sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

Zaitt Expande Conveniência


Startup Triplicará Contratos de Lojas Autônomas


Zaitt Expande Conveniência
Zaitt Expande Conveniência
Zaitt Expande Conveniência
Texto: Júlia Pestana  

  A Zaitt, rede de lojas autônomas, passou de 5 contratos de franquias para 43 contratos, em 2021. A startup possui 11 lojas operando nas ruas e, no início deste ano, foram fechados outros dois contratos. Com exclusividade ao Jornal Giro News, Rodrigo Miranda, CEO da empresa, afirma que "2021 foi um ano de reestruturação e confirmação da estratégia de franquia. A empresa ficou robusta para dar velocidade ao crescimento e escalar uma solução. Além disso, quando começou a pandemia, nós já estávamos com todas as lojas integradas com delivery". Segundo o executivo, houve 35% de demissões e um fechamento de loja, mas no segundo mês pandêmico, o faturamento de delivery ultrapassou o da loja física. 

Modelo de Franquias
 
  O modelo de franquias foi adotado pela startup após a parceria com a acionista Sapore, encontrando, nesse formato, a possibilidade de escalar o negócio. "Nós temos a velocidade, a independência e a autonomia de uma startup, com a credibilidade e o backup de uma empresa que fatura R$ 2 bilhões por ano", afirma Miranda. De acordo com o executivo, a primeira loja, em Vitória (ES), faturava mais de R$ 100 mil. Outra frente de investimento tem sido o apoio aos franqueados. "Nós desenvolvemos muitos projetos de risco e prevenção a fraudes. A gente evoluiu muito nisso e tem meses que a gente fecha com menos de 1% de perdas de produtos". Segundo o CEO, a expectativa é que o faturamento tenha crescido acima da projeção inicial de 200% em 2021.

Planos e Visão de Mercado
 
  A missão da Zaitt para este ano é triplicar o resultado de 2021, ou seja, fechar cerca de 130 contratos. Segundo a empresa, as projeções para 2023 são de 500 lojas e, para 2024, a operação de mil lojas. Para esse alcance, a tecnologia está no centro da estratégia de expansão do negócio. "A tecnologia permite que tenhamos uma estrutura de custo muito abaixo do varejo alimentar de conveniência no Brasil. E, também, nos possibilita um mapeamento da região, do sortimento, da estratégia de precificação e a exposição adequada para cada loja", conta o executivo. Miranda explica que as lojas autônomas também estão concorrendo com qualquer varejo, mas que não identifica uma substituição dos modelos de massa pelo tecnológico. "A loja autônoma de conveniência é um novo formato de varejo. Já foi a época do super, do hiper. O atacarejo está em alta e, agora, tem os supermercados boutiques, mas conveniência vai estourar", projeta o empresário.
 
 

 https://www.gironews.com/startup/zaitt-expande-conveniencia-66932/

Nenhum comentário:

Postar um comentário