Indicadores avaliam infraestrutura, conforto térmico, tempo em fila de inspeção, restituição de bagagem, custo-benefício dos restaurantes, entre outros quesitos
O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte (BH Airport), localizado em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), obteve a melhor performance de qualidade entre os aeroportos brasileiros.
A medição é realizada anualmente pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Durante a análise, são coletados os fatores baseados nos Indicadores de Serviço (IQS) que incluem: conforto térmico, elevador, escada rolante, tempo em fila de inspeção, restituição de bagagem, limpeza, custo-benefício dos restaurantes, acesso à informação e aos terminais.
A partir dos IQS coletados é determinado o Fator Q, um importante indicador de reajuste tarifário anual realizado pela Anac. A variação de desempenho aferida pelo Fator Q vai de -7,5% (pior desempenho) a 2% (melhor desempenho).
Os indicadores mostram se os aeroportos concedidos à iniciativa privada estão oferecendo serviço apropriado para os passageiros e usuários do transporte aéreo. O desempenho impacta, além do reajuste tarifário anual, o valor máximo de cobrança nos aeroportos, que podem sofrer redução e multa, conforme as regras estabelecidas no contrato de concessão.
Celebrando os bons resultados, o diretor-presidente do BH Airport, Daniel Miranda, destaca o objetivo do aeroporto de oferecer qualidade na prestação de serviços. “Seguimos empenhados em elevar constantemente nosso padrão de serviço e a conectividade do BH Airport, tanto no mercado nacional quanto internacional, buscando encurtar distâncias e conectar destinos”, ressalta.
Segundo a Anac, o Fator Q está em constante atualização com foco na promoção de melhorias contínuas dentro dos aeroportos. A Agência destaca que, para realizar essa avaliação, são utilizados instrumentos como pesquisa de satisfação entre os usuários, dados de movimentação aeroportuária, além de informações relevantes, como o tempo de espera em filas de inspeção e a disponibilidade de equipamentos.
Ranking de qualidade* dos serviços em aeroportos
- BH Airport: 1,99%
- Curitiba: 1,97%
- Galeão: 1,93%
- Florianópolis: 1,80%
- Fortaleza: 1,80%
- Salvador: 1,80%
- Brasília: 1,75%
- Porto Alegre: 1,60%
- Recife: 1,54%
- Natal: 1,46%
- Campinas: 1,15%
- Guarulhos: 0,47%
(*) O Fator Q, medido em 12 aeroportos, é um instrumento de qualidade dos serviços prestados e é medido a partir da avaliação do cumprimento do IQS. Ele varia de -7,5% a 2%, ou seja, os aeroportos com mau desempenho recebem -7,5% e os que performam bem ficam com 2%.
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