sexta-feira, 7 de novembro de 2025

PF abre inquérito para investigar ameaça do Comando Vermelho na COP30

 

Empresa de energia recebeu ameaça contra obras em uma subestação; Abin e Ministério da Justiça também devem participar das investigações

 


REUTERS/Mateus Bonomi
O ministro da Fazenda do Brasil, Fernando Haddad, o secretário-executivo da Convenção Marco das Nações Unidas sobre a Mudança Climática (CMNUCC), Simon Stiell, e o presidente da COP30 do Brasil, André Corrêa do Lago, durante a reunião preparatória ministerial (Pré-COP30) em Brasília, Brasil 13/10/2025
Foto: REUTERS/Mateus Bonomi

A Polícia Federal abriu nesta semana um inquérito para investigar uma ameaça de ataques do Comando Vermelho em meio à COP-30, cúpula do clima organizada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em Belém (PA). A informação foi confirmada pela IstoÉ junto à fontes da PF e do Ministério da Justiça.

As ameaças foram feitas contra uma obra de subestação de energia em Belém. A notificação foi feita pela empresa Verene Energia S.A no dia 30 de outubro. Na carta deixada no local, o suposto membro da facção exige a interrupção imediata das obras de expansão da estação de Marituba e a suspensão de qualquer atividade energética após às 15h. A estação é estratégica para a realização da COP, já que ela abastece as redes de comunicação do evento.

Fontes do MJSP informaram que um documento detalhado foi enviado à PF e que a pasta e a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) também participarão das apurações.

A abertura da investigação acontece em meio à cúpula de líderes da COP-30. O evento começou na quinta-feira, 6, e se encerra nesta sexta-feira, 7. Cerca de 57 chefes de Estado e representantes de mais de 100 países negociam declarações e o avanço dos investimentos do TFFF, fundo para florestas criado pelo governo brasileiro. A COP começa na próxima segunda-feira, 10, e vai até 21 de novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário