânico de vendas de, pelo menos, 3% para 2024. “Espera-se que o lucro básico por ação nas moedas constantes aumente à taxa de um dígito”, destaca a Nestlé. “No segundo trimestre, entregamos mais crescimento de volume e de mix em todo o grupo. Nestlé Health Science está se recuperando conforme planejado e preparada para um segundo semestre forte. Olhando para o restante do ano, continuaremos a impulsionar o crescimento real, lançando inovações que atendam às tendências de consumo e impulsionando nossas marcas”, complementa Mark Schneider, CEO da Nestlé.

 

 https://gironews.com/informacoes-de-fornecedores/brasil-impulsiona-vendas-da-nestle-na-america-latina/

Multiplan investe R$ 270 milhões em projetos e fecha 2º trimestre com alta de 14%

 


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Crédito: Divulgação / Multiplan


A Multiplan, dona de uma rede de 20 shopping centers, investiu R$ 270,1 milhões no segundo trimestre em quatro projetos de expansão e 14 revitalizações, além da aquisição de sua participação minoritária no shopping Park Jacarepaguá e na construção da primeira fase do residencial Golden Lake. A administradora também pretende investir na expansão dos shoppings de Jundiaí e São Caetano, bem como na segunda fase do Golden Lake. Neste período, a administradora teve lucro líquido de R$ 281,7 milhões, o que corresponde a uma alta de 14% ante o mesmo intervalo do ano passado. O crescimento do lucro da Multiplan está relacionado principalmente à ampliação das receitas no campo imobiliário, com a evolução das obras do residencial e a venda dos quatro terrenos na cidade de Ribeirão Preto, interior de São Paulo. 

  

Balanço do trimestre

 O Ebitda (lucro antes dos juros, impostos, depreciação e amortização) teve crescimento de 5,5% na comparação anual, somando R$ 389,6 milhões. Em receita líquida, a Multiplan totalizou R$ 539,7 milhões, alta de 7,4%. O faturamento com a venda de imóveis saltou 187%, para R$ 72,9 milhões. Já com a locação de espaços nos shoppings, a receita diminuiu 1,2%, para R$ 394,4 milhões.

 

 https://gironews.com/redes-shopping/multiplan-investe-r-270-milhoes-em-projetos-e-fecha-2o-trimestre-com-alta-de-14/

G20/Haddad: há interesse de Brasil e EUA em envolver setor privado para estimular matriz limpa

 Ministro Fernando Haddad quer acabar benefícios fiscais para aumentar  receita. Entenda - Folha PE


O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta sexta-feira, 26, que há interesse comum de Brasil e Estados Unidos em envolver o setor privado para estimular investimentos em matriz limpa de energia.

Em pronunciamento ao lado da secretária do Tesouro americano, Janet Yellen, Haddad afirmou que, no contexto atual, de tensões geopolíticas, a aproximação com os EUA é fundamental. Ele disse que os dois países comungam dos esforços para dar mais destaque às questões climáticas.

Yellen, por sua vez, informou que os dois países estão anunciando em conjunto uma parceria para o clima e disse que os objetivos são ambiciosos. “Estamos buscando um trabalho ambicioso sobre clima, tema levado para o topo das discussões internacionais pelo Brasil”, disse Yellen.

Haddad e Yellen participam, nesta sexta-feira, do último dia de reuniões da trilha financeira do grupo das 20 maiores economias do globo (G20), no Rio de Janeiro.

Apreço recíproco

Em uma troca de afagos diplomáticos que durou 10 minutos sem abertura a perguntas de jornalistas, Haddad disse que Janet Yellen vem dando demonstrações de apreço pelo Brasil, o que seria recíproco por parte do governo brasileiro.

Ele lembrou que os dois países são as duas maiores economias ocidentais e disse ser “uma honra” ter encontrado a secretária do Tesouro americano “algumas vezes” nos últimos 18 meses. “A agenda com os EUA é ampla e pode integrar mais o nosso continente. Queremos estar mais próximos e dar exemplo de cooperação internacional”, disse o ministro.

Em que pese a convergência sobre assuntos climáticos entre os governos Lula e Biden, em outros temas em discussão no G20, como uma eventual tributação internacional de super ricos, os dois países divergem sobre a formalização de um acordo internacional, o que Yellen definiu na quinta-feira, 25, como ainda “desnecessário ou indesejado”.

Já o Brasil chegou a sugerir taxar grandes fortunas em 2% e direcionar parte dessa arrecadação global para esforços de combate às mudanças climáticas, sobretudo em países pobres – o que não deve ir à frente. Um documento conjunto sobre o assunto, que defende justiça tributária no mundo e cujo teor foi adiantado pelo Estadão/Broadcast, será divulgado nesta sexta.

Lucro da Vale triplica e mineradora vai distribuir R$ 8,9 bilhões a acionistas

 


Logo da Vale

 

A Vale anunciou que aprovou a distribuição de R$ 8,9 bilhões em juros sobre capital próprio (JCP), “em linha com a política de remuneração aos acionistas da companhia”.

A companhia informou na noite desta quinta-feira, 25, que registrou lucro de R$ 14,6 bilhões, no segundo trimestre de 2024, valor mais de três vezes maior que o registrado no mesmo período do ano passado. O resultado foi também 65% maior que o registrado no primeiro trimestre.

O valor de R$ 8,9 bilhões equivale a R$ 2,093798142 por ação e será pago aos acionistas na data de corte de 2 de agosto. O pagamento será feito em 4 de setembro.

Para os detentores de American Depositary Receipts (“ADRs”) negociados na New York Stock Exchange (“NYSE”) , a data de corte será 5 de agosto, com pagamento a partir de 11 de setembro de 2024.

“As ações da Vale serão negociadas ex-remuneração na B3 e na NYSE a partir de 05 de agosto de 2024. O valor
de juros sobre o capital próprio (“JCP”) a ser pago por ação pode sofrer pequena variação até as datas de corte
em decorrência do programa de recompra de ações, que impacta o número de ações em tesouraria”, informou a Vale, em comunicado.

De acordo com o Estatuto Social da Companhia, a remuneração mínima obrigatória aos acionistas deve representar 25% do lucro líquido, após as destinações da reserva legal e reserva de incentivo fiscal. O valor deliberado sob a  forma de JCP é calculado incluindo o valor do imposto de renda de 15% retido na fonte.

Em fevereiro de 2024, a Vale já tinha aprovado o pagamento de dividendos aos acionistas no valor total de R$ 11,7 bilhões. O pagamento desta remuneração foi realizado em março.

.Pente-fino no BPC: Governo anuncia revisão cadastral e regras mais rígidas

 

BPC: mais do que um benefício, um direito de viver com ...

O governo federal anunciou novas regras para revisar os pagamentos de Benefícios de Prestação Continuada (BPC). O objetivo é passar um “pente-fino”, eliminar pagamentos irregulares e diminuir os gastos com o auxílio.

Segundo dados do governo, o BPC já custa cerca de 1% do Produto Interno Bruto (PIB). O Relatório de Avaliação de Receitas e Despesas Primárias do terceiro trimestre projeta crescimento de R$ 6,4 bilhões nos gastos com o benefício.

O “pente-fino” será feito através de um recadastramento de todos os beneficiários que não estão inscritos no CadÚnico ou que não atualizam seu cadastro no INSS há mais de 58 meses. O prazo é de 45 dias para residentes em municípios de até 50 mil habitantes, e 90 dias para quem mora em cidades população superior a 50 mil.

Também será necessário realizar o registro biométrico até o dia 1º de setembro nos cadastros da Carteira de Identidade Nacional (CIN), do título eleitoral ou da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

 

 https://istoedinheiro.com.br/pente-fino-no-bpc-governo-anuncia-revisao-cadastral-e-regras-mais-rigidas/

JBS e Ital anunciam a criação do primeiro centro de inovação e desenvolvimento em colágeno do mundo

 

Ao menos dez cientistas e pesquisadores estarão envolvidos na condução dos estudos no espaço

 

JBS e Ital anunciam a criação do primeiro centro de inovação e desenvolvimento em colágeno do mundo

 

A JBS assinou em 5 de julho um acordo de parceria de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) e compartilhamento de área com o Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital/Apta/SAA), para a criação do Centro de Inovação e Desenvolvimento em Colágeno”, primeiro do mundo focado em alimentos e bebidas.

A assinatura foi realizada pela JBS Novos Negócios, por meio das marcas Novapron+, produtora de colágeno funcional para aplicação em alimentos, e Genu-in, especializada em peptídeos de colágeno e gelatina. Uma das instituições líderes em ciência aplicada na América Latina, o Ital exerce papel central em inovação em alimentos, bebidas, ingredientes e embalagem, enquanto a JBS Novos Negócios mira o desenvolvimento de soluções e inovações que utilizem o colágeno como principal ingrediente.

Em construção nas dependências do Ital, em Campinas (SP), o novo centro de pesquisa está aberto para a realização de projetos de desenvolvimento, inovação e criações para alimentos, bebidas e embalagens. Ao menos dez cientistas e pesquisadores estarão envolvidos na condução dos estudos no espaço, que será inaugurado até o fim deste ano.

Com atuação no mercado B2B, a Novapron+ e a Genu-in utilizam subprodutos da cadeia bovina para a produção de colágeno, reforçando o conceito de economia circular no ecossistema de geração de valor da JBS.

“Com a implantação da nossa planta-piloto nas instalações do Ital, estaremos no centro da tecnologia e inovação, agregando valor em toda a cadeia de produção, um passo importante para a JBS e para a categoria de colágeno”, comenta Walter Lene, diretor geral da Novapron+. “Unir a expertise das nossas marcas, que são referência no setor, com todo o know-how do Ital é uma grande oportunidade para o desenvolvimento da categoria de colágeno, proporcionando muita inovação para melhorar ainda mais a vida das pessoas”, complementa Vivian Zague, diretora de pesquisa, saúde e nutrição da Genu-in.

“Temos investido em inovação aberta nos últimos três anos, como o Tropical Food Innovation Lab e o AptaHub Taquaral, e estamos confiantes no sucesso de mais essa iniciativa pioneira”, ressalta a pesquisadora responsável pelo plano de trabalho, Gisele Camargo, diretora de Programação de Pesquisa e vice-diretora do Ital. “É uma grande oportunidade e um desafio inovar. Sempre lembramos que o que nos trouxe até aqui não é o que nos levará para o futuro. Temos que pensar diferente e esse acordo é um grande exemplo”, completa a diretora geral do Instituto, Eloísa Garcia.

 

 https://www.canalrural.com.br/diversos/jbs-e-ital-anunciam-a-criacao-do-primeiro-centro-de-inovacao-e-desenvolvimento-em-colageno-do-mundo/