quarta-feira, 5 de novembro de 2025

De Huggies a Band-Aid: vejas as marcas que união da Kimberly-Clark com Kenvue reunirá

 

Nesta segunda-feira, 3, uma operação movimentou o mercado e passou a abrir caminho para uma empresa gigante dona de dezenas de marcas mundialmente famosas – pela cifra de US$ 48,7 bilhões, a Kimberly-Clark, que fabrica produtos de higiene, anunciou a aquisição da Kenvue, que era parte da Johnson & Johnson.

Juntas, as companhias são donas de uma série de marcas mundialmente conhecidas – as duas somam 10 marcas de valor superior a US$ 1 bilhão.

A Kenvue nasceu de um spin-off da Johnson & Johnson, mantendo no seu portfólio marcas como Band-Aid e Cotonetes.

Já a Kimberly-Clark, frequentemente abreviada para K-C, é focada principalmente em produtos à base de papel e cuidados pessoais, sendo dona do papel higiênico Scott e lenços umedecidos Huggies, por exemplo.

Veja abaixo todas as marcas que as empresas são donas:

Marcas da Kenvue

Autocuidado

  • Tylenol (Analgésico e antitérmico)
  • Motrin (Anti-inflamatório, à base de ibuprofeno)
  • Zyrtec (Antialérgico)
  • Benadryl (Antialérgico)
  • Sudafed (Descongestionante)
  • Nicorette (Terapia de reposição de nicotina)
  • Zarbee’s (Produtos de saúde “naturais”, xaropes)
  • Imodium (Antidiarreico)
  • Rhinocort (Spray nasal para alergias)
  • Pepcid (Saúde digestiva, antiácido)

Saúde da Pele e Beleza (Skin Health and Beauty)

  • Neutrogena (Cuidados com a pele e rosto)
  • Aveeno (Cuidados com a pele, à base de aveia)
  • OGX (Cuidados com o cabelo)
  • Clean & Clear (Cuidados com a pele, foco em acne)
  • Lubriderm (Hidratantes corporais)
  • Le Petit Marseillais (Sabonetes e cuidados corporais, forte na Europa)
  • Dr. Ci:Labo (Marca de dermocosméticos, forte na Ásia)
  • Rogaine (Tratamento para queda de cabelo)

Saúde Essencial

  • Listerine (Enxaguante bucal)
  • Johnson’s (Cuidados com bebês e pele sensível)
  • Band-Aid (Curativos adesivos)
  • Neosporin (Pomada antibiótica para ferimentos)
  • Desitin (Pomada para assaduras)
  • Carefree (Protetores diários)
  • o.b. (Absorventes internos)
  • Visine (Colírio)

Marcas da Kimberly-Clark

Cuidados Pessoais (Personal Care)

  • Huggies (Fraldas e lenços umedecidos infantis)
  • Kotex (Higiene feminina, absorventes)
  • Depend (Produtos para incontinência adulta)
  • Poise (Produtos para incontinência adulta)
  • Pull-Ups (Fraldas de transição “calça”)
  • GoodNites (ou DryNites fora da América do Norte) (Roupas íntimas noturnas para crianças)
  • Little Swimmers (Fraldas para natação)
  • U by Kotex (Sub-marca de higiene feminina)
  • Plenitud (Marca de cuidados adultos, forte na América Latina)
  • KleenBebé (Fraldas, forte no México)

Cuidados Familiares

  • Kleenex (Lenços de papel)
  • Scott (Papel higiênico, papel toalha e lenços)
  • Cottonelle (Papel higiênico e lenços umedecidos)
  • Viva (Papel toalha)
  • Andrex (Papel higiênico, líder no Reino Unido)
  • Scottex (Papel higiênico e toalha, forte na Europa)
  • Page (Papel higiênico, forte nos Países Baixos)
  • Hakle (Papel higiênico, forte na Alemanha e Suíça)

K-C Professional (B2B)

  • WypAll (Panos de limpeza e wipers industriais)
  • Kimtech (Produtos para laboratórios e salas limpas)
  • KleenGuard (Equipamentos de proteção individual – EPI)
  • Scott (Linha profissional de dispensers e papéis)

Entenda a transação entre as empresas

Em comunicado, a Kimberly-Clark declarou que o intuito da aquisição é formar o maior player de saúde e bem-estar do mundo – segundo o CEO, Mike Hsu, as marcas de ambas as empresas somadas chegam à ‘quase metade da população mundial’.

Além disso a empresa, em comunicado, declarou que o M&A deve ampliar investimentos em marketing, inovação e capacidades de P&D para fortalecer as vantagens exclusivas da nova empresa, que tem sinergias totais projetadas de US$ 2,1 bilhões.

Hsu seguirá como CEO da companhia resultante da aquisição, ao passo que três conselheiros da Kenvue integrarão o colegiado da nova empresa.

Segundo o acordo, os acionistas da Kenvue receberão US$ 3,50 por ação em dinheiro e 0,14625 ação da Kimberly-Clark por cada ação da Kenvue, totalizando US$ 21,01 por ação.

Assim, os atuais acionistas da Kimberly-Clark devem ficar com cerca de 54% da empresa combinada, enquanto os acionistas da Kenvue terão aproximadamente 46%, em base totalmente diluída. A operação recebeu aprovação unânime dos Conselhos de Administração de ambas as empresas.

A transação é baseada em múltiplos financeiros de 14,3 vezes o EBITDA ajustado da Kenvue nos últimos 12 meses – ou 8,8 vezes considerando sinergias esperadas de US$ 2,1 bilhões, líquidas de reinvestimentos.

As sinergias de custo estimadas somam US$ 1,9 bilhão, e as de receita cerca de US$ 500 milhões, com reinvestimento de US$ 300 milhões previsto. A Kimberly-Clark estima que serão necessários US$ 2,5 bilhões em investimentos de caixa nos primeiros dois anos para alcançar essas sinergias.

De acordo com a Kimberly-Clark, a empresa combinada deve gerar receitas líquidas de aproximadamente US$ 32 bilhões em 2025 e EBITDA ajustado de US$ 7 bilhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário