Com avanço de mais de 2% nas ações nesta terça-feira, 5, a Nvidia voltou a ser a companhia mais valiosa do mundo, segundo monitoramento do Companies MarketCap, ultrapassando o valor de mercado da Apple no começo desta tarde.
Por volta de 13h15 (de Brasília), a gigante dos semicondutores era avaliada em US$ 3,416 trilhões, enquanto a fabricante de iPhones tinha market cap de US$ 3,363 trilhões. Market cap é o valor de uma empresa baseado no valor de suas ações no mercado.
Nesta terça, as ações de empresas de semicondutores subiam em bloco, e os ganhos foram impulsionados após a divulgação do Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) de serviços dos EUA em outubro, medido pelo instituto ISM.
Na comparação anual, a Nvidia se valorizou em mais de 200%, e já chegou a ser a empresa mais valiosa do mundo, mas perdeu valor de mercado em meio a uma correção em agosto.
Dow Jones Industrial
A Nvidia entrou no lugar da Intel no índice Dow Jones Industrial Average nesta semana. A Intel ocupava a posição há 25 anos. A mudança destacou o movimento no mercado de semicondutores e marcou um revés para a Intel.
Outrora a força dominante na fabricação de chips, a Intel cedeu nos últimos anos sua vantagem de fabricação para a rival TSMC e perdeu a oportunidade do “boom” da inteligência artificial generativa após passos em falso, incluindo a decisão de não investir na OpenAI, dona do ChatGPT.
As ações da Intel caíram 54% este ano, tornando a empresa a de pior desempenho do índice e deixando-a com o menor preço de ações no Dow, que é ponderado por preço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário