quarta-feira, 5 de julho de 2017

Brasil tem 2 dos 14 gargalos que ameaçam abastecimento global de alimentos

Brasil tem 2 dos 14 gargalos que ameaçam abastecimento global de alimentos
1-Brasil tem 2 dos 14 gargalos que ameaçam abastecimento global de alimentos 

Segurança alimentar mundial depende cada vez mais dos pontos de distribuição estratégica, mas mudanças climáticas e crises potenciais podem colocá-los em risco.

Há apenas 14 gargalos no comércio mundial de alimentos, mas eles são fundamentais para a segurança alimentar de toda a população do planeta.

São portos e pontos de comercialização fundamentais para a compra, a venda e a distribuição de alimentos, de acordo com um recente relatório da Chatham House, centro de estudos com base no Reino Unido.

Três deles estão na América Latina: o canal do Panamá, as rodovias do interior brasileiro e os portos do sul e sudeste do Brasil.

Outros desses pontos de gargalo incluem o estreito de Gibraltar, as ferrovias do interior dos Estados Unidos, o estreito de Hormuz (no Oriente Médio) e o estreito de Dover, no norte da Europa, por exemplo.

Mas as mudanças climáticas, a estrutura deficiente e as potenciais crises poderiam colocar em risco essas rotas de comércio.

"Há pontos de gargalo marítimos (estreitos e canais), costeiros (portos) e terrrestes (estradas, ferrovias e hidrovias), e o comércio global de alimentos depende fortemente deles", afirma o estudo.

"Interrupções em um ou mais desses pontos poderiam ter enormes impactos. Os preços globais dos alimentos, o abastecimento de mercados locais, a sobrevivência de comerciantes e agricultores e a provisão de comida para as comunidades mais vulneráveis dependem do movimento contínuo de bens através de fronteiras e oceanos."

Sobre o Brasil, que é um dos maiores produtores mundiais de alimentos, o relatório lembra que "fortes chuvas tornam intransitáveis as rodovias mal conservadas em diversas ocasiões, impedindo o transporte de comida das fazendas no interior do país aos portos litorâneos".

"Um cenário extremo - em que portos na costa americana fossem fechados por conta de um furacão ao mesmo tempo em que estradas-chave do Brasil fossem inundadas pelas chuvas - poderia reduzir pela metade o suprimento global de soja", prossegue o estudo.

Os pesquisadores citam também os impactos políticos que crises relacionadas à distribuição de alimentos podem causar.

"Interrupções (de fornecimento alimentar) podem estimular a instabilidade política. Governos dependem do funcionamento desses pontos de gargalo para garantir o suprimento eficiente de comida para suas populações. Uma colheita fraca de trigo na região do mar Negro, por exemplo, contribuiu para a ocorrência de protestos no norte da África entre 2010 e 2011; esses protestos evoluíram para a Primavera Árabe."

Proteção


A Chatham House também advertiu que é preciso agir para proteger as principais rotas de transporte de alimentos, tais como o canal do Panamá, o canal de Suez e do estreito da Turquia.

Quase 25% dos alimentos do mundo são comercializados nos mercados internacionais. Isso, diz o relatório, faz com que a oferta de produtos e seus preços sejam vulneráveis a crises imprevistas ou mudanças climáticas.

A infraestrutura nesses pontos é, em muitos casos, antiga e enfrentaria dificuldades para fazer frente a desastres naturais que devem se multiplicar à medida que o planeta se aquece, diz o relatório.

Seus autores também aconselham os governos a investir em infraestrutura "resistente ao tempo" e a diversificar a produção e o armazenamento de alimentos.
 

Interdependência


O relatório dá exemplos de quão dependente é o mundo dessas negociações internacionais:
 
"Os riscos crescem à medida que fazemos mais interações comerciais entre os países e aumenta a presença de alterações climáticas", diz Laura Wellesley, uma das autoras do estudo.

"Existem riscos tanto para a segurança alimentar dos países importadores como para as economisas exportadoras de alimentos" (BBC Brasil, 1/7/17)


2-As dez multinacionais que controlam o mercado mundial de alimentos


Essa é uma entre tantas consequências da globalização: um número reduzido de empresas multinacionais controla uma parte importante do mercado mundial de alimentos.

O resultado é que tais firmas concentram uma enorme influência para determinar como a comida é repartida no mundo. Potencialmente, também têm a capacidade de determinar ações que podem ajudar a aliviar a fome no planeta.

Por isso, a Oxfam, ONG baseada na Grã-Bretanha, está realizando há três anos uma campanha pública entitulada Behind the Brands (Por trás das marcas).

Por meio dela, discute as políticas de compra de alimentos dessas grandes multinacionais - e a maneira como isso influi no mercado da comida.

As dez maiores empresas que estão no foco da campanha são Nestlé, PepsiCo, Unilever, Mondelez, Coca-Cola, Mars, Danone, Associated British Foods (ABF), General Mills e Kellogg's. Elas foram selecionadas por encabeçar mundialmente o volume de vendas do setor.

Todas são europeias ou norte-americanas. Dominam os setores de produtos lácteos, refrigerantes, doces e cereais, entre outros.

A Oxfam diz que essas empresas faturam juntas US$ 1,1 bilhão (R$ 3,4 bilhões) diariamente e empregam milhares de pessoas.

"Há uma ilusão de opções. Você vai a um supermercado e vê diversas marcas, mas muitas são das mesmas dez empresas", afirmou Irit Tamir, da Oxfam América, à BBC Mundo, o serviço em espanhol da BBC.


Concentração de mercado


Essas empresas operam em mercados globais em que a produção de alguns itens está concentrada em poucas empresas.

Irit Tamir aponta como exemplo três delas, que atuam na cadeia de valor do cacau: Mars, Mondelez e Nestlé. Elas controlam 40% do comércio mundial nessa área.

Somente entre 3,5% e 5% do valor de uma barra de chocolate vai para o pequeno produtor rural, segundo a ONG.

Enquanto isso, no setor de refrigerantes, Coca-Cola e Pepsi se tornaram as maiores compradoras de açúcar do mundo.


Classificações


A Oxfam estimou o impacto das políticas dessas empresas sobre algumas variáveis: posse da terra, mulheres, camponeses e trabalhadores, transparência, clima e água.

Assim, a ONG criou uma tabela de classificação da responsabilidade social na política de aquisição de alimentos dessas dez corporações. As atitudes positivas rendem pontos na tabela.

Depois, os ativistas fizeram uma campanha para que as empresas minimizem o impacto que exercem sobre setores específicos.

"Pedimos que as grandes empresas do setor de chocolate tratem melhor as trabalhadoras", disse Irit Tamar, a título de exemplo.

A organização também pediu às empresas de refrigerantes que não tolerem conflitos de terra em relação ao cultivo de cana-de-açúcar. Já as firmas de cereais General Mills e Kellogg's foram convidadas a reduzir o impacto climático de suas atividades.

A boa notícia é que muitas empresas responderam bem à campanha, segundo a Oxfam. A evolução delas na tabela ao longo de três anos de campanha é positiva.

Em fevereiro de 2013, por exemplo, a empresa com melhor classificação entre as dez grandes, a Nestlé, tinha apenas 38 pontos de 70 possíveis. Em 2016, a pontuação da mesma companhia subiu para 52.


Transparência


As ações adotadas pelas empresas vão de políticas de transparência corporativa a estratégias de redução de danos ambientais provocados por cultivos, diz a Oxfam (BBC Brasil, 30/10/16)

Contratos com a China: erros para não cometer em suas negociações


Posted by Camila Sakamoto
Você já encontrou seu fornecedor na China, fechou negócio e enviou um depósito para começar a preparar sua encomenda. Tudo certo! Até que você descobre que a qualidade do produto não é o que você esperava, ou o fornecedor continua adiando o seu envio. Você pede ao seu fornecedor que faça mudanças, mas ele não te atende, e você percebe que não há muito o que fazer nessa situação, pois seu contrato não te oferece o poder que você precisaria para fazer essas exigências. Situações como estas são muito comuns e nós queremos te ajudar a evitá-las! 

Por isso, separamos 6 principais erros que você não deve cometer em seus contratos com a China. Saiba tudo nos próximos tópicos!

contratos com a China

Erros para não cometer em contratos com a China


1. Subestimar o valor de um contrato

 

É comum ouvir boatos sobre os chineses não se apegarem à “legalidade” e não considerarem um contrato um documento significante, e sim somente o ponto de partida das negociações em progresso. Além disso, você também pode ouvir que, caso ocorra algum problema, as cortes chinesas serão inúteis porque sempre favorecem as partes chinesas.

Errado! Não acredite em tudo que você ouvir sobre o modo de negociar dos chineses. As empresas chinesas costumam ser bastante cuidadosas com os documentos que assinam e você pode, inclusive ,apostar numa carta de exigências escrita por um advogado, que costuma ter bastante efeito.

Mais importante, as cortes chinesas das grandes cidades, em geral, são bastante profissionais e imparciais. Além disso, caso necessário, além de poder litigar, você tem a opção de requisitar arbitragem – incluindo árbitros estrangeiros. Em suma, não subestime o valor de um contrato e fique tranquilo!

2. Não exigir um contrato por medo de causar má impressão

 

Outro dos pontos que mais ouvimos sobre negociar com os chineses é que estabelecer uma boa relação entre as partes é o mais importante. Como já falamos em outro artigo, um bom Guanxi é sinônimo de realização de bons negócios: é realmente importante estabelecer uma relação que demonstre confiança e responsabilidade ao seu fornecedor, ou ele pode perder o interesse em futuras negociações com a sua empresa.

Sendo assim, você pode ter receio em pedir para seu fornecedor chinês assinar um contrato e causar uma má impressão, já que a maioria dos clientes apenas faz diretamente a sua encomenda, sem a exigência de um contrato. Nós sabemos. Mas não se preocupe! Se você deixar claro desde o primeiro encontro que você exige a assinatura de um contrato para fazer negócio, seu fornecedor não ficará surpreso ou terá uma má impressão. Pelo contrário, o seu pedido provavelmente será interpretado como um ato maduro e cuidadoso de negociador, e que suas projeções têm grandes chances de se tornarem uma encomenda de fato.

Lembre-se: a maioria dos fornecedores que fazem anúncios e exibições em feiras de negócios recebem centenas de consultas de potenciais clientes e são obrigados a selecionar os que parecem mais sérios. Quanto mais organizado você aparentar, maiores serão suas chances de conseguir obter amostras de um fornecedor chinês.

contratos-com-a-china3. Redigir um contrato de fornecedor que não é obrigatório

 

Há diversos erros que você pode cometer em contratos com a China que poderão gerar esse resultado e te prejudicar. São basicamente as cinco situações seguintes:
– Usar alguém sem autoridade legal para assinar e carimbar o seu contrato;
– Usar alguém autorizado legalmente a assinar o seu contrato, mas não a carimbá-lo;
– Redigir um contrato que uma corte chinesa jamais reforçaria (por exemplo, exigindo padrões de qualidade sem uma descrição muito precisa do que você gostaria);
– Solicitar o litígio no seu próprio país em caso de disputa. Tenha certeza de que as cortes chinesas farão valer o julgamento nesse caso! Por exemplo, não funcionará se sua empresa está nos Estados Unidos;

– Responsabilizar a empresa errada. Sempre assine o contrato com um fabricante ou com uma grande exportadora e, se possível, evite empresas pequenas.

4. Contratos que não cobrem acessórios, códigos e similares

 

Dependendo do produto que você está importando, você pode precisar de acessórios especiais, como, por exemplo, uma case customizada ou uma película. Se esse for o caso, o fornecedor precisará fazer um molde do acessório antes de iniciar a produção. Como você fará para garantir que o molde será seu?

Ao assinar contratos com a China, é importante redigi-los deixando perfeitamente claro o processo que deve ser seguido. Caso esse contrato não exista, pode ser difícil obter a entrega desses acessórios posteriormente, ou o fornecedor pode nunca te enviar informações (como códigos) essenciais para a venda do seu produto no futuro.

5. Usar o modelo padrão de NDA (Acordo de Confidencialidade) da sua empresa

 

contratos com a china
Seja cuidadoso em seus contratos com a China e tenha segurança!

Se você está negociando com a China e o seu produto ou processo é patenteado, esse é um conselho extremamente importante. As empresas chinesas não são exatamente uma referência em manter as informações estritamente confidenciais. Seu fornecedor pode passar o seu design, ou algumas amostras, para outras empresas na sua rede, ou até mesmo tentar vender o seu produto para os seus concorrentes ou para os seus clientes.

Para evitar que algo assim aconteça, você precisa adotar algumas práticas legais e não-legais para proteger os seus direitos sobre o produto. O modelo padrão de NDA (ou Acordo de Confidencialidade) pode não garantir proteção contra esses vazamentos, portanto, é interessante tentar adotar uma abordagem diferente para trabalhar com a China. Nesse caso, é recomendável ter o aconselhamento de um advogado familiarizado com o modo de negociar dos chineses para garantir a proteção das suas informações.


6. Usar somente um Purchase Order (PO) e não um contrato OEM/ODM

 

Muitos importadores acreditam que um Purchase Order (PO) é um contrato e que estão seguros ao simplesmente enviá-los ao fornecedor, mas isso é um erro. Esse documento pode incluir pontos muito importantes como, por exemplo, multas por atraso no envio da mercadoria, ou o procedimento para lidar com inspeções rejeitadas, e assim por diante. Mas ele não é exatamente um contrato.

Por exemplo, se a qualidade do produto não estiver aceitável, você precisa definir os procedimentos seguintes antecipadamente. Resumidamente, você poderia dizer: “A fábrica deve cooperar com uma empresa de consultoria para melhorar os seus processos, e eles deverão pagar por uma nova inspeção; o pagamento será realizado somente quando a qualidade for considerada aceitável, e o fornecedor terá que enviar toda a quantidade dentro de uma semana”.

Esses foram apenas alguns dos erros mais cometidos pelas empresas em contratos com a China. Você tem mais alguma dica? Já cometeu um desses erros e teve problemas? Conte para nós nos comentários!

Fontes: Global Sources, China Law Blog

 http://www.chinalinktrading.com/blog/contratos-com-a-china/

Credit Suisse vai terceirizar empregos de TI


Uma porta-voz disse que os atuais contratos e salários da equipe afetada serão honrados pelos próximos 12 meses

 




Zurique – O Credit Suisse comunicou a 58 de seus funcionários de TI que eles serão transferidos para a empresa indiana de serviços de informática HCL Technologies, uma vez que o segundo maior banco da Suíça avança com a sua política de corte de custos.

Uma porta-voz disse nesta terça-feira que os atuais contratos e salários da equipe afetada serão honrados pelos próximos 12 meses, e as posições permaneceriam em Zurique.

Os funcionários que não assinarem novos contratos com a HCL deixarão a companhia, adicionou a representante.

O Credit Suisse, que emprega 17.020 pessoas na Suíça, já cumpriu cerca de dois terços de seu programa de redução de 1.600 funcionários até o final de 2018, disse o banco.

O banco também planeja cortar cerca de 1.500 empregos em Londres até o final do próximo ano, segundo uma pessoa familiarizada com o assunto, como parte dos esforços para redução de custos globais.

