quarta-feira, 13 de dezembro de 2023

EUA e Brasil: Última Super-Quarta do ano pode fechar 2023 com surpresas nos juros?


EUA e Brasil: Última Super-Quarta do ano pode fechar 2023 com surpresas nos juros?

Para 2024 é possível esperar, pelo menos nos primeiros meses, a continuidade dessa política de redução das taxas gradualmente em 0,5% (Crédito: AFP)

Os bancos centrais do Brasil e dos Estados Unidos se reúnem pela última vez em 2023 para definir suas respectivas taxas de juros na conhecida Super-Quarta. Enquanto o norte americano vem de trajetória de aperto monetário e manutenção do patamar, por aqui se registrou sucessão de quedas nas taxas após cerca de 2 anos acima dos 13% pontos percentuais. Segundo analistas, ambos países devem manter o curso e fechar 2023 conforme as expectativas, embora estejam fora das respectivas metas de inflação.

A boa notícia é que, passados momentos de tensão entre Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, e do presidente Lula (PT), a taxa Selic, atualmente em 12,25% a.a., termina o ano mais perto das expectativas do mercado (último Focus registrou projeção de 11,75% a.a.). O ciclo de queda começou em agosto, após sete reuniões consecutivas do Comitê de Política Monetária mantendo os juros brasileiros em amargos 13,75%.

“A queda da taxa Selic em 2023 é o início de um processo de ciclo de baixa, esse ciclo se deu com ajustes feitos na inflação, confirmação de determinadas expectativas que se tinha quanto a aprovação da reforma tributária, do arcabouço fiscal e de medidas arrecadatórias tributárias. Isso faz com que o comportamento geral macroeconômico levasse a esse início de ciclo”, explica Gilberto Braga, economista e professor do Ibmec Rio.

 O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de novembro veio na mediana esperada, com alta de 0,28%; no ano, a inflação medida pelo índice acumula alta de 4,04% e, nos últimos 12 meses, de 4,68%, abaixo dos 4,82% observados nos 12 meses imediatamente anteriores. Na defesa de Campos Neto, uma inflação em queda garantiria, entre outros elementos – como regra fiscal, por exemplo – o ciclo de queda dos juros.

Para 2024 é possível esperar, pelo menos nos primeiros meses, a continuidade dessa política de redução das taxas gradualmente em 0,5% pontos percentuais a cada reunião do Copom, podendo baixar. Braga reforça o que os economistas não são unânimes nesse caso, mas a taxa tende a ficar entre 9,25% e 10%, com tendência para 10%.

“O que pode falsear isso e o que faz com que os especialistas acreditem que esse limite vai ficar mais perto de 10% ao ano é a possibilidade de um ano com gastos, expansão da despesa pública por conta das eleições municipais e próprias declarações do presidente da República no sentido de que a meta fiscal não precisa ser cumprida e que é importante gastar e fazer obras”, avalia o professor.

A véspera da Super-Quarta também trouxe o CPI dos EUA, que mede a inflação do país: dessa vez, a alta foi de 0,1% em novembro ante outubro; na comparação anual, houve alta de 3,1% em novembro. De janeiro pra cá, o Federal Reserve Bank (FED) mantém a taxa entre 4,75% – 5,5%, e a expectativa é permanecer nesse patamar. O Goldman Sachs projeta uma queda apenas para o terceiro trimestre do ano que vem.

“Acredito que o número do CPI não impacte na decisão do FED, que deve ser sim de manutenção dos juros nos patamares atuais. Apesar de um número dentro das expectativas e estagnação da inflação, o FED provavelmente irá comentar no comunicado que ainda não está próximo da meta de 2% e com isso segurar os juros mais altos por enquanto”, avalia Marcelo Oliveira, CFA e co-fundador da Quantzed. O FED anuncia a decisão por volta das 15h (horário de Brasília); o Copom publica a nota após as 18h.

