A alta do resultado no Brasil foi a maior da Mapfre em todo o mundo em base anual. (Crédito: Divulgação / Mapfre)
A unidade brasileira da seguradora Mapfre registrou lucro líquido de 181,7 milhões de euros (o equivalente a R$ 957 milhões) nos nove primeiros meses deste ano, um crescimento de 95,1% em relação ao mesmo período do ano passado. Os números foram anunciados nesta sexta-feira (27) junto com os do grupo espanhol, que também informou que a partir de janeiro de 2024, o atual CEO de seguros no Brasil, Felipe Nascimento, assumirá o comando de toda a operação brasileira.
A alta do resultado no Brasil foi a maior da Mapfre em todo o mundo em base anual. Por aqui, a arrecadação da companhia foi de 4 bilhões de euros de janeiro a setembro, alta de 7,3% em 12 meses. Os seguros rural e de vida, que cresceram 9,9% e 8,8%, respectivamente, puxaram os resultados.
No Brasil, a Mapfre é sócia da BB Seguros na Brasilseg, seguradora que está entre as líderes de mercado nos ramos rural e de pessoas. “Estamos muito satisfeitos com os resultados do terceiro trimestre de 2023, que refletem o planejamento estratégico da companhia na busca por uma operação rentável e com modelos de subscrição adequados à realidade do mercado nacional”, diz o atual CEO da Mapfre no Brasil, Fernando Pérez-Serrabona, em nota.
“O seguro rural é um segmento estratégico para a Mapfre no Brasil, um país líder na produção agropecuária mundial. Após as perdas sofridas em 2022, estamos observando uma incidência menor de safras catastróficas, o que favoreceu nosso balanço”, afirma ele. No ano passado, os efeitos do fenômeno climático La Niña levaram o mercado de seguro rural a perdas bilionárias.
No mundo, a arrecadação da Mapfre cresceu 10,9% no terceiro trimestre em relação ao mesmo período de 2022, para 20,6 milhões de euros. O lucro líquido somou 545,6 milhões, alta de 11,7% no período.
Novo CEO
A partir de janeiro, Felipe Nascimento sucederá a Serrabona no posto de CEO no Brasil. Serrabona voltará à Espanha após cinco anos no Brasil, e o processo de sucessão já vinha sendo planejado, de acordo com a companhia.
Nascimento está na Mapfre há 15 anos, e ocupou posições executivas também na Espanha. “O Brasil é um mercado estratégico para a Mapfre, e estou muito honrado pela oportunidade. Também me sinto desafiado a avançar no plano da companhia de ser cada vez mais próxima dos nossos clientes e distribuidores, sempre amparados por uma forte gestão técnica em todas as suas linhas de negócio”, afirma.
A empresa terá ainda novos executivos à frente das áreas de Negócios e Financeiro e Operações. Os dois reportarão diretamente a Nascimento, e seus nomes serão anunciados futuramente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário