De seguros a spas, melhor idade permite criação de novos serviços e produtos
Por Luiz Gustavo PACETE
Há quem diga que o termo
“aposentado” deixou de pertencer aos tempos atuais. De fato, aposento é o
último lugar onde as novas gerações de idosos querem ficar. Com a
expectativa de vida beirando os 74 anos em 2013, segundo o IBGE, muitos
dos que já passaram dos 65 anos enxergam um futuro vigoroso pela
frente.
Essa imagem será cada vez mais coisa do passado
Atualmente, as pessoas nessa faixa
etária representam 22,3 milhões de brasileiros e movimentam mensalmente
cerca de R$ 28,5 bilhões, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra
de Domicílios (Pnad). Com essa realidade, vários serviços e produtos
foram criados e estão movimentando um mercado cada vez mais promissor
considerando que até 2030 essa população representará 20% dos
brasileiros.
Nesta quarta-feira (1/10), dia em que
são comemorados os dez anos do Estatuto do Idoso, DINHEIRO separou
alguns exemplos de empresas que se adaptaram para atender um público
exigente, mas fiel quando bem atendido.
Finanças e Investimentos
O Banco Mercantil tem nos idosos um
público alvo importante na área de seguros personalizados e desenvolveu
dois produtos específicos para esses clientes. O serviço “Proteção
Melhor Idade”, que cobre acidentes como fraturas de ossos, queimaduras,
acidentes pessoais e de trânsito, e o “Residência Melhor Idade” para
proteger o domicílio com coberturas contra incêndio, queda de raio e
explosões.
Com maior expectativa, aumenta a necessidade de administração do dinheiro
Ubirajara Cavalcante,
diretor-executivo da Mercantil do Brasil Corretora de Seguros, explica
que o melhor laboratório para desenvolver esses produtos foi a
convivência que o banco que tem com esse público diariamente. “Passamos a
observar os aposentados e pensionistas que recebem benefício do INSS no
próprio Mercantil do Brasil e identificamos a necessidade desses
serviços para o próprio idoso e também para a família”, afirma.
Mary Helen Souto, superintendente da
financeira Sorocred, também destaca a importância da proximidade com os
idosos. Há 18 anos atuando na empresa, ela explica que esses clientes
precisam do contato, da conversa e devem ser atendidos com diferencial.
“Hoje, cerca de 8% de nossos clientes são desse perfil e eles precisam
dessa atenção especial”, destaca.
Saúde e Bem-estar
Família e proximidade são
palavras-chave para o empreendedor interessado nesse público. Já que,
muitos produtos e serviços são criados pensando em parentes próximos aos
idosos. Em parceria com o Sebrae, a Ledcorp, empresa especializada em
mobilidade, criou uma tecnologia que permite por meio de um dispositivo
rastrear o idoso. “Ao receber a informação em tempo real, a empresa de
saúde abre imediatamente um canal de comunicação com o cliente para
averiguar o que está acontecendo”, explica José Lúcio Balbi de Mello.
A questão não é apenas viver mais, mas viver melhor
Danny Kabiljo, sócio-diretor do Viva
Spa Tecnológico, vem percebendo um crescimento médio de 15% no número de
clientes acima dos 65 anos. Ele explica que existe um cuidado especial
na hora de comunicar o conceito do Spa, e que normalmente é mais
eficiente falar de bem-estar do que beleza, no caso dos homens
especificamente.
“O que percebemos é que com o aumento
da expectativa de vida, esse público quer viver mais, mas também com
qualidade. Por isso, tem se dedicado cada vez mais a um estilo de vida
saudável." O executivo explica que tornar acessível tratamentos
alternativos que contribuam para essa faixa de população é tão
importante quanto qualquer programa de saúde. Atualmente, 30% dos
clientes do local já pertencem a um público acima dos 50 anos.
Informação e exigências
Do ponto de vista de informação e
comunicação, os empresários interessados neste segmento devem estar
atentos, pois eles demandam abordanges específicas. O publicitário e
presidente da Reciclo Comunicação, Marcone Procópio, avalia que os
idosos estão cada vez mais bem informados, com autonomia para despesas e
querendo fazer valer seus direitos. “O atendimento a esse público
requer preocupação com acessibilidade e legibilidade, oferecendo uma
informação mais coerente de fácil assimilação. “É preciso pensar em
cores, imagens mais objetivas e claras, assim como aumentar o corpo do
texto nas peças publicitárias”, diz.
A inclusão digital entre os idosos vem aumentando
Amerson Magalhães, diretor do
Easynvest Título Corretora, explica que diferentemente do que muitos
pensam, essa geração está evoluindo no que diz respeito ao uso da
tecnologia. “Eu tiro como base o número de clientes idosos que utilizam
nossos serviços de investimentos em bolsa pela internet”. Segundo ele,
4% da base de clientes da companhia está acima de 65 anos. Com
informação, opções e assessoria, essa nova geração de idosos poderá
aproveitar cada vez melhor os anos que foram adicionados à sua
expectativa de vida.