No ano passado, o Credit Suisse, com sede em Zurique, prometeu cortar mais 1 bilhão de francos suíços (1 bilhão de dólares) em custos, com a instituição reagindo a um mercado desafiador que torna mais difícil para os bancos ganhar dinheiro.

O banco pretende reduzir em 5.500 a sua força de trabalho global de 46.640 funcionários até o final de 2017.


Worldpay vendida para Vantiv!



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A  Worldpay confirmou a abordagem pela Vantiv e JPMorgan, para uma possível aquisição. Hoje a empresa confirmou que concordou com os termos de uma oferta de um deles.

A empresa de pagamentos dos EUA está oferecendo £ 3,85 por ação, que dá algo em torno de £ 7,7 bilhões (ou cerca de U$ 10 bilhões) para a empresa, que concorre com a Verifone, PayPal, Stripe e uma série de outras empresas na área.

A notícia derrubou as ações da Worldpay, caindo depois de elevar a nota maciçamente em negociação especulativa de ontem.

As empresas estão agora embarcando em um processo de due diligence que irá completar em 1 de Agosto, por regras reguladoras do Reino Unido.

“Os Conselhos de Worldpay e Vantiv vêm convincente a lógica estratégica do acordo, comercial e financeiramente, para combinar Worldpay e negócios complementares de Vantiv,”

A Worldpay confirmou em um comunicado divulgado ao mercado.

“A potencial fusão cria no mundo, uma escala de soluções de pagamentos de classe em um mercado dinâmico, com capacidades profundas de distribuição, verticais e canais de distribuição fortes para servir os comerciantes em todo o mundo no mercado global de e-commerce e nas lojas on-line em os mercados do Reino Unido e dos Estados Unidos “.

Na verdade, o negócio vai apertar os parafusos sobre os concorrentes: o e-commerce tem muitas vezes, uma baixa margem de lucro e a Vantiv está ganhando escala neste negócio. A empresa diz que as soluções irão cobrir os EUA, Europa, Ásia-Pacífico e América do Sul “incluindo muitas dos maiores comerciantes de comércio eletrônico do mundo e uma base substancial de comerciantes de todos os tamanhos na Europa e os EUA.”

O acordo também vai ver alguma consolidação, que é de se esperar: “Os Conselhos de Worldpay e Vantiv identificaram oportunidades substanciais para sinergias de custos, que suportam potencial de criação de valor para o acionista significativo”, disse a Worldpay em uma nota.

As empresas vão efetivamente fundir, com Charles Drucker assumindo um papel como presidente executivo e Co-CEO e Philip Jansen como Co-CEO. Stephanie Ferris será CFO.

A Worldpay ajudaria a Vantiv, que é o maiorno setor nos EUA, expandir seu alcance a mais mercados. A Worldpay diz que atende cerca de 400.000 clientes e processa pagamentos em 146 países e 126 moedas. O Reino Unido é o maior país, onde tem participação de mercado de mais de 40 por cento de todas as empresas.

No Brasil, a Worldpay entrou por meio da aquisição feita da Cobre Bem.

https://pagamento.me/worldpay-vendida-para-vantiv/

Eurofarma avalia compra de ativos na África e na Ásia


A empresa, que começou seu plano de internacionalização em 2009, planeja definir aquisições fora do continente latino-americano até o fim do ano

 







São Paulo – A Eurofarma, uma das maiores farmacêuticas de capital nacional, deverá definir até o fim deste ano aquisições fora do continente latino-americano, onde já tem presença consolidada. A empresa, que começou seu plano de internacionalização em 2009, está avaliando ativos em países da África e da Ásia.

Com presença em 20 países e unidades produtoras no Uruguai, Argentina, Peru, Chile, Colômbia e Guatemala, a companhia, que registrou faturamento bruto de R$ 2,7 bilhões no ano passado, foi uma das pioneiras do setor a fazer aquisições fora do território nacional.

