A crise da Alpargatas – que fez as ações da dona da Havaianas mergulharem 86% desde o high – já ficou para trás, na visão do CEO Liel Miranda. Mas o executivo diz que a agenda de turnaround da companhia continua, especialmente as medidas para aumentar a eficiência.
“Hoje a Alpargatas não é mais uma empresa em crise: não temos estoques excessivos e nem drenos de caixa,” Liel disse ao Brazil Journal. “Mas o turnaround [processo de recuperação] segue como foco.” Para marcar este momento, a empresa está anunciando hoje seu novo lema: “Inspirar o mundo com uma pegada mais leve”.
As palavras valem para dentro de casa também: a gestão de Liel vem trabalhando para ficar mais leve e fez o ‘back to basics’. A Alpargatas voltou a colocar o chinelo no centro da sua estratégia e cortou pela metade o número de SKUs vendidos nas novas coleções.
Perderam espaço itens como sandálias, vestuário e tênis, e o bom e velho chinelo de borracha voltou a ser a estrela do negócio – especialmente por causa da margem mais alta.
“Escolhemos os itens que correspondiam praticamente a 97% do volume total e fomos cortando os excessos. Focamos no mínimo necessário,” disse.
Leia a reportagem na íntegra em Brazil Journal.