quinta-feira, 1 de setembro de 2022

Compra da Activision pela Microsoft pode prejudicar concorrência, diz regulador do Reino Unido


Compra da Activision pela Microsoft pode prejudicar concorrência, diz regulador do Reino Unido

Logotipos Microsoft e Activision Blizzard



(Reportagem adicional de Sinchita Mitra)

 

 

LONDRES (Reuters) – O regulador antitruste do Reino Unido disse que a aquisição da fabricante de games Activision Blizzard pela Microsoft por 69 bilhões de dólares pode prejudicar a concorrência de consoles, serviços de assinatura e jogos em nuvem, e precisa ser investigada de forma profunda.

A Autoridade de Concorrência e Mercados (CMA, na sigla em inglês) disse nesta quinta-feira que o negócio, o maior já feito no segmento de games, pode prejudicar a indústria caso a Microsoft se recuse a dar aos concorrentes acesso aos games mais vendidos da Activision.

“Estamos preocupados que a Microsoft possa usar seu controle sobre jogos populares como ‘Call of Duty’ e ‘World of Warcraft’ após a transação para prejudicar concorrentes, incluindo rivais recentes e futuros” em serviços de assinatura e jogos em nuvem, disse o regulador.

A Microsoft, dona do Xbox, e seus rivais Sony e Nintendo lideram o mercado de consoles há 20 anos, com entradas limitadas de novas empresas, disse a CMA.

A Microsoft e a Activision disseram que continuariam a cooperar com a CMA.

“Queremos que as pessoas tenham mais acesso aos games, não menos”, disse o presidente da Microsoft e vice-presidente do conselho de administração, Brad Smith.

“A Sony, como líder da indústria, diz que está preocupada com ‘Call of Duty’, mas dissemos que estamos comprometidos em disponibilizar o mesmo jogo no mesmo dia no Xbox e PlayStation”, disse ele.

A Activision ainda espera que o negócio seja fechado até o final de junho de 2023.

As duas empresas têm até 8 de setembro para apresentar propostas que enderecem as preocupações do regulador.

 A CMA disse que a Microsoft está bem posicionada para ter sucesso nos games em nuvem, já que possui a Azure, líder em plataforma em nuvem, e o Windows, líder no segmento de sistema operacionais, além do Xbox.

O regulador disse que esses pontos fortes em combinação com os games da Activision podem prejudicar a concorrência no mercado nascente de serviços de jogos em nuvem.

A Microsoft disse que está comprometida em expandir a escolha para os usuários por meio de seu serviço de assinatura Game Pass e trazendo mais jogos para dispositivos móveis.

A empresa afirmou que análises completas dos reguladores mostrarão que a combinação dos negócios da Microsoft e da Activision Blizzard beneficiará a indústria e os players.

(Reportagem adicional de Sinchita Mitra)

Nenhum comentário:

Postar um comentário