segunda-feira, 19 de novembro de 2018

TCU diz que OAB não é imune a controle e manda prestar contas a partir de 2021


Resultado de imagem para logo da OAB






O Tribunal de Contas da União decidiu, nesta quarta-feira (7/11), que a Ordem do Advogados do Brasil deve prestar contas ao tribunal. A entidade deverá se encaixar nas mesmas normas aplicadas a órgãos federais, estatais e outros conselhos federais e terá o ano de 2019 para se adaptar, começando a prestar contas em 2021, referente ao exercício 2020. 

A decisão contraria entendimento do Supremo Tribunal Federal, que, em 2006, em julgamento sobre a necessidade de haver concursos públicos para as vagas de trabalho na OAB, debateu a natureza da entidade e concluiu que ela não é órgão público.

O relator, ministro Bruno Dantas, afirmou que, em um momento em que o Estado vem reforçando e exigindo transparência e regras de compliance até mesmo para as pessoas jurídicas privadas que com ele se relacionam, não é razoável querer justificar validamente que a OAB possa ser a única instituição infensa a controle.

“A OAB possui relevantes prerrogativas, que a distinguem dos demais conselhos, só reforçam, na verdade, o caráter público das funções que são por elas desempenhadas — o que fortalece a posição aqui adotada. Firmar o entendimento de que a OAB deve prestar contas ao Tribunal é, além de tudo, uma decisão que homenageia o princípio da isonomia”, afirmou.

Segundo Dantas, embora a entidade já tenha alegado ser controlada internamente, são ainda opacas as informações prestadas ao público e a seus contribuintes.

“O Observatório Nacional da Advocacia estima que a OAB arrecada algo em torno de R$ 1,3 bilhão com a anuidade e o exame. Compilando as esparsas informações disponibilizadas por cada seccional, é possível estimar que o valor arrecadado com anuidades gire em torno de R$ 600 milhões por ano. Entretanto, é uma estimativa bastante imprecisa, dada a ausência de informações padronizadas, comparáveis e confiáveis”, disse.

De acordo com o ministro, a atual compreensão de que a OAB não estaria sujeita a qualquer tipo de controle administrativo está minando a possibilidade de real accountability sobre seus atos.

“O momento atual é de uma sociedade que exige cada vez mais a transparência das instituições. A consolidação do Estado Democrático de Direito e a efetivação do princípio republicano estão intimamente ligadas a essa transparência e à accountability pública.”


Sem validade constitucional

 
Em nota, a OAB informou que é equivocado afirmar que a entidade, atualmente, não presta contas ou não é transparente. No entendimento da entidade, em consonância com decisão do Plenário do Supremo, o TCU não é órgão competente para essa finalidade, implicando, inclusive, no uso de recursos públicos para fiscalizar uma entidade que não é órgão público nem recebe dinheiro público.

“A decisão administrativa do TCU não se sobrepõe ao julgamento do STF, que na ADI 3026/DF, afirmou que a OAB não integra a administração pública nem se sujeita ao controle dela, não estando, portanto, obrigada a ser submetida ao TCU. A OAB, que não é órgão público, já investe recursos próprios em auditoria, controle e fiscalização, sendo juridicamente incompatível gastar recursos públicos, hoje tão escassos, para essa finalidade. A decisão do TCU não cassa decisão do STF, logo não possui validade constitucional.”


Clique aqui para ler o voto do relator. 



https://www.conjur.com.br/2018-nov-07/oab-devera-prestar-contas-tcu-partir-2021

quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Tupy registra maior receita trimestral da história


O aumento das vendas foi impulsionado pelo mercado externo

 

Por Karine Menoncin

 

karine.menoncin@amanha.com.br
Catarinense Tupy registra maior receita trimestral da história


Referência em fundição, a Tupy (foto) atingiu a cifra de R$ 1,3 bilhão em receita, maior valor trimestral da sua história, equivalente a um crescimento de 36,7% em relação a 2017.  O resultado é decorrente do aumento de volume, repasse de custos, melhor mix de produtos e depreciação cambial. A divulgação dos balanços do terceiro semestre ocorreu em teleconferência na tarde desta quinta-feira (8). 

