A série "Mad Men", que chegou à sua temporada final esse
mês, é famosa por retratar o mundo da publicidade nos anos 1950 e 1960,
em
Nova York.
O nome "Mad Men", segundo o próprio seriado, é uma gíria criada pelos
publicitários nos anos 1950 para se referirem a eles mesmos, que
trabalhavam na Madison Avenue.
O personagem principal é Don Draper, um respeitado profissional,
complexo em suas relações de trabalho e familiares, envolto em muitos
problemas pessoais, mulheres, bebidas e cigarros.
Alguns publicitários daqueles anos dourados do mundo da
propaganda inspiraram o criador da série, Matthew Weiner.
Segundo a Business Insider, quatro homens foram as principais fontes para criar o personagem Draper.
Confira:
Draper Daniels
O personagem Don Draper ganhou esse nome graças à Draper Daniels, um
executivo de Chicago famoso por criar o "Marlboro Man", o cowboy das
campanhas de cigarro dos anos 1950.
Daniels era um grande sedutor, como Don Draper. Ele teria convencido
uma colega de trabalho a se casar com ele, mesmo ela já estando noiva de
outro.
Myra, esposa de Daniels, veio à público mais tarde dizer que ele agora
era um homem casado e de apenas um mulher. Inclusive, tinha parado de
beber por sua causa.
Ele morreu de câncer em 1983.
Albert Lasker
Para muitos, Lasker é considerado o pai da publicidade moderna. Ele
teria sido o primeiro publicitário a dizer às pessoas para comprarem
algo, não apenas produzir um anúncio informando o que o produto fazia.
Ele era dono da agência Lord & Thomas de Chigado durante a primeira
metade do século 20. Ele ajudou a Lucky Strike a vender cigarros para
as mulheres ao dizer que fumar ajudava a perder peso.
Lasker também liderava a conta da marca de cigarro quando foi criado o
famoso slogan "It's toasted". Na série, esse dilema sobre a Lucky Strike
aparece logo no primeiro episódio. Don Draper quem, em um momento
epifânico, inventa a frase.
A mente brilhante de Lasker também moldou o consumo dos lares
americanos. Ele quem teve a ideia de vender suco de laranja como algo a
ser consumido diariamente no café da manhã ou durante o dia (suco criado
apenas porque a California Fruit Growers Exchange estava com um estoque
de frutas enorme, mais do que conseguia vender).
Os lenços, tão práticos e universais, também eram apenas "removedores
de maquiagem" naquele tempo, Ele quem pensou em lenços descartáveis para
vários usos.
Lasker morreu em 1952.
Emerson Foote
O "F" da atual agência FCB vem de Emerson Foote.
Ele ficou famoso por, em 1964, renunciar ao cargo de presidente da
McCann-Erickson por se recusar a fazer anúncios que promoviam a venda de
cigarros.
O fato inspirou um episódio da quarta temporada, quando Don Draper
promove um anúncio no New York Times para explicar que sua agência, a
Sterling Cooper Draper Pryce, iria parar de aceitar clientes da
indústria do tabaco.
Assim como Draper, Foote chegou a trabalhar com a conta da Lucky Strike no começo da carreira.
Foote trabalhou na American Cancer Society quando começou sua cruzada
contra o tabaco. Na série, a associação trabalha em parceria com a firma
de Draper após o anúncio no NYT. A secretária até chega a anunciar em
uma cena que "alguém chamado Emerson Foote" tinha telefonado.
Foote morreu em 1992, por complicações de uma apendicite.
George Lois
Lois começou sua carreira como diretor de arte na agência Doyle Dane
Bernbach em 1959. Nessa época, a agência foi pioneira no trabalho que
levou o mundo da propaganda a um novo patamar - mais criativo,
inteligente, assertivo, dinâmico.
Depois, trabalhou em agências que ele mesmo criou e ficou famoso por
campanhas da Xerox e pelo slogan da MTV "I want my MTV!". Lois também
desenhou mais de noventa capas da revista Esquire.
Don Draper, vivido pelo ator, Jon Hamm, é parecido fisicamente com
Lois. Vem de Lois também a caracaterística arrogante e intempestiva do
personagem Draper. Conta-se que, uma vez, Lois bateu em um homem por
tentar editar um trabalho seu.
Ele ainda está vivo.