quinta-feira, 3 de agosto de 2023

Engineering ajuda a criar plataforma de negociação de energia

Engineering do Brasil S/A - Moore

SÃO PAULO, 3 AGO (ANSA) – A Engineering Brasil, filial do grupo italiano de tecnologia da informação e transformação digital Engineering, participou da criação de uma plataforma automatizada de negociação de contratos de energia elétrica.   

O sistema foi desenvolvido pelo Balcão Brasileiro de Comercialização de Energia (BBCE), empresa que faz intermediação de compra e venda de eletricidade e que queria montar uma plataforma para automatizar esses processos, chamada EHUB.   

O mecanismo foi lançado no segundo semestre de 2022 e já atende cerca de 300 mil comercializadores e 3 mil traders no ambiente de contratação livre (ACL), no qual grandes consumidores adquirem altos volumes de energia elétrica de players do setor.   

Um de seus pilares é a solução DHuO API, que, segundo Willy Sousa, diretor de produtos da Engineering Brasil, faz “toda a governança e a segurança das camadas de APIs [interface de programa de aplicação]” da EHUB.   

“Toda essa camada de governança das APIs para eles controlarem os parceiros e clientes que precisavam se integrar [à EHUB] é feita através da nossa plataforma”, diz Sousa.   

De acordo com ele, o DHuO “ajuda a construir APIs e na governabilidade das interfaces que já foram construídas”, possibilitando um “controle melhor de quem pode acessar essa API”. A solução também já é aplicada nos setores de saneamento, telecomunicações e na indústria.   

Já Marcelo Bianchini, gerente de produtos, comunicação e marketing do BBCE, afirma que o DHuO permitiu tratar as APIs da empresa como um produto e segmentá-las para diversos serviços e mercados, como negociação de contratos de energia no ambiente livre, derivativos, leilões, entre outros.   

Como próximo passo, o BBCE pretende ampliar seu portfólio de serviços oferecidos por meio de APIs. “Os players do mercado de energia poderão se beneficiar da novidade”, completa Bianchini.   

(ANSA).  

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário