Bloomin Brands, a controladora da marca, é responsável pela construção dos restaurantes (Crédito: Divulgação/ Outback)
Bruno Pavani
Os olhos mais atentos já devem ter notado que na porta de entrada de cada restaurante do Outback há um nome do operador da loja. Essa pessoa, no entanto, não é um franqueado, já que a rede trabalha com um outro modelo de negócio e parceria.
A própria empresa explica que não conta com franqueados, mas sim sócios-proprietários. E não é qualquer pessoa que pode se candidatar ao cargo.
Segundo a Bloomin’ Brands, que também é dona das marcas Abraccio e Aussie Grill, 84% dos parceiros escolhidos para lojas do Outback no Brasil são ex-funcionários que começaram na empresa no salão ou na cozinha. Os 16% que vem de fora da companhia, são pessoas que vêm dos setores de alimentação e de hospitalidade.
Não há possibilidade de ser cadastrar para abrir um restaurante da marca.
Como é a preparação dos sócios?
Após a escolha, a empresa explica que há um período de preparação dos profissionais que dura mais de um ano. Esse curso consiste em uma trilha de aprendizados que revisita e aprofunda seus conhecimentos em todas as áreas do restaurante, garantindo uma compreensão completa do negócio, preparando o colaborador para assumir esse cargo de liderança dentro do restaurante.
De quanto é o investimento?
A Bloomin Brands, controladora dos restaurantes da rede, arca com a maior parte dos investimentos iniciais que cobrem uma variedade de despesas, incluindo construção do restaurante, equipamentos, mobiliário, treinamento de equipe e despesas operacionais iniciais.
O investimento total na construção de uma unidade é de cerca de R$ 5 milhões. O sócio-proprietário arca com um valor menor, que não é divulgado pela companhia. Como parceiro, esse líder recebe um pró-labore e participa dos lucros do restaurante.
Como os locais dos novos restaurantes são pensados?
A Bloomin explica que é a única responsável por pensar onde os próximos Outbacks serão lançados no país. Logo, os profissionais não são escolhidos exclusivamente com base em regiões estratégicas para o negócio, mas sim por serem pessoas que estão presentes no dia a dia da companhia, podendo ser realocados de outras partes do país.
Números no Brasil
O Outback está presente hoje em 70 cidades de 22 estados e Distrito Federal. Atualmente, são 172 lojas no país. Até outubro, o grupo prevê abrir uma nova unidade em Fortaleza, chegando a um total de 18 novos restaurantes em 2024.
Com as inaugurações, o grupo tenta reforçar a mensagem de o plano de expansão da rede segue em andamento no país, mesmo após a matriz da rede internacional ter anunciado em maio estar estudando alternativas estratégicas para os restaurantes no Brasil, incluindo até uma possível venda.
No mundo está em 23 países nas Américas, Ásia e Oceania.