As
exportações dos artesãos que participam de um projeto da Abexa e Apex
chegaram a US$ 38 milhões de janeiro a outubro. O valor é quase o dobro
do registrado no ano passado inteiro.
São Paulo
– As exportações brasileiras de artesanato estão crescendo. Entre as
empresas participantes de um projeto internacional do segmento, o
faturamento com vendas externas alcançou US$ 38 milhões de janeiro a
outubro deste ano, frente a US$ 20 milhões no ano passado inteiro. Os
protagonistas destes números são cerca de 250 artesãos, que fazem seus
negócios por meio de associações, cooperativas e empresas da área.
“O
crescimento ocorreu especialmente por causa da promoção comercial que é
feita com apoio da Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e
Investimentos)”, afirma o gerente executivo da Associação Brasileira de
Exportação de Artesanato (Abexa), Pedro Gabrich. A Abexa leva adiante
um projeto de inserção internacional do segmento com a Apex. Neste ano
fora realizadas, pela iniciativa, 19 ações de promoção, entre
participação de feiras no Brasil e exterior e rodadas de negócios com
importadores.
A própria
fundação da Abexa, de acordo com Gabrich, fomentou as exportações. A
entidade foi criada em novembro de 2010 e começou a atuar na metade do
ano seguinte, quando também estabeleceu o convênio com a Apex. A
congregação das associações de artesãos por meio da Abexa acabou
fortalecendo o segmento. A entidade começou com poucos associados – no
começo do ano passado eram dois – e hoje tem 17, entre associações,
empresas e cooperativas de artesanato. A Abexa foi criada com incentivo
da Apex.
Atualmente
as exportações de artesanato do grupo são de objetos de decoração,
mobiliário e moda. Na decoração, os produtos de pedra-sabão estão entre
os que fazem bastante sucesso lá fora. As ações de promoção comercial
são focadas na Europa e Estados e os principais mercados do artesanato
brasileiro no exterior são Reino Unido, França, Alemanha e Estados
Unidos. Os países árabes não são foco do projeto, segundo Gabrich.
“Espero que
com apoio da Apex, o crescimento das exportações seja ainda maior em
2014”, afirmou o gerente executivo da Abexa à ANBA. A maioria das vendas
é feita por meio das associações e entidades que reúnem os artesãos,
mas alguns destes profissionais também exportam por conta própria, por
meio dos Correios e de tradings, conta Gabrich.
Fonte: ANBA