sexta-feira, 13 de setembro de 2024

Danone utiliza inteligência artificial para reduzir desperdício

 

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Crédito: Divulgação / Danone



  Alinhada às metas da sua Jornada de Impacto, que busca uma economia mais circular e com menos desperdício, a Danone se juntou à Gooxxy, especializada em soluções sustentáveis, para implementar um projeto de recolocação de produtos aptos para o consumo. 

A iniciativa é baseada em inteligência artificial e seu projeto piloto foi desenvolvido em 12 semanas, com mais de 11,9 mil itens recolocados, o equivalente a 65 toneladas de alimentos distribuídos. Os produtos são recolocados no mercado através da Gooxxy. Segundo a Danone, a solução também é responsável por 67 mil m³ em redução de consumo de água, 238 mil kwh energia e 49 toneladas a menos de pegada de carbono.

 

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Faturamento do varejo sobe 4,7% em agosto, segundo a Cielo

 


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Imagem de freepik



 Em termos nominais, que espelham a receita de vendas observadas pelo varejista e embutem a inflação, houve alta de 4,7% em agosto. No entanto, descontada a inflação, o faturamento do varejo caiu 0,2% no mês, em comparação com 2023, de acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). O macrossetor de serviços recuou (-3,5%), com a maior variação negativa observada no setor de Turismo e Transporte. Bens Duráveis e Semiduráveis caiu (-0,5%), influenciado principalmente pela queda de materiais para construção. O macrossetor de Bens Não Duráveis foi o único com crescimento (1,0%), puxado pelo segmento de Supermercados e Hipermercados. Em termos nominais, o e-commerce cresceu 6,5% em agosto no país. Já as vendas presenciais aumentaram 4,2% em relação ao mesmo mês de 2023.

Resultado das Regiões

 De acordo com o ICVA deflacionado e com ajuste de calendário, os resultados de cada região em relação a agosto de 2023 foram: Centro-Oeste (-3,5%), Norte (-3,0%), Nordeste (-2,8%), Sudeste (-1,8%) e Sul (1,6%). Pelo ICVA nominal – que não considera o desconto da inflação – e com ajuste de calendário, os resultados foram: Sul (5,1%), Sudeste (4,4%), Norte (1,8%), Centro-Oeste (1,4%) e Nordeste (1,0%).

 

 https://gironews.com/negocios/faturamento-do-varejo-cai-02-em-agosto-segundo-a-cielo/

Indústria de embalagens registra avanço de 4% no segundo trimestre

 


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  O setor de embalagens apresentou desempenho positivo de abril a junho, com crescimento de 4,1%, após um avanço de 2,7% no primeiro trimestre. Os dados são de um estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), encomendado pela Associação Brasileira de Embalagem (ABRE). 

As produções de embalagens de metal (+7,8%) e de vidro (+4,4%) foram os destaques dentre os principais segmentos no mercado doméstico. Por outro lado, a produção de embalagens de madeira apresentou recuo de 14%, após dois trimestres de alta. As exportações registraram retração de 7,6%, totalizando US$ 303,1 milhões no acumulado do ano, enquanto as importações caíram 16,9%, chegando a US$ 309,2 milhões.

 

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JBS investe R$ 70 milhões para aumentar produção de embalagens metálicas

 


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Crédito: Divulgação/ JBS


  A JBS fará um investimento de R$ 70 milhões na Zempack, sua unidade de embalagens metálicas. Na unidade de Lins, em São Paulo, a produção de embalagens para alimentos luncheon meat (proteínas pré-cozidas) aumentará em 180% até novembro. Já em Guaiçara, também no interior paulista, a fabricação de latas de aerossóis já ganhou um incremento de 25% neste ano. 

Os investimentos são destinados à compra de maquinário para incrementar as linhas de produção das plantas da Zempack. A unidade de Lins receberá um aporte de mais de R$ 35 milhões até novembro, enquanto na de Guaiçara foram alocados R$ 35 milhões nos últimos meses. "O investimento responde à crescente demanda por embalagens no Brasil e no exterior, especialmente no mercado de aerossóis, onde o país já se posiciona como o quarto maior consumidor global", destaca a JBS.