Em 2015, a Eurofarma deu um passo ao adquirir uma participação minoritária – de 3% – na farmacêutica americana Melinta, produtora de antibióticos. Embora seja uma fatia pequena, o grupo nacional participa do conselho da companhia americana e discute ativamente de decisões sobre inovação.

Em entrevista ao Estado, a executiva Maria Del Pilar Muñoz, conhecida no mercado como Pilly, diretora de novos negócios do grupo, afirmou que os acionistas da companhia começaram a traçar seus planos de internacionalização para a próxima década.

Forte em vendas de produtos com prescrição médica, a companhia começou a avaliar o mercado asiático e africano nos últimos meses. “Estamos mapeando a fundo esses dois continentes para entender como funcionam esses mercados”, disse.

Apesar de buscar oportunidades na Ásia e na África, o grupo ainda não desistiu de entrar no mercado mexicano – país que sempre foi alvo da EEurourofarma. Pilly disse que a presença nesse mercado poderá ser por meio de licenciamentos. Horizontes do oriente: O Mundo Corporativo te mostra quais países estão abertos para receber e fazer investimentos. Confira! Patrocinado


Longo prazo


Além de buscar novos mercados, a companhia também está de olho em expansão em segmentos em que ainda tem uma atuação reduzida, caso dos medicamentos para o segmento veterinário.

A executiva da Eurofarma não deu dá detalhes sobre o plano de expansão da companhia para esse negócio, mas afirmou que é um mercado que tem crescido e é atrativo para as empresas farmacêuticos, sobretudo segmento pet (animais de pequeno porte, como gatos e cachorros).

Fontes do setor afirmam que o mercado veterinário de pequeno porte no País tem sido cobiçado tanto por empresas nacionais quanto por estrangeiras.

Com a desaceleração do crescimento do setor farmacêutico – um dos poucos que ainda se mostravam resistentes à recessão -, as indústrias do setor passaram a procurar outras alternativas de receita. 

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Compliance derruba as paredes da Petrobras


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A diretoria executiva da Petrobras, um colegiado capitaneado por Pedro Parente, autorizou que sejam tomadas providências para jogar abaixo os muros que separam as salas da empresa.

A encomenda foi feita a um grupo interno, principalmente pelos diretores que vieram do mercado financeiro, a exemplo de Nelson Silva (Estratégia), João Elek (Compliance) e Ivan Monteiro (Finanças).
 
Os motivos que mais contam pontos são os ganhos de produtividade previstos com os diretores bufando no cangote dos gerentes; e o fortalecimento das políticas de compliance e de integridade, uma verdadeira obsessão em uma companhia que se tornou benchmark mundial em corrupção.
 
Nelson Silva, o mais avançado da turma, encomendou a esse grupo de trabalho que analise as práticas de ‘open space’ (layout sem paredes) em outras grandes empresas. A iniciativa parece correta.
 
Com a medida, além de ampliar o contato entre os empregados e os gestores que ficarão sem sala particular, a estatal poderá reduzir a quantidade de andares que aluga no Centro do Rio, cujo metro quadrado está entre os mais caros do Brasil.
 
Recomenda-se, contudo, cuidado com os modelos de ‘disclosure’, notadamente no encaixe do capital humano. No Bradesco, pioneiro do grande salão sem parede, não se consegue pensar mais o banco de outra maneira.
 
Já no BNDES, Maria Silvia Bastos Marques teve uma experiência tétrica quando jogou por terra os muros que a separavam da corporação que nunca a tolerou .

 (Relatório Reservado, 4/7/17)

Fundador da Daiso: de vendedor de peixe falido a bilionário

 

Hirotake Yano, um dos primeiros lojistas do Japão a adotar o modelo de preço único, não teve uma trajetória retilínea até o empreendedorismo






Hong Kong/Tóquio – A venda de itens do dia a dia para caçadores de pechinchas tornou o fundador da maior loja de desconto do Japão bilionário.

Hirotake Yano, fundador e presidente da empresa de capital fechado Daiso Sangyo, que se autodenomina “país das maravilhas das compras”, foi um dos primeiros lojistas do Japão a adotar o modelo de preço único e usou a estratégia para construir um patrimônio líquido que o Índice Bloomberg Billionaires avalia em US$ 1,9 bilhão.

“O tempo dele foi perfeito”, disse por e-mail Pascal Martin, sócio da OC&C Strategy Consultants. “Abriu a primeira loja de ‘tudo por 100 ienes’ em 1991, alguns anos depois do estouro da bolha econômica japonesa, que foi o início de uma profunda mudança na cultura de consumo do Japão.”

Yano, de 74 anos, não quis comentar sobre sua fortuna, segundo uma porta-voz da Daiso.

A trajetória de Yano até o empreendedorismo não foi nem um pouco retilínea. Depois de se formar pela Universidade Chuo, em Tóquio, navegou por vários empregos diferentes, como o comando da empresa de pesca de seu sogro até a falência do estabelecimento, segundo o site da Daiso. Empreendedorismo é inspiração: Vem que a Soften te mostra o porquê! Patrocinado

Yano começou a vender mercadorias na traseira de um caminhão em 1972 e teve a ideia de começar a cobrar 100 ienes por todas as mercadorias para economizar o tempo que levava etiquetar os itens. O empresário incorporou a Daiso, cuja tradução é “criar algo grande”, em 1977.

Salários estagnados e economia em desaceleração causaram uma mudança fundamental entre os consumidores japoneses nas últimas décadas, incentivando-os a buscar uma compensação maior para seu dinheiro.

Foi uma dádiva para o setor de varejo do país, cuja receita anual totaliza cerca de 600 bilhões de ienes (US$ 5,4 bilhões), segundo relatório para clientes do UBS divulgado em março do ano passado.
Daiso, a maior do setor, opera mais de 3.150 lojas no mercado doméstico e 1.800 no exterior. A varejista, que tem sede em Hiroshima, teve receita de 420 bilhões de ienes no exercício encerrado em março deste ano, comparados aos 81,8 bilhões de ienes em 1999.

A ação da Seria, segunda maior varejista de desconto do Japão, já subiu 39 por cento neste ano, valorizando a participação de 37 por cento de Hiromitsu Kawai e sua extensa família, atualmente avaliada em US$ 1,3 bilhão.

Kawai, que fundou a empresa da cidade de Ogaki em 1987, transferiu o controle para o sobrinho Eiji Kawai, que entrou no negócio como diretor-gerente em 2003 e foi nomeado presidente em junho de 2014.

Masanori Kobayashi, porta-voz da Seria, confirmou a participação da família, mas não comentou sobre a fortuna do grupo.

A Daiso vende cerca de 70.000 utensílios domésticos, uma coleção pouco convencional que inclui patins de dedo, cabeças de manequim, dinheiro falso, roupas para animais de estimação, meias para pés de cadeiras e bolsas para guardar livros de história em quadrinhos.

A receita da varejista subiu 6,3 por cento neste ano fiscal de 2017, em comparação com o crescimento de 11 por cento da Seria.

Yano atribui seu sucesso a uma astuta fonte de produtos, que permite à Daiso oferecer itens de alta qualidade juntamente com artigos necessários e peculiares, todos por 100 ienes cada, o equivalente a US$ 1.

Sua equipe de compras negocia diretamente com os fabricantes para encomendar grandes quantidades a preços baixos, estratégia semelhante à usada pelo Wal-Mart, maior varejista do mundo, com sede em Bentonville, Arkansas, nos EUA.

Embora a economia do Japão esteja florescendo — cinco trimestres consecutivos de crescimento, o maior período de expansão em uma década –, o desejo de barganhas continua firmemente enraizado na mente dos consumidores.