Renda fixa ainda na mira dos investidores

Do lado do mercado, o recuo dos juros em mais 0,5% no último Copom de 2023 não é surpresa, também é esperado. “Com isso, a renda fixa segue atrativa na minha visão. Ainda mais em um cenário de juros altos nos EUA, a renda fixa global tende a seguir atrativa há algum tempo. Sem falar que qualquer taxa maior que 10% ao ano não é de se jogar fora”, avalia Ricardo Jorge, especialista em renda fixa e sócio da Quantzed.

Jorge segue recomendando os ativos em renda fixa, os mais requisitados e orientados de 2023. “Para o investidor pessoa física as incentivadas são as melhores escolhas: LCI / LCA ou mesmo debêntures incentivadas. A recomendação é escolher bem o emissor e não extrapolar o limite do Fundo Garantidor de Crédito, porque são produtos isentos e de baixo risco. Outro ponto é que eles geralmente pagam mais que outros investimentos como os CDBs e títulos públicos, por isso vejo mais vantagens”, orienta.

Apesar de estar em queda, a taxa Selic ainda segue em patamares altos e isso ajuda a renda fixa a se manter um investimento atrativo conforme explica Caio Canez de Castro, especialista em mercado de capitais e sócio da GT Capital. “Além disso, a renda fixa possui um acréscimo que são os prêmios de risco e estes seguem em patamares altos. Isso segue atraindo recursos dos investidores”, diz.

Nesse cenário, os ativos prefixados, principalmente para o longo prazo, já que é dada como certa a redução da Selic, já estão precificando boa parte dessa queda, por isso para curto prazo os mais atrativos são os pós-fixados atrelados ao CDI. 

 

 https://istoedinheiro.com.br/eua-e-brasil-ultima-super-quarta-do-ano-pode-fechar-2023-com-surpresas-nos-juros/

terça-feira, 12 de dezembro de 2023

Como o jato Embraer E195-E2 transformou uma pequena regional canadense numa potência na América do Norte


Há cerca de um ano, a Porter Airlines mantinha uma frota de turboélices Dash 8 e uma malha de voos modesta. Hoje empresa já tem 25 aviões da Embraer e planos para chegar a 100 aeronaves 
 

 

 

Até há algum tempo atrás, a Porter Airlines era uma desconhecida e pequena empresa aérea regional, com foco em voos na região leste do Canadá e alguns destinos nos EUA. Mas desde que passou a receber os novo jatos E195-E2, da Embraer, a transportadora deu um salto em sua atuação que causa espanto.

Em cerca de ano, a Porter recebeu nada menos que 25 jatos do modelo, que está configurado para transportar 132 passageiros e possui uma eficiência operacional bastante alta.

Voos para o oeste do Canadá logo foram lançados e semanas atrás o E195-E2 permitiu que a Porter voasse de Toronto e Ottawa para várias cidades da Flórida.

Em breve, a empresa aérea voará também para a Califórnia, graças ao grande alcance da aeronave da Embraer.

Jatos E195-E2 podem transportar 132 passageiros na Porter

Para se ter uma ideia de como a empresa cresceu em apenas 12 meses, basta notar que a oferta de assentos pulou de 2.262 para quase 5.600 lugares, um aumento de 146%.

Os E195-E2 já respondem por 60% da oferta de assentos da Porter e esse total subirá mais em dezembro, já que a empresa pretende contar com mais quatro aeronaves até o final do mês.

A meta é ter 58 aviões na frota, 29 jatos Embraer e 29 turboélices Dash -400.

Deluce, à esquerda: jato superou todas as expectativas (PA)

Porter Airlines entra em uma “nova era”

Mas a Porter Airlines não está nem na metade do seu plano de expansão. Em 2024, a transportadora espera pela entrega de outros 21 E195-E2, terminando o ano com 50 aeronaves.

Em 2025 começarão a ser entregues os 25 E195-E2 recentemente encomendados e não será surpresa se mais um pedido ser confirmado num futuro próximo. A Porter pretende ter 100 desses jatos em serviço.

À Flight Global, o presidente-executivo da Porter, Michael Deluce, afirmou que o E195-E2 superou todas as expectativas, sobretudo em termos de economia de combustível.

“Entramos em uma nova era quando começamos a operar o E195-E2 no início deste ano”, disse Deluce.

Jato E195-E2 da Porter Airlines (PA)

Os próximos destinos da empresa aérea canadense já foram definidos: voar para o México e o Caribe, que estão dentro da autonomia da aeronave da Embraer.

Além disso, a Porter acaba de anunciar uma joint venture com a Air Transat, uma companhia aérea de lazer do Canadá. Graças a ela, os passageiros de ambas as empresas poderão compartilhar voos em breve.

Para a Embraer, a Porter Airlines é um enorme case de sucesso. A empresa aérea é até aqui a única cliente dos modelos E2 na América do Norte, mas seu desempenho impressionante poderá servir de exemplo para que outras companhias enxerguem as virtudes da aeronave. E propaganda melhor que essa não existe.

A Porter Airlines já conta com 25 jatos E195-E2 na frota (PA) 
 
 
https://www.airway.com.br/como-o-jato-embraer-e195-e2-transformou-uma-pequena-regional-canadense-numa-potencia-na-america-do-norte/

 

Tebet anuncia linha de financiamento do BNDES para projeto de rota de integração sul-americana

Tebet diz que nova regra fiscal pode ser apresentada publicamente na  sexta-feira (31) | CNN Brasil

A ministra do Planejamento, Simone Tebet, anunciou que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) terá linha de financiamento de US$ 10 bilhões para projeto da rota de integração sul-americana, mapeado pelo Planejamento e que envolverá obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). De acordo com ela, a maior parte das obras já está contemplada no programa, o que não trará custos extras ao Orçamento.

O anúncio se dá no esforço do governo federal em estreitar a relação com países da América do Sul.

De acordo com Tebet, esse movimento é necessário.

A ministra participou da abertura da reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), o Conselhão, cuja reunião nesta terça-feira, 12, teve a apresentação das recomendações de comissões temáticas e grupos de trabalho em áreas como Economia do Futuro, Transição Energética, Primeira Infância, e ampliação ao crédito.

Tebet disse que o Ministério fez cinco rotas de integração das Américas para mapear as obras. Além do apoio do BNDES, a linha de financiamento também contará com o suporte de outros bancos de desenvolvimento.


 

Prorrogado até 2024, Desenrola não exige mais nível prata e ouro na conta Gov.br


Prorrogado até 2024, Desenrola não exige mais nível prata e ouro na conta Gov.br

A medida beneficia 12,7 milhões de pessoas que se encaixam no perfil do programa e têm conta bronze. (Crédito: Reprodução)

Consumidores que aderirem ao Desenrola não precisam mais ter conta com nível prata ou ouro na plataforma Gov.br. O critério foi anunciado após o governo federal aprovar uma Medida Provisória que prorroga o funcionamento do programa até março de 2024.

O público alvo são pessoas que recebem até 2 salários mínimos ou inscritos no CadÚnico e possuem débitos de até R$ 5 mil. Para participar do programa, é imprescindível se cadastrar na Plataforma GOV.BR

O cadastro é realizado diretamente no portal do governo federal e  poder negociar, os devedores devem se habilitar no GOV.BR. No entanto, quem cria o cadastro e adquire o nível Bronze, o primeiro da categoria, também pode negociar. A medida beneficia 12,7 milhões de pessoas que se encaixam no perfil do programa e têm conta bronze.

Ao realizar o cadastro, o cidadão preenche um formulário e seus dados podem ser validados na Receita Federal ou no INSS. O cadastro também pode ser realizado em uma Agência do INSS ou nos postos do Senatran.

O que é a conta GOV.BR?

A Conta GOV.BR é a identificação que comprova em meios digitais que o cidadão é o cidadão. Com ela, é possível se identificar com segurança na hora de acessar serviços digitais, como a Declaração de Imposto de Renda, Serviços do SUS, Portal e-Social e Enem. Ela é gratuita e está disponível para todos os brasileiros.

Além do acesso aos serviços, uma conta no GOV.BR também possibilita apresentar seus documentos digitais – como a Carteira de Trânsito Digital, assinar documentos eletronicamente e realizar a prova de vida digital.

 

Venda de carnes bovinas e de aves sobem enquanto suínos e peixes despencam no terceiro trimestre


O movimento acontece em consequência da forte queda nos preços que chegaram a 10% na carne bovina  e 16% na aviária

 

 

Carnes

O contra-filé foi o corte mais comercializado, com crescimento de 59,8% em volume no 3º trimestre do ano, diante de uma queda de preço de 16,5% (Crédito: Freepik)

 

A partir de pesquisa realizada com dados captados em mais de 40 mil pontos de venda (PDVs) dos supermercados e atacarejos em todo Brasil, a Scanntech apontou que, no terceiro trimestre de 2023, o volume de venda de carnes bovinas cresceu 14% enquanto a aviária, 11%.

O movimento acontece em consequência da forte queda nos preços que chegaram a 10% na carne bovina  e 16% na aviária no 3º trimestre de 2023 na comparação entre períodos com 2022. Outra proteína que merece destaque positivo neste ano foi o ovo, que começou o ano com queda de 12% no primeiro trimestre e atingiu um aumento de 17% no 3º trimestre.

Na contramão, os peixes e suínos amargam um ano de retração com queda no volume de vendas de 11% e 13%. Os peixes, proteína com maior preço médio por kg, de R$ 45,85, foi a que registrou o maior aumento de preços no 3º trimestre, de 11%.

 

“Os dados obtidos em nosso estudo prova que realmente 2023 deve se observar uma forte alta no consumo de carne bovina. O aumento do rendimento médio da população aliado à queda de preços da proteína observada desde o início do ano, exercem forte contribuição para este desempenho positivo”, destaca Priscila Ariani, diretora de marketing da Scanntech

 

 



Carne Bovina – O contra-filé foi o corte mais comercializado, com crescimento de 59,8% em volume no 3º trimestre do ano, diante de uma queda de preço de 16,5%. Em segundo lugar ficou a peça de alcatra com 29,2% em volume e queda de 14,4% no valor pago pelo consumidor. Os dois cortes representam mais de 25% do faturamento do varejo alimentar de carnes bovinas em todo Brasil. Somados a coxão mole, patinho e acém totalizam 52,3% da proteína vermelha vendida no país.

Suína – De todos os produtos originados da carne suína, a bisteca, linguiça calabresa, pernil e salsicha foram os responsáveis pelo pior desempenho nas vendas. Respectivamente, os produtos registraram queda de 16,1%, 15,8%, 12,2% e 14,2% no 3º trimestre deste ano na comparação com 2022. Dos citados anteriormente, somente a linguiça calabresa teve uma variação de preços positiva de 7,4%.

Aves – No terceiro trimestre, observou-se um alto consumo de filé de peito pelo brasileiro. As vendas subiram 29% na comparação com 2022, muito por causa da queda do preço de 26%. Outros cortes como coxinha da asa também tiveram aumento de 11,7% e uma redução de 11,7% no preço.

Ovo – Representando 57,8% do faturamento de ovos no Brasil, o tipo branco cresceu nas vendas 29,2% com uma queda de preços de 1,6% no terceiro trimestre de 2023. Em segundo lugar, está o ovo vermelho com aumento de 3,2% nas vendas apesar de um aumento de preços de 10,3% registrada no período. A importância desse segundo tipo de ovo no faturamento do varejo é de 31,1%.

Peixes – Com a maior participação no faturamento de peixes (47%), a tilápia teve queda de 23,7% no volume de vendas durante o terceiro trimestre e o motivo pode estar no aumento de preço de 21,4%. Em segundo lugar em queda de consumo está o bacalhau com 22% com um incremento de preço de 28,5%. Contrariando a tendência dos pescados, as vendas de salmão aumentaram 61,6% em 2023, diante de uma queda de preços de 24,3%.

 

Justiça de SP aceita pedido de recuperação judicial da SouthRock, operadora do Starbucks

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O juiz Leonardo Fernandes dos Santos, da 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais da Justiça de São Paulo, aceitou o pedido de recuperação judicial da SouthRock Capital, operadora de redes de restaurantes como Starbucks, TGI Fridays e a Brazil Airports. A decisão é desta terça-feira, 12.

Dos Santos admitiu o processamento mais de um mês após a solicitação da empresa. Ele cumpriu a determinação da semana passada do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) de manter o Eataly e a Subway fora do processo.

Com o deferimento, o juiz suspendeu todas as ações e execuções contra a SouthRock por 180 dias. Ela tem 60 dias para apresentar o plano de recuperação judicial, que será submetido à aprovação em assembleia de credores.

O administrador nomeado foi a Laspro Consultores, que deve enviar relatório sobre a situação da empresa em dez dias. O laudo de constatação prévia opinou pelo deferimento da ação, não só no sentido da viabilidade operacional e possibilidade efetiva de recuperação, mas também quanto à regularidade e preenchimento dos requisitos documentais.

A perícia também constatou dependência financeira entre todas as empresas do grupo econômico, inclusive o Eataly e Subway. Porém, o TJ-SP decidiu que essas duas marcas não precisavam integrar o processo.

O pedido de recuperação judicial da SouthRock foi feito no dia 31 de outubro. As dívidas da empresa são estimadas em R$ 1,8 bilhão.

Seca no Amazonas faz produção de motos ficar estagnada em novembro, diz Abraciclo

Abraciclo Eleva Estimativa de Produção de Motocicletas Para 1,42 Milhão de  Unidades - Revista Moto Adventure

A produção de motos ficou perto da estabilidade na passagem de outubro para novembro, refletindo as dificuldades de recebimento de peças e escoamento da produção das montadoras do polo industrial de Manaus por conta da seca severa no rio Amazonas e seus afluentes. No total, 131,9 mil motos saíram das linhas de montagem, número ligeiramente superior ao de outubro: 131,3 mil.

O balanço foi divulgado nesta terça-feira pela Abraciclo, a associação que representa as fábricas de motos da Zona Franca de Manaus, onde está concentrada quase toda a produção nacional do veículo. Na comparação com o mesmo período de 2022, o volume corresponde a um aumento de 2,1% e ao melhor resultado para o mês desde 2013.

Com isso, a indústria de motos chega ao último mês do ano com 1,45 milhão de unidades montadas, crescimento de 9,6% frente aos onze primeiros meses de 2022 e o melhor resultado, entre iguais períodos, em onze anos.

Presidente da Abraciclo, Marcos Bento diz que os impactos da estiagem severa no Norte do País foram minimizados por alternativas logísticas adotadas pelas montadoras para manter o mercado abastecido.

O transporte de cargas por balsas, ou mesmo por aviões, apesar do frete mais caro, foi a saída diante da impossibilidade de acesso dos grandes navios cargueiros ao porto de Manaus. Mesmo assim, a Yamaha antecipou férias e parou a produção nos dez primeiros dias do mês.

Segundo Bento, a demanda por motocicletas deve se manter aquecida nos próximos meses, favorecida pela migração dos consumidores a um veículo mais barato e econômico no consumo de combustível. “É um veículo com preço acessível, econômico e de baixo custo de manutenção. Além disso, é uma opção para evitar os congestionamentos nos grandes centros urbanos.”

A Abraciclo espera que o ano termine com 1,56 milhão de motocicletas produzidas, 10,4% acima do total registrado em 2022.