Há duas semanas o "Estadão" defendeu em seu editorial o cercamento do
vão livre do Masp como forma de proteger o museu da ameaça de
"viciados", "traficantes", "moradores de rua" e "grupos de
manifestantes" que tomaram conta do espaço.
O jornal reverberou declarações do curador do museu, Teixeira Coelho,
que, diante da recusa do Instituto do Patrimônio Artístico e Histórico
Nacional em aceitar seu pedido de instalação de grades no vão livre,
classificou tal posição como "um atraso".
Outra solução levantada pelo editorial seria "uma ação enérgica" da
polícia, "para colocar cada um no seu devido lugar", já que o vão livre
se tornou "a casa da sogra", "onde qualquer um faz o que bem entende".
Reportagem da Folha da última sexta-feira estampa barracas de
camping ocupando o espaço, servindo de moradia a pessoas sem teto, e
reitera a imagem de "abandono" do lugar.
Não é à toa que o Masp se tornou um dos símbolos de São Paulo, além de
um dos lugares mais apropriados pelos paulistanos. Poucos são os espaços
da cidade que estabelecem uma relação tão bem-sucedida entre o público e
o privado, a cultura, a arte e a vida cotidiana dos cidadãos.
Na contramão dos equipamentos culturais desenhados para serem monumentos
de celebração a uma arte-mercadoria, glamourizada e identificada com as
elites, o Masp nasceu para ser uma espécie de antimuseu, radicalmente
aberto para a cidade.
Em filme de 1972, Lina Bo Bardi, autora do projeto, fala sobre o Masp:
"[...] minha preocupação básica foi a de fazer uma arquitetura feia, uma
arquitetura que não fosse uma arquitetura formal, embora tenha ainda,
infelizmente, problemas formais. Uma arquitetura ruim e com espaços
livres que pudessem ser criados pela coletividade. Assim nasceu o grande
belvedere do museu, com a escadinha pequena. A escadinha não é uma
escadaria áulica, mas uma escadinha-tribuna que pode ser transformada em
um palanque. Eu quis fazer um projeto ruim. Isto é, feio formalmente e
arquitetonicamente, mas que fosse um espaço aproveitável, que fosse uma
coisa aproveitada pelos homens".
O vão livre do Masp é, portanto, o próprio museu. E os moradores da
cidade, celebrando este belo presente, afirmam todos os dias seu caráter
público: heterogêneo e múltiplo, ocupado e povoado por todo e qualquer
tipo de gente, de evento e de situação, afirmando ali a dimensão pública
da arte, da cultura e da cidade.
Se nos choca e indigna ver o vão do Masp (e outros espaços públicos)
ocupado por pessoas viciadas em crack e moradores sem teto, é de
políticas públicas decentes de saúde mental, de moradia e de assistência
social que necessitamos, com urgência.
Não são as grades nem a repressão policial que vão enfrentar a situação
de vulnerabilidade em que se encontram muitos paulistanos. Se eles estão
ali, expondo a precariedade e a situação limite de sua existência, é
porque, simplesmente, não há nada nem ninguém que os acolha, propondo
alternativas reais para essa situação.
A imagem das barracas armadas no Masp só afirma a urgência de
implementação de políticas que avancem nesta direção. Uma boa gestão de
cidade mantém a qualidade de seus espaços públicos cuidando tanto de seu
estado físico de conservação quanto da vulnerabilidade de parte de seus
cidadãos.
Se o vão livre do Masp tem sido cada vez mais palco de manifestações, é
justamente por acolher de forma tão eloquente uma das reivindicações
centrais dos protestos recentes: a necessidade de constituição de uma
esfera verdadeiramente pública no Brasil.
Raquel Rolnik é urbanista, professora da Faculdade de
Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo e relatora especial
da Organização das Nações Unidas para o direito à moradia adequada