Por Stefania Spezzati e Lawrence White e Iain Withers
LONDRES (Reuters) – O Barclays promoveu 85 pessoas ao cargo de diretor-gerente (MD na sigla em inglês) em seu banco de investimentos, informou nesta quinta-feira, com a grande maioria dos cobiçados títulos este ano sendo conquistada por homens.
Os bancos estão sob pressão devido a um histórico ruim em igualdade de gênero, especialmente em seus altos cargos, e o setor financeiro do Reino Unido tem uma das maiores disparidades salariais entre homens e mulheres.
Com base em contas de mídia social profissional analisadas pela Reuters, cerca de 85% dos funcionários promovidos na unidade de banco de investimento do Barclays na lista deste ano são do sexo masculino.
“Estamos comprometidos com um plano de longo prazo que inclui o desenvolvimento de um forte pipeline para MD mulheres por meio de programas de desenvolvimento acelerado e garantindo que haja responsabilidade do líder sênior por fazer progressos significativos contra nossas ambições de gênero”, disse um porta-voz do banco.
O Barclays não deu guidance sobre quantos dos promovidos eram mulheres, o que tem sido uma fonte de críticas nos últimos anos. Também não detalhou em que parte do banco de investimentos os promovidos trabalhavam, como em anos anteriores.
Com as mulheres representando apenas 15% das promoções, os números mostram que o Barclays está dando um passo para trás nisso.
Em 2018, quando o Barclays iniciou a divisão de gênero de suas promoções, 27% eram mulheres, contra 23% no ano anterior.
Enquanto isso, o Barclays Bank, que abriga o banco de investimentos, teve uma diferença salarial média de 43% em favor dos homens em 2021, afirma o relatório de disparidade salarial do banco.
O Barclays disse que pretende que 33% dos diretores administrativos e diretores sejam mulheres até 2025. O número ficou em 28% globalmente no final do ano passado, de acordo com o relatório de diversidade e inclusão de 2021 do banco.
As promoções acontecem um dia depois que o Barclays anunciou uma reorganização da alta administração, promovendo o chefe de seu negócio de banco de varejo, Alistair Currie, a diretor de operações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário