Startup Triplicará Contratos de Lojas Autônomas
Texto: Júlia Pestana
A Zaitt,
rede de lojas autônomas, passou de 5 contratos de franquias para 43
contratos, em 2021. A startup possui 11 lojas operando nas ruas e, no
início deste ano, foram fechados outros dois contratos. Com
exclusividade ao Jornal Giro News, Rodrigo Miranda, CEO da empresa,
afirma que "2021 foi um ano de reestruturação e confirmação da
estratégia de franquia. A empresa ficou robusta para dar velocidade ao
crescimento e escalar uma solução. Além disso, quando começou a
pandemia, nós já estávamos com todas as lojas integradas com delivery".
Segundo o executivo, houve 35% de demissões e um fechamento de loja, mas
no segundo mês pandêmico, o faturamento de delivery ultrapassou o da
loja física.
Modelo de Franquias
O modelo de franquias foi adotado pela startup após a parceria com a
acionista Sapore, encontrando, nesse formato, a possibilidade de escalar
o negócio. "Nós temos a velocidade, a independência e a autonomia de
uma startup, com a credibilidade e o backup de uma empresa que fatura R$
2 bilhões por ano", afirma Miranda. De acordo com o executivo, a
primeira loja, em Vitória (ES), faturava mais de R$ 100 mil. Outra
frente de investimento tem sido o apoio aos franqueados. "Nós
desenvolvemos muitos projetos de risco e prevenção a fraudes. A gente
evoluiu muito nisso e tem meses que a gente fecha com menos de 1% de
perdas de produtos". Segundo o CEO, a expectativa é que o faturamento
tenha crescido acima da projeção inicial de 200% em 2021.
Planos e Visão de Mercado
A missão da Zaitt para este ano é triplicar o resultado de 2021, ou
seja, fechar cerca de 130 contratos. Segundo a empresa, as projeções
para 2023 são de 500 lojas e, para 2024, a operação de mil lojas. Para
esse alcance, a tecnologia está no centro da estratégia de expansão do
negócio. "A tecnologia permite que tenhamos uma estrutura de custo muito
abaixo do varejo alimentar de conveniência no Brasil. E, também, nos
possibilita um mapeamento da região, do sortimento, da estratégia de
precificação e a exposição adequada para cada loja", conta o executivo.
Miranda explica que as lojas autônomas também estão concorrendo com
qualquer varejo, mas que não identifica uma substituição dos modelos de
massa pelo tecnológico. "A loja autônoma de conveniência é um novo
formato de varejo. Já foi a época do super, do hiper. O atacarejo está
em alta e, agora, tem os supermercados boutiques, mas conveniência vai
estourar", projeta o empresário.
https://www.gironews.com/startup/zaitt-expande-conveniencia-66932/
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