
Nesta segunda-feira, 3, uma operação movimentou o mercado e passou a abrir caminho para uma empresa gigante dona de dezenas de marcas mundialmente famosas – pela cifra de US$ 48,7 bilhões, a Kimberly-Clark, que fabrica produtos de higiene, anunciou a aquisição da Kenvue, que era parte da Johnson & Johnson.
Juntas, as companhias são donas de uma série de marcas mundialmente conhecidas – as duas somam 10 marcas de valor superior a US$ 1 bilhão.
A Kenvue nasceu de um spin-off da Johnson & Johnson, mantendo no seu portfólio marcas como Band-Aid e Cotonetes.
Já a Kimberly-Clark, frequentemente abreviada para K-C, é focada principalmente em produtos à base de papel e cuidados pessoais, sendo dona do papel higiênico Scott e lenços umedecidos Huggies, por exemplo.
Veja abaixo todas as marcas que as empresas são donas:
Marcas da Kenvue
Autocuidado
- Tylenol (Analgésico e antitérmico)
- Motrin (Anti-inflamatório, à base de ibuprofeno)
- Zyrtec (Antialérgico)
- Benadryl (Antialérgico)
- Sudafed (Descongestionante)
- Nicorette (Terapia de reposição de nicotina)
- Zarbee’s (Produtos de saúde “naturais”, xaropes)
- Imodium (Antidiarreico)
- Rhinocort (Spray nasal para alergias)
- Pepcid (Saúde digestiva, antiácido)
Saúde da Pele e Beleza (Skin Health and Beauty)
- Neutrogena (Cuidados com a pele e rosto)
- Aveeno (Cuidados com a pele, à base de aveia)
- OGX (Cuidados com o cabelo)
- Clean & Clear (Cuidados com a pele, foco em acne)
- Lubriderm (Hidratantes corporais)
- Le Petit Marseillais (Sabonetes e cuidados corporais, forte na Europa)
- Dr. Ci:Labo (Marca de dermocosméticos, forte na Ásia)
- Rogaine (Tratamento para queda de cabelo)
Saúde Essencial
- Listerine (Enxaguante bucal)
- Johnson’s (Cuidados com bebês e pele sensível)
- Band-Aid (Curativos adesivos)
- Neosporin (Pomada antibiótica para ferimentos)
- Desitin (Pomada para assaduras)
- Carefree (Protetores diários)
- o.b. (Absorventes internos)
- Visine (Colírio)
Marcas da Kimberly-Clark
Cuidados Pessoais (Personal Care)
- Huggies (Fraldas e lenços umedecidos infantis)
- Kotex (Higiene feminina, absorventes)
- Depend (Produtos para incontinência adulta)
- Poise (Produtos para incontinência adulta)
- Pull-Ups (Fraldas de transição “calça”)
- GoodNites (ou DryNites fora da América do Norte) (Roupas íntimas noturnas para crianças)
- Little Swimmers (Fraldas para natação)
- U by Kotex (Sub-marca de higiene feminina)
- Plenitud (Marca de cuidados adultos, forte na América Latina)
- KleenBebé (Fraldas, forte no México)
Cuidados Familiares
- Kleenex (Lenços de papel)
- Scott (Papel higiênico, papel toalha e lenços)
- Cottonelle (Papel higiênico e lenços umedecidos)
- Viva (Papel toalha)
- Andrex (Papel higiênico, líder no Reino Unido)
- Scottex (Papel higiênico e toalha, forte na Europa)
- Page (Papel higiênico, forte nos Países Baixos)
- Hakle (Papel higiênico, forte na Alemanha e Suíça)
K-C Professional (B2B)
- WypAll (Panos de limpeza e wipers industriais)
- Kimtech (Produtos para laboratórios e salas limpas)
- KleenGuard (Equipamentos de proteção individual – EPI)
- Scott (Linha profissional de dispensers e papéis)
Entenda a transação entre as empresas
Em comunicado, a Kimberly-Clark declarou que o intuito da aquisição é formar o maior player de saúde e bem-estar do mundo – segundo o CEO, Mike Hsu, as marcas de ambas as empresas somadas chegam à ‘quase metade da população mundial’.
Além disso a empresa, em comunicado, declarou que o M&A deve ampliar investimentos em marketing, inovação e capacidades de P&D para fortalecer as vantagens exclusivas da nova empresa, que tem sinergias totais projetadas de US$ 2,1 bilhões.
Hsu seguirá como CEO da companhia resultante da aquisição, ao passo que três conselheiros da Kenvue integrarão o colegiado da nova empresa.
Segundo o acordo, os acionistas da Kenvue receberão US$ 3,50 por ação em dinheiro e 0,14625 ação da Kimberly-Clark por cada ação da Kenvue, totalizando US$ 21,01 por ação.
Assim, os atuais acionistas da Kimberly-Clark devem ficar com cerca de 54% da empresa combinada, enquanto os acionistas da Kenvue terão aproximadamente 46%, em base totalmente diluída. A operação recebeu aprovação unânime dos Conselhos de Administração de ambas as empresas.
A transação é baseada em múltiplos financeiros de 14,3 vezes o EBITDA ajustado da Kenvue nos últimos 12 meses – ou 8,8 vezes considerando sinergias esperadas de US$ 2,1 bilhões, líquidas de reinvestimentos.
As sinergias de custo estimadas somam US$ 1,9 bilhão, e as de receita cerca de US$ 500 milhões, com reinvestimento de US$ 300 milhões previsto. A Kimberly-Clark estima que serão necessários US$ 2,5 bilhões em investimentos de caixa nos primeiros dois anos para alcançar essas sinergias.
De acordo com a Kimberly-Clark, a empresa combinada deve gerar receitas líquidas de aproximadamente US$ 32 bilhões em 2025 e EBITDA ajustado de US$ 7 bilhões.
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