Em termos nominais, que espelham a receita de vendas observadas pelo varejista e embutem a inflação, houve alta de 4,7% em agosto. No entanto, descontada a inflação, o faturamento do varejo caiu 0,2% no mês, em comparação com 2023, de acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). O macrossetor de serviços recuou (-3,5%), com a maior variação negativa observada no setor de Turismo e Transporte. Bens Duráveis e Semiduráveis caiu (-0,5%), influenciado principalmente pela queda de materiais para construção. O macrossetor de Bens Não Duráveis foi o único com crescimento (1,0%), puxado pelo segmento de Supermercados e Hipermercados. Em termos nominais, o e-commerce cresceu 6,5% em agosto no país. Já as vendas presenciais aumentaram 4,2% em relação ao mesmo mês de 2023.
Resultado das Regiões
De acordo com o ICVA deflacionado e com ajuste de calendário, os resultados de cada região em relação a agosto de 2023 foram: Centro-Oeste (-3,5%), Norte (-3,0%), Nordeste (-2,8%), Sudeste (-1,8%) e Sul (1,6%). Pelo ICVA nominal – que não considera o desconto da inflação – e com ajuste de calendário, os resultados foram: Sul (5,1%), Sudeste (4,4%), Norte (1,8%), Centro-Oeste (1,4%) e Nordeste (1,0%).
https://gironews.com/negocios/faturamento-do-varejo-cai-02-em-agosto-segundo-a-cielo/
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