Por Raphaela FloresA Gerdau é a Grande Empresa/Marca do RS mais lembrada pelos gaúchos.
Ao todo, o conglomerado siderúrgico foi citado por 10,3% dos
entrevistados. É quase o dobro do índice verificado pela RBS (5,3%) e
pela GM e Tramontina (ambas com 5,1%), como atesta a edição deste ano da
pesquisa Top of Mind RS, realizada por AMANHÃ em parceria com a
Segmento Pesquisas.

Neste
ano, a grande novidade da categoria Grande Empresa/Marca do RS apareceu
no pelotão de frente. Mesmo com um recuo de cinco décimos no seu índice
de lembranças, o Grupo RBS conseguiu ultrapassar a Tramontina e a
General Motors e retomou o posto de vice-campeã, que havia perdido no
ano passado. Além disso, venceu praticamente todas as categorias do Top
of Mind na seção Comunicação, que aponta quais são as marcas mais
lembradas em itens como Jornal, Locutor Esportivo de Rádio, Programa
Local de TV, entre outros.
Entre as Grandes Empresas figuram
ainda o Banrisul, em quarto lugar; Petrobras, em quinto; Marcopolo, em
sexto; Coca-Cola e Randon empatadas em sétimo; Renner em oitavo; Big, em
nono; e Polo Petroquímico e Comil empatados na décima colocação.
LANÇAMENTO
Os
vencedores do Top of Mind | As Marcas do Rio Grande foram anunciados na
manhã desta segunda-feira (13) em coletiva de imprensa realizada no
Restaurante Épico, do Grêmio Náutico União. A apresentação e análise dos
resultados foi conduzida por Nádia Freire, diretora da Segmento
Pesquisas, e Eugênio Esber, diretor de redação da Revista AMANHÃ. Os
dados completos da pesquisa, com gráficos, reportagens especiais e
entrevistas integram a edição de maio da Revista AMANHÃ, que estará
disponível nas lojas Cameron a partir desta segunda (13), e nas demais
livrarias e bancas do Estado a partir do dia (17).
Clique aqui para conferir mais fotos do evento.CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO
Na
noite desta segunda-feira (13/5) será realizada a festa de premiação do
Top of Mind, em jantar no Grêmio Náutico União. Na ocasião, os
construtores e gestores das marcas mais lembradas serão homenageados em
evento que reunirá, também, líderes empresariais e profissionais de
marketing, branding e comunicação.
O tradicional evento, que já
ocorre há 23 anos em Porto Alegre, terá uma novidade este ano: a
participação do consultor em marketing e comunicação Eloi Zanetti.
Durante a cerimônia, Zanetti, que associou seu nome a iniciativas
marcantes para a consolidação da marca O Boticário, fará inserções em
que irá apresentar conceitos e ideias sobre a importância da propaganda
na construção de marcas corporativas.
Ainda serão apresentados
os resultados de um levantamento inédito: o Top Diversidade – que traz
os resultados de um levantamento exclusivo sobre as marcas mais
lembradas pelo público homossexual. A pesquisa mostra quais são as
marcas que estão na cabeça de consumidores gays e lésbicas residentes em
Porto Alegre. O objetivo é levantar informações que ajudem as marcas a
se posicionar em relação a esse segmento qualificado e atraente de
consumo.
SOBRE O TOP OF MIND | AS MARCAS DO RIO GRANDE
Criada
em 1991, e pioneira no país, a pesquisa Top of Mind da Revista AMANHÃ e
da Segmento Pesquisas capta a lembrança espontânea de marcas no Rio
Grande do Sul. Por meio de um questionário contendo somente questões
abertas, os consumidores respondem, de maneira espontânea, à pergunta
que segue sempre a mesma estrutura: “Quando falo em... qual é a primeira
marca que você lembra?”. A cada categoria de produto, serviço ou
comunicação mencionado pelo pesquisador, o entrevistado deve citar o
primeiro nome que lhe vem à mente. Foram realizadas 1,2 mil entrevistas
entre os dias 28 de janeiro a 16 de fevereiro de 2013.
Referência
para profissionais de marketing e comunicação no Rio Grande do Sul, a
pesquisa é realizada há 23 anos e é a única a ouvir todos os perfis de
gaúchos, ao se basear em entrevistas que ocorrem em municípios de sete
mesoregiões do Estado do Rio Grande do Sul, conforme distribuição do
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A amostra
abrange pessoas de ambos os sexos, com idades entre 16 e 65 anos, de
todas as classes sociais (A/B, C e D/E). O peso de cada classe na
amostra é proporcional ao verificado na população.
OUTROS DESTAQUES
GRENAL
MENOS PARELHO: Líder na categoria Time de Futebol do Top of Mind há 18
anos, o Grêmio via sua hegemonia fora das quatro linhas ameaçada cada
vez mais. Via: neste ano, a vantagem sobre o Inter no Top triplicou – de
5 pontos percentuais em 2012 para mais de 15 neste ano.
COMPANHIA
AÉREA: A TAM reconquistou a posição de liderança do Top of Mind. No ano
passado, ela havia perdido a liderança para a Gol, sua principal
concorrente. Agora, com uma vantagem de confortáveis 19,2 pontos
percentuais, a TAM recupera o posto de Companhia Aérea mais lembrada
pelos gaúchos.
UNIVERSIDADE: A categoria Universidade do Top of
Mind costuma apresentar pouca diferença entre os principais centros de
ensino superior do Rio Grande do Sul. Uma prova dessa competitividade é o
salto da PUCRS, que saiu da quarta posição registrada em 2012
diretamente para o primeiro lugar em 2013.
VANTAGENS NADA
DESPREZÍVEIS: A Coca-Cola e a Nike ilustram apenas dois entre os muitos
casos de produtos com índices de lembrança de marca que superam em três
vezes os dos rivais no Top of Mind. Na categoria Refrigerante, por
exemplo, a Coca-Cola abre vantagem de 47,5 pontos percentuais sobre sua
tradicional rival, a Pepsi. Já em Tênis, a Nike desponta com 33,6 pontos
acima da Adidas. Outra marca que bate com folga a maior concorrente é a
Nokia, que abre vantagem de 56,5 pontos percentuais sobre a LG em
Aparelho Celular.
RACHA SAUDÁVEL: Depois de amargar a segunda
posição da pesquisa em 2012, desbancado justamente pela Fiat, o Gol
voltou ao topo. E em mais um ano em que o modelo foi o mais vendido no
país, com 280 mil unidades comercializadas. Além de recuperar o posto
perdido para a rival na edição passada do Top of Mind, o Gol conseguiu
abrir uma boa vantagem sobre a concorrente: 7,3 pontos percentuais.
CONFORTÁVEL
POSIÇÃO: Pela primeira vez em 23 edições, o Top of Mind traz em sua
pesquisa a categoria Colchão. Mas não sem um motivo consistente: cada
vez mais, os profissionais de saúde têm destacado a importância do sono
para uma vida mais equilibrada e saudável. Diante de um mercado em alta,
quem mais chama atenção dos consumidores gaúchos é a Ortobom, com uma
ampla vantagem sobre a Castor: nada menos do que 25 pontos percentuais.
CONFIRA ABAIXO OS VENCEDORES DO TOP OF MIND | AS MARCAS DO RIO GRANDE