O aumento da receita foi impulsionado pelo mercado externo, com o crescimento expressivo em todas as aplicações e a depreciação do real frente ao dólar americano e o euro. Já no mercado interno, deve-se ao crescimento em todas as aplicações dos segmentos de transporte, infraestrutura e agricultura, com destaque para veículos comerciais e off-road, cujas vendas apresentaram aumento de 38% e 44%, respectivamente. Outra marca histórica ficou por conta da geração de caixa operacional, que nos nove primeiros meses do ano somou R$ 368,4 milhões. Esse mesmo indicador fechou o trimestre em R$ 200 milhões, um pouco mais que o dobro na comparação com o período julho-setembro anterior. Também positivo foi o lucro líquido da empresa catarinense: o total no trimestre foi de R$ 88,6 milhões, um avanço de 16,1%. 

Além disso, foi anunciado o desenvolvimento de um loteamento em um dos terrenos da companhia, localizado em Araquari, município vizinho a Joinville, onde fica a sede da Tupy. “O empreendimento tem área útil urbanizável de cerca de 130 hectares e será conduzido em parceria com a empresa Irineu Imóveis. O valor líquido do projeto para a Tupy é estimado em R$ 58 milhões”, anunciou Fernando Cestari de Rizzo, CEO da Tupy.

Fundada em 1938, em Joinville (SC), a companhia conta com parques fabris em de Joinville, Mauá (SP), Saltilho e em Ramos Arizpe, no estado de Coahuilla, no México. Ao todo, tem capacidade para produzir 848 mil toneladas anuais de peças em ferro fundido e exporta para cerca de 40 países. 


 http://www.amanha.com.br/posts/view/6546


Indicador de investimentos tem alta de 9,6% no trimestre


Importação de plataformas de petróleo impactou resultado

 

Por Agência Brasil 

 

redacao@amanha.com.br
Indicador de investimentos tem alta de 9,6% no trimestre. Resultado foi impactado pela importação de plataformas de petróleo


Os investimentos cresceram no terceiro trimestre, segundo dados divulgados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)). O Indicador Ipea de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) referente ao terceiro trimestre do ano avançou 9,6% frente ao segundo trimestre. O resultado foi impactado pelas operações de importação de plataformas de petróleo. Segundo o Ipea, o novo regime especial, que suspende os tributos cobrados sobre bens destinados a atividades de exploração de petróleo e gás natural, o Repetro-Sped, exerceu impactos significativos, tanto no cálculo da FBCF (investimentos) quanto na contabilidade da balança comercial brasileira. Com o novo regime, as empresas não são mais beneficiadas com a exportação de plataformas de petróleo. Em função disso, algumas plataformas feitas no regime anterior estão sendo importadas. Assim, a propriedade de máquinas e equipamentos passa de subsidiárias localizadas no exterior para empresas sediadas no Brasil, impactando positivamente os investimentos.

Na comparação com o mesmo período de 2017, o crescimento dos investimentos no terceiro trimestre deste ano ficou em 13,1%. O desempenho também foi positivo no acumulado em 12 meses até setembro: aumento de 6,1% – o que representa um incremento de 2,3 pontos percentuais à taxa de crescimento da FBCF quando se excluem as importações e exportações de plataformas de petróleo. Quando se faz a comparação mensal, houve queda. Depois de crescer 13,5% em julho, em relação a junho, o Indicador Ipea de FBCF apontou quedas de 4,2% em agosto e 6,1% em setembro.

Como todo o impacto das importações de plataformas incidiu sobre o consumo aparente de máquinas e equipamentos (Came), esse componente da FBCF apresentou crescimento de 27,7% no terceiro trimestre. O Came corresponde à produção doméstica, excluídas as exportações e acrescidas as importações. Dentre seus componentes, enquanto a produção interna de bens de capital líquida de exportações registrou crescimento de 1,2%, a importação de bens de capital aumentou 104,5% no terceiro trimestre, comparado o período anterior. O indicador de construção civil, por sua vez, registrou a terceira variação positiva em quatro meses: alta de 1,5% em setembro, na comparação com agosto. O segmento encerrou o terceiro trimestre com expansão de 3,5% frente ao segundo trimestre.

 http://www.amanha.com.br/posts/view/6589


Positivo Tecnologia fatura R$ 1,4 bilhão até setembro


Valor foi quase 6% superior em relação ao mesmo período de 2017

 

Da Redação*

 

redacao@amanha.com.br
Positivo Tecnologia fatura R$ 1,4 bilhão até setembro


A Positivo (foto), indústria paranaense de tecnologia, registrou receita líquida de R$ 1,4 bilhão até setembro, conforme dados divulgadas aos investidores na manhã desta terça-feira (13) em Curitiba (PR). O resultado foi 5,9% superior ao mesmo período do ano passado, quando a companhia faturou R$ 1,3 bilhão. A receita líquida do terceiro trimestre foi de R$ 490 milhões, também maior do que o intervalo entre junho e setembro do ano passado, quando atingiu R$ 437 milhões. 

