A Lavoro, uma das maiores varejistas de insumos agrícolas do Brasil e que em 1º de março começou a negociar suas ações na bolsa de valores norte-americana Nasdaq, registrou um lucro líquido de US$ 50 milhões no primeiro semestre fiscal de 2023, encerrado em 31 de dezembro de 2022. O valor representa um crescimento de 68% em comparação aos US$ 29,8 milhões contabilizados em igual período do ano anterior.
O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado aumentou 88% no semestre, para US$ 118,5 milhões. A margem Ebitda ajustado avançou 2,6 pontos porcentuais, saindo de 8,7% no primeiro semestre fiscal de 2022 para 11,4% em igual período de 2023. Este resultado, de acordo com a empresa, foi impulsionado pela combinação de crescimento orgânico das operações de distribuição, no Brasil e na América Latina, maior contribuição de insumos nos resultados combinados e adição de quatro empresas adquiridas.
A receita cresceu 45% na mesma base de comparação, atingindo US$ 1,042 bilhão, “impulsionada principalmente pelo aumento das vendas agrícolas no varejo, refletindo a expansão orgânica e inorgânica de Lavoro e o aumento das vendas dos produtos de marca própria da empresa”, segundo comunicado da companhia. Já o lucro bruto aumentou 70%, somando US$ 213,1 milhões.
Com os resultados, a companhia conseguiu ampliar suas margens de lucro. A margem bruta (relação entre o lucro bruto e a receita) aumentou de 17,4% no primeiro semestre fiscal de 2022 para 20,4% no período correspondente de 2023. O incremento, de acordo com a varejista de insumos, se deu principalmente pelo crescimento da receita da Crop Care (negócio de produtos biológicos e fertilizantes especiais) e sua maior contribuição para as vendas de Lavoro, além de sinergias obtidas após aquisições recentes de empresas, melhoria do mix de preços e crescimento das vendas de produtos de maior margem.
A margem líquida – relação entre o lucro líquido e a receita – cresceu 0,7 ponto porcentual, saindo de 4,1% para 4,8%. “O resultado foi parcialmente afetado pelo aumento das despesas financeiras no período, impulsionado principalmente pelo aumento dos juros sobre empréstimos, devido ao aumento dos níveis de empréstimos e direitos creditórios, bem como pelo avanço das taxas básicas de juros no Brasil”, explicou a empresa.
A Lavoro informou que as despesas operacionais foram de U$ 111,1 milhões, 49,6% superiores aos US$ 74,3 milhões registrados um ano antes.
O incremento das despesas se deu, de acordo com a varejista, pela contratação de novos representantes técnicos de vendas (RTV), abertura de novas lojas, que ainda estão amadurecendo, e pela estratégia da empresa de fortalecer sua estrutura corporativa e administrativa, “visando aprimorar os controles corporativos, absorver a forte atividade de M&A (aquisições) e sustentar a expansão geográfica”.
A Lavoro começou a negociar ações na Nasdaq após a conclusão, em 28 de fevereiro, da combinação de negócios com o TPB Acquisition Corporation I, acordo que foi anunciado em setembro do ano passado. Com a operação na Nasdaq, a empresa passou a ser a primeira distribuidora de insumos agrícolas latino-americana listada nos EUA.
“Lavoro é o maior varejista de insumos agrícolas no Brasil, mas acreditamos que temos apenas aproximadamente 10% de participação no mercado brasileiro, o que representa uma tremenda oportunidade de longo prazo que pretendemos capitalizar”, disse no comunicado o CEO da Lavoro, Ruy Cunha. “Essas altas taxas de crescimento, quando combinadas com as vantagens de margem que desfrutamos de nosso negócio de soluções integradas de Crop Care (insumos) e a futura penetração de outros serviços, criam condições para uma expansão significativa de margens nos próximos anos. Esperamos aumentar o crescimento do Ebitda ajustado a taxas muito além do crescimento de nossa receita”.
Para o ano de 2023, a Lavoro informou que projeta uma receita pro forma de US$ 2,740 bilhões, ante uma receita líquida pro forma combinada no primeiro semestre fiscal de US$ 1,1 bilhão, 26% maior do que em igual intervalo do ano anterior. A companhia explicou que o crescimento da receita pro forma assume que a Lavoro era proprietária de suas empresas adquiridas para os períodos atuais e anteriores completos, para fins de comparação.
A Lavoro também projeta Ebitda ajustado pro forma de US$ 210 milhões em 2023, ante US$ 125,2 milhões apenas no primeiro semestre fiscal de 2023, e margem Ebitda ajustado pro forma de 7,7%, abaixo dos 11,3% apurados no primeiro semestre.
Em 31 de dezembro de 2022, a Lavoro contava com 215 lojas e cerca de mil representantes técnicos de vendas, que atendiam mais de 72 mil clientes.