 

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Dia Supermercados reformula 250 operações no Brasil

 


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Crédito: Reprodução/ Fernando Roberto



  Em meados de maio, o Dia Brasil encerrou seu elo com o Grupo Dia, quando foi adquirido por um fundo de investimento brasileiro gerido pela MAM Asset Management. Agora, a nova fase da empresa se dá a partir de uma reestruturação, que reduziu o número de lojas para 244 - todas localizadas no estado de São Paulo. Segundo informações do Estadão, a reformulação da rede chega com o conceito de proximidade e frescor. Segundo Fábio Farina, CEO do Dia Brasil, com apenas o CD de Osasco, na capital paulista, a rede estabeleceu a quantidade de lojas que conseguiriam abastecer diariamente e as unidades escolhidas foram as que tinham um histórico de rentabilidade positiva. “Houve um período de desabastecimento significativo, mas hoje alcançamos o menor índice de ruptura em quase dois anos e temos as nossas unidades 100% abastecidas”, afirma.

Reestruturação 

 Ainda de acordo com as informações, o relançamento de 100% das lojas está em andamento e tem previsão de terminar na primeira semana de outubro. O projeto prevê um aporte de cerca de R$ 20 milhões, incluindo padronização das fachadas e melhoria da iluminação. Com foco em oferecer uma nova experiência de compra, a rede também investe em novos carrinhos, novas cestas, organização de caixas e gôndolas.

 

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Heineken investe R$ 1,5 bilhão no Paraná

 


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Crédito: Reprodução / Amanhã


  A cervejaria mais que dobrou a capacidade produtiva da sua fábrica em Ponta Grossa, no Paraná, com investimento de mais de R$ 1,5 bilhão. Com a ampliação, a unidade é a primeira a produzir Chope Heineken 0.0%, um chope zero álcool, além da cerveja Heineken 0.0%, Sol 0.0% e Heineken retornável 330ml.

 O Brasil é o maior mercado consumidor da marca no mundo. "O maior investimento que a gente já fez no Brasil é aqui em Ponta Grossa”, comenta Mauricio Giamellaro, CEO da Heineken no país. A unidade paranaense é a que mais produz os rótulos da cervejaria, dentre 14 fábricas distribuídas nas regiões Sul, Sudeste, Norte e Nordeste. A partir de outubro, o espaço oferecerá experiência de visitação ao público.

 

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Quais são as maiores construtoras do Brasil? Veja ranking por área construída

 


Pessoa em frente a prédio em construção no Rio de Janeiro

Pessoa em frente a prédio em construção no Rio de Janeiro 27/11/2020 (Crédito: REUTERS/Pilar Olivares)

 

O setor de construção é um dos principais da economia brasileira. No segundo trimestre, registrou um crescimento de 3,5%. Para efeitos de comparação, o Pib (Produto Interno Bruto) total do país teve alta de 1,4%, sendo o crescimento do setor industrial de 1,8% no período, de 1% em Serviço e, do Agrícola, um recuo de 2,3%.

Dentro desse setor, pulverizado e regionalizado no Brasil, a maior construtora em área construída é a Direcional Engenharia, de Belo Horizonte (MG), com a metragem total de 3.669.201,33, de acordo com o último ranking elaborado pela Intec Brasil, plataforma de prospecção de obras.

Em segundo lugar está a Pacaembu Construtora, de Bauru (SP),  com 3.569.394,42 de área construída e, em seguida, a Construtora JL, de Curitiba (PR), com metragem de 2.971.158,89. Veja abaixo o top 10:

Veja o ranking com as 10 maiores construtoras do país por área construída

5600

O ranking completo é composto por 100 construtoras, e é divulgado anualmente no mês de março. Segundo a Intec, a plataforma reúne mais de 19 mil obras catalogadas, entre construções residenciais, comerciais e industriais. O ranking considerou a soma da metragem dos projetos efetivamente trabalhados durante 2023. Não consideradas obras como revitalizações, pavimentações, saneamento e outras de infraestrutura.

Segundo a Intec, também não são consideradas as construtoras com histórico de envolvimento em escândalos políticos, tragédias por imprudência ou trabalho escravo.

O crescimento em área construída total, considerando as 100 construtoras do ranking, foi de 13,57%, passando de pouco mais de 49 mil metros quadrados na edição de 2023 para 55,6 mil m2 em 2024.