terça-feira, 20 de fevereiro de 2024

Indústria tem investido mais no desenvolvimento de produtos de menor impacto climático

 


Dados estão na 27ª Global CEO Survey, pesquisa anual da PwC que ouviu mais de 4,7 mil líderes em mais de 100 países, incluindo Brasil 
 
 
Luciana Medeiros, sócia da PwC Brasil, revela que a pesquisa também mostra otimismo maior entre os empresários brasileiros
 
 

A 27ª Global CEO Survey, pesquisa anual da PwC, que nesta edição ouviu mais de 4,7 mil líderes em 100 países, incluindo o Brasil, revelou que CEOs da indústria de consumo e varejo brasileiro tem investido mais no desenvolvimento de produtos de menor impacto climático que a média geral de outros setores do país. Enquanto 83% dos CEOs do setor afirmaram ter projetos de inovação em desenvolvimento ou concluídos em produtos ou serviços de baixo impacto climático, a média geral do país é de 63%. A disrupção tecnológica e as mudanças climáticas são duas megatendências globais que têm impulsionado a reinvenção dos negócios de forma geral e estão em destaque nesta edição do estudo, no setor de consumo não é diferente. Isso gera uma crescente inquietação entre os CEOs em relação à sustentabilidade dos seus negócios: 41% dos participantes no Brasil (45% no mundo) duvidam que, na trajetória atual, suas empresas devem se manter viáveis nos próximos dez anos. No setor de varejo, este percentual é de 30%.

Ainda sob a ótica do compromisso ambiental, o setor de consumo e varejo nacional se destaca da média geral em projetos de descarbonização, mas mantém planos mais tímidos para outras ações climáticas e mostra que há muito em que avançar. Do total de entrevistados do setor, 87% possuem projetos de eficiência energética em curso ou finalizados, enquanto, na média geral do país o percentual é de 71%. A venda de produtos, serviços ou tecnologias que apoiem os esforços de resiliência climática é uma realidade para 67% dos líderes varejistas no Brasil, enquanto a média nacional é de 48%. Por outro lado, apenas 13% dos líderes do setor disseram que já incorporaram os riscos climáticos ao seu planejamento financeiro, o percentual ainda é maior que a média dos CEOs brasileiros, de 9%. Tomadores de decisão do setor de consumo e varejo do país indicam, inclusive, que aceitariam ter menos retorno diante de investimentos mais sustentáveis. Dos líderes ouvidos, 40% afirmam que as empresas aceitam taxas mínimas de retorno para investimentos de baixo impacto climático. No Brasil, o índice é de 34%.

A segunda megatendência com implicações sistêmicas e existenciais para as empresas levantada pela 27ª Global CEO Survey é a disrupção tecnológica. A pesquisa revela que 63% dos líderes de consumo e varejo entrevistados no Brasil acreditam que as mudanças tecnológicas afetarão muito a forma de gerar valor ao negócio nos próximos três anos. Outros 57% indicaram que a inovação influenciou a geração de valor nos últimos cinco anos. Essa mudança de visão traz consequência direta para as perspectivas de futuro sinalizadas pelos líderes na pesquisa. "Ainda que haja esse ponto de atenção, há também um otimismo no setor. Dos líderes de consumo e varejo no Brasil ouvidos na pesquisa, 53% estão confiantes quanto ao crescimento econômico do país, percentual próximo à média dos brasileiros, de 55%. Observamos que este otimismo é maior que a média global, de 44% e atribuímos, possivelmente, pelo cenário de redução de juros no país", avalia Luciana Medeiros, sócia da PwC Brasil.

A adoção da Inteligência Artificial (IA) e a sua capacidade de mudar a operação das empresas é um dos destaques da 27ª Global CEO Survey. A adoção dessa tecnologia no setor de consumo e varejo e a adaptação da estratégica tecnológica para lidar com a inovação que ela representa estão abaixo da média geral das empresas brasileiras. "Apenas 23% dos líderes de consumo do Brasil disseram ter adotado a IA generativa em toda a empresa, enquanto a média no Brasil foi de 32%. A diferença é ainda maior quando perguntamos se a empresa mudou a sua estratégia de negócio por causa da IA. Enquanto 17% dos CEOs do setor de consumo e varejo fizeram alguma mudança neste sentido, no Brasil, a média foi de 34%", destaca Luciana.

Os líderes de consumo sinalizam uma perspectiva de avanço no uso dessa tecnologia para os próximos 12 meses. Para 50% dos respondentes da indústria de consumo e varejo, a IA generativa vai melhorar a qualidade dos produtos e serviços das empresas nos próximos meses. Além disso, 33% destacam que esta tecnologia aumentará a capacidade da empresa em gerar confiança. Para os próximos três anos, 70% dos CEOs de consumo e varejo indicam que a IA vai gerar novas habilidades da sua força de trabalho. Além disso, 60% acreditam no aumento da competitividade no setor a partir da adoção da inteligência artificial e 63% acreditam na mudança significativa na forma como as empresas do setor podem criar e entregar valor a partir da adoção desta nova tecnologia.

 

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