No acumulado de janeiro a setembro, o lucro líquido da Positivo teve variação positiva de 225%, saltando de um resultado negativo de R$ 1,8 milhão em 2017 para R$ 2,2 milhões este ano. No terceiro trimestre deste ano, o lucro também cresceu em comparação com o mesmo período de 2017, passando de R$ 4,6 milhões para R$ 11,8 milhões.

A companhia paranaense é otimista ao projetar a situação do mercado de computadores e celulares nos próximos meses. O volume de vendas representou quase 10% da receita líquida neste trimestre, sendo o melhor resultado dos últimos quatro trimestres. O desafio, porém, está nas compras realizadas pelo governo federal, que caíram 2,8% até setembro em comparação com 2017. “Vários projetos de governo ficaram para o quatro trimestre. Estamos fazendo tudo dentro da nossa possibilidade, do mercado de computadores e celulares do Brasil”, afirmou Hélio Rotemberg, presidente da holding.

*Com reportagem de Italo Bertão Filho.

 http://www.amanha.com.br/posts/view/6576

quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Bematech: à frente de seu tempo

Empresa impulsiona a transformação digital corporativa

Da Redação

redacao@amanha.com.br
Unidade da Bematech, case do livro Paraná – Grandes Marcas
O case a seguir faz parte do livro “Paraná – Grandes Marcas”, publicado pelo Instituto AMANHÃ.

A rapidez e a facilidade da transmissão on-line e instantânea de informações, documentos e arquivos disponíveis nos dias atuais torna difícil a lembrança do telex eletrônico. A popularização do aparelho foi uma grande inovação para as décadas de 1970 e 1980, possibilitando a transmissão e o recebimento de documentos de forma eletrônica com garantia de entrega imediata e autenticação. E esse mecanismo teve uma grande participação na fundação da paranaense Bematech. Em 1987, os engenheiros eletrônicos Marcel Malczewski e Wolney Betiol desenvolveram um sistema de impressão matricial por impacto, destinados inicialmente para impressões de telex. O empreendimento surgiu de dois trabalhos acadêmicos de pós-graduação desenvolvidos pelos fundadores, que resolveram transformar a ideia em negócio. Assim, criaram, em 1990, a Bematec Ltda., especializada no mercado de impressoras matriciais. No ano seguinte, a empresa passou a se chamar Bematech Indústria e Comércio de Equipamentos Eletrônicos S/A. Levando na marca o sufixo tech, a companhia deixava claro o seu posicionamento e atuação. 

De perfil visionário, Malczewski e Betiol previram a vida curta do telex. Com a chegada dos primeiros computadores ao mercado, os empreendedores entenderam que para a empresa se destacar era necessário ampliar o sistema de impressão desenvolvido para além do telex. A oportunidade para o reposicionamento veio também de uma carência do setor de serviços. Estabelecimentos como bares, restaurantes, postos de gasolina e supermercados trabalhavam com equipamentos grandes para imprimir em bobinas estreitas. Era necessária a criação de um dispositivo específico para essa função, e a Bematech passou a produzir mini-impressoras para automação destinadas ao comércio e operações bancárias. A empreitada representava um grande desafio num período em que esses aparelhos existiam somente no exterior e a alto custo. Assim, a Bematech foi a primeira empresa nacional a fabricar mini-impressoras em larga escala e a fornecer blocos impressores integrados em terminais de autoatendimento. 

O ímpeto inovador transformou a empresa que nasceu em uma sala de 15 m² em uma fábrica de 400 m² na Cidade Industrial de Curitiba. O crescimento célere levou a companhia para uma estrutura de 1,5 mil m², em 1994, em São José dos Pinhais – região Metropolitana de Curitiba. Hoje, a Bematech conta com uma planta industrial de 3 mil m². A década de 2000 modificou o market share da companhia, que passou a vender também para o comércio varejista. Com a obrigatoriedade legal do cupom fiscal, a companhia saiu na frente para atender aos pontos de venda com produtos modernos e adequados à legislação. Na época, 45% das impressoras nos check outs do Brasil pertenciam à Bematech.  

