terça-feira, 1 de outubro de 2013

Crescimento da população idosa no Brasil gera oportunidades de negócios


De seguros a spas, melhor idade permite criação de novos serviços e produtos

Por Luiz Gustavo PACETE

Há quem diga que o termo “aposentado” deixou de pertencer aos tempos atuais. De fato, aposento é o último lugar onde as novas gerações de idosos querem ficar. Com a expectativa de vida beirando os 74 anos em 2013, segundo o IBGE, muitos dos que já passaram dos 65 anos enxergam um futuro vigoroso pela frente. 
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Essa imagem será cada vez mais coisa do passado
 
Atualmente, as pessoas nessa faixa etária representam 22,3 milhões de brasileiros e movimentam mensalmente cerca de R$ 28,5 bilhões, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad). Com essa realidade, vários serviços e produtos foram criados e estão movimentando um mercado cada vez mais promissor considerando que até 2030 essa população representará 20% dos brasileiros. 
 
Nesta quarta-feira (1/10), dia em que são comemorados os dez anos do Estatuto do Idoso, DINHEIRO separou alguns exemplos de empresas que se adaptaram para atender um público exigente, mas fiel quando bem atendido. 
 
Finanças e Investimentos
 
O Banco Mercantil tem nos idosos um público alvo importante na área de seguros personalizados e desenvolveu dois produtos específicos para esses clientes. O serviço “Proteção Melhor Idade”, que cobre acidentes como fraturas de ossos, queimaduras, acidentes pessoais e de trânsito, e o “Residência Melhor Idade” para proteger o domicílio com coberturas contra incêndio, queda de raio e explosões. 
 
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Com maior expectativa, aumenta a necessidade de administração do dinheiro
 
Ubirajara Cavalcante, diretor-executivo da Mercantil do Brasil Corretora de Seguros, explica que o melhor laboratório para desenvolver esses produtos foi a convivência que o banco que tem com esse público diariamente. “Passamos a observar os aposentados e pensionistas que recebem benefício do INSS no próprio Mercantil do Brasil e identificamos a necessidade desses serviços para o próprio idoso e também para a família”, afirma.
 
Mary Helen Souto, superintendente da financeira Sorocred, também destaca a importância da proximidade com os idosos. Há 18 anos atuando na empresa, ela explica que esses clientes precisam do contato, da conversa e devem ser atendidos com diferencial. “Hoje, cerca de 8% de nossos clientes são desse perfil e eles precisam dessa atenção especial”, destaca. 
 
Saúde e Bem-estar
 
Família e proximidade são palavras-chave para o empreendedor interessado nesse público. Já que, muitos produtos e serviços são criados pensando em parentes próximos aos idosos. Em parceria com o Sebrae, a Ledcorp, empresa especializada em mobilidade, criou uma tecnologia que permite por meio de um dispositivo rastrear o idoso. “Ao receber a informação em tempo real, a empresa de saúde abre imediatamente um canal de comunicação com o cliente para averiguar o que está acontecendo”, explica José Lúcio Balbi de Mello.
 
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A questão não é apenas viver mais, mas viver melhor
 
Danny Kabiljo, sócio-diretor do Viva Spa Tecnológico, vem percebendo um crescimento médio de 15% no número de clientes acima dos 65 anos. Ele explica que existe um cuidado especial na hora de comunicar o conceito do Spa, e que normalmente é mais eficiente falar de bem-estar do que beleza, no caso dos homens especificamente.
 
“O que percebemos é que com o aumento da expectativa de vida, esse público quer viver mais, mas também com qualidade. Por isso, tem se dedicado cada vez mais a um estilo de vida saudável." O executivo explica que tornar acessível tratamentos alternativos que contribuam para essa faixa de população é tão importante quanto qualquer programa de saúde. Atualmente, 30% dos clientes do local já pertencem a um público acima dos 50 anos. 
 
Informação e exigências
 
Do ponto de vista de informação e comunicação, os empresários interessados neste segmento devem estar atentos, pois eles demandam abordanges específicas. O publicitário e presidente da Reciclo Comunicação, Marcone Procópio, avalia que os idosos estão cada vez mais bem informados, com autonomia para despesas e querendo fazer valer seus direitos. “O atendimento a esse público requer preocupação com acessibilidade e legibilidade, oferecendo uma informação mais coerente de fácil assimilação. “É preciso pensar em cores, imagens mais objetivas e claras, assim como aumentar o corpo do texto nas peças publicitárias”, diz.
 
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A inclusão digital entre os idosos vem aumentando
 
Amerson Magalhães, diretor do Easynvest Título Corretora, explica que diferentemente do que muitos pensam, essa geração está evoluindo no que diz respeito ao uso da tecnologia. “Eu tiro como base o número de clientes idosos que utilizam nossos serviços de investimentos em bolsa pela internet”. Segundo ele, 4% da base de clientes da companhia está acima de 65 anos. Com informação, opções e assessoria, essa nova geração de idosos poderá aproveitar cada vez melhor os anos que foram adicionados à sua expectativa de vida.  
 

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