Em toda a sua trajetória, a Bematech passou por várias transformações e revisões de estratégia. Na maior delas, em 2004, a companhia passou de fornecedora de impressoras para provedora de todos os equipamentos necessários para automação comercial – computadores, impressoras, leitores de código de barras, terminais de pedidos, softwares, serviços de instalação, treinamento e manutenção. A expansão marcou a consolidação da Bematech como provedora de soluções completas em tecnologia para o varejo. Com novo foco, em 2005 a companhia criou uma ampla rede de distribuição, passando a atender a todas as regiões brasileiras. Em 2006, a companhia iniciou um movimento de aquisição de empresas que seguiu até 2014, ampliando sua participação de mercado. Já em 2007, a Bematech passou pelo processo de abertura de capital na Bovespa. 
Mais um capítulo na história da empresa começou a ser escrito, recentemente, em 2015, quando a Bematech foi incorporada à TOTVS. A integração das empresas seguiu uma estratégia da TOTVS de complementação de portfólio, aliada à capacidade de distribuir para micro e pequenos negócios da companhia paranaense. Com a união, houve um aumento no atendimento de toda a cadeia de varejo. Juntas, as empresas combinaram conhecimento de mercado com a complementaridade de ofertas. Hoje, a Bematech está presente, além do Paraná, em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambucano e Goiás. No mercado externo, a companhia tem negócios em toda a América Latina e América do Norte. 

Atenta ao movimento de digitalização do mercado e de um mundo cada vez mais conectado, a Bematech emplaca uma nova tendência, com o desenvolvimento de dispositivos inteligentes e da plataforma de internet das coisas (IoT) para aplicação nas empresas. O processo de transição da companhia, que mantinha foco exclusivo em dispositivos para negócios, começou com a evolução de hardware na criação de soluções baseadas nas novas tecnologias disruptivas. Com estas, a Bematech pretende impulsionar a transformação digital das empresas, conectando pessoas e sensores aos negócios e gerando melhorias operacionais. A mudança de escopo permitirá também à companhia expandir a atuação do varejo para outros segmentos.


Governança na prática

 Embora a história da Bematech seja marcada por transformações e transições, o que não mudou desde o início da operação até os dias de hoje é a sua missão de tornar o comércio mais eficiente. O foco no cliente orientou a expansão capilarizada da companhia que conta com uma ampla rede de distribuição e suporte técnico. Foi também pensando em atender às necessidades de cada tipo de negócio que a Bematech estruturou um portfólio completo do hardware ao software. Um dos seus diferenciais competitivos, apontados pelos próprios clientes, além da otimização das rotinas operacionais, é a experiência proporcionada para o consumidor final. 

Para oferecer as melhores e mais atualizadas soluções, a Bematech participa dos eventos mais importantes do setor de automação comercial e também de feiras e congressos dos segmentos que atende. O compromisso com a inovação ultrapassa o discurso institucional, pois a empresa investe de 12% a 14% da sua receita anual em pesquisa e desenvolvimento, ultrapassando a cifra de R$ 1 bilhão nos últimos cinco anos. A companhia conta com quatro centros de excelência em pesquisa e desenvolvimento no Brasil, China, Taiwan e Estados Unidos para suprir as demandas de evolução dos seus produtos e serviços. No âmbito da inovação, a união com a TOTVS também somou forças, já que a companhia possui um laboratório de User Experience em São Paulo, o UX Labs, e o TOTVS Labs, no Vale do Silício (Estados Unidos). 


Com as raízes no Paraná

 A Bematech é uma empresa genuinamente paranaense. Prova disso é que mesmo após o seu crescimento e reconhecimento nacional a companhia manteve suas raízes no estado. Referência em tecnologia, no Paraná a companhia também é reconhecida pelo seu legado social. Anualmente, realiza ações de promoção do desenvolvimento socioambiental, além do apoio a programas e projetos de entidades sociais.

Uma de suas iniciativas de maior envergadura é a manutenção de uma linha de montagem de componentes dentro da Penitenciária Feminina de Piraquara. Com as atividades, as detentas auxiliam no sustento de suas famílias, além de terem suas penas reduzidas de acordo com os dias trabalhados. O maior legado do projeto é o incentivo e apoio na reintegração das detentas à sociedade, além de contribuir com a redução da criminalidade, já que muitas das presidiárias, com essa experiência, podem retornar ao mercado de trabalho após o cumprimento da pena. Esse projeto é um exemplo do compromisso da Bematech com toda a comunidade paranaense.

JBS se une ao Alibaba para vender carne

Resultado de imagem para logo da JBS

A gigante de carnes JBS, dos irmãos Batista, informou na terça-feira, 6, que assinou um memorando de entendimentos com a gigante chinesa de e-commerce Alibaba para vender carnes na China, em um acordo que pode movimentar até US$ 1,5 bilhão em três anos.

O documento foi assinado por Renato Costa, presidente da JBS Carnes Brasil, e Richard Wang, executivo da Win Chain, subsidiária da gigante Alibaba que é dedicada à indústria de alimentos frescos e que coordena a cadeia de suprimentos da companhia, afirmou a empresa brasileira em comunicado ao mercado.

Segundo a JBS, o acordo comercial permitirá expandir negócios da dona da marca Friboi nos mercados para clientes corporativos e consumidor final da China, principalmente para carne bovina. O país é um dos principais destinos dos produtos da gigante brasileira.

A companhia já vinha fazendo testes com o Alibaba para atender à demanda de cortes e embalagens da varejista eletrônica. Os primeiros embarques para atender a pedidos devem acontecer em 30 dias.


Mercado doméstico


No Brasil, a JBS, líder do segmento, adotou uma estratégia agressiva de varejo próprio, com a abertura de lojas da Swift para vender diretamente ao consumidor. 


As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Empresa de Campinas ganha licitação de US$ 75 milhões do Pentágono

    A brasileira Griaule vai fornecer o sistema de certificação dos dados biométricos de 55 milhões de cidadãos no Iraque e 30 milhões no Afeganistão.

     



    São Paulo – Uma empresa fundada em Campinas (SP) venceu uma licitação milionária para prestar serviços de biometria ao Departamento de Defesa dos Estados Unidos. A Griaule vai fornecer o sistema de armazenamento e certificação dos dados biométricos de 55 milhões de cidadãos no Iraque e 30 milhões no Afeganistão.

    “Tanto Iraque quanto Afeganistão têm convênio com os Estados Unidos para fornecimento de sistema biométrico para fins civis e criminais. E nós vamos fazer a atualização desse sistema”, explica Renato Burdin, gerente operacional da companhia.

    Assinado em setembro, o contrato no valor de 75 milhões de dólares envolveu um grupo de sete empresas, sendo seis dos Estados Unidos e uma brasileira. O projeto tem um prazo de cinco anos e as empresas já estão atuando.

    “Vamos atualizar as bases de dados nacionais desses países. Os dados são para usos tanto civis quanto criminais, para emissão de documentos ou identificação de criminosos, por exemplo”, afirma Burdin.

    Fundada em 2002, a Griaule já atendeu 4 mil clientes, em 80 países pelo mundo. Seu maior mercado é o Brasil, seguido pelos países da América Latina, mas a companhia também já atuou em locais como África do Sul, Israel e Índia. Hoje, tem seu foco principal no mercado dos Estados Unidos, onde mantém um segundo escritório desde 2016 (o primeiro fica em Campinas, São Paulo).

    A companhia desenvolve softwares para gestão de dados de reconhecimento biométrico. Isso significa que ela atua depois da coleta de informações. Além de impressão digital, trabalha com reconhecimento de face, íris, palma das mãos e impressões digitais latentes (deixadas em cenas de crimes). Dentre os objetivos do serviço estão evitar fraudes bancárias e de falsidade ideológica.

    “Nosso foco são os projetos de larga escala, com grande quantidade de dados. Nossa arquitetura foi pensada para trabalhar com projetos de alta complexidade em ambientes críticos”, afirma Burdin.

    No Brasil, já atuou em projetos com Caixa Econômica Federal, Polícia Civil e Tribunal Superior Eleitoral. A empresa é a responsável pela gestão da base de dados biométricos do TSE, que desde 2008 começou a adotar a biometria como forma de identificar o eleitor nas urnas e vem cadastrando eleitores pouco a pouco.

    “No projeto do TSE, nossa responsabilidade é garantir a unicidade dos dados na base. É garantir que não aconteça de haver ali dados biométricos de uma pessoa atrelados a mais de um título eleitoral, por exemplo”, explica Burdin.

    Segundo o executivo, a expectativa é que o mercado de biometria cresça nos próximos, impulsionado pela disseminação da tecnologia. “Há muito espaço para crescer. Existem mercados globalmente que ainda não usam o sistema como poderiam. E há ainda a possibilidade de uso dessa tecnologia em setores novos, como nos smartphones”, afirma. A empresa não revela a expectativa de faturamento para 2018. Em 2017, foram 16 milhões de reais.


     https://exame.abril.com.br/pme/empresa-de-campinas-ganha-licitacao-de-us-75-milhoes-do